Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

22 de jun. de 2010

POSSO MANTER MEU NOME DE SOLTEIRA?

Tenho recebido algumas perguntas por e-mail, então aproveito para dar algumas respostas

Segue a pergunta:
"Depois de casar, sou obrigada a adotar o sobrenome do meu marido? Se eu continuar usando meu sobrenome de solteira, minha união pode não ser reconhecida pela lei?"

Não se preocupe: você só muda seu nome se quiser. Na verdade, essa regr permanece por tradição. Hoje, a esposa não precisa adotar o sobrenome do marido se não quiser. E o homem também tem a mesma escolha: embora seja pouco comum, nada impede o marido de adotar o sobrenome da mulher, se ele desejar. A novidade faz parte das alterações feitas no Código Civil Brasileiro. Elas acompanham a evolução dos costumes e colocam o homem e a mulher em situação de igualdade. Então, faça a sua escolha e seja feliz!

ONDE POSSO PROCURAR AJUDA?
Estamos prontos para lhe receber e ajudar em nosso escritório:

GISELE ARANTES ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA
Rua Dr. Feliciano Sodré, n. 182 - sala 504
Centro - São Gonçalo / RJ
Tels.: (21) 3247-4959 / 8604-4852 / 7843-2769 ou ID 46*22460

Espero te ajudado...

Dr. Gisele Arantes
Advogada

604 comentários:

  1. Rosemary Batista de Carvalhoterça-feira, 22 junho, 2010

    Acho que não entendi direito: quando eu casar meu marido pode colocar meu sobre nome no dele???

    ResponderExcluir
  2. Oi D. Rosemary, a senhora NÃO entendeu errado: o atual código civil prevê a possibilidade, do homem adotar, na constância do casamento, o sobrenome de sua futura esposa! Abraços, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se sou OBRIGADA a adotar o sobrenome do meu marido quando eu casar. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Não! Você não é obrigada a adotar o sobrenome do seu marido. Nós mulheres adotamos o sobrenome do marido, por cultura, não por obrigação. Cabe a você decidir e escolher se quer ou não o sobrenome de seu esposo. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  5. Sou solteiro tenho 31 anos meu nome é José Oliveira. moro em Manaus AMAZONAS gostei de saber da sua pessoa parabéns

    ResponderExcluir
  6. gisele
    presiso de ajuda,comigo aconteçe o seguinte, meu rg,era de solteira, mas minha empregada acabou batendo na maquina, ai foi tira outra e saiu com o nome de casada, agora minha rg e de casa meu cpf solteira.isso ta ne trazendo problema.
    gostaria de sabe se posso muda a rg de novo com o nome de solteira.
    desde de ja agradeço se ne responder

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber, qual o sobre nome que permanece se é o do pai ou da mãe se caso sou registrada com os dois, após o casamento no nome da mulher?

    ResponderExcluir
  8. Se você for casada, você tem que modificar o seu CPF e não seu RG, pois não pode usar RG de solteira sendo casada. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  9. Ola Drª. Gisele,
    em primeiro lugar, parabens pelo blog, gostei muito e ja estou seguindo pois esta muito interessante tudo por aqui.
    Tenho uma pergunta: E em caso de separacao, sou obrigada a tirar o sobrenome do meu ex marido? ou posso seguir com ele depois do divorcio? se posso seguir com ele, o ex tem que autorizar ou basta que eu queira??
    eu acho que eu li sobre isso em algum lugar, mas nao sei se eh verdade ou mentira.
    Isso tambem existe ou estou equivocada?
    obrigada, giovana

    ResponderExcluir
  10. Oi Giovana, fico muito feliz em saber ue você está seguindo o blog! Obrigada! Você pode sim continuar utilizando seu nome de casada após o divórcio, mas o seu ex marido precisa concordar. Porém, se o ex marido não concordar e se você for conhecida profissionalmente / socialmente pelo seu nome de casada, o Juiz poderá determinar que você continue utilizando o seu nome de casada, mesmo que o ex marido não concorde. Mas lembre-se, o seu nome de casado precisa representar uma perda financeira ,por exemplo está na mídia,é conhecida nos meios comerciais,é de natureza pública etc... Att, Draª Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  11. Resposta ao comentário do dia 23/08/2010: Por cultura, nós mulheres excluímos o nome de nossas mães e incluímos o nome do esposo, mas isso é por cultura! Tanto homens, quanto mulheres podemos excluir o nome ou do pai ou da mãe e acrescentar o nome do marido. Como podemos também não excluir nenhum dos nomes e acrescentar o do marido (meu caso). Mas lembre-se: ADOTAR O NOME DO MARIDO É OPCIONAL!! Como excluir o nome dos pais também é, ou seja, você "arruma" seu nome como você achar melhor! Espero ter ajudado. Att, Drª. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, CASEI EM 2003 E ACRESCENTEI NO NOME DO MEU MARIDO MAS NÃO HAVIA ALTERADO MEUS DOCUMENTOS PESSOAIS. ALTEREI A POUCO TEMPO E NA MINHA IDENTIDADE JÁ VEIO O MEU NÚMERO DE CPF, PRECISO ALTERAR O CPF MESMO ASSIM? MEU TITULO DE ELEITOR AINDA É COM NOME DE SOLTERIRA, POSSO VOTAR?
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  13. Olá, você precisa sim regularizar seu CPF. Porém, isso não te trará qualquer problema. Pode ir regularizar sem problemas. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  14. Olá Dra. Gisele Arantes,
    Chamo-me Wal Almeida e visitei seu blogger, e fiquei a pensar se a senhora pode orientar-me em um problema,é o seguinte: Sou divorciada há um ano e no ato deste não mudei meu sobrenome,mais agora casei de novo e meu atual marido fica incomodado com o uso do sobrenome do EX,entao eu desejo excluir,mais nao desejo voltar a usar onome de meu pai, quero ficar apenas com um sobrenome. Isso é possivel??? Como faço pra que isso aconteça?????

    Agradeço deste já sua atenção,

    Wal Almeida

    ResponderExcluir
  15. dr. Gisele tem como eu adotar o sobrenome do meu futuro esposo, mas não mudar meus documentos como CPF E RG, então seria só a certidão que levaria o sobrenome do conjuge? isso pode causar algum problema futuro?

    ResponderExcluir
  16. Olá Wal Almeida, você pode entrar na justiça, porém, o máximo que você irá conseguir é voltar a utilizar seu nome de solteira. Outra opção, é casar-se legalmente com seu companheiro, que daí lhe dará o direito de mexer em seu nome, deixando como bem entender. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  17. vou me casar e gostaria de saber se posso tirar o sobrenome do meu pai e da minha mae e ficar so com odo meu marido

    ResponderExcluir
  18. Respondendo a pergunta de 29 de setembro de 2010 23:55 - Prezada, desde o momento que você adota o sobrenome do seu futuro esposo, o seu nome se modifica, certo? Então, se você mudou seu nome, com certeza você deve modificar seus documentos. Quando as pessoas se casam, elas apresentan no cartório, a certidão de nascimento, que fica retida. É fornecido ao casal, a certidão de casamento, que deverá ser utilizada para a confecção dos seus novos documentos. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  19. Prezada, não há qualquer restrição na mudança do seu nome no momento do seu casamento. Pode sim retirar o nome dos seus pais, e deixar somente do seu esposo. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  20. EU USO MEU RG DE SOLTEIRA HÁ QUASE 40 ANOS,MESMO DEPOIS DE CASADA E AGORA,QUE ELE TA VELHO,PRECISO FAZER UM NOVO,ESTÃO EXIGINDO QUE EU MUDE PARA O NOME DE CASADA,MAS NA ÉPOCA,ME FOI DITO QUE NÃO ERA OBRIGATÓRIO,SE NECESSÁRIO FOSSE,BASTAVA APRESENTAR JUNTO A CERTIDÃO DE CASAMENTO,EU NÃO QUERO MUDAR,TODOS OS MEUS DOCUMENTOS SÃO DE SOLTEIRA,TEM LEI QUE ME OBRIGA A MUDAR PARA DE CASADA,QUAL O NUMERO DA MESMA.MEU RG É DE 74,CASEI EM 83 E VENHO USANDO DESDE ENTÃO O ORIGINAL E ELE ESTÁ VELHO E POUCO LEGIVEL NO NUMERO,MAS NO NOME ASSINATURA ESTÁ BOM...QUE FAÇO????

    ResponderExcluir
  21. Dra Gisele, sou casada ha 20 anos e na minha certidão de casamento,adotei o nome do marido, mas como nesses anos todos eu nunca mudei meus documentos de solteira, então em tudo o que faço sempre assinei meu nome de solteira.
    Agora passei num concurso público, no qual me inscrevi com o nome de solteira, mas no ato da posse, será exigida a certidaão de casamento.Terei algum problema?
    Grata

    ResponderExcluir
  22. Dr. Gisele,

    Parabéns pelo blog!Por favor, esclareça uma dúvida:

    Posso voltar a utilizar meu nome de solteira, mesmo continuando casada? Tem como altera a certidão de casamento e voltar a utilizar o nome de solteria. Como isso deve ser feito?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Oi gisele gostaria muito de tirar uma duvida,

    fui demitida, agora tenho que entrar com o pedido do FGTS e seguro desemprego, mais o meus documentos todos são com nome de solteira inclusive o cartão cidadão, mais eu sou casada já a muitos anos e nunca troquei os documentos, porque o meu nome continua o mesmo só no final que foi incluido o sobre nome do meu marido, sera que eu poço recer o fundo e o seguro com esses documentos? obrigada!

    ResponderExcluir
  24. dr. gostaria de saber o seguinte sou casada e alterei o meu nome de solteira para o de casada,mais só o RG e CPF, a carteira profissional não. Tem algum problema nisso? OU será que tmb tenho que mudar para o nome de casada tmb. Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. minha se casou de novo ,seu nome era ROSELI LEVERZIDA SANTOS AGORA FICOU ROSELI LEVERZIDA DE VILHENA,TENHO QUE ALTERAR NO MEU RG TAMBEM...

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Sr. Gisele Atantes, preciso de uma orientação. Tenho um filho de 11 anos registrado com o sobre nome do pai "Guedes dos Santos" mas nao tem o meu sobre nome "Fortaleza", ele gostaria de tirar o sobre nome do pai e colocar o meu. Sou divorciada do pai dele.
    Fico no aguardo de sua orientação.
    Grata,
    M. Fortaleza

    ResponderExcluir
  27. ola tudo bom.
    jose sou seprado a 10 anos minhas ex quer o divorcio tenho 4 filhos com ela de maior e 1 com aminha atual esposa de menor tenho dois bens que e abriga de hoje qual e os direitos obrigada

    ResponderExcluir
  28. Dra. Gisele, parabéns pelo blog e por elucidar dúvidas frequentes dos usuários deste. Mas, a minha dúvida é a seguinte: A ex-esposa continua com o sobrenome do ex-marido. Há algum impedimento da atual esposa dele adotar o seu sobrenome?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Dra, gostaria de saber se posso tirar o meu primeiro nome no momento do casamento. Ou se pode também ser retirado no momento do divorcio!!!
    Att...

    ResponderExcluir
  30. Prezada, o nome, no momento do casamentopode sim ser modificado. Porém, no momento do divórcio ele, somente, retorna ao mesmo nome de solteira.. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  31. Olá, a ex-esposa só continua com o nome do ex-marido, se ele permitir.A atual esposa pode adotar o nome do esposo sem qualquer impedimento. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  32. Olá José, se você for casado por comunhão parcial de bens, a sua ex esposa tem direito a metade de todos os bens adquiridos na constância do casamento. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  33. Prezada, provavelmente você terá problemas administrativos na hora de tomar posse no concurso público, porém, nada que não possa ser solucionado. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  34. Prezada, quando você se casa, você deixa de ser solteira para ser casada, com isso, a sua certidão de nascimento perde a validade, vigorando a certidão de casamento, então, na sua identidade de ser mudada, pois precisa ser registrada seus novos dados. E quando você se casa e troca de nome, você obrigatoriamente deve trocar seus documentos. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  35. Olá,Dra!! Por favor, me ajude!! Eu casei esse ano e coloquei o sobrenome do meu marido! Mas, com o passar do tempo, quando eu cai na real, vi que tinha perdido minha identidade e me arrependi!! Não sou reconhecida mais pelo meu nome e sim pelo sobrenome dele e isso está me tirando a paz! Como faço para reverter a situação e voltar à ter meu nome de solteira?
    Obrigada!!
    Giselle

    ResponderExcluir
  36. Olá, Dra Gisele!
    Me casei há 1 ano e por decisão própria e comodidade continuei c o nome de solteira, mas há situações em que devo estar c a certidão de casamento p provar,o q me fez arrepender. Posso após 1 ano de casada acrescentar o sobrenome de meu marido?

    ResponderExcluir
  37. ola vou me casar e queria saber se posso tirar o nome da minha mae que é silva ex. suelen da silva costa e do meu noivo magno dos santos silva eu queria que ficasse suelen costa dos santos silva poderi deixar do geito que quero qunado for casar esse mes

    ResponderExcluir
  38. Olá! Não existe mesmo uma forma de alterar a certidão de casamento para ter na nova certidão o nome de solteira? Nunca usei meu nome de casada e gostaria de fazer outra certidão mas constando o meu nome de solteira. É possivel?
    Luiza sampaio

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde dra.
    gostaria que me esclarecesse uma dúvida, vou me casar e meu futuro esposo vai adotar meu sobrenome, pois ele tem apenas a assinatura do pai (registro de nascimento)tornando o nome dele muito pequeno. No ato do casamento ele pode optar por adotar além da minha assinatura, a assinatura da mãe dele também?

    ResponderExcluir
  40. Dra.
    Existe algum fundamento juridico que obrigue ao ex-marido a proibir o uso do nome dele pela ex-mulher, após o divórcio? como devemos proceder?
    Obrigada,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  41. Olá Dra. Estou depositando minha esperança na sra!!!! Por favor, poderia ajudar com uma dúvida? Minha mãe está tentando se aposentar. Ela é profa pública. Só q ela mudou o nome ao se casar mas não alterou os documentos. Somente agora, após 8 meses de espera, é q a secretaria falou q ela vai ter q alterar os documentos e q a certidão de casamento não basta. Se ficar como está a aposentadoria não sai. Não dá tempo de tirar todos os documentos agora, tá pra sair em 1 mes apenas!
    Será q realmente é obrigatório a mudar? Se é, pra q q serve a certidão de casamento? Não seria pra provar q o nome mudou mesmo, q era um e agora é outro?
    Por favor, nos dê uma luz! se a ficha dela não passar, vai voltar para o início da fila e isso significa mais 8 meses de espera!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  42. Olá Dra.Gisele Arantes obrigada por sua resposta. Eu já sou casada oficialmente, sou casda no estrangeiro. E no estrangeiro a mulher não pega o sobrenome do marido nos documentos dela , apenas nos documentos que se referem aos dois, tipo documentos de casas, contas e etc...sendo assim não vou poder fazer o que desejo?? Ter só um sobrenome??

    ATT: Wal ALmeida

    ResponderExcluir
  43. Gostaria desaber se depois de casada no civil posso colocar o nome do meu esposo.
    Pois não coloquei e agora todo mundo fika perguntando o por que eu não coloquei.
    Agora eu queria muito colocar o nome dele, isso é possível?
    obrigada....
    bjo
    Mayra Patricia

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde.
    tenho dois filhos que tive antes de me casar com outro companheiro.
    hoje sou casada tenho o nome do meu marido e ja troquei meus documento. mais na certidão dos meus filho leva o meu nome de solteira.o meu mais velho e militar. e todo os documento dele tem o meu nome de solteira .
    como eu faço pra muda o meu nome de solteira pra casada na certidão deles.
    ou juntando a minha certidão de casamento,mais o meu rg e a certidão de nacimento dele e o suficiente pra prova que sou a mae dele. pra resolver qualque coisa.

    ResponderExcluir
  45. Maristela Von Ceehasulsegunda-feira, 29 novembro, 2010

    Boa tarde. pode me ajuda.
    tm dois filhos que são registrado no meu nome de quando eu era solteira.
    quero saber se tenho que trocar o meu nome pra casadana certidão de nacimento deles,porque o meus documento ja são com nome de casada.
    se tiver que colocar, com eu tenho que fazer.
    um filho meu ja tem 21 anos e é militar , e ja tirou seus documento e tem o meu nome de solteira.
    qual a providencia que eu tem que tomar.

    ResponderExcluir
  46. Giseli, casei há pouco tempo e não fui informada que poderia retirar os meus sobrenomes,gostaria também de tirar " aparecida" gostaria de saber se posso e o que devo fazer. muiiito obrigada

    ResponderExcluir
  47. Olá Dr.ª. Muito bom o seu blog, parabéns, é um serviço admirável esse prestado por vc.
    Bom, eu tenho uma dúvida. O meu noivo se divorciou, mas na sentença constou que a ex mulher continuará com o sobrenome dele. Gostaria de saber se isso é normal, e se só posteriormente, quando a certidão do divórcio estiver pronta é que o nome deve ser retificado. desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde doutora, meu nome é Aline e casei ano passado, adotando a sobrenome do meu marido...no momento estou mudando meus documentos, no entanto quandoo fui trocar a carteira de trabalho, o funcionário disse que não havia necessidade de trocar, pois minha C.T. é recente,tirada no ano de 2007, e de acordo com o modelo novo e que isso não iria me atrapalhar na posse de um concurso. Isso é verdade ou a melhor opção é trocar todos os documentos?

    ResponderExcluir
  49. Olá ... Por favor , me ajude , Me separei , e meu ex Marido , solicitou que Eu voltasse ao nome de Solteira , quero saber como procedo , pois só tenho aquele termo de audiência em mãos ...Será que com esse doc consigo tirar novos documentos pessoais , e outra meu Filho foi registrado , quando Eu
    ainda era casada , e tb , vou registra lo só em meu nome , pois o Pai , ñ é o que registrou , e poir isso , vai haver essa alteração , Estou perdida , me ajude , Por favor .

    ResponderExcluir
  50. Olá Dra.ano passado eu casei mudei o meu nome tirando um sobrenome meu colocando 2 do meu marido , mas eu não deveria ter tirando apenas incluir o sobrenome dele .A possibilidade de incluir o que eu tirei?
    Obrigada
    Daiane

    ResponderExcluir
  51. Olá sou casada e não mudei meu nome de solteira agora quero colocar o sobre nome do meu marido isso é possível.

    ResponderExcluir
  52. eu gostaria de saber de vc eu prestei um concurso e passei mas o meu RG é de souteira e o meu CPF eu tirei depois que casei eo titulo ea inscrição fiz com o nome de casada tem algum prblema isso impede de assumir o concurso me responde por favor

    ResponderExcluir
  53. gisele minha esposa usa o nome de souteira tem a cartera de trabalho asinada com o mesmo so que na certidão esta com meu sobre nome,como iso pode ficar no futuro,se acaso acontecer algo que posa recorer a justiça p/pensão ou falecimento de ajombas as partes joge luiz

    ResponderExcluir
  54. Bom dia meu nome é jorge luiz,minha esposa tem omeu sobre nome so que os documentos dela ainda é de souteira,sera que isto pode causar algum pobremas no futuro,já que a carteira de trabalho dela esta assinada;encasso de falecimento de anbas as partes como vamos proseder neste caso.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, casei-me há quatro anos e não adotei o sobrenome do meu marido. Na época achamos que seria melhor. Ocorre que me arrependi e isso às vezes me constrange. Quando do casamento foi-me dito no cartório que eu poderia mudar depois, se quisesse. É possível? Tenho de fazer através do judiciário? Obrigada Doutora.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, sou casada fazem 6 anos e adotei o sobrenome de meu esposo, mas não troquei meus documentos ainda, posso ter algum problema? Pretendo fazer meus documentos novos ainda este ano.

    ResponderExcluir
  57. Olá Doutora, meu nome é Silvia, fui casada a 13 anos, e agora me separei, já me divorciei, meus documentos são com nome de casada ainda, agora vou me casar de novo, quero saber se antes preciso voltar para o nome de solteira os documentos? ou posso me casar e depois mudar?

    ResponderExcluir
  58. Ola, Drª ,me casei ha 10 meses e so agora me deu vontade d por o sobrenome do meu marido, sera q posso fazer isso? Tem custas? meu nome é Edilaila Roberta de Farias sera q posso tirar o Roberta e acrescentar o sobrenome do meu marido? obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Perdi meu rg com nome de solteira, já tinha feito outro com o nome de casada, gostaria de saber se preciso fazer BO deste antigo, se ele tem validade, já que já uso o de casada?

    Ass Cibele

    ResponderExcluir
  60. Olá Gisele, boa noite. Parabéns pelo Blog!
    Será que voce poderia me esclarecer uma duvida?
    A minha mae se divorciou do meu pai a uns 10 anos atras mas hoje em dia tenho enfretado alguns problemas com relaçao ao nome dela de casada em minha identidade ser diferente do seu atual nome de solteira. Como devo proceder com relaçao a isso?? devo manter o nome dela de casada igual esta em minha certidao de nascimento em meus documentos ou tenho que trocar o nome dela ??
    Muito obrigado e boa noite!

    ResponderExcluir
  61. OLÁ DR.
    SOU CASADA HÁ 14 ANOS E NA CERTIDAO DE CASAMENTO COLOQUEI O SOBRENOME DO MEU MARIDO
    MAS NUNCA MUDEI MEUS DOCUMENTOS
    ELES ESTAO TDS COM O NOME DE SOLTEIRA
    ISSO PODE ME TRAZER ALGUM PROBLEMA?
    PODERIA VOLTAR ATRAS E PERMANECER COM O NOME DE SOLTEIRO NA CERTIDAO DE CASAMENTO?
    POR FAVOR ME RESPONDA?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia,

    Estou prestes a me casar no civil, o meu noivo quer tirar o sobrenome da mãe dele e acrescentar o sobrenome a minha mãe, e eu estou querendo só acrescentaro sobrenome dele. Isso pode ser feito?

    Ficaria assim..

    meu nome é: Annelise Leonardi Longaray
    o dele é: Marco Antonio Boeira da Siciliana.

    Porem ficaria assim:

    O meu: Annelise leonardi longaray da Siciliana
    e o dele: Marco Antonio da Siciliana Leonardi

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde dra: Gostaria de saber se eu posso adotar o nome apenas da mãe de meu futuro esposo pois o nome do pai dele eu não gostei.

    Por exemplo: Jose Almeida da Silva
    eu posso incluir no meu apenas o "almeida" ??

    Por favor aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde Doutora!

    Me separei e minha mulher continua usando meu sobrenome, o que eu devo fazer para ela retirar?

    ResponderExcluir
  65. hola doutora casei em 2008.
    e só acrescentei o sobrenome do meu marido, mas não mudei nenhum documento.
    gostaria de saber se sou obrigada a mudar ou não.
    pois eu gostaria de ficar usando meu nome de solteira posso mudar se eu quiser.
    isso não me traz problemas.

    e tb me casei c separação de bens e quero mudar me ajude.

    ResponderExcluir
  66. Oi,Gisele,
    Muito legal e esclarecedor o seu site,parabens!
    Tambem tenho uma duvida, me casei ha 2 anos e ainda nao mudei meu nome de casada nos meus documentos. Na verdade, eu nao sabia que a mulher nao deveria por obrigacao acrescentar o nome do marido. Eu gostaria de continuar com o meu nome de solteira. a pergunta e: é possível mudar meu nome de casada para o de solteira?

    ResponderExcluir
  67. Amanda Muzzillo (amandamuzzillo@gmail.com)quarta-feira, 02 fevereiro, 2011

    Boa tarde Doutora, gostaria de tirar uma dúvida.
    Meu nome completo de solteira é Amanda Christina Nogueira Muzzillo, gostaria de saber se quando eu casar poderei alterar meu nome deixando Amanda Muzzillo "?" no caso sobrenome de meu esposo?
    Pesquisei em vário lugares mas não consegui encontrar respostas, ficarei muito grata se atender meu pedido. Obrigada desde já, e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  68. oi Dr., tenho uma duvida, me casei agora em 2010
    e gostaria de saber se tenho que mudar meus documentos como CPF,RG,Titulo eleitoral...?

    obrigada pela atenção ...

    ResponderExcluir
  69. Ola doutora!! entao minha mae e divorciada de meu pai, so que ela ainda usa o sobrenome dele, eu quero saber em qual orgao eu devo procurar saber o que ela precisa pra trocar as domunetações dela pra que o nome volte a ser de solteira.. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  70. Rosangela.
    oi doutora,boa tarde.
    eu casei em 06,na quele negocio de multiram,na epoca nao quiz mudar o meu nome,e agora quero mudar o meu nome,como faço para podar o nome do meu esposo?
    eu tenho um mail,sera que a senhora pode me responder atravez desse mail?
    end:rofamiliaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. JOANA LAURA PESSO DE LIMAsexta-feira, 04 fevereiro, 2011

    bom dia doutora?
    me ajude por favor



    me casei no inicio desse ano,tenho 1 filho de 3 anos que nasceu quando eu era solteira.
    so que eu queria colocar meu nome de casada em sua certidao de nascimento,como poderia realizar esse processo?
    quero que meu filho tenha meu nome de casada em seus documentos.
    aguardo soluçao

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde, gostaria apenas de tirar dúvidas!
    Eu quero muito voltar um sobrenome que eu tinha antes de ter sido adotada, pois logo quando perdi meus pais, foi adotada legalmente e ai ganhei o sobrenome dos pais adotivos, hoje estou com 25 anos, então gostaria de saber se é possível eu conseguir mudar minha certidao colocando de volta o sobrenome de meus pais biologicos, caso seja possível, onde posso providenciar esta situação?me ajude por favor, ate porque gostaria de mudar esta situação antes da realizaçao do meu casamento

    ResponderExcluir
  73. OLA DOUTORA QUERO TIRAR ASEGUINTE DUVIDA,EU ME CASEI E FUI PARA MUDAR MINHA CARTEIRA DE TRABALHO,PARA O NOME DE CASADA,MAS PARA MINHA SURPRESA NÃO ME DERAM UMA 2ºVIA APENAZ ESCREVERAM MEU NOME NOVO NA PAGINA DE ALTERAÇÕES.A PERGUNTA É ISSO ESTA CERTO?TEM PROBLEMA EM ASSINAR UMA CARTEIRA ONDE APARECE NA PAGINA PRINCIPAL ONDE FICA MINHA FOTO O NOME DE SOLTEIRA?SE EU QUISER EU POSSO TIRAR UMA CARTEIRA NOVA , E PAGA?

    ResponderExcluir
  74. Dra.Gisele Parabéns pelo blog e principalmente pela iniciativa de ajudar.MEU NOME É SIMONE, ME CASEI EM 97 E JÁ TINHA 2 FILHOS UM NÃO DO MEU MARIDO E UMA DELE, NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO TEM O MEU NOME DE SOLTEIRA,E NUNCA MUDEI NENHUM DOCUMENTO COM O NOME QUE ADOTEI DELE,AGORA NA FACULDADE TIVE MEU 1º PROBLEMA,GOSTARIA MUITO DE PODER RETIRAR DA CERTIDÃO DE CASAMENTO O NOME DELE POIS JÁ PERDI O SONO COM MEDO DE CAUSAR PROBLEMAS FUTUROS PARA MEUS FILHOS. Espero que possa me ajudar.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde dra. Gisele! Meu nome é kátia! Estou casada ha quase 13 anos só que nunca mudei meus documentos. Vi nos relatos a cima a dra explicando que deve mudar sim o rg e o cpf, pois a certidão de solteira fica retida. Agora estou separada, mas não no papel e meu marido saiu de casa. Deixei nas mãos dele que ele que pessa a separação, pois quando eu pedi ele não aceitou. E para evitar a dor de cabeça de ficar no FORUM deixei ele resolver e ele até agora nada. Estou passando por um dilema, porque ele saiu de casa e disse que não pedi o divórcio porque ele tem que pagar o aluguel da casa dele e está gastando com móveis. Não estamos separados no papel. Será que na separação vai dar problema se eu não tiver os documentos com o sobrenome dele? E outra! Eu vou ter direito nas coisas que ele está comprando agora? Pois ele não está deixando eu usar nada. Nem o convenio médico, nem o clube a qual somos sócios e não pede a separação. A senhora pode me perguntar! Porque voce não pede? Eu digo. não fui eu que quis isso, mas sim ele.Ele tambem não mudou os documentos, rg e cpf, nada.

    Fico grata
    Kátia

    ResponderExcluir
  76. Dra. Gisele. O homem tambem devera passar os documentos para o nome de casado ou não precisa? Porque meu marido não assina nada falando que é casado, só vejo solteiro. Isso tambem não é falsidade ideológica? Hj estamos separados, mas não no papel. Euu não passei o meu nome para o nome de casado, será que com isso eu perco o que é meu de direito. pois ele ja está adquirindo outros bens fora de casa. Mas ele mesmo comigo ja dizia-se solteiro nas papeladas que assinava.
    Por favor me responda!
    Grata
    Kátia

    ResponderExcluir
  77. Drª Gisele estou desesperada,terminei um curso superior e eles estão me negando o diploma porque dizem que meus documentos são de solteira e eu apresentei tambem certidão de casamento com nome de casada,Mas nunco uso nome de casada já comprei imoveis com meu marido temos conta conjunta e nunca deu problema e estou precisando muito do diploma o que faço? eles podem fazer isso?

    ResponderExcluir
  78. fui dar meu nome para me casar.e falei q gostaria de colocar o nome sobrenome do meu noivo...mas agora nao qro mais...sera q da tempo de mudar??ainda nao me casei....

    ResponderExcluir
  79. Zilá Pereira da Conceição Rodriguesterça-feira, 01 março, 2011

    Olá Dra Gisele!
    Estou casada há 23 anos, todos os meus documentos estão com nome de casada, com excessão do CPF que continua com nome de solteira.
    No meu RG que está com nome de casada, consta o número do meu CPF.
    Gostaria de saber se é necessário colocar nome de casada no meu CPF? Posso ter algum problema se não mudar?
    Obrigada por responder.Zilá

    ResponderExcluir
  80. Dra. Gisele gostaria de tirar uma duvida a respeito do registro de sobrenome nos recem nascidos, meu nome é Ana Oliveira de Souza e meu Marido Roberto da Silva como são sobrenomes muito comuns e as chances de ocorrem casos de nomes iguais são grandes eu gostaria de saber se posso colocar no meu filho o sobrenome de solteira da minha mãe. ela se chamava Regina Braga de Oliveira e depois de casada ficou Regina Oliveira de Souza ou o sobrenome da minha sogra que meu marido nao tem, o nome dela é Sandra Godoy da Silva no caso meu filho ficaria
    Nicolas Braga de Souza Silva
    ou Nicolas Godoy de Souza Silva Isso é possivel tbm é possivel tirar o de e o da ??

    obrigada

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde doutora, eu me casei ha 1 mes e adicionei um dos sobrenomes do meu marido em meu nome. Resultado: o meu nome continuou o mesmo, a unica diferença é que adicionei mais um. Tenho 2 filhs que nao é com ele, por isso gostaria de saber se preciso alterar meu nome da certidao deles também. Estou prestes a viajar com eles pra Portugal e nao quero ter problemas com documentaçao. Obrigada.

    ResponderExcluir
  82. me casei e adotei o sobrenome do meu marido. só que fiz alteraçao só no meu rg e o cpf continua no nome de solteira. vou fazer inscriçao para um concurso publico e nao sei se vai haver algum problema com os documentos. me esclareça esta duvida por favor!

    ResponderExcluir
  83. tenho um casal de filhos que eu registrei sozinha não tem nome do pai hoje estou casada a [16 anos minha filha tem [19 anos meu filho tem [18 anos meu marido quer dar seu nome a eles ele pode. aguardo resposta e se puder oque devo faser e que documentos preciso.

    ResponderExcluir
  84. Dra Gisele, casei há 3 anos e não adotei o sobrenome do meu marido na época, mas agora que decidimos ter filhos, estou um pouco arrependida da minha decisão, pois gostaria de ficar com o nome igual ao dos filhos, ainda é possível fazer uma mudança? Posso retirar um dos meus sobrenomes e acrescentar o do meu marido mesmo tendo 3 anos de casada?

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Drª! Vou me casar no civil com um estrangeiro aqui no Brasil e não queria mudar meus documentos para casada, quero passar um tempo para ver se dar certo a relação, dai para poder mudar. Isso tem algum problema ficar com meu nome de solteira? Tem um tempo limite para isso?
    E se eu me separar e ainda tiver com os documentos de solteira posso ficar usando, ou sou obrigada a usar o nome de divorciada. Não quero mudar nada em meus documentos.

    ResponderExcluir
  86. boa tarde me escrevi num concurso para professor mas coloquei meu nome de solteira sou casada mas nao mudei meus documentos e o meu diploma do curso esta com o meu nome de casada se eu passar no concurso vai dar algum problema

    ResponderExcluir
  87. Olá doutora, será que mesmo estando casada a 11 anos meu marido pode adotar meu sobrenome?
    Quando me casei o homem só poderia adotar o sobrenome da mulher se entrasse com uma ação judicial.

    ResponderExcluir
  88. Outra duvida,estou casada a 11 anos, depois do casamento eu não mudei nenhum documento, neles eu tenho nome de solteira, só na certidão de casamento que tenho o sobrenome do meu marido. Isso pode me acarretar algum problema?
    Se eu quiser com essa nova lei eu posso estar retirando o sobrenome do meu marido?

    ResponderExcluir
  89. boa noite dr.a
    muito bom seu blog.muito esclarecedor.
    quero muito uma ajuda sua a respeito de sobrenome.sou casado a quase 2 anos e só vivemos juntos 4 meses.o resto desses 02 anos foi cada um p seu lado.eu mudei meu sobrenome mas não tirei a nova documentação.fiz um concurso com nome de solteiro e passei.sera que isso vai me trazer algum problema, como por exemplo, não poder tomar posse? não tirei os documentos novos ainda porque estamos nos divorciando e não faria sentido tirar nova documentação de casado p depois tirar outra de solteiro.
    desde ja agradeço a colaboração

    ResponderExcluir
  90. Dra. Gisele, fui selecionada para uma vaga de emprego e na documentação exigida para a contratação estão pedindo cópia certidão de casamento, cópia do RG e CPF do meu esposo, mas meu esposo está com o CPF cancelado e não tem o cartão magnetico. Posso perder a vaga de emprego se não apresentar a cópia do CPF.?
    Estou casada há 1ano e 4meses e continuo com os meus documentos com nome de solteira, será necessário que eu faça a mudança?

    ResponderExcluir
  91. Olá,meu nome é Gisele Oliveira e me casei á sete anos atrás,no momento não quiz mudar meu nome,mais me arrependo muito desse meu ato e gostaria de mudar meu nome para o nome de casada,já fui no cartório e disseram que eles não fazem isso,só uma advogada(o) para realizar esse meu desejo,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  92. Olá Dra. Gostaria de perguntar exatamente o contrário de todas as outras perguntas. O problema é que no momento do meu casamento eu não optei por acrescentar o sobrenome do meu esposo, porém depois, me arrependi, pensando que depois que tiver filhos, nossos nomes estarão diferentes na certidão de nascimento deles. Gostaria de saber se posso alterar minha certidão de casamento, porém acrescentando o sobrenome do meu esposo? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  93. Eu já mudei para o nome de casada o CPF, e o RG. Só falta a carteira de trabalho. Será que eu preciso realmente mudar também.

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde,
    Quais sao os custos para trocar o nome de solteira para casada??? e quando leva?
    obrigada

    ResponderExcluir
  95. ola quando me casei já tinha registrado minha filha com o meu nome de solteira gostaria de saber se tem como eu mudar o meu nome na certidão dela e passar para o de casada

    ResponderExcluir
  96. gostaria de saber se tem como ou mudar o meu sobrenome já depois de casada gostaria de por os dois sobrenomes do meu esposo tem como eu mudar isso e também por os dois no nome da minha filha se tem como eu fazer quais procedimentos devo tomar

    ResponderExcluir
  97. Olá, gostaria de tirar uma dúvida...
    Sou casada a 5 anos e na época pensei que eu era obrigada a pegar o último sobrenome do meu esposo... Mas agora ouvi dizer que eu poderia ter pego o sobrenome do meio dele, que é o que ele mais usa... Então na verdade hj gostaria de ter apenas o sobrenome do meio dele... será que tem como mudar isso? O que preciso fazer?

    ResponderExcluir
  98. Casei a 2 semanas, mas antes de casar passei num concurso do estado... vou ser chamada para assumir daqui um mês... como devo proceder com os documentos? trocar logo ou possso apresentar os documentos como soteira mais a certidão de casamento?

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  99. boa noite
    quando casei optei por continuar com meu nome
    de solteira,mas agora gostaria de acrecentar o sobrenome do meu marido, ainda posso mudar mesmo ja estando casada?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, Dr. Gisele. Quando me casei, não queria continuar com o meu nome de solteira, mas por pressao da familia eu coloquei o sobrenome do meu marido. Ainda não alterei nenhum documento e desejo saber se posso voltar ao meu nome de solteira, ou seja, retificar a certidão de casamento. Muito obrigada. Maria.

    ResponderExcluir
  101. Dra. Gisele, bom dia!
    Estou separada ha 2 anos mas minha documentação continua de casada. Preciso tirar passaporte, posso tirar com essa documentação ou tenho que alterar, pois meu nome foi alterado.
    Antacipadamente grata
    Cristiane

    ResponderExcluir
  102. olá,Dr gisele!Irei me casar por procuração, meu noivo domecilia fora do país. Mas qdo fui infomada, q eu não poderia tirar meu ultimo nome e colocar o do meu marido fiquei mto triste. Pois não tenho no meu registro o sobrenome do meu pai, agora eu só qro tirar o meu ultimo sobrenome q é tbem o da minha mãe, ou seja tenho os dois sobrenome dela. Não desejo ter o nome do meu pai, pois ele negou a partenidade mesmo sabendo q sou filha. Ja q minha mae nao reivindicou na época, não qro agora. Me ajude doutora!

    ResponderExcluir
  103. Oi Dra., me casei em janeiro e acrescentei o sobrenome do meu marido, mas nos meus documentos (rg, cpf) ainda não acrescentei. Tenho que mudar? E quando eu for fazer por exemplo um concurso coloco ou não esse novo sobrenome??? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  104. precisa de acrescentar o sobrenome do marido na carteira de trabalho também??

    ResponderExcluir
  105. se eu mudar meus documentos rg, cpf, titulo. tenho que mudar a carteira de trabalho também?

    ResponderExcluir
  106. Olá
    Sou menor e vou casar tenho que mudar meu documentos imediatamente após o casamento ou posso fazer isso quando completar 18? Por que se eu tiver que mudar imediatamente vou ter que mudar de novo quando eu fizer 18 anos e se eu puder mudar quando eu fizer 18 isso irá causar algum problema para mim?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  107. Boa noite dra. Gisele!

    Espero que possa me tirar uma duvida, vou me casar em breve e gostaria de saber se posso retirar o meu sobrenome e usar o da minha futura esposa, ou se apenas poderei acrescentar o sobrenome dela ao meu nome?
    Desde já meus agradecimentos!!!

    Att: Luiz Carlos Manzzoni

    ResponderExcluir
  108. Olá Dr. Gisele!
    Me casei há um ano e meio, e no cartório decidi colocar os 2 sobrenomes do meu esposo. Mas até agora não mudei documento nenhum e até não gostei pq meu nome ficou mt grand. Será que eu posso voltar o meu nome de solteira mesmo casada??? O que devo fazer??? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde , meu noivo possui apenas o nome do pai, gostaria de saber se no casamento podemos incluir o nome da mãe dele???

    obrigado, ficaria muito grata se pudesse me ajudar!

    ResponderExcluir
  110. Olá! me casei a 6 anos atrás e cometi um erro, mudei meu nome adicionando o nome do meu marido mas nunca cheguei a usar o nome de casada e agora não desejo mudar meus documentos e nem ter meu nome diferente acho muito estranho e não consigo me acostumar, como faço para ficar com meu nome de solteira como sempre foi mas continuar casada e não precisar mais trocar meus documentos.

    ResponderExcluir
  111. Olá doutora !
    Vi hoje seu blog e achei muito interessante , parabéns.
    Por favor me ajude com esta questão que me incomoda bastante,quando me casei a 14 anos atrás só assinava o sobrenome da minha mãe ,meu pai ainda não havia nos registrado meus irmãos e eu ,então meu nome era bem pequeno só mente um nome e um sobrenome e eu nunca gostei disso.
    Daí quando me casei achava bonito os dois sobrenomes do meu marido e optei por passar assinar os dois sobrenomes dele ,só que um ano após me casar, meu pai nos registrou e a partir daí meu nome ficou muito grande ,ficou assim:meu nome xxxx de zzzz nnnn bbbb hhhhh, e isso me traz muitos transtornos e até constrangimentos,minha pergunta é,eu posso tirar um dos sobrenomes do meu marido do meu nome no caso o sobrenome que veio da parte da mãe dele?
    me responda doutora por favor.
    abr!

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde Drª Gisele,
    Estou com uma duvida que está tirando meu sono.
    Vou me casar e gostaria de saber se posso substituir o sobrenome do meu pai e acrescentar o sobrenome do meu futuro esposo.No caso, meu nome termina com Silva e gostaria de substituir Bento + o sobrenome do meu esposo.Tendo em vista que o sobrenome do meu pai é Bento Silva.
    Posso fazer isso?

    Grata,
    Amanda Silva

    ResponderExcluir
  113. Oi, tudo bem, gostaria de saber como posso deixar o nome do meu ex-marido, sendo que já me casei novamente, no caso gostaria de permanecer com o mesmo já que não troquei ainda os documentos, somente na certidão de casamento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde dra,
    Por favor, tenho uma duvida,
    Vou me casar e quero ter o sobrenome do meu do meu noivo, segue exemplo:

    NOIVO: JOSE GONÇALVES DA SILVA
    MEU NOME: MARIA CONCEIÇÃO CASTRO

    Gostaria de adotar o seguinte nome:
    MARIA CONCEIÇÃO CASTRO GONÇALVES

    me orientei no cartório onde me casarei e fui informada que não posso fazer isso, devo sar o ultimo sobre nome dele ou os dois ultimos, mas eu não quero o ultimo, somente quero o sobrenome do meio mesmo.

    Pergunto: existe algo na lei que não permite que eu adote este procedimento???

    pois, uma amiga casou e não adotou o ultimo sobrenome do marido e sim o do meio , excluindo o ultimo.

    aguardo
    agradeço desde ja
    Morgana

    ResponderExcluir
  115. Olá gosteria que me tira-se uma duvida.Bem sou casada a 3 anos, e vou me separar a gente mora de aluguel e não temos mais nada. Bem queria saber como faço perante a esse fato, e quanto fica para fazer a separação.
    Se precisa fazer a separação e depois o divorcio.Se pode fazer os dois logo de uma vez e aonde faço isso.obrg pela atenção

    ResponderExcluir
  116. Ola!Querida...Parabéns pelo seu blog uma iniciativa otima.
    Me tira uma duvida,eu vou casar e gostaria de utilizar o 1°sobrenome de meu marido(da mae) e naum o do 2°(do pai),quero saber de vc se pode??
    Pois prefiro o 1° sobrenome..
    Att,Juh

    ResponderExcluir
  117. Olá boa tarde! estou em processo de separação e minha ex não quer tirar meu sobrenome do nome dela eu posso exigir q retire? ou não? eu q dei a entrada no divorcio

    ResponderExcluir
  118. Cara Dra.Gisele Arantes

    Boa noite.

    Li seu comentário sobre modificação de sobrenome e por estar querendo excluir o sobrenome do meio meu adotando o de minha esposa resolvi lhe escrever para entender melhor isso. Isso é possível? Quanto isso demorará? Quanto me custará? Desde já muito lhe agradeço pela resposta.

    Fernando Aparecido Pereira
    z.o.e@terra.com.br

    Fernando Aparecido Pereira

    ResponderExcluir
  119. Dr Giseli responda-me porfavor:gostaria de saber quais são os direitos dos filhos do meu marido em relação aos nossos bens adquiridos antes ou depois do nosso casamento.

    ResponderExcluir
  120. Boa Noite doutora gostaria de saber se posso continuar usando o sobrenome de casada ,uma vez que estou divorciada?Nos papeis de divorci0 consta que voltarei a usar o nome de solteira ,mas conversei com meu ex marido e ele pediu que eu continuase usando o sobrenome dele.Eu possso usar sem ter problemas com a lei?

    ResponderExcluir
  121. Me casei em janeiro e adquiri o sobrenome do meu marido. Ainda não fiz a troca dos documentos. Vou fazer concurso publico e vou utilizar o de solteira pois não vai dar tempo para trocar. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  122. Olá Dra. tenho uma dúvida: Sou separado desde julho de 2010 e ficou definido que minha ex mulher iria voltar a usar o nome de solteira, mas vi recentemente que numa publicação do diário oficial de julho de 2011, o nome dela é citado como o nome de casada. Eu nçao quero isto e quero tomar as medidas legais. O que eu posso fazer ? Posso processá-la por falsidade ideológica ? Posso fazer um BO (boletim de ocorrência) ? Posso fazer uam denúncia a algum órgão público ? Por favor me oriente o que devo fazer...

    ResponderExcluir
  123. oi Dra. Gisele! Quando me casei, retirei o sobrenome da minha mae e coloquei um do meu marido. Gostaria de saber se tem como eu voltar com o sobrenome da minha mae e também permanecer com o do meu marido?

    ResponderExcluir
  124. BOA TARDE
    DR.
    OLÁ DOUTORA, TENHO UMA GRANDE DUVIDA, VEJA SO QUANDO SOLTEIRA MEU NOME ERA ALICE LIMA ROCHA SOARES AO CASAR TIREI O LIMA E ROCHA E ADOTEI O MORAIS DO MEU ESPOSO SENDO ASSIM MEU NOME FICOU ALICE SOARES DE MORAIS,DIVORCEI E NAO MUDEI O MEU NOME DE CASADA, AGORA O NOME DO MEU NOIVO E ANDERSON FERNANDES SOUZA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO VOLTAR A USAR UM DOS DE SOLTEIRA: LIMA OU ROCHA,CASO CONTRARIO QUAL DO MEU FUTURO ESPOSO USAR SE O FERNANDES OU O SOUZA.
    DESDE DE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  125. Espera, confundi mais ainda!
    Meu Rg, cpf e cnh são de solteira, meu titulo de casada...e agora?
    Tenho que mudar? Pagarei multa por isso?

    ResponderExcluir
  126. ola doutora minha duvida e se ao trocar os documentos para casados os registros de spc e serasa desaparecem

    ResponderExcluir
  127. Boa noite.
    Minha mãe está divorciada há 24 anos, mas sempre usou o nome de casada. Acontece, que o RG dela precisa ser trocado, pois está quase ilegível. Ela é obrigada a alterar o nome no novo RG, de quando ela era solteira? E nós filhos, caso ela venha a usar o nome de solteira, teremos que alterar nossos documentos?

    ResponderExcluir
  128. Olá Gisele Arantes,sou o Souza, tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse, eu sei que o novo código civil falculta a ambos a opção de usar o sobre nome no registro, e a minha dúvida é a seguinte: eu posso suprir algum sobre nome meu para incluir o de minha futura esposa? ou seja, eu posso tirar um nome do meu sobre nome e incluir outra (da minha esposa). desde já agradeço... Parabens pelo Blog...

    ResponderExcluir
  129. Dra. boa noite, gostaria de saber, se a Sra. pode me ajudar. Quero tirar do meu nome o sobrenome de casada sendo que: sou casada "ainda", e , vivo com o meu marido,quando casamos no Cartório em São Gonçalo-RJ, ele fez questão que eu colocasse o sobrenome dele, assinando no livro, mas ainda não tirei o sobrenome do pai dos meus filhos ( falecido ), fiquei casada 26 anos , depois me divorciei e me casei , com a "peça". Por DEUS me ajude, estou com 02 sobrenomes.

    ResponderExcluir
  130. oi doutora,quando casei acrescentei o sobrenome do meu esposo.ha 3 anos.e meu rg e cpf continua de solteira.gostaria de saber se isso me trara problemas.

    ResponderExcluir
  131. tenho 1 filha de 17 anos que nasceu quando eu era casada c o pai dela.só que eu m divorciei e estou com outra pessoa e temos 1 filho de 5 anos,e pretendemos nos casar so que eu queria colocar meu nome de casada na certidao de nascimento do nosso filho de 5 anos,como poderia realizar esse processo?e a minha filha de 17?como ficaria meu novo nome na certidão dela?
    quero que meus filhos tenha meu nome de casada em seus documentos.
    aguardo soluçao.Desde já ,te agradeço!
    de: marina souza

    ResponderExcluir
  132. Meu esposo tem o nome e sobrenome idêntico ao do pai, ele pode acrescentar meu sobrenome ao nome dele? E eu posso depois de casada acrescentar o sobrenome do meu esposo? Como proceder? Obrigada.

    ResponderExcluir
  133. eu posso retirar o meu sobrenome materno?

    ResponderExcluir
  134. Olá Dra. Gisele, boa noite.
    Estou enfrentando a seguinte situação, no momento de pegar a 2ª via da minha certidão de nascimento para dar entrada no processo de habilitação para o casamento,descobri que há muitos anos minha mãe sem meu conhecimento e num momento de crise psicológica alterou a minha certidão para incluir o sobrenome do meu pai. Ocorre que toda a vida utilizei apenas o sobrenome materno mesmo porque no CN que tinha constava pai desconhecido. Só descobri a mudança agora, porém não gostaria de ter o sobrenome paterno pois nem mesmo conheço o meu pai, nunca o vi e até esse momento nem sabia seu nome. Daí quero saber se posso iniciar o processo de habilitação utilizando essa segunda via onde consta o sobrenome do meu pai e solicitar a mudança do nome após o casamento, para voltar ao nome antigo ou isso ñ é possível e devo entrar com uma ação solicitando a mudança do nome antes de iniciar o processo de habilitação.
    Só para esclarecer, sou homem e não quero incluir o sobrenome da minha esposa ao meu, quero apenas voltar ao meu nome antigo.

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde Dra. Gisele!
    Meu pai de criação me adotou, mas ainda estou com meus documentos com o nome do meu pai biológico. Quero viajar e tirar novo passaporte (o antigo está com o nome do meu pai biológico) inclusive meus vistos americanos antigos. Será que eu posso tirar meu novo passaporte, ainda com meu nome antigo? O que muda nos meus documentos são a filiação (paterna) e meu último nome. É contra a lei eu continuar com meu antigo nome? Será que consigo renovar meu visto americano e meu passaporte com o nome antigo? Estou em paranóia com essa situação, me ajude por favor. Obrigada, Marcela.

    ResponderExcluir
  136. ola, gostraria de saber se posso retirar o sobrenome da minha esposa que adotei depois que casamos,mesmo estando casado posso retirar o sobrenome dela...Obrigado.

    ResponderExcluir
  137. dr.gisele sou casada há 14 anos,sempre tive meus
    documentos de solteira.A pergunta é pra me divorciar tenho q mudar meus documentos pra casada ou não precisa?

    ResponderExcluir
  138. olá...gostaria de saber se tem como acrecentar o sobre nome do meu marido na certidao de casamento,me casei a 2 meses e nao coloquei o nome dele,mas me arrependi,será que consigo???

    ResponderExcluir
  139. ola gisseli seu blog é maravilho. tenho uma duvida me divorciei a 9 meses foi uma turbulência total na minha vida. mais depois de tudo vi que não era realmente isso que eu queria .estamos querendo casar novamente. como podemos fazer isso. tenho medo do juiz não aceitar temos um filho de 1ano e 7 meses
    quero ressalta que tentei arquivar o divorcio mais o advogado publico não quis

    ResponderExcluir
  140. Oi eu vou casar no ano que vem, e queria saber se posso tirar o sobrenome do meu pai e deixar o da minha mãe e acrescentar o do MARIDO? Assim: [MEU NOME][SOBRENOME DA MÃE][SOBRENOME DO MARIDO].
    Ou retirar todos e ficar só com o do marido.
    [MEU NOME][SOBRENOME DO MARIDO].. Espero respostas.Obrigado. Quelin

    ResponderExcluir
  141. Por favor Drª me ajude, me casei há dois anos e ainda não troquei meus documentos e continuo usando meu nome de solteira por não ter trocado meus documentos, incluse em processos seletivos de concurso. Isso é falsidade ideológica? Eu poderei responder? Isso pode me atrapalhar nos concursos como o do militarismo? Agradeço sua atenção!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  142. Dra.,gostaria de saber se é possível depois de 19 anos de casada adotar o sobrenome do meu marido,porque ao casar mantive o de solteira mas percebo que ele se ressente com isso.Se pudesse me orientar eu ficaria imensamente grata!Por favor, seria possível responder via e-mail?
    ellen.a@live.com
    Será que fica muito caro?
    Obrigada desde já.
    Elenite.

    ResponderExcluir
  143. Lilian

    Primeiro quero parabenizá-la pelo blog.

    Sou casada e meu sobrenome tem o do meu marido, mas nunca mudei a minha RG e nem meu CPF, quando assino qualquer documento sempre assino meu nome como de solteira. Isso pode trazer alguma complicação para mim? ou tenho de trocar meus documentos? ou posso assinar como casada com os documentos com nome de solteira?

    ResponderExcluir
  144. Boa noite Drª. Gisele. Seu Blog é muito instrutivo, parabéns. Minha pergunta é um tanto diferenciada. Casei no civil faz dois anos e permaneci com o meu nome de batismo, porém hoje minha vontade é incluir o sobrenome do meu esposo, isso é possível. Sendo, como deveria proceder? Grata, desde já, por sua atenção com nossos questionamentos.

    ResponderExcluir
  145. Olá, gostaria de saber, se posso, hoje, depois de casada há mais de trinta anos, modificar minha certidão, colocando o sobrenome da minha avó materna.
    na minha infância, na escola eu assinava barbosa Vieira; minha mãe não era casada legalmente com meu pai, depois de um tempo juntos, casaram-se e registraram os filhos que já havia nascido.
    mas no registro veio apenas o nome do meu pai e minha mãe, sem o Vieira que eu assinava.
    desde então eu fiquei com aquele desejo de continuar usando o nome da minha avó, mas achava que não podia. Mas agora que muitas coisas mudaram nas leis brasileiras, e encontrei esse site, gostaria de saber se ainda posso acrescentá-lo em meus documentos.Isso é possível, ainda? Por favor me ajude, esclarecendo essa dúvida.
    forte abraço e meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  146. Bom dia...
    casei e alterei apenas o nome no CPF
    e entao me deram um comprovante,
    mesmo tendo alterado só o CPF para nome de casada, já devo usar o sobrenome do meu marido, ou tenho só posso usar quando trocar o RG tbm?

    ResponderExcluir
  147. Já sou casada há 12 anos e mantive meu nome de solteira. Agora, a pedidos do meu marido e por motivos profissionais, gostaria de saber se ainda seria possível acrescentar o sobrenome dele ao meu.
    Obrigada
    Marcela

    ResponderExcluir
  148. Ola Dra. Bom Dia, meu noivo é divorciado a mais de 2 anos, só que a ex dele continua usando seu sobrenome, coisa que não afeta em nada o orçamento dela, pois depois de divorciada que ela fez fez os documentos CPF e RG mais ao invés de usar o nome de solteira usou o nome de quando era casada com ele, e agora estamos pensando em nos casar o que podemos fazer???

    ResponderExcluir
  149. oi bom dia...
    minha mae é viuva perdeu sua identidade onde tinha o nome e estado civil solteira agora precisa tirar outra e tem que levar a certidao de casamento...
    ela recebe a pensao que em todos os documentos que era solteira..ela pode tirar outra e mesmo assim colocar solteira...tem medo de prejudicar o beneficio dela

    ResponderExcluir
  150. D.Gisele o que acontece é o seguinte quando casei tirei o sobrenome do meu pai e ficou so o do meu marido , mas eu me arrependi de ter tirado tem como eu voltar o sobrenome.

    ResponderExcluir
  151. gostaria de saber como mudar meu nome novamente para solteira?
    grata e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  152. OI eu vou me casar em dezembro e na hora de pagar o cartorio e levar os documentos solicitei a inclusao do sobrenome do meu noivo e a moça do cartorio me comunicou que nao poderia retirar um sobrenome meu que eu poderia apenas acrescenta o sobrenome do meu noivo entao meu nome ficaria Leticia carolina d silva coelho oliveira mas eu nao queria pois eu queria retirar o coelho tem alguma lei ou alguma coisa que eu possa fazer para excuir esse coelho do meu nome e trocar o sobre nome apenas eu gostaria que fica-se Leticia carolina da silva oliveira eu vou poder??? obg

    ResponderExcluir
  153. olá doutora gostaria de saber se a ex do meu marido pode continuar assinando o sobrenome dele mesmo o juiz ter negado na carta de sentença.se não quais as providencias tomar.

    ResponderExcluir
  154. Dra, me tire uma dúvia por favor, me chamo Fabiola Santos(materno) Anacléto(paterno), e meu marido chama-se João Ramos França. E gostaria de colocar o nome do meu filho, Theo Santos França, pois não queria colocar o meu sobrenome paterno, e sim o meu sobrenome materno, posso fazer isso? responda para o meu email por favor fabiola.biula@ig.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  155. Olá meu nome é Josiely stm PA, me casei, acresentei o nome do meu esposo mas ainda não mudei meus documentos, a pergunta é: Já posso assinar com o nome de casada?

    ResponderExcluir
  156. oi estou com duvidas meu esposo não quer mais asinar o sobrenome do pai dele ,como temos que fazer para mudar isso ,pois ele que asinar só o meu sobrenome ,mas dai eu vou ter que tirar o sobrenome dele o meu tbm ?

    ResponderExcluir
  157. Boa tarde Dr.a
    Fui da entrada na papelada do casamento e descobrir que não posso retirar o nome do meu pai pra incluir o do meu marido,eu não tenho contato com o meu pai,e gostaria de saber se há alguma forma do cartório aceitar retirar o nome do meu pai e incluir o do meu marido?
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  158. sou casada no papel mas separada a dois anos e estou com outra pessoa e estou gravida posso colocar meu nome de solteira na certidao de nascimento.

    ResponderExcluir
  159. me casei mudei todos meus documentos ,só que ja tinha uma filha e os documentos dela está com o meu nome de solteira o que devo fazer

    ResponderExcluir
  160. minha pergunta não tem muito haver com seu post, mas preciso tirar essa duvida, espero q vc possa me ajudar...
    Morei junto com meu marido por cinco anos no total, e a um ano nos casamos no civil, só que de lá pra cá eu não passei meus documentos para casada.
    A alguns dias decidimos nos divorciar.
    Eu terei que mudar meus documentos para casada, divorciar e depois mudar para solteira novamente?

    ResponderExcluir
  161. casei no religioso com efeito civil, porem na alteração do sobrenome minha sogra ficou um pouco insatisfeita por nao ter colocado o sobrenome todo do meu marido,isso me deixou um pouco constrangida até porque nao tinhamos falado sobre isso, ainda nao enviei o doc. religioso para o cartório casei em 05 /11 posso fazer alguma modificação em relação a acrescentar também o último sobrenome do meu marido..

    meu nome de solteira era R.M.C.passei para R.M.C..L minha sogra gostaria que fosse R.M.C.L.DA.S.

    obrigada
    agradeço desde já
    RAQUEL MORENO

    ResponderExcluir
  162. Oi Gisele,tudo bem?
    Eu gostaria de saber se tem como alterar o meu sobrenome.Pois não tenho sobrenome da minha mãe e sim de quem a minha mãe era casada(ele só me registrou,mas não é meu pai). Quando completei um ano de idade ele saiu de casa e nunca mais o vi. Hoje estou com 23 anos e quero retirar o sobrenome, porque acho muito estranho eu ter um sobrenome de uma pessoa que eu nem conheço.Gostaria de saber se tem como retirar o sobrenome dele e colocar o da minha mãe.Espero pela resposta. Deus continue te abençoando e te usando para ajudar as pessoas.Até mais!

    ResponderExcluir
  163. dra gisele por favor preciso de um grande favor é uma informação o que devo fazer para concertar os nomes dos meus pais que estão errado? eu tenho 40 anos e agora que precisei de uma atualização para casar e veio o nome da minha mãe errado e do meu pai já estava errado nos meus documentos agora ficou os dois errados o que devo fazer? agradeço pela gentilesa

    ResponderExcluir
  164. olá doutora,

    parabéns pelo blog!
    por favor, me responda uma coisa. casei recentemente (4 meses) e vou me formar em 3 meses. mudei meu nome de solteira... preciso alterar os documentos antes de receber o diploma?

    grata!
    amanacamara@gmail.com

    ResponderExcluir
  165. QDO ME CASEI EM 1983..O CARA DO CARTÓRIO ME FALOU QUE EU NÃO PRECISAVA MUDAR MEU NOME NO RG..BASTAVA LEVAR A CERTIDÃO JUNTO...SÓ QUE FUI FAZER OUTRA POIS A MINHA TA VELHA...OS CARAS QUEREM MUDAR E POR O SOBRENOME DO MARIDO,MAS EU NÃO QUERO..É UM DIREITO JÁ QUE ERA UMA COISA DE TRADIÇÃO,PRA TIRAR TENHO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO,DAI VAI SAIR NO COMP,SOLTEIRA,QUE FAÇO????? TODOS OS MEUS DOCUMENTOS SÃO DE SOLTEIRA COM NOME DE MEU PAI,CPF,RG CARTEIRA PROFISSIONAL...SE A NOVA LEI É LIVRE QUERO ENTRAR NELA,POSSO????

    ResponderExcluir
  166. Boa tarde Drª,

    Me casei agora em outubro e gostaria de saber se e necessario eu trocar todos os meus docts? ou apenas o RG?

    ResponderExcluir
  167. Ola, quando casei optei por adicionar o sobrenome do meu marido ao meu, porem agora, apos 2 anos sem modificar nenhum dos meus documentos, me arrependi. Gostaria de saber se posso alterar a certidao de casamento voltando atras da opção que fiz. Ou se posso ainda continuar usando meus documentos como rg, cpf, sem alterar para o nome de casada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  168. Olá! Por gentileza, ao me divorciar posso optar por apenas um sobrenome, o do pai, ou da mãe?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  169. Olá, Gisele.
    Minha dúvida é como a de outros que também postaram aqui. MAs, como não as vi respondida, resolvi perguntar também.
    Não mudei meu sobrenome quando casei, ams agora gostaria incluir o sobrenome de meu marido. omo dvo proceder. É só entrar em contato com o cartório, ou devo entrar mesmo com uma ação de retificação de assento civil para alterar o sobrenome, inclusive com advogado?

    ResponderExcluir
  170. sou casada ha 1 ano e 3 meses e gostaria de saber se e possivel adicionar o sobrenome do meu marido mesmo depois de ja ter casado,pois ele vive me cobrando que eu tenha o sobrenome dele. o que eu faço???????????

    ResponderExcluir
  171. ola me casei em 07/12/2011 e adotei sobrenome do meu marido mas tenho um filho de solteira , vou mudar todos os meus documentos cpf rg titulo,mas como fica o documentos do meu filho na identidade dele diz filho de tatiane da rosa e meus documentos serao tatiane da rosa ferreira , isto pode dificultar alguma coisa para meu filho?

    ResponderExcluir
  172. Boa Tarde Gisele. Ano que vem eu e minha namorada casaremos e mudaremos do Brasil. Temos que providenciar vários documentos durante o processode mudança do Brasil e não queremos que após nos casarmos tenhamos que tirar toda documentação dela de novo, pois ela quer acrescentar um sobrenome meu ao nome dela.

    Existe a possibilidade de antes de nos casarmos no religioso ou no civil ela já acrescentar o sobrenome desejado enquanto ainda formos noivos apenas?

    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  173. Ola Doutora, fui casada com um homem cujo tive 3 filhos, divorciei e casei novamente, porem meus filhos ficaram com sobrenome toltalmente diferente do meu, não ha nenhum sobrenome meu atual no nome dos meus filhos. Isso pode ser problema no futuro? Como possoso resolver isso?

    ResponderExcluir
  174. Olá doutora, será que posso acrescentar o nome do meu pai de novo nos meus documentos, sou casada a quinze anos e na época ou tirava o nome do pai ou deixava tudo, porém, meu nome era muito grande, então tirei o nome do meu pai, ele nunca gostou, hoje gostaria de colocar o nome dele de novo nos meus documentos. Agradeço a ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  175. Olá Dra. Gisele,
    Parabéns pelo blog!
    Numa de suas postagens consta que a certidão de nascimento perde a validade depois que a pessoa casa, sendo esta substituída pela certidão de casamento. Isto significa que, independente de mudar ou não o nome, a pessoa deve alterar o documento de identidade, já que o documento de origem certidão de nascimento passou a ser inválido, sendo então substituídos os dados deste pelos dados da Certidão de Casamento? Eu entendi corretamente?

    ResponderExcluir
  176. Bom dia Drª. Me chamo Herminia e gostaria de saber se tenho chances de trocar meu nome. Tenho 30 anos e ate hoje passo situações de constrangimento. Quando ligo para empresas e informo meu nome ninguem entende, tenho que repetir diversas vezes, às vezes ate soletrar, as pessoas riem do meu nome...
    Gostaria de sua ajuda.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  177. ola... estou pensando em me casar e meu sobrenome é oliveira chaves, do meu marido rosa de oliveira... eu posso optar qual dos dois sobrenomes dele acrescentar ao meu ou existe alguma regra a seguir? pois como ja tenho oliveira gostaria de acrescentar o rosa. obrigada!

    ResponderExcluir
  178. olá, gostaria de esclarecer uma dúvida. Ao me casar adotei o sobrenome do marido, agora vou me divorciar e tirar o sobrenome dele. Gostaria de saber se posso mexer no nome,acrescentando Helena ao primeiro nome, pois, na verdade este nome por soar bem junto ao primeiro acabou sendo o meu nome e muito vezes até esqueço que não sou Helena, mas, sou conhecida assim. Como vou tirar o sobrenome do ex, imaginei que agora seria a hora de regularizar esta situação e me tornar Helena de verdade

    ResponderExcluir
  179. Boa tarde, doutora! Bem acho que minha dúvida é simples:Eu me divorciei da mãe do meu filho(ela passou a usar o nome de solteira), este mora comigo com guarda definitiva, mas, tudo que eu faço com ele, tipo: matricular ele no colégio, leva o nome dela de casada(comigo), vou tirar a identidade dele, leva o nome dela de casada(comigo). minha dúvida é: posso retirar meu sobre nome do nome dela da certidão de Nascimento do meu filho? Eu tenho a Certidão com averbação do divórcio e que diz que ela passa a ter nome de solteira. Será que vou ter que colocar o nome dela de casada para sempre,em tudo que eu fizer com meu filho? Sei que o nome dela tem que estar nos documentos dele, mas queria colocar o nome dela sem meu sobre nome! Me ajude doutora a esclarecer essa dúvida!

    ResponderExcluir
  180. boa tarde eu sou casada a 15 anos meu nome mudou qd casei no registro de casamento, mas mantenho meu nome de solteira ate hoje nos documentos antigos,só que terei que renovar meu Rg e o meu titulo de eleitor pq perdi como faço para manter meu nome de solteira nos meus documentos novos.

    ResponderExcluir
  181. Ola, meu nome e Karine....qdo eu casei queria ter trocado de sobrenome, passar a usar somente o do meu marido, mas como nao fui eu quem deu entrada nos papeis nao consegui faze-lo,e o sobrenome do meu marido foi adicionado me deixando com o nome enorme...gostaria de saber se posso trocar, tirar um dos nomes....obrigada.

    ResponderExcluir
  182. Olá, dr.Gisele.
    Meu nome é Sandra Caeh, sou casada tenho 2 filhos com meu marido, 1 de 5 anos e 1 de 1 ano e meio.
    E meu marido tem um filho de 11 anos de outro casamento.
    Gostaria de saber se meu marido falecesse como ficaria a divisão dos bens.
    O que nós temos de bens são uma máquina de bordar no valor de 70mil reais, e duas motos. uma delas é minha, mas está no nome do meu marido, e a outra é do meu marido mas não está no nome dele.
    Temos tambem uma casa comprada em nosso nome, mas compramos pelo banco e ainda estamos pagando. Como é que seria feito em caso de falecimento do meu marido? obrigada, aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  183. Olá, Gostaria de saber se posso adotar o nome de meu futuro marido ao invés de sobrenome? Vi o nome de uma juíza que termina com ... de Miguel. Sendo assim é possível colocar o nome do marido?
    Tem alguma jurisprudência nesse sentido?

    No aguardo, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  184. Ola, Boa noite!
    Meu nome é Vanessa,quando me casei tive alguns prolemas com os meus familiares e retirei o sobrenome da minha mãe, mas me arrependi.Por esse motivo não troquei a minha documentação. Gostaria de sabe se posso voltar o sobrenome da minha mãe,e se e muito burocrático...

    ResponderExcluir
  185. olá.
    gostaria de saber se há o sobrenome pré definido do meu futuro marido que posso escolher pra incluir em meu nome.
    pois fui ao cartorio e nao deixaram eu incluir o 2º nome do meu marido, pois disseram que ninguem da familia dele o tem, somente ele, pois foi um nome q o pai dele inventou.
    falaram que so posso escolher o 3º ou 4º nome dele, pois esses sim vieram de familia.
    isso procede??
    obrigada, stella.

    ResponderExcluir
  186. Boa Tarde Dra!

    Meu problema é o seguinte: Qdo minha 1ª filha nasceu eu estava casada, e usava o sobrenome do pai dela. Me divorciei e casei novamente, gostaria de retirar o sobrenome do meu 1º marido nos documentos da minha filha, pois hoje uso o nome do meu 2º marido, tornando-se muito constrangedora a situação do meu nome estar acrescido do sobrenome do meu 1º marido nos documentos de minha filha, quando toda minha documentação consta o sobrenome do 2º marido. Por favor será possível fazer essa retificação do sobrenome? Aguardo uma resposta. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  187. Olá, boa noite, meu nome é Monique. Quando casei fiquei com o sobrenome da minha mae, do meu pai e o último do meu marido. Gostaria de saber se posso tirar o sobrenome do meu pai e ficar só com o da minha mae e do meu marido?

    ResponderExcluir
  188. ola,gostaria muito de saber pos eu me casai eguando a juiza declarou vcs estao casado u levei um susto,foi guando eu descobri que eu continuari a usa o nome de solteira ,pos u gotaria muito de saber se eu posso troca e pasa a usa o nome do meu marido ,por farvo me ajude manda uma menssagen para meu msn,que e graziela201102@hotmail.com bjs e fique com deus

    ResponderExcluir
  189. Dra. eu me casei e decidi não colocar o sobrenome do meu noivo, porém ele colocou o meu! Gostaria de saber se por eu não ter o sobrenome dele eu perco algum direito como esposa dele ou se nada mudou com relação a isso.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  190. Olá Dra. Recentemente me falaram que não posso retirar mais nenhum nome de solteira e somente acrescentar o do marido.Essa informação confere??? Pois gostaria de tirar o meu primeiro sobrenome quando casar e colocar o do meu futuro marido para que o nome não fique muito longo. Aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  191. Bom dia Drª Gisele,
    Meu nome é Lorena tenho 23 anos, gostaria muito que tirasse duas duvidas que tenho.
    1ª Quando meu filho nasceu eu não era casada e coloquei o nome de solteira na certidão, agora estou casada com o pai dele e queria colocar meu nome de casada em sua certidão. Isso é possível? o que devo fazer para que isso seja feito.
    2ª O sobrenome do meu filho é (da Silva Rocha), gostaria de saber se tenho como mudar o sobrenome dele. tirar o da Silva e colocar outro sobrenome meu, já que todos da família tem só ele não, ou pelo menos acrescentar. Isso é possível? o que devo fazer?
    Meu sobrenome é (Fonseca Calumbi da Silva Rocha), gostaria de acrescentar o Calumbi, no nome dele.
    Me oriente por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  192. Dotora Gisele,

    Sou casada mas meus doc.(rg,cpf,cart.trab,crea) estão como solteira queria permanecer assim e não mudar pra casada vou ter algum problema futuros?

    ResponderExcluir
  193. Olá! Quando casei assumi o nome da minha esposa, mas me arrependi posso voltar a assinar o nome de solteiro? como faço isso?

    ResponderExcluir
  194. Olá, meu nome é Janete, sou divorciada e tenho uma filha de 7 anos.Ao precisar tirar o R.G. de minha filha, fiquei sabendo que é necessário mudar a certidão de nascimento dela, pois meu nome lá, consta com o sobrenome de casada e o R.G. é uma cópia desta certidão. Fiz o R.G. assim mesmo, mas terei que pedir uma 2ª via, posteriormente, para corrigir este erro. A minha dúvida é a seguinte: Posso fazer uma viagem aérea (dentro do Brasil)com ela? pois no meu documento (RG) já consta meu nome de solteira e no RG da minha filha, permacene meu nome de casada. Terei problemas de embarque no aeroporto? O que devo fazer?Grata! Janete

    ResponderExcluir
  195. Olá doutora, gostaria de saber se há possibilidade de continuar com o sobrenome e retirar o nome intermediário? nas pesquisas que fiz eu deveria ficar com meu nome e/ou acrescentar o do meu noivo, gostaria de ter o nome dele acrescentado, porem se eu ficar com o meu nome original e acrescentar do meu noivo ficara muito longo

    ResponderExcluir
  196. Olá Drª Arantes Vim através desta tirar umas duvidas com a senhora. Sou casada no civil a 1 ano, mas no dia do meu matrimônio, não quiz trocar meu nome, pensando no trbalho que teria para trocar todos os meus documentos, só que agora estou arrependida e gostaria de acrescentar o sobrenome do meu esposo. Minha duvida é, se é possivel isso, e quais são as burocracias, e que medidas devo tomar para conseguir trocar meu nome, e quanto tempo isso demora..
    Desde já agradeço qualquer informação!

    ResponderExcluir
  197. ola, meu nome é Elizabeth....quando me casei eu queria ter colocado o sobrenome do meu esposo.
    Pois o mesmo é Italiano,mas eu estava muito nervosa que assinei nem prestei atenção.
    Eu gostaria de saber se posso acrescentar no meu
    certidão de casamento e se é muito complicado.
    sem mais obrigada.

    ResponderExcluir
  198. Drª Gostaria de saber se posso suprimir o sobrenome da minha mãe e usar o sobrenome materno do meu futuro esposo. Meu nome é E.G. S.P e do meu noivo é M.R.P. Ficaria: E.G.P.R, pode?
    Att,

    ResponderExcluir
  199. oLÁ dr, parabéns pelo blog!
    Minha dúvida é o seguinte:
    Tenho 11 anos de casada, porém na certidão de casamento mudou meu sobrenome, tirei o do meu pai (aquino) e coloquei o do meu marido(rodrigues). Pprém não queria modificar meu sobrenome para casadauso o de solteira,mas recentimente tentei abrir uma conta no banco do brasil e não conbseguir simplismente porque meus documentos não foram modificados e me falaram que teria que mudificar todos os meus documents, sou obrigada a isso?


    Atenciosamente: andrea

    aquino-andrea@hotmail.com agardo resposta

    ResponderExcluir
  200. posso mudar de nome com 26 anos . qual sao minhas chance?

    obrigado!

    ResponderExcluir