Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

22 de dez. de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DIREITO DE MORADIA - CONDOMÍNIO

CONDOMÍNIO



01 - O que é condomínio de apartamentos?
Condomínio é o conjunto de apartamentos e áreas comuns (escadas, cobertura, corredores, etc.) de um prédio que os moradores usam e administram de forma coletiva. Todos os moradores são responsáveis pela conservação não só de seus apartamentos como também das áreas comuns.


02 - O que é e para que serve a taxa de condomínio?
É uma taxa obrigatória, fixada em Assembléia Geral, que tem por finalidade cobrir as despesas do condomínio (água, luz, manutenção, pagamento de funcionários e outros); ou seja, serve para pagar as contas de todo o condomínio.


03 - É importante manter o condomínio em dia?
Sim. Assim como você, o condomínio tem muitas despesas para pagar. É necessário que se pague em dia esta taxa para que o condomínio também possa manter suas contas em dia, evitando cortes nos serviços públicos (por exemplo, água e luz) e outros problemas com o prédio.


04 - O que acontece se eu atrasar o pagamento de taxa de condomínio e rateios?
No caso de atraso, o condomínio entra com uma ação na justiça para cobrar as taxas não pagas, acrescidas de juros de 1% ao mês, além de multa. Se o condomínio venceu antes de 11/01/03, a multa é de 20%. Após esta data, a multa não pode ser maior que 2% conforme manda o novo Código Civil. Lembre-se que um acordo de parcelamento da dívida é um bom caminho para evitar a cobrança judicial. Assim que o atraso começar, procure logo o síndico para tentar fazer um acordo. Quanto mais rápido melhor, pois a dívida não estará tão grande.


05 - É verdade que se eu não pagar a dívida de condomínio posso perder meu imóvel?
Infelizmente é verdade. Apesar da lei nada prever expressamente, os juízes permitem que condomínio penhore sua moradia para pagamento da dívida. Se o morador não pagar o que deve ou não fizer acordo de parcelamento, o juiz manda seu imóvel para leilão.


06 - Dicas para viver melhor em condomínio.
Quem vive em condomínio não vive isolado. É seu dever conservar as escadas, corredores, jardins, praças e vias públicas. Afinal, tudo isso nada mais é do que uma extensão de seu lar.
Portanto, ajude a preservá-los com as seguintes dicas: Não jogando o lixo ou qualquer objeto na rua ou áreas de uso comum (jardins, calçadas, corredores). O lixo deve ser recolhido em sacos plásticos ou em depósitos adequados e depois colocados no local correto de coleta; Não pregando cartazes de anúncio ou inscrições nas fachadas, janelas, portas, escadas ou em qualquer outro lugar do condomínio; Não atrapalhando ou fechando vias de acesso, áreas ou caminhos internos ou deixando neles detritos de qualquer natureza. Por isso, não deixe móveis ou volumes de qualquer natureza em áreas comuns (escadas, corredores, etc); Não estendendo roupas, tapetes, toalhas, etc. nas janelas, parapeitos das varandas, terraços ou em qualquer outro local visível do exterior, ou permitindo que as circulações internas dos blocos sirvam de áreas para colocação de varais. Não realizando serviços domésticos nas áreas de uso comum, como por exemplo lavar roupas no páteo; Evitando brigas, discussões, algazarras e festas barulhentas.
Não utilizando aparelhos de som, rádio e televisão em volume alto; Não abrigando animais, aves ou qualquer tipo de criação que causem incômodos aos demais moradores; Respeite seu vizinho para ser respeitado. Se tiver algum problema com ele, converse de forma franca e amigável para que uma boa solução possa ser encontrada; Não jogue papel higiênico ou outros detritos no vaso sanitário. Ele pode entupir e prejudicar todos os outros moradores com obras de encanamento; Evite colocar vasos ou qualquer objeto na beira de janelas. Eles podem cair e machucar outros moradores. Em casos extremos, podem até matar; Conserve o seu imóvel. Assim você estará cooperando com a comunidade e valorizando o seu patrimônio; Conserte os defeitos, limpe e repare o que precisa de cuidados. Evite os insetos, não deixando restos de alimentos espalhados. Em qualquer tipo de serviço em seu imóvel, procure contratar pessoas especializadas no assunto tais como encanador, eletricista, pedreiro, etc. Evite o “quebra galho”, pois o barato pode sair muito caro se o serviço for mal feito.

94 comentários:

  1. oi! Eu tenho um terreno alugado com um galpão e um alicerce, e o locatário reside e trabalha no mesmo local a 14 anos. E o próprio construiu uma casa e um lava jato com minha autorização sem ser assinado ou por escrito,mais tarde ele construiu uma loja sem a minha autorização.E esse terreno pertence a mim e meu marido . Só que com o falecimento do meu marido ,os filhos dele de outro casamento tem direito no imóvel ,e eu quero abrir mão da minha parte.Minha preocupação é com o rapaz que está no meu imóvel.O que ele tem direito?

    ResponderExcluir
  2. Prezada, ele tem direito a indenização pelas obras realizadas. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr.Gisele por favor me responda,minha mãe permitiu que o sobrinho dela construísse uma casa em cima da casa dela,mais depois de 5 anos o mesmo faleceu,e ficou morando lá a sua esposa e seus 2 filhos,passado alguns anos ela a esposo do falecido vendeu a casa sem permissão alegando que vendeu a parte da sua sogra mãe do falecido que ainda está viva!O que podemos fazer para reaver essa situação ?Sabemos que a casa é de herdeiro,mais minha mãe mora lá a 50 anos e minha tia já tem outra moradia!Ela poderia te vendido a casa de cima com autorização apenas da minha tia.e a minha tia tinha algum direito ainda sobre a casa,já que minha mãe é a única que mora no terreno a mais de 50 anos?Agradecido pela atenção,fique com Deus.

      Excluir
    2. Tbm gostaria de perguntar outra coisa,deixei minha mãe fazer uma casa no meu quintal pois ela pagava aluguel e quis ajudá-la.Ela mora com meu padrasto,e ele quer colocar a conta de energia no nome dele isso pode ser um problema?E minha mãe tem algum direito sobre o meu terreno,pois tenho toda a documentação do terreno.

      Excluir
  3. Oi, estou com uma duvida, eu comprei um terreno de minha mae, mas foi verbalmente, nao teve nenhum documento,
    Entao, isso foi em 98, e agora ela esta se separando, e o ex dela quer que minha casa fassa parte das divisoes de bens deles.E
    eu nao tenho mas as notas fiscais da construcao da casa.
    Mas detalhe, ele fala só de boca,por que a minha casa nao esta nos altos do processo deles.Mas eu tenho o documento do terreno, mas esta no nome de minha mae. O que eu devo fazer?
    me ajude!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Moro em um condomínio residencial de casas a nove anos, e por todos esses anos estacionei meu carro fora da garagem, em frente a minha casa, o novo síndico resolveu mudar a convenção e me proibiu de estacionar o meu carro em frente de casa, embora não atrapalhe o fluxo de carros.
    Pergunto:
    -Tenho direito adquirido em estacionar meu carro em frente a minha casa?
    -O direito adquirido prevalece sobre a convenção?
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Moro numa residência e atrás dela tem um condomínio que vira volta me dar bastante problemas devido não ter uma rede de proteção no play ,caindo bola direto na minha residência ,quebrando telhas e pra piorar jogam pedras,madeiras e outras coisas a mais.
    Já falei com administração pois nada adianta devido o prédio ser residencial da PMRJ.Dando total descaso e falta responsabilidade da competência de sua administração ,pois dizendo que não tem como resolver os problemas causando a todos da minha residência humilhação moral e material com as ameaças de invações e itimidações pela parte dos seus condominos,infringindo a lei código federal artigo 5 do paragrafo X e XI.O que devo fazer para entrar com uma ação na DEFENSORIA PÚBLICA? Fico Grato Pela Atenção , Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho um terreno em um condominio fechado que cobra a taxa, mas como eu só tenho o terreno sem casa, eu não desfruto das benfeitorias do condominio( tipo piscinas, play, e outro...) tenho que pagar a mesma taxa de condominio de quem desfruta?
    Aguardo sua resposta, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ola Dra.Gisele, estou com um problema aqui no meu predio moro no terreo e tenho uma area nos fundos que sempre fica molhada pq os moradores dos andares de cima estendem a roupa p lado de fora sem centrifugar e molha td, ja conversei com todos mas nao tive resultados positivos pois me diseram que quando eu vim morar aqui eles ja faziam isso antes. quero saber quais os meus direitos. agradeço desde ja a atencao

    Anny Freire
    salvador ba

    email doc.nho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Moro num condominio da Caixa Federal há dois anos e o estacionamento não tem espaço para todos os moradores, mas nem todos teem carro. Porém foi criado uma lei impedindo vizitantes de utilizarem as vagas. Porém eu não tenho carro mas tenho familiares e amigos que tem carro porém quando eles veem me vizitar é um constrangimento eles terem que deixar o carro na rua e eu pago o mesmo valor dos outros, não é justo então gostaria de saber o que posso fazer para me liberarem o estacionamento ou então quero desconto no valor do condominio, não é justo pagar o mesmo valor se não usufruo de todos os beneficios.

    ResponderExcluir
  9. comprei uma casa CDHU, dissem que não podia alugar,eu acreditei que era uma boa pessoa idonia agora não quer sair da casa, foi por motivo de doença, mais emocional, mas tbem física para me estabelizar e voltar para minha casa...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Dra
    Moro a 8anos em um apartamento aqui em itaquera.recebi esta semana uma carta de advertência da Ass de condomínios
    Alegando que eu estava fazendo um barulho insuportável altas horas da madrugada,sendo que até onde eu saiba a palavra insuportavel seria se eu ligasse uma guitarra em uma cx acustica e toda a redondeza ouvisse,a Síndica tb não entendeu pq apenas um morador do ap.de baixo reclamou que eu andava de madrugada e fazia barulho com meus passos.eu tenho cobertores espalhados pelo chão da minha sala,trabalho com computador e a noite pra mim e mais calmo pq a claridade me impede de trabalhar em paz.a carta tb diz significado da palavra condomínio como se eu fosse um completo analfabeto,eu gostaria de saber se eu tenho direito á uma carta resposta,na carta diz até que posso ser´preso ou pagar multa. até onde eu sei meu condomínio vem em um papel de sulfite e não em uma ficha de compensação,e tb pq para ter uma carta assim eu teria que estar incomodando o predio todo,e fui até jugado por barulhos que meu vizinho do lado faz qdo chega em casa.
    apenas acho que uma carta assim é so qdo em uma reunião de condôminos o fato é apresentado e sem alguma solução
    eu participei da ultima reunião e nunca me disseram nada sobre o assunto
    apenas um que esta falando.me desculpe Dra por tomar seu tempo por favor eu tenho algum direito de resposta?

    ResponderExcluir
  11. ola bom dia! gostaria de saber se não posso pedir o usucapião da prefeitura, como faço para pedir então a titularidade de lotes que pertence a prefeitura embora moro la ha mais de 7 anos e pago IPTU.

    ResponderExcluir
  12. ola dra estou com um poblema meu padastro tem uma chacara que esta com um contrato de gaveta e minha mae me chamou pra morar com ela pra ajudar cuidar dele ele faleceu a 4 anos e tem cinco filhos que nunca ligaram pra ele minha mae se mudou pra cidade pois esta com poblema serio de saude e eu estou morando na chacara cuidando e zelando do local posso entrar com pedido de uso capião ja fazem 6 anos que moro la e tenho varias testemunhas se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  13. Sou administrador de um edeficio com 22 fracções. Existem neste edeficio 2 fracções a qem foram executadas penhoras por um banco devido a dividas com o emprestimo que concederam . A quem devo cobrara as mensalidades de condomino. Os antigos proprietario dizem que as fracções não lhe pertencem porque foram penhoradas e o banco diz que as fracçõpes não lhe pertencem porque não fizeram escrituras em seu nome.As penhoras foram executadas em 2009 conforme Certidão pedida á Conservatoria do Registo Predial

    ResponderExcluir
  14. MEU MARIDO VENDEU UM IMOVEL,COM AUTORIZAÇAO DO DONO LEGAL,QUE MORA FORA DO BRASIL,POREM A IRMA DELE MORA LA TEM UNS 3 ANOS AGORA ELA NAO QUER DESOCUPAR O QUE DEVEMOS FAZER????

    ResponderExcluir
  15. OI BOA TARDE,MORO NUMA CASA EMPRSTADA PELO MEU IRMAO AGORA ELE VENDEU TENHO ALGUN DIREITO?

    ResponderExcluir
  16. meu pai emprestou uma casa, para uma filha de sua madrasta ,ela está dizendo que a casa é dela pela lei do usucapião , isto pode acontecer?

    ResponderExcluir
  17. ola doutora
    tira umas duvidad aki
    moro em uma casa a mas de 18 anos e so agora o dono da casa qer qe saio. fica no msmo quintal mas ele construiu pro meu pai na epoca a casa nos fundos onde moro quais sao meus diretos ou nao tenho direito a nada?
    fiz algumas benfeitoria na casa tbm sera qe tenho direitos a algumas indenizaçao?

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!!Moro em um apartamento que fica em cima de uma loja,e não tem garagem no quintal que caiba um carro,apenas moto...Meu carro fica na rua,e nem sempre encontro vaga para ele em frente de casa...Tem como eu fazer alguma marca na calçada de casa para que apenas meu carro possa ser estacionado ali,autorizado por Juiz ou coisa do tipo?Não aguento mais chegar em casa e não ter lugar pra estacionar,perco muito tempo do meu almoço e outros compromissos...Obrigada

    ResponderExcluir
  19. oi aqui é um residencial que a caixa fez minha casa minha vida pago todos os impostos o condominio é fora tambem so que nao estava pagando o condomínio porque é so guarda cobram 30 reais pelo condominio mas so tem guarda nao arrumam nada tem trafico de drogas aqui dentro do residencial e ja foi falado e eles nao fazem nada os guardas deixam entrar todo mundo sem perguntar para onde vão entra quem quer o portão fica aberto dia e noite queria sbaer se sou obrigada a pagar o condomínio desse jeito q esta caixa e os impostos estão em dia so o condominio que estou me negando a pagar desse jeito sou obrigada? obrigada

    ResponderExcluir
  20. aló! dra? 6 irmaos meu nome silvia, to com algumas duvidas.meu pai é falecido. deixou um terreno,só que ha 17 anos,q resouvemos levantar 2comados só q dixamas, meu irmao q tomase, frente de tudo. todos ajudarao do seu jeito q pode.só q ele fala q fez só, q deixou de comrar o seu terreno, contruir sozinho. só q nao é verdade,o terreno ainda nao tem excritura esta em proscesso para sair. hoje foi construido dois comado nos fundo com a minha ajuda e a dele e da minha mae, minha mae ficou nos fundo com ele ela ajuda ele tanto finançera, só ela recebe 2 salario tudo q ela compra com o dinhero dela ele fala q é ele qm compra. etira nota no nome dele. agora alugol, a garagem por cinquenta reais só ele quem fica com o dinheiro. só q ele nao emprega no uso da casa.fica com ela e ele.eu gostaria q gardase em poupança para quando saise a documentaçao,por eu e minhas ermas nao trabalhamos.temos direito de tudo q entra no terreno, o só minha mae. eu vou me mudar. como q fica. minha mae tem 73 anos gstaria de um conselho. beijo

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Gisele Arantes, meu sindico está no comando mais ou menos 11 anos, e não fez uma obra, pago 70 reais de condominio, agora tem um papel na portaria da sindica geral, falando que vai ter que aumentar para 90 reais, pois não tem dinheiro em caixa para uma obra na caixa d'agua, e o predio estar muito maltratado, feio, pisos quebrados do patio, e nunca fez uma obra, e os moradores não falam nada, com quem devo recorrer? Com ele e com os outros moradores, vai ser dificil. Detalhe, ele acabou de fazer uma enorme obra no Ap dele, é para desconfiar né?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dra Gisele,

    Meu bisavô, deixou um espolio para a familia,em uma area rural, em 1998 uma prima minha junto com uma das herdeiras, fizeram com um senhor um contrato de comodato, vizando que ele usasse 2.000 metros quadrados da area rural, para uso dele enquanto la ficasse tomando conta...porem, este senhor, conseguiu nem sabemos por qual meios, vender alguns lotes, porem pra pessoas da propria familia, que hoje ainda moram la, o que fizeram nao foi nada de produtividade, somente moradias, e ferro velho.
    agora nos o espolio do proprietario estamos querendo o nosso sitio. porem eles alegam que vao entrar com usucapiao, mas eles sabiam que tinha dono as terras devido ao contrato de comodato.
    é possivel que percamos o pedaço que eles reinvindicam?
    temos o regsitro e certidao no cartorio de registros de imoveis em nome do meu bisavo, o INCRA, a luz, a agua foi ligada irregular no nome do caseiro(que assinou o comodato), o que podemos fazer? podem usar usucapiao, ja que usaram de má fé?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia meu nome e lilian e estou morando em um condominio que e par pois o arrendatario e meu cunhado mas ele nao mora com a gente e administradora mando uma carta extra judicial para a gente desocupa o apartamento em 15 dias .

    ResponderExcluir
  24. Eu gostaria de saber em quanto tempo de inadiplência no condomínio pode fazer com que o condomínio entre com processo para leiloar o imóvel?

    ResponderExcluir
  25. boa tarde me nome é renata e moro num quintal com outras tres familias a vizinha de cima q é tia do meu esposo vem nos trazendo os seguintes transtornos a goteira do ar condicionado dela fica bem na minha porta na entrada da minha casa, e o q complica é q o chão é de piso de forma q fica escorregadio eu e principalmente o meu filho de 3 anos ja escorregamos varias vezes e um cano da caixa d agua dela esta vazando e trazendo infiltração na parede do meu quarto ja fiz inumeras reclamaçoes num periodo de 1 ano e eles porem nao resovem o problema gostaria de saber q medidas eu devo tomar pois os incomodos sao grandes e nao existe a vontade de resolve-los da outra parte., por favor aguardo resposta
    email renatadasilvabandeira@hotamail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde !

    Meu problema é esse,A uns 8 anos atras, meu filho sofreu um grave acidente e precisei de dinheiro com urgência,eu tinha um pequeno apartamento, minha fonte de renda na época decidi vende-lo só que isso é um pouco demorado nesse época eu tinha um namorado que se dispôs a me adiantar uma grana até conseguir vender o imóvel,entreguei a ele tds os documentos que tinha (escritura , compra e venda)nesse meio tempo o ap.foi alugado pra me ajudar a ir pagando minha divida com ele,tem uns 4 anos q nos separamos mas mantemos contato direto.Ele veio a falecer e a família dele acha que o imóvel é dele já que na época do nosso envolvimento ele era casado e tinha 2 filhos adultos ,acredito que ele teve que dar alguma explicação pra família sobre os documentos em posse dele que gerou esse mal entendido .A PERGUNTA É :EU NÃO TENHO DIREITO DE REAVER ESSES DOCUMENTOS PERDI A POSSE DO MEU APARTAMENTO???????????

    PS(nosso acordo foi feito verbalmente,nenhum documento foi assinado e o apartamento continua no meu nome)

    ResponderExcluir
  27. Boa boite
    Meu condomínio tem valor (206,00) igual ao do apartamento (205,00) financiado pelo PAR essa cobrança é alta pois estamos pagando 2 apartamento ... meu condomínio esta atrasado a doze meses as faturas não vem depois de 2 meses sem pagamento ...pergunto isso é legal ..... quero pagar mas eles dizem que não podem se eu não apresentar os impostos pagos alguém pode tirar minha duvida?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Drº Gisele. Moro em um condominio ha 6 anos no contrato diz condominio porto belo mas nao existe , so que tenho planta e tudo da prefeitura e financiei pela caixa com minha irmã mas ela faleceu com 5 meses qu moravamos juntas , ela deixou um filho que agora esta morando com o pai dele, mas vem final de semana ficar comigo, e ainda nao fiz inventario, pois nao tenho interrese em vender agora, o seguinte tem 7 casas a minha é a ultima ai tem uma sobra de terreno os moradores cederam para mim pois fiz umas beifeiturias que ficaram +- uns 4 mil reais tenho nota e tudo fiz contrato todos assinaram, mas tem uns tres moradore novos só que quero dividir pois deu uma casa um pouco menor pois agora sou casada tem alghum problema em ficar 8 casas.

    ResponderExcluir
  29. boa noite, tenho uma duvida, o pai da minha amiga tinha um ape da cdhu, no caso ele faleceu, ela está tentando passar o ape para o nome dela mas não consegue diretamente com a cdhu, como ela deve proceder para quitar a divida???
    grata 26/08/2013

    ResponderExcluir
  30. boa tarde tenho um amigo que foi trabalhar em uma fazenda e parte das terras esta na justiça e ele nao quer sair o que pode aconteser mande resposta

    ResponderExcluir
  31. tenho um amigo que foi trabalhar em uma fazenda trabalhou um ano e foi despedido e a casa onde ele estava morando e parte da terra da fazenda estao na justiça ele pode ficar nas terras ou tem que sair

    ResponderExcluir
  32. quero saber quando uma terra esta na justiça se devo sair ou nao

    ResponderExcluir
  33. Dra. Gisele, comprei um apartamento e com sacada para frente do prédio, e quero mudar o forro de madeira, por forro de gesso, mas o Síndico me proibiu, no entanto, tem apartamentos com sacada para a parte dos fundos que fizeram essa alteração. Ele pode me proibir? Tem regras e normas diferentes para sacadas de frente e sacadas de fundo? Por favor, me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
  34. BOA NOITE DOUTORA estou passando por um dilema preciso urgente de um auxilio orientação , a questão é casei e construir no lote de minha mãe em cima da casa de minha irma, porem acabei me separando ja tem dois anos que meu marido saiu de casa mais ainda nao separamos no papel, agora ele entrou com o processo de separação onde seu advogado entrou em contato com migo requerendo alguns direitos ex;metade da casa, eu nao tenho filhos com ele,e ele quer que eu vendo a cas e divido o dinheiro com ele, mas a casa e o terreno é da minha mae segundo a advogada dele se eu nao aceitar o acordo a casa pode ir a leilao por favor gostaria de saber quais sao meus direito, e quais sao os direitos dele se ele pode fazer isso ou nao

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Dra. Tenho um lote em um condomínio no Lago Sul Brasilia DF, ele pertence a um condominio, por ficou fora da área cercada e onde foi feito todas as benfeitorias, meu lote não tem nada, nunca foi feito nada, não tem ruas abertas, não tem agua e nem luz, não tem acesso pela portaria e nada pode ser feito nele por estar em área irregular. No restante do condomínio tudo esta sendo feito normalmente, estão construindo lindas casas, colocam asfalto, tem portaria e vigilância constante. Mesmo assim o sindico entrou com ação para cobrar taxa de condominio e extras no valor de 50 mil reais. Descobri também que outra pessoa tem o mesmo contrato de compra e venda em seu nome, portanto o lote foi vendido mais de uma vez. O que eu faço já que tenho audiência no próximo dia 06? gilbertocamargos@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Dra. Gisele, comprei um apartamento ele é duplex moro no térreo, no 1 andar não mora ninguém, e toda vez que chove cai água do primeiro andar pela lage e pelas lâmpadas. Gostaria de saber se eu coloco na justiçá ou converso com a construtora para resolver meu problema?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde! A prefeitura pode negar o direito de agua e luz para a populacaao de area rural? Moro em um bairro rural...conheco algumas pessoas que compraram alguns terrenos e a prefeitura esta negando a autorizacao para pedido de agua e luz.
    O terreno onde eles compraram esta em dia com osvimpostos e tem registro de imoveis.
    A prefeitura diz que eles na poderiam ter comprado esses terrenos porque e area rural.
    Ta, e agora? Ter luz e agua nao e um direito de todo cidadão. As pessoas ja tem casa construida la como vao fazer? Ficar a luz de velas. O que pode ser feito?.....obrigada. debora

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber eu moro no andar terreo e tenho uma areia coberta com telhas transparente, que são de internite, e aconteceu pela segunda vez de furar o telho, posso pedir ao condominio arrumar ou eu que arcar com o prejuizo?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde!

    Meu filho caiu em cima do poste de luz do jardim do prédio onde moro e quebrou a luz e globo de iluminação... devo comprar outro e repor? pagar a taxa que estão me cobrando? ou o condomínio que tem q pagar ?

    ResponderExcluir
  40. casal possuiram terra do incra vendeu estava no nome da esposa que faleceu a 2 anos o viuvo tem direirto a outra terra?

    ResponderExcluir
  41. eu comprei uma fazenda com uma casa inclusa no papel, mais lá avia cercas, uma bomba de agua no pedaço em que eu comprei. Mais agora a antiga proprietaria quer retirar essa bomba de agua oque fazer? ela tem direito?

    ResponderExcluir
  42. eu comprei uma fazenda com uma casa inclusa no papel, mais lá avia cercas, uma bomba de agua no pedaço em que eu comprei. Mais agora a antiga proprietaria quer retirar essa bomba de agua oque fazer? ela tem direito?

    ResponderExcluir
  43. Um detentor de posse de imóvel em área invadida vende-o para terceiro de boa fé que, vindo a descobrir, depois de celebrado o contrato, que o imóvel era área invadida, decide não mais pagar a segunda parcela combinada no contrato. Após ajuizar ação de cobrança, e o comprador contesta. O juiz dá defere o pedido do autor e o réu recorre. Mesmo assim, no Tribunal, perde em recurso. O que é um absurdo. Neste caso, advindo a fase de execução, e não encontrando bens do réu, o autor - pessoa física e sem título do referido imóvel, pode pedir reintegração de posse de um imóvel que é público?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, a casa aonde meia avós paternos moravam está abandonada a mais de um ano após a morte dele. São 4 filhos sendo um o meu pai que por sinal é o único que não possui casa própria! A casa está abandonada caindo aos pedaços, e eu como neto gostaria de saber o que posso fazer para tentar adiquirir este imóvel, sabendo se que os irmãos não tomam providência nenhuma para dar uma solução ao problema. Fico grato

    ResponderExcluir
  45. olá Gisele tenho uma dúvida na verdade são varias mais vou tentar ser clara.Olha meus pais tem uma casa certo eu morava c eles lá e meu irmão meus pais se separaram e ficou lá só eu,minha mãe e meu irmão então eu me casei e ficou mainha e meu irmão.Meu irmão acabou falecendo e minha mãe n aguentou ficar na casa então alugamos a casa dela e com o dinheiro alugamos uma maior e ela veio morar comigo e meu esposo.Só que ela conheceu uma pessoa e foi morar c ele e eu e meu marido continuamos na casa só que agora ela e meu pai querem passar a casa para o meu nome,eles podem passar a casa para o meu nome eu tenho um irmão por parte de pai c 13 anos mas meu pai já disse que a casa é minha por onde devo começar.desde já te agradeço!!

    ResponderExcluir
  46. Pai permitiu filho morar em uma chácara rural sua ao da dele onde mora e construir uma serraria. Agora estão acontecendo desavenças graves e a convivência esta insuportável, e o pai quer que o filho saia da propriedade, mas o filho não quer sair. Que tipo de ação mover ?

    ResponderExcluir
  47. Oi moro em uma área irregular,a ceee ta dificultando a colocação de luz,oque eu posso fazer.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite comecei em junho desse ano o processo de compra de um apartamento e ainda nem peguei a chave nem fiz a vistoria e tem contas de condomínio atrasado o apartamento é novo estava fechado nunca morou gente lá e eles querem que eu pague esta certo isso oque devo fazer a agua foi individualizada e para todos foram parcelada essa mudança eu que nem tenho a chave ainda fui ver como fazer falaram que eu tinha que pagar avista porque 9s outros condôminos ja haviam quitado o parcelamento ta certo isso oque devo fazer me ajudem.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite comecei em junho desse ano o processo de compra de um apartamento e ainda nem peguei a chave nem fiz a vistoria e tem contas de condomínio atrasado o apartamento é novo estava fechado nunca morou gente lá e eles querem que eu pague esta certo isso oque devo fazer a agua foi individualizada e para todos foram parcelada essa mudança eu que nem tenho a chave ainda fui ver como fazer falaram que eu tinha que pagar avista porque 9s outros condôminos ja haviam quitado o parcelamento ta certo isso oque devo fazer me ajudem.

    ResponderExcluir
  50. DRA, BOM DIA, GOSTARIA MUITO QUE SRA, ME RESPONDESSE, MINHA MÃE MORA EM UMA ZONA RURAL,HÁ MUITO TEMPO E FEZ VÁRIOS BENEFÍCIOS COMO PLANTIOS E OUTROS ETC, ELA MORA DESDE DE MUITO TEMPO. E AGORA VEIO O INCRA, ENTRETANTO MINHA MÃE NÃO QUER DE MANEIRA ALGUMA QUE O INCRA TOME SUA CASA, PORÉM, QUAIS OS DIREITOS QUE ELA POSSA TER. SE OS BENEFÍCIOS QUE ELA FEZ CONTA? OU O INCRA SÓ PODE AVALIAR SÓ A CASA?... AGRADEÇO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Dra.Gisele , meu caso é o seguinte: comprei uma casa , já quitei e registrei em cartório só que o terreno não é meu. Tbm preciso da documentacao do terreno pois só tenho direito a casa . como faço ???

    Tenho direito dessa desmembração ???

    Grata!

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Dra.Gisele , meu caso é o seguinte: comprei uma casa , já quitei e registrei em cartório só que o terreno não é meu. Tbm preciso da documentacao do terreno pois só tenho direito a casa . como faço ???

    Tenho direito dessa desmembração ???

    Grata!

    ResponderExcluir
  53. Olá moro em um apartamento do minha casa minha vida e não tem garagem e eu boto meu carro em baixo em frente a casa do visinho e ele fica com a cara feia. Quria saber se tenho direito de botar meu carro la em baixo ja que moro em cima e não tenho garagem?

    ResponderExcluir
  54. Olá Dr. Gisele eu tenho uma enteada e ela mora no mesmo quintal da mãe numa casa individual onde o pai delá construiu pra ela antes de se separar da mãe dela, ele abriu mão de tudo que construiu a vida toda nesta mesma casa que enorme pra deixar a única filha amparada. Agora a mãe está brigando e quer de qualquer forma colocar a filha pra fora da casa. Ela pode fazer isso???

    ResponderExcluir
  55. Olá Dr. Gisele eu tenho uma enteada e ela mora no mesmo quintal da mãe numa casa individual onde o pai delá construiu pra ela antes de se separar da mãe dela, ele abriu mão de tudo que construiu a vida toda nesta mesma casa que enorme pra deixar a única filha amparada. Agora a mãe está brigando e quer de qualquer forma colocar a filha pra fora da casa. Ela pode fazer isso???

    ResponderExcluir
  56. Meu avo tem a minha casa própria paga o CDHU em dia mais IPTU está atrasado a anos eulle corre o risco de perder a casa?

    ResponderExcluir
  57. Se pagar o CDHU em dia e o IPTU esta atrasado a anos corre o risco de perder a casa ?

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, gostaria de fazer uma pergunta, meu marido quer financiar uma casa, e colocar em meu nome. Isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
  59. Doutora gisele a mae da minha sogra cedeu um pedaco do terreno dela para ela construir uma casa so q agora depois de 8meses os irmaos praticamente expulcarao ela so q nessa casa mora ela minha esposa eu e meu filho de 8 anos eles podem fazer isso?

    ResponderExcluir
  60. Comprei um terreno na mão de uma pessoa e ao tentar desmembrar descobrir q ñ era dele o que eu faço?posso perder minha casa?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite! De Gisele, a 5 anos moro com o meu marido na casa da irmã dele que foi morar em outro estado. A irmã e o marido dela tá nos devendo, nós vínhamos morar na casa durante 5 anos mas não colocamos nada no papel, agora ele quer que desocupemos a casa e não quer nos pagar e ainda quer colocar meu marido na justiça para pagar os 5 anos que passamos aqui. Podemos fazer o usucapião até ela um dia nos pagar e quais os temos direito a uma indenização por tudo que reformamos na casa já que quando pegamos a casa sem nada, não tinha nada banheiro, Aqua como falei não tinha nada nem rebocada era. Desde já agradeco

    ResponderExcluir
  62. EU QUERIA SABER COMO FAZER PARA SAIR DO CONDOMÍNIO NÃO AGUENTO MAS PARTICIPAR DO CONDOMÍNIO ESTOU COM MEDO DE NÃO PODER SAIR. EDIVAN

    ResponderExcluir
  63. Permiti que meu filho morasse na minha casa, no pavimento superior de onde moro. Mas ele morreu e não teve filhos. Minha nora trocou a fechadura e saiu da casa, mas deixou seus pertences. Ela pode voltar a hora que quiser? Ela agride a mim e minha família, quando aparece. Como faço para proibir sua entrada e retirar seus pertences?

    ResponderExcluir
  64. Dra. A casa que moro ficará vazia por um ano. Tenho direito de negociar uma taxa menor de condomínio?

    ResponderExcluir
  65. Dra. A casa que moro ficará vazia por um ano. Tenho direito de negociar uma taxa menor de condomínio?

    ResponderExcluir
  66. Meu irmão mais velho comprou um terreno e deu pra minha mãe construir.construiu uma mecânica .só que ela passou o terreno pro nome do meu irmão mais novo e entre intrigas ele começou a construir uma casa no local e com um tempo ele expulsou minha mãe da casa .daí ele comprou o terreno do meu irmão mais velho, sabendo que minha mãe gastou na construção. Que direito minha mae tem sobre esse terreno

    ResponderExcluir
  67. Meu irmão mais velho comprou um terreno e deu pra minha mãe construir.construiu uma mecânica .só que ela passou o terreno pro nome do meu irmão mais novo e entre intrigas ele começou a construir uma casa no local e com um tempo ele expulsou minha mãe da casa .daí ele comprou o terreno do meu irmão mais velho, sabendo que minha mãe gastou na construção. Que direito minha mae tem sobre esse terreno

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de saber se quem mora em casa de fundo tem que pagar pela iluminaçao da rua.

    ResponderExcluir
  69. bOA TARDE
    dRA MORO EM UMA CASA DA FAMILIA DO ME EX MARIDO A MAIS DE 13 ANOS, E AGORA UMA DAS IRMAS DELE QUER VENDER A CASA, TENHO DIREITO A USUCAPIAO

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. Minha esposa antes tinha uma relacionamento e teve dois filhos.e ganhou uma casa da cdju eles separaram e hoje nos estamos junto a 12anos. Nesse período nos reformamos a casa toda fizemos.junto abrigo colocamos piso forro e muito mas fizemos melhoria na casa. Minha duvida e tudo que nos fizemos se um dia ela venha a falecer eu vou ter que deixar tudo para os filhos e ex marido dela . Ha lembrando que a casa e paga.todo mês para cdhu.meu filho tbm mora comigo

    ResponderExcluir
  71. Tenho uma casa financiada pela caixa so que no meu contrato nao consta que e um condominio gostaria de saber se na assinatura do contrato deve ser obrigatorio constar que e um condominio

    ResponderExcluir
  72. Tenho uma casa financiada pela caixa so que no contrato que eu assinei nao consta que a casa esta em um condominio gostaria de saber se e obrigatorio isso contar no contrato

    ResponderExcluir
  73. Olá Gisele , moro de aluguel já tem uns meses o pai do meu bebê q paga , só q depois q perdi o bebê ele diz q tenho q me virar ,tomar meu rumo ! Só q estou desempregada e não tenho como arcar com o aluguel ! Sai da minha casa justamente por causa da gravidez , pq eu tinha um companheiro , mais não mantinha relação com ele , e veio a tona a gravidez e tive q sair de casa ! Então veio a decisão do pai do bebê pagar meu aluguel ! E como eu já havia dito ele diz q não tem direito de me ajudar , só q estou sem trabalho ! Tenho algum direito sobre essa questão ??

    ResponderExcluir
  74. Olá Dra.Gisele, minha mãe mora no mesmo terreno da minha avó(proprietária do terreno). Porém houve um problema familiar e querem que nós retirar daqui e não temos condições financeiras para sair imediatamente,moramos a mais de 10 anos no lote. E minha avó também deseja vender o lote e dar o dinheiro somente para o outro filho dela.
    Minha mãe tem algum direito?
    Tem direito a receber alguma quantia se o terreno for vendido?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  75. meu pai tem uma casa em terreno de invasao e o unico documento é conta de luz e agua, só que ele faleceu e um tempo depois que ele faleceu minha mae passou as contas pro nome dela e passaram imposto pra pagar só que ficou no nome da minha mae...nao foi feito inventario, o que fazer?

    ResponderExcluir
  76. meu pai tem uma casa em terreno de invasao e o unico documento é conta de luz e agua, só que ele faleceu e um tempo depois minha mae passou as contas pro nome dela e passaram imposto pra pagar só que ficou no nome da minha mae... o que fazer? Os filhos tem direito da casa? Porque nao foi feito inventario

    ResponderExcluir
  77. Olá comprei um terreno numa área de invasão da prefeitura o que eu posso fazer para ganhar esse terreno em meu nome?

    ResponderExcluir
  78. Boa noite.Estamos em processo de inventário e meu pai autorizou que eu morasse na parte dá cada que era de minha mãe.E uma cada de dois pisos sem escada interna.Mo piso de cima mora minha irmã mas ela quer que eu desocupe a parte que estou morando.Se o inventário não foi definido ainda quais meus direitos? Precisorsmo sair da cada se sou herdeira tbem? Há algo que eu possa fazer pra motar aki sem que ela diga qu noe eu devo sair?

    ResponderExcluir
  79. faleceu a 2 meses ele era viúvo tem uma filha, e a 28 anos morava já com minha mãe e comigo e meus filhos, nesse caso deixou uma casa na qual moramos quero entra com o usocapiao, a minha Irmã terá que assina algum documento autorizando que eu peça posse da casa pra mim? Qual tipo de documento? Posso fazer em cartório É ala assina? Ressaltando eu era a procuradora dele. Desejaria que me estruisse desde já fico grata

    ResponderExcluir
  80. faleceu a 2 meses ele era viúvo tem uma filha, e a 28 anos morava já com minha mãe e comigo e meus filhos, nesse caso deixou uma casa na qual moramos quero entra com o usocapiao, a minha Irmã terá que assina algum documento autorizando que eu peça posse da casa pra mim? Qual tipo de documento? Posso fazer em cartório É ala assina? Ressaltando eu era a procuradora dele. Desejaria que me estruisse desde já fico grata

    ResponderExcluir
  81. Boa noite,
    Gostaria que me informasse a respeito desta dúvida.
    Moro em um condominio de baixa renda, em um apartamento terreo, porém tenho um problema com motos de moradores de andares superiores em frente a entrada do prédio obstruindo a mesma, inclusive por muitas vezes obstruindo o acesso a acessibilidade, gostaria de saber como proceder nesse caso.
    E o outro problema é quanto ao uso de aparelho de som, moradores de andares superiores também tem o costume de ouvir músicas muito alta inclusive eles ligam o som e vem para a area externa baixa, (fora do prédio ) ouvir, o que fazer?

    ResponderExcluir
  82. Dra. Gisele, bom dia.
    Minha mãe faleceu a um anos e já fizemos o inventario. Acontece que eu moro num quarto juntamente com minha companheira e meu filho de 4 anos no mesmo terreno porém separado da casa principal.
    Os meus quatro irmão querem vender a casa, mas eu nao tenho condições de compra-la. Eu tenho realmente que deixar a casa. Existe como impedir que eles vendam e que eu deixa a casa?

    Também gostaria e saber como fazer contato com a doutora para eventualmente contrata-la.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  83. Olá tenho um terreno no morro onde só pago imposto porém tenho 2 inquilinos Há mais de 30 anos onde ofereci a venda mas alegam não ter verba o que posso fazer para tirar os mesmo detalhe não tenho contrato só verbal

    ResponderExcluir
  84. boa tarde! moro em uma casa que uma pessoa me deu para eu morar ja faz 8 anos recentemente a casa estava precisando de uma reforma eu fui ate o proprietário pedir permissão para eu poder fazer a reforma que a casa estava precisando passo um ano depois agora o proprietário da casa mandou um funcionário dele la em casa com um contrato de aluguel querendo que comece a pagar o aluguel mensal e o contrato tem duração de seis meses o que eu devo fazer agora quais sao os meus direitos?

    ResponderExcluir
  85. Oi Estou construindo uma casa no terreno que foi doado pelo prefeito a muitos anos atrás para o meu sogro só que ele nunca pegou o documento do terreno e a gente está construindo a nos fundos da casa dele e o atual prefeito está querendo que a gente para construção só que não paramos ele pode derrubar nossa construção sem indenizar a gente

    ResponderExcluir
  86. Oi eu estou construindo uma casa nos fundos do meu sogro e o terreno dele foi doado pelo um ex-prefeito já falecido há muitos anos atrás e ele nunca ligou de
    fazer a escritura do terreno e agora o atual prefeito da cidade está querendo que a gente pare a construção e não paramos o prefeito pode derrubar a nossa construção sem indenizar a gente

    ResponderExcluir
  87. Bom dia!
    comprei uma chácara nos fundos de outra chácara que fica na frene da nossa, e eu quero colocar uma rede de energia mas a proprietária da chácara da frente não quer deixar, gostaria de saber quais são meus direitos sobre esse caso. desde de já Obrigado

    ResponderExcluir
  88. Bom dia!
    comprei uma chácara nos fundos de outra chácara, quero colocar uma rede de energia mas a proprietária da chácara da frente não quer deixar, gostaria de saber quais são meus diretos?
    Desde já Obrigado!!

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, meu tio comprou um trator de uma senhora e ele mora no interior, quando assinaram o contrato ele pagou 20mil e ficou de pagar o restante que sao 45 mil em dezembro porem a dona faleceu no final de julho. Pois bem ela tem dois filhos um de 14 e outro de 12 anos que moram em manaus com o tio deles que é advogado tutor e o mesmo nao quer concluir o negocio pois diz desconhecer a situacao. O que meu tio pode fazer???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  90. Olá tudo bem?eu sou amigada com meu marido a 8anos e tenho uma filha d 3anos meu marido foi ofertado pela mãe dele a contruir em cima da casa dela,e ele construiu pq estamos morando d aluguel e queríamos uma coisa pra gente Então construímos em cima da casa da minha sogra..e a pouco tempo eu e meu marido resolvemos dar um tempo e ele resolveu sair da casa e deixar eu é minha filha morando na casa pq não tinha onde eu morar com ela..e minha sogra ficou sabendo dessa nossa desavença e disse q ela pode colocar eu é minha filha na rua pq a casa e dela e nem é minha filha temos direito de ficar na casa e que vamos pra rua,o meu marido preferiu deixar eu é minha filha na casa pra nós não ficar desamparadas e agora ela falou q vai entrar na justiça pra me tirar da casa pq é dela,construímos em cima da casa dela nós gastamos muito nessa casa e ela havia dito pro filho dela q ele podia sim contruir pra ele e fizemos juntos tudo..e agora ela pode realmente tirar eu e minha filha da casa é ela ganha entrando na justiça pq não ela deixou ele construí mais não passou pro nome dele so falou q podia..e agora ela pode me tirar mesmo dessa casa??obrigada

    ResponderExcluir
  91. Ganhei uma casa da cdhu e tenho um filho especial tenho direito que as parcela não vem muito aulta sim ou não quria saber

    ResponderExcluir