Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

19 de mai. de 2010

DEFEITO NO PRODUTO (VÍCIO)

As perguntas referem-se a defeito.Tendo em vista o disposto no CDC – Código de Defesa do Consumidor, o termo correto é Vício. Essa a razão o termo VÍCIO será utilizado, ao longo da entrevista, no lugar de defeito.

Para o CDC, vício diz respeito à impropriedade ou à inadequação do produto aos fins a que se destina.Defeito (fato do produto) é acidente de consumo, de conseqüência extrapatrimonial, do que resulta dano físico ou moral.
O direito de troca é garantido pelo CDC em que situação? 
R:Quando o produto apresenta Vício e o fornecedor não consegue sanar esse Vício no prazo máximo de 30 dias, o consumidor tem direito à substituição do produto (troca), mas pode optar também pelo abatimento do preço ou o recebimento do que pagou, monetariamente corrigido;

O consumidor compra um produto no estabelecimento e ao voltar para efetuar a troca, o produto está em promoção, ou seja, está com um preço mais baixo. Qual o valor que valerá para a troca ? O do dia da compra ou o do dia da troca?
R: A troca por outro produto da mesma espécie, marca ou modelo não altera o valor.Entretanto, se isto não for possível, prevalece o preço pago no ato da compra para fins de restituição do valor pago ou substituição por outro produto de espécie, marca ou modelo diversos.
O Qual o prazo de troca para bens duráveis e não duráveis?  Quando um defeito não é aparente e só é percebido pelo consumidor depois do prazo estabelecido por lei, qual é o prazo, nesse caso?

R: 
 Produto durável é aquele que, mesmo após o uso, permanece inalterado, podendo ser reutilizado por muitas vezes, sem limite de tempo, como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, etc.
Produto não durável é aquele que se extingue com o uso, seja de uma única vez (bebidas, por exemplo) ou sequencialmente (pasta de dentes, sabonete, cosméticos, etc.).
O direito de reclamar, em caso de vícios, é de 30 dias para os não duráveis e 90 dias para os duráveis (art.26, I e II do CDC).
Se o vício não é aparente (fácil constatação), inicia-se o prazo para reclamar “no momento em que ficar evidenciado o defeito” (§ 3º do art. 26 do CDC).

Um consumidor vai a loja e combina a compra de um produto com determinadas características com o vendedor. Ao receber o produto, verifica que não possui todas as características combinadas e a nota fiscal se refere ao pedido que foi entregue e não ao combinado. Qual o direito desse consumidor?
R: Quando o consumidor e o lojista (fornecedor) combinam a compra e venda de um produto eles realizam um contrato de consumo. Havendo divergência entre o combinado e o recebido, o consumidor tem o direito de exigir a substituição do produto enviado pelo que foi contratado (art.48 do CDC). Necessário, porém, que o consumidor possa comprovar o descumprimento do contrato mediante documento idôneo.

A loja, ao aceitar trocar o produto,  pode determinar dias específicos?
R: Quando o fornecedor admite a possibilidade de troca (substituição) do produto não viciado, ele pode convencionar com o consumidor as condições para esse fim sem que signifique ofensa ao CDC.

O lojista pode estabelecer valores mínimos de compras para efetuar troca de produtos com defeito?
R: O lojista (fornecedor) não pode eximir-se de sanar o vício do produto, desde que o consumidor reclame dentro do prazo da garantia (legal ou contratual). Estabelecer limites constitue prática abusiva, vedada pelo art. 39 do CDC.No caso, infringe os incisos I, II e V do citado artigo;

A loja pode determinar que não troca alguns produtos como lingerie, peças brancas  e outras coisas do gênero?
R: Nenhum fornecedor pode recusar cumprimento à garantia legal (art.26 do CDC).
Igualmente, não está obrigado a trocar (substituir) produto que não tenha apresentado vício. Lingerie, peças brancas, etc. , são produtos, e como tal estão sob a proteção do CDC;

Quando o consumidor leva o produto com defeito para trocar, dentro do prazo de troca,  qual é o prazo que a empresa tem para substituir o produto?
R: Tratando-se de produto viciado o fornecedor tem o prazo de 30 dias para sanar o vício. Não o fazendo, o consumidor decide pela restituição da garantia paga, monetariamente corrigida, pela substituição do produto ou pelo abatimento do preço (art.18, § 1º, incisos I, II e III).Observe-se, contudo, que terá de fazer uma única opção. Isto feito, não pode mudar.

Ao trocar um produto com defeito, qual passa a ser o prazo de garantia:  a data da compra ou a data que o produto foi substituído?
R: A garantia legal inicia-se com a entrega efetiva do produto. Logo, havendo substituição, novo prazo deverá ser observado. Quanto a garantia contratual, vale o que for assegurado no contrato.

Quando um produto apresenta defeito, dentro do prazo de garantia,  e na cidade que o consumidor mora não tem uma autorizada para realizar o serviço, ele tem o direito de optar pela substituição do produto ou a devolução do dinheiro, uma vez que o procedimento de enviar para autorizada fora da cidade demorará muito?
R: O fornecedor imediato, isto é, aquele que comercializou o produto, é solidariamente responsável, tanto quanto o fabricante (fornecedor mediato). Não havendo assistência  onde reside o consumidor, o fornecedor imediato deve receber o produto e providenciar a sanação do vício no prazo legal (30 dias);

Um consumidor compra um produto que apresenta um determinado defeito e ele leva para trocar. Em seguida, o produto apresenta o mesmo defeito. O consumidor, nesse caso, pode solicitar a devolução do dinheiro?
R: A interpretação doutrinária, inclusive a do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – Ministério da Justiça), é no sentido de que apenas um vício enseja sanação pelo fornecedor.
Assim, havendo um segundo problema, seja o mesmo vício ou outro qualquer, o consumidor tem o direito de usar as alternativas da lei: troca (substituição), devolução da importância paga, monetariamente corrigida ou abatimento do preço (art.18, § 1º, incisos I, II e III);

Um produto vai para assistência técnica e não há solução para o problema apresentado. O lojista informa ao consumidor que o modelo igual ao que apresentou problema não está sendo mais fabricado e exige que ele pague a diferença do preço para levar outro modelo. Isso é legal?
R:“Não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço” (art.18, § 4º do CDC).O consumidor, porém, não está obrigado a tanto. Simplesmente poderá exigir a restituição da quantia paga, monetariamente corrigida (art.18, § 1º, inciso II);

O consumidor compra um produto importado  e ao apresentar defeito é informado pela loja que não há assistência técnica no Brasil. Qual o direito do consumidor nesse caso? 
R: O importador e o comerciante são solidariamente responsáveis pela colocação do produto no mercado de consumo.
Dessa forma, aplica-se o art.18 do CDC, facultando-se ao consumidor as alternativas constantes dos incisos I a III do § 1º do referido artigo,istoé, troca (substituição) do produto, devolução da quantia paga, monetariamente corrigida ou abatimento do preço. O consumidor é quem escolhe a alternativa;

O consumidor compra um produto que utiliza para trabalhar e ele apresenta defeito eventual, hora funciona, hora não funciona. A lojista solicita que o consumidor deixe-o  na loja para fazer uma análise. Nesse caso, para não ter prejuízos no seu trabalho, que tipo de providências o consumidor pode exigir?
R: A pergunta envolve um vício intermitente. Desde que a “análise” e solução não ultrapassem os 30 dias, não há como exigir outra postura do fornecedor.Observe-se, todavia, que cada caso tem de ser examinado de acordo com a sua peculiaridade, sabido que produtos utilizados para atividades laborais nem sempre caracterizam relações de consumo;

Em caso de compras realizadas fora do estabelecimento(internet, telefone), qual o prazo de troca? E qual o prazo para desistir da compra?
R: Compras realizadas fora do estabelecimento do fornecedor permitem o direito ao arrependimento. O prazo para sua manifestação é de sete (7) dias, a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto (art.49 do CDC).Na hipótese de vício do produto, obedecem-se os prazos da lei para as alternativas de substituição, devolução da quantia ou abatimento de preço, vale dizer, os 30dias.Havendo garantia contratual (complementar), o prazo será aquele indicado no contrato;

Quando um produto vai para a assistência técnica, quanto tempo a loja tem para solucionar o problema?
R: O prazo de que dispõe a assistência técnica (que representa o fabricante) é aquele prescrito no art.18 do CDC (30 dias);

O lojista pode se recusar a trocar um produto com defeito que estava em promoção?
R: O fato da oferta caracterizar “promoção” não exclue a garantia legal. Esta garantia prevalece em qualquer situação. Atente-se, todavia, para vendas de produtos com defeitos (vícios). Desde que o documento fiscal descreva esses vícios e o consumidor conscientemente os aceita, não há como reclamar.O vício era conhecido e o preço proporcional.


422 comentários:

  1. Oi Gisele sempre acesso seu blog e acho muito interessante os temas que aborda. Parabéns! Seu blog é uma excelente fonte esclarecimento e uma forma de garantir nossos direitos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alane, fico muito feliz que receber seus elogios! É muito prazeroso pra mim saber que estou atingindo meu objetivo: levar informações e esclarecimentos! Vou ficar aguardando mais visitas suas!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. eu comprei um aparelho cel. e o mesmo apresenta defeito ja fui a loja e m deram outro igual e o defeito persiste, nao fazem 3 dias q comprei. posso desistir da compra?

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, o Código de Defesa do Consumidor prevê a devolução até após 07 dias da compra, porém, essa compra não pode ser efetuada na própria loja, ou seja, deve ser feita pela internet, telefone... no seu caso, o Código de Defesa do Consumidor ensina que, deve-se levar o aparelho para a assistência técnica, e em 30 dias, seu problema deve ser solucionado. Caso não haja a solução em 30 dias, o consumidor tem direito à substituição do produto (troca), mas pode optar também pelo abatimento do preço ou o recebimento do que pagou, monetariamente corrigido. Caso a loja se negue, pode ser movido ação por perdas e danos. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  5. DRA; COMPREI UM TV por 3.800, depois de 3 meses o produto apresentou ( vicio ) houve o conserto em 4 dias em questão de 20 dias o produto voltou apresentar um novo (vicio) passou-se 30 dias na autorizada acieonei o procon feito um acordo e os 30 dias uteis para receber um novo produto,o fabricante não honrou o acordo o procon multou o fabricante e o revendedor,em seguida o fabricante enviou um novo produto com (vicio) não aperente ao ser percebido levei de imadiato a autorizada que até esta data está esperando peças.por esta razão acionei o JUIZADO DE DEFESA DO CONSUMIDOR,(esperando audiencia)no intuito de não querer qualquer outro produto desse fabricante já que o produto já está defazado em seu preço quais meus direito e quais as alegações devo relatar durante a audiencia.OBRIGADO. AILTON

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisele! Que bom que você teve essa iniciativa de se colocar à disposição de pessoas que têm sido vítimas de abusos no que tange à relação consumidor & Fornecedor. Se possível, gostaria que você me esclarecesse uma dúvida: minha mãe comprou um fogão novo e pagou a vista. Porém, na segunda semana ela detectou um vazamento de gas do qual não foi possível sanar. O técnico condenou o uso e disse que ela não deveria utilizar esse fogão enquanto não fosse substituída a tal peça. No entanto, já se passou o prazo que a autorizada tem para encaminhar a peça e nenhuma resposta foi dada à minha mãe, e todas as vezes que ela liga, a loja transfere a obrigação dizendo que não mais depende deles. Eu fui até a loja e disse para o gerente que não aceitaria mais o concerto e sim a substituição por um novo fogão, pois o mesmo é de uso contínuo, diário, e isso está acarretanto grandes aborrecimentos. Portanto Gisele, o que fazer numa situação dessa?
    Um abraço!
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. Gisele, adquiri uma joia em 2004, desde então a peça ficou mais tempo na assistencia técnica do que comigo. Após tanto desgaste, apesar de amar o produto,a situação tornou-se insuportável ao ponto de eu solicitar a troca. Acontece que a empresa não fabrica mais aquele produto e ofereceu-me uma peça diferente no peso e na espessura, igual apenas no design, que não me interessou. Ao calcular o valor do meu crédito para fins de troca apresentaram-me um valor exatamente igual ao que eu paguei em 2004. Isso está correto?
    Grata
    Carla Martins

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla Martins, pelo tempo(mais de 06 anos) a empresa, por lei, não possui mais a obrigação da troca, que no caso do Código do Consumidor é de 180 dias. Porém, muitas lojas de jóias possuem contrato vitalício em suas jóias. Mesmo assim, o que pode ser feito é atualização monetária do valor. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcos, você está certo em certo em não querer a substituição da peça do fogão. Você tem direito a um fogão novo. E te aconselho a entrar na justiça requerendo seus direitos, pois a assistência técnica deveria ter dado solução aos seus problemas em, no máximo, 30 dias. Caso eles não tenham resolvido seu problema neste prazo, você tem direito a indenização por danos morais. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisele,
    Comprei um vestido na loja e assim que cheguei em casa percebi um defeito na sua costura. Imediatamente entrei em contato com a supervisora da loja que disse que havia separado um vestido igual para que eu pudesse efetuar a troca. Retornei então à loja no dia seguinte e o produto que ela havia separado estava com o mesmo defeito. A gerente disse que ia mandar para a costureira consertar um dos vestidos para que então eu ficasse com o produto. No fim, com tanto desgaste e retornos à loja (com despesas inclusive de estacionamento de shopping) solicitei a devolção do dinheiro, mas a supervisora disse que não podia efetuar a devolução, principalmente pq tinha feito a compra no cartão de débito e alegando que ela me deu opção de troca por outro produto. Ela tem razão?
    Obrigada,
    Renata

    ResponderExcluir
  11. boa tarde Gisele.
    comprei uma tv pois estava me preparando para casar e como a mesma me deu 50 meses de garantia nao abri no ato, apos um tempo abri e a tv estava sem volume levei para a assistencia, isso ja se repete pela 3 vez o mesmo problema, posso solicitar ao fabricante a troca por outra TV, ou ate mesmo a devoluçao do meu dinheiro?

    ResponderExcluir
  12. OI, comprei um vestido em determinada loja, o mesmo ficou pequeno, então me dirigi à loja, lá tinha o maior, mas, eu não quis, então resolvi levar outro no valor maior, a gerente se recusou em me dar 10% de desconto do mesmo por se referir à troca, tenho direito a esse desconto?

    ResponderExcluir
  13. Olá Gisele tenho uma loja de informática e comprei alguns produtos importados com um distribuidor no Brasil. Vendi para o cliente e o mesmo deu defeito faltando 5 dias para completar 1 ano. Porém o mesmo tem escrito na embalagem no verso: "Dois anos de garantia limitada a partir da data de compra, exceto se exigido de modo diferente pela legislação local." Porém não vem termo de garantia. Tenho obrigação de trocar o produto ou devolver o valor para o cliente??

    ResponderExcluir
  14. Olá, tenho um notebook e o lcd dele estava com defeito, e comprei um novo em uma loja com 6 meses de garantia, ele apresentou defeito pouco antes de vencer a garantia, mas como eu estava viajando só pude ir na loja depois que venceu o prazo de garantia, o gerente não quiz trocar pois disse que o prazo era de seis meses, que como não tinha recebido dentro do prazo ele não poderia trocar pois o já havia passado a garantia, ele disse que poderia me fornecer uma outra pelo preço de custo, eu não quis. Como faço, tenho direito de que ele troque essa peça fora da garantia?
    Espero sua resposta.
    Elen

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Gisele.
    Parabéns, por vc fazer o que está fazendo. Num sistema como o que vivemos hoje não é muito fácil encontrar profissionais que fazem ou prestam este tipo de ajuda de forma gratuita. Aproveitando a oportunidade gostaria de saber o seguinte: eu comprei um aparelho de celular pelo call center e este aparelho apresentou defeito. Quem deve levá-lo à assistência técnica, eu ou a loja da empresa do call center. obrigado.Ricardo

    ResponderExcluir
  16. Drª Gisele parabens pelo trabalho.Drª minha noiva comprou uma sandalia e com mns de 10 dias a sandalia arrebentou. levando para troca a loja disse que precisaria levar para análise. isso ja tem quase um mes e nada de resposta. eles podem se recusar a efetuar a troca?

    ResponderExcluir
  17. ola comprei uma impressora a 5 dias e ela nao funciona posso fazer a troca na loja pois ainda nao tem 7 dias de compra!

    ResponderExcluir
  18. Olá Drª Gisele,minha mãe comprou um televisor que apresentou defeitos em menos de 30 dias após a compra.A loja já foi comunicada,e disse que era pra ela ligar pra assistência técnica e resolver com eles e que na loja não tem mais a mercadoria.Quais providências ela deve tomar?Quais os direitos que ela tem?O que a loja pode fazer pra agilizar?

    ResponderExcluir
  19. Drª Gisele, comprei uma impressora e ela apresentou defeito poucos dias antes do prazo de garantia vencer, enviei ela para a garantia e eles trocaram a peça, agora o prazo de garantia não está mais valendo apartir do dia da compra, eu devo ter uma nova garantia em função do reparo que foi feito na impressora, pois a paça nova pode apresentar um defeito não é?

    ResponderExcluir
  20. Drª Gisele comprei um notebook no dia 27/06/11 e no dia seguinte ele pedia " restauração do sistema" procedi como o equipamento pedia, mas todo dia ele pedia esta " reparação do sistema" várias vezes ao dia.
    Hoje 15/07/11 posso pedir que a loja troque?
    Afinal ele já veio com defeito.

    ResponderExcluir
  21. Olá Drª Gisele muito legal seu blog ajuda a tirar várias dúvidas!!! Gostaria de saber minha Mãe comprou um sapato passado 60 dias e este foi usado somente 1° única vez constatou que um pé esta mais largo que outro será que pode ser contestada a troca por vicio oculto do produto?

    ResponderExcluir
  22. Dra. Gisele, boa tarde.
    Comprei um calça legui em uma loja, mas não consegui esperimentá-la na hora da compra, chegando em casa, vi que não deu. Quero trocar por outro produto, pois o tamanho é único, mas a loja se nega a efetuar a troca, alegando que na banca havia um aviso que não fariam troca daquele produto. Eles estão corretos em não trocar?? Existe algum art. do CDC que me ampare.??Fico grata, desde de já.

    Sandra - Niterói

    ResponderExcluir
  23. Dra. Gisele

    Tenho uma dúvida sobre Locação Residencial por mais de 30 anos.
    o que ocorre é que foi feito a locação do imóvel há 33 anos atrás e sem contrato firmado, ou seja, somente acordo verbal.
    Atualmente os herdeiros do imóvel manifestaram o desejo que negociar uma possível venda do imóvel ou a desocupação do imóvel.
    Minha dúvida é: quais os direitos como locatária ? Como devo proceder ? Qual melhor solução ???

    Aguardo um breve contato !

    Paloma

    ResponderExcluir
  24. Drª Gisele fui a um a loja aqui no espirito santo e tinha uma tv lcd 22" no valor de $350,00 reais, ao ver com a vendedora , a verdedora me informol que a mesma era vendida sem garantia pois estava com defeito (estava com uma mancha na tela) uma vez que a enchente teria atingido a mesma.
    Eu gostaria de saber se é legal esse tipo de venda? e se eu comprasse qual seria os meus direitos .

    ResponderExcluir
  25. Bom dia.

    Drª Gisele.
    Há 4 meses comprei um tenis e o valor foi de R$ 299,99.
    Com 3 meses de uso,o produto apresentou vicio,o amortecedores abriram,a parte do tecido por dentro rompeu entre outros.
    Estive entrando em contato com o fabricante,o mesmo enviou a carta em que solicitava o envio do produto por correios,o produto demorou 08 dias para cegar no destinatario.
    O fabricante determinou o prazo de 30 dias para avaliar o produto.
    Ontem recebi um email onde informava que a reclamação é procedente,e que dentro de 20 dias eles mandará para o meu endereço o mesmo produto.Porém não quero este produto.
    Eu teno direito de solicitar o valor pago de volta?

    Aguardo resposta.
    Grata.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Drª Gisele,eu comprei uma placa de vídeo no dia 09 de setembro sexta, e ela não funcionou, então levei na loja para pedir a troca, porém não existia outra, dentro do prazo de três dias posso exigir por lei que me devolvam o dinheiro pago? pois me disseram que iriam fazer um teste nela e que hoje me daria a resposta, mas até agora nada.

    desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  27. Ola Gisele, meu celular foi para a assistência técnica (ele estava travando), voltou com o mesmo defeito Agora eu posso pedir meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
  28. Oi Gisele
    Linda queria sua ajuda, comprei um nootbook , com 17 dias de uso, ele deu defeito, o q faço, quais são meus direitos, terei q ter um aparelho novo consertado, ou tenho direito da troca por um novo, do mesmo modelo?

    ResponderExcluir
  29. Olá Dra. Gisele, minha tv se encontra na autorizada a 20 dias e a garantia dela esta perto de vencer. Se acontecer da tv ficar na autorizada mais de 30 dias e a garantia da tv fornecida pela loja acabar, como fica a situação ? Posso exigir meu dinheiro ? Tenho direito de um novo produto ?

    ResponderExcluir
  30. Comprei um telefone fixo dia 12/12/2011 e deu defeito foi hoje trocar 17/12/2011 o vendedor falou que já tinha passado 5 dias e nao podia trocar mais, teria que ir a assistência tec.Isso esta correto?Quantos dias tenho 5,7,30? Na nota fiscal nao especifica nada.

    ResponderExcluir
  31. kaue ricardo miyoshidomingo, 25 dezembro, 2011

    Ola Gisele venho lhe parabenizar pelo blog e lhe pedir uma orientação fui com minha esposa em uma loja de um shopping center e ela viu um vestido e se encantou o provou e no dia seguinte eu voltei a loja sozinho e efetuei a compra do mesmo pagando o valor de 1.400 reais a vista em dinheiro isso ocorreu as nove horas da noite chegando em casa minha esposa ao retirar da embalagem indentificou que estava faltando varia pedras no vestido e me disse que nao queria mais o mesmo...no dia seguinte pela manha as 10 horas ao abrir a loja liguei na mesma informando que queria devolver o produto e obter o reenbolso do valor que paguei... pois nao queria mais o produto pois estava insatisfeito com a compra e com o defeito do produto...a atendente me informou que iria fazer o reenbolso me disse que preferia perder a venda do que o cliente e agendei um horario com a mesma para ir a loja ao meio dia chegando a loja ela me informou que a gerente nao estava na loja e entrou em contato com a proprietaria no qual me informou que nao poderia fazer a devolução do dinheiro me ofendeu por telefone e mandou procurar meus direitos pois solicitei a cartilha do consumidor e nao tinhão na loja e tbm pedi o telefone do procon e nao souberão me fornecer pois nao estava afixado na loja como preve a lei..em seguida a vendedora pediu que eu aguardasse q a proprietaria da loja estava chegando pois ao chegar chegou com seu marido e me informou que foi aconselhada por seu adivogado a nao efetuar o reenbolso pois a compra tinha sido legal...e que os defeitos ele iriao arrumar pois disse que nao queria mais o produto ai pegarãoi o vestido e ficarao com ele na loja p arrumar sem eu concordar com o mesmo..e estou com a nota fiscal do produto o que devo fazer??? desde ja lhe agradeço pela atenção e espero q possa me ajudar obrigado kaue ricardo miyoshi

    ResponderExcluir
  32. Eu comprei um conjunto de langeri branco e fui troca porque ficou pequeno, a dona da loja me disse que não pode trocar por um tamanho maior, pq é norma da loja. Tem alguma cosia eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite Gisele!
    Bem...estou com problemas financeiros e não consegui pagar meu boleto de cartão de crédito que venceu dia 15 de dezembro, mas vou quitá-lo dia o1 de fevereiro, podem levar meu nome para o SERASA por isso?Por favor me dê uma luz, pois nunca fiquei devendo, me informa.Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Oi Gisele. Primeiro lugar parabéns pelo BLOG.
    Comprei uma TV de LED e com menos de 1 mes já apresentou problemas. Levei a tv para a assistencia autorizada. Após 31 dias na assistência técnica eu tenho direito a uma TV nova igual a que comprei. É necessário registrar uma ocorrencia no PROCON? Tentei ligar para o fabricante mas eles dizem pra aguardar 10 dias. TEnho direito a danos morais por ter ficado sem minha TV nova no NAtal e ano novo? Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Oi Gisele,comprei um shortinho no dia 22/12/11. Quando fui experimentar em casa,dias depois da compra não gostei do produto! Fui a loja para trocar,ainda tinha tempo, pois havia na etiqueta um aviso que o prazo para troca seria de 30 dias,mas eles não quiseram trocar. Alegaram que o produto era da promoção,com prazo de apenas 7 dias!Mas na etiqueta da loja me dizia uma outra coisa.Estou confusa! Me ajude,
    Gleicer / Email: gleicer@live.com

    ResponderExcluir
  36. Será que você pode me esclarecer?
    Comprei um televisor LCD 32 polegadas dia 16 de janeiro p.p. na Loja Koerich aqui em Imbituba, SC e dia 21 por volta das 19:00h ao ligá-lo, só tinha som, nenhuma imagem. Como a loja já estava fechada, entrei em contato na segunda feira pela manhã e o vendedor, veio até meinha residencia e constatou o defeito. Porém o gerente não quer autorizar a troca da mercadoria.
    Como devo proceder?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda.
    Vera Lúcia Pacheco.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Dr Gisele...
    Meu nome é Fabiane,meu namorado comprou uma tv, que apresentou defeito depois de 1 mês de 19 dias, por lei a loja tem direito de trocar por outra igual, ate quando?

    ResponderExcluir
  38. Olá Gisele! Comprei uma blusa e somente quando usei percebi que o ziper dela estava com defeito. Ao retornar à loja fui informada que peças vendidas "na promoção" não poderiam ser reparadas pela loja caso apresentassem defeito. No entanto, essa informação somente foi obtida após a compra, não havia nenhum anúncio. Então eu não concordo, nesse caso estou certa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. COMPREI UM AR CONDICIONADO HOJE COM PROMESSA DE GELAR 42 Mº, E ELE NÃO GELA NEM MEU QUARTO, APENAS SAI VENTO GELADO.

    EU TENHO DIREITO AO DEVOLVER A MERCADORIA AMANHÃA E PEDIR MEU DINHEIRO DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde me chamo Milton, tenho uma duvida, o prazo de devolucao do meu aparelho venceu, entrei em contato com o fabricante para ter a troca do aparelho tive que aguardar 5 dias uteis, onde feio a resposta que eles nao tem aparelho e que vai ser feita a devolucao do valor pago corrigido ate a data do acordo efetuado e o valor vai ficar disponivel em conta em ate 20 dias, minha duvida o valor tem que ser corrigido ate a data que vai ser feito o deposito ou a data que fiz o acordo com o fabricante?
    Sem mais

    Milton

    ResponderExcluir
  41. Olá Gisele, ótimo blog.
    Comprei uma TV em jan/2011, em dez ela queimou e levei à assistência. no dia 14 de dez eles me devolveram e agora ela voltou a queimar, liguei para o SAC do fabricante e eles me informaram que a garantia da compra já esgotou (era de 1 ano), porém da assistência ainda existe e me disseram para procurá-los. Liguei e eles me disseram que vão me atender. Te escrevo para saber melhor quais são os meus direitos (prazo para conserto, possibilidade de solicitar troca do produto [por apresentar o mesmo defeito...], de quem é a responsabilidade pelo atendimento, ...)?
    Att.:
    Francisco Corrêa

    ResponderExcluir
  42. boa tarde
    adorei entrar no seu blog
    e aproveito pra tirar algumas duvidas
    fiz um emprestimo na crefisa em juiz de fora, coloquei em debito automatico, infelizmente no dia do debito, tiveproblemas com minha pensao, a crefisa nao descontou mais nao me procurou, no mes seguinte percebi que o valor descontado foi acima do valor da parcela, novamente entrei em contato, me informaram que estava pagando os juros e a parcela seguinte ficaria sempre em atraso, pedi entao um refinanciamento, o valor foi muito superior ao que peguei, mais so depois vi, era pra descontar 18 parcelas de 135 reais, um determinado mes, vi que o dinheiro se encontrava ainda na conta, novamente liguei e fui informada que tinha um acrecimo por isso o valor na conta nao cubria, fiquei indignada, e nos meses pra frente fui observando que o valor cobrado tdos meses eram superior ao do acordo, entao pedi ao banco o cancelamento do debito automatico, tento entrar em contato com eles e nao consigo, e certo o que estao fazendo, pensei em pedi ao banco extrato desde o primeiro emprestimo, e procurar o procon, pois eles podem descontar de uma conta ,um valor superior ao do acordo?
    no meu 13 salario o desconto foi de qse 300 reais
    me ajude
    agradeço
    meu e mail suely.corbeta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá Drª Gisele,

    Comprei uma geladeira pela internet na magazine luiza e a mesma está amassada, solicitei a troca e já tem mais de 60 dias que recebi o produto, mas a reclamação fiz com 02 dias depois do recebimento, a magazine luiza está me enrolando e acada dia muda a data da troca. Qual o meu direito?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Dra. Gisele

    Meu nome e tiago buratto e eu comprei um notebook dell 14r3340 na loja fisica do ponto frio dia 17/04/2012, e o mesmo apresentou defeito de fabrica apos 8 dias uteis, entrei em contato com o fabricante a dell e o mesmo veio trocar a peça defeituosa porem apareceu um novo problema pior do que o anterior, por insatisfação do não soucionamento do problema eu voltei a loja e exige, a troca, devolução do dinheiro, ou troca por outro aparelho porem os gerentes da loja me negaram isso e os mesmos me ridicularizarão dizendo que eu não iria conseguir isso, mas pelo que eu pesquisei na internet eu estou fazendo o correto de tentar trocar o produto visto que eu ja entrei em contato com o fabricante e o mesmo veio trocar porem deixou um problema maior de presente, pelo que li no seu otimo blog eu acredito estar correto
    Por favor me de uma luz sobre como proceder e se estou fazendo correto
    desde ja muito obrigado e continue sendo assim porque são essas atitudes que fortaleçem a nossa nação

    Obrigado
    tiago buratto

    ResponderExcluir
  45. BOm dia Dr Gisele!

    Comprei um bolsa para minha esposa a promoção no valor de R$ 400,00, sendo que a mesma custava R$ 1.000,000 fora da promoção. Em menos de tres meses apresentou um vicio que impossibilitava a bolsa de ser fechada. Levei a bolsa para a loja e foi encaminhada para a fabrica. Ao ser usada a bolsa me apresentou o mesmo vicio e novamente devolvi a loja para encaminha a fabrica novamente.
    A loja me liga me informando que eu teria disponivel um credito de R$ 400,00 para comprar, mas nesse preço a loja so vende carteiras e sapatos as bolsas são mais caras e todas já sairam da promoção. Acho muito injusto ter que pagar o preço cheio uma vez que independente de ser promoção comprei uma bolsa imagimava eu de qualidade e não era, e hoje me gerou uma frustração em não poder ter o dinheiro para complementar o pagamento de outra. Quais são os meus direitos?
    quarteto.es@gmail.com
    eudes_es@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Gisele,
    Gostaria de saber como devo proceder para procurar meus direitos em relação a um tenis que ganhei de presente e em 1 semana de uso ele descosturou, sendo assim levei na loja, ja fazem mais de 30 dias que enviaram para a assistência técnica e nada. Sendo assim a loja me autorizou a troca, porém não existe mais o mesmo tenis e nenhum outro produto me agradou. Com isso pedi o dinheiro de volta e o gerente recusou. O que devo fazer?
    Obrigado,

    Vitor

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, gostaria que vcs pudessem tirar ma dúvida minha em relação a compra de produtos que tenham VICIOS, este produto dar ao consumidor o direito a troca, mesmo que no ato da compra seja informado o Vicio do produto e que ele se encontra em oferta por ter um Vicio.

    Tomara que vcs possam tirar minda duvida quanto a esse caso. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, Gisele, comprei uma TV de LED e a mesma veio com defeito, não ligava, como demorei para usar o produto após a compra encaminhei até o serviço autorizado, foi concertado,mas com menos de 30 dias apresentou outro defeito, pergunto se posso exigir do fabricante a troca por outro produto novo, pois perdi a confiança neste aparelho de tv em questão

    ResponderExcluir
  49. Oi Gisele, comprei um notebook já é a terceira vez que ele vai para a assistencia tecnica, e ja tem 30 dias que ele esta na assistencia, quero um produto novo! Como faço para ter o novo produto, entre em contato com a empresa ou assistencia tecnica? e se eu puder efetuar a troca, posso trocar por dois notebooks já que o valor que paguei nele da pra comprar dois!? Aguardo respostas, obrigada desde de já!

    ResponderExcluir
  50. oi gostaria que vc me tirasse uma duvida comprei uma motinha joy e veio com defeito de fabrica liguei para loja no mesmo dia eu posso exigir a troca ou tenho que aceitar que ela seje concertada? por que ela ja veio com defeito.

    ResponderExcluir
  51. olá Gisele, fui até a oja comprar uma carcaça de celular, mas chegando em casa a peça não serviu, voltei a loja para trocar, mas a loja informou que não tinha a peça adequada, então eu pedi o dinheiro de volta, a loja me deu um vale por trinta dias, pedi se podia adquirir outro produto, foi ndito que não, em resumo não tenho o dineiro e nem o produto e entrei na justiça e perdi. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  52. olá Gisele,
    preciso de um auxílo: Comprei um aparelho de interfone há quatro anos. Nos primeiros meses apareceu defeito. Entrei em contato com a empresa responsável e não providenciaram siquer o conserto. Depois de tanto tempo, ainda há possibilidade de restituição?

    RoseMCF

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Dr. Gisele comprei um celular que tá apresentando vários defeitos nele como, travamento de tela, acende a luz dele várias vezes do nada, etc.. já. fiz atualizações nele e outros processos que o próprio fabricante falou que fizesse. Pois bem, continua a mesma coisa e pesquisando na internet descobri que várias pessoas que compraram ele apresentou os mesmos defeitos já enviaram mais de três vezes na assistência e o problema persiste. E sei que comigo tb não vai ser diferente . Gostaria de saber em que caso poderia pedir meu dinheiro de volta? terei que mandar mesmo a pra assistência?

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Dra. comprei um aparelho nextel na loja da nextel, no dia 9/08/2012. com o serviço de android p/ internet, mas até não conseguiram fazer funcionar o serviço, ja liguei para a nextel 6 x fiz todos os procedimentos que me pediram, por fim disseram que o defeito era do aparelho, fui na loja, testaram o aparelho e constataram que o defeito era na linha me mandaram ligar novamente para a nextel, liguei e mas uma vez não funcionou, então resolvi pedir para cancelar o serviço e a compra do aparelho, e me disseram que não posso cancelar a compra do aparelho e se cancelar o serviço vou pagar uma taxa de R$ 800,00 o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  55. olá dra. gisele
    por favor, comprei um monitor e com 9 meses começou a aparecer riscos ,tenho direito a outro ?pois o dono do local disse q tenho q aguardar 50 dias pra ver se tenho direito ou não ..resumindo paguei a vista e vou ficar todo esse tempo sem computador... me ajude .
    gisele lemos

    ResponderExcluir
  56. Olá Bom dia! Eu Comprei um Micro ondas e ao chegar em casa percebi que ele não aquecia. o funcionamento dele estava comprometido e eu não reparei quando o rapaz testou ele na loja! Em quanto tempo a loja é obrigada a trocar o aparelho imediatamente?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde Dra. Gisele,

    Gostaria de obter ajuda.

    Comprei um fogão, o mesmo apresentou defeito e já foi concertado pela assistência técnica por 2 vezes e voltou a apresentar o mesmo problema. Posso solicitar ao fabricante a troca do produto?

    Aguardo resposta.

    Grata,

    Paula Coelho

    ResponderExcluir
  58. Olá Dr. Gisele !

    Gostaria de saber qual o prazo que o lojista tem para devolver um produto para a fabrica contados a partir da nota fiscal de compra deste produto. Por exemplo: Um cliente compra um sapato e este vem a apresentar defeito todo o procedimento de troca é feito, já que o cliente reclamou seus direitos no prazo estipulado, porém este sapato foi comprado pela loja á um ano atrás, o fabricante deve receber este produto ?

    ResponderExcluir
  59. comprei uma impressora epson e após 8 meses ela parou de funcionar quando fui fazer a primeira troca de cartuchos, a loja levou para assis. técnica e como ultrapassou do prazo de 30 dias para solucionar o problema, optei pela devolução do meu dinheiro. Mas o dinheiro que gastei com os cartuchos(R$116,25), pois devolvi a impressora com os cartuchos vazios, o fabricante pode aceitar os cartuchos de volta e me devolver o dinheiro? Pois, sei que a loja aonde comprei os cartuchos não pode aceitar a devolução pq a embalagem já foi aberta, passou do prazo de 30 dias e não apresenta defeitos. Acho que o fabricante deveria me ressarcir o dinheiro gasto com os crtuchos, pois só tive dor de cabeça com essa marca ...

    ResponderExcluir
  60. Olá Dra Gisele!! Comprei a terceira sandalia da marca OPEN UP e arrebentou em 6 meses. Todas arrebentaram mas joguei fora. É uma marca da Leader e a Leader me manda procurar o fabricante. São 90 dias somente? Nada pode mudar esse esquema? Uma sandália de $80,00, ainda estou pagando minha fatura.

    ResponderExcluir
  61. Olá, comprei um computador pelo telefone da loja fast. Assim que chegou o produto notei que a moldura da tela estava trincada. Imediatamente entrei em contato e me pediram um prazo de 15 dias para recolherem o produto para somente depois do recebimento em outro estado, providenciarem o envio de um novo. Como ainda nao retiraram o produto, entrei em contato novamente e desta vez me informaram que o produto esta em falta no estoque. Devo aguardar os 30 dias garantidos CDC p a empresa faca a troca? Ou após os 15 dias que me pediram devo entrar com ação para substituição por um produto igual ou superior? Obrigada

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de compartilhar uma malandragem praticada, não só pela Motorola, mas por várias fabricantes de celular. O procedimento padrão é trocar/reembolsar o produto apenas após 3 entradas na assistência, sendo que eles dão um prazo de 20 a 30 dias para cada vez que o aparelho é levado à assistência. Eles nunca devolvem depois dos 30 dias, pois estariam ultrapassando o prazo legal do CDC (art. 18). Fingem que arrumam, fazendo com que você tenha que levar novamente para conserto. Ocorre que eles contam cada um desses prazos de entrada isoladamente, sem fazer a soma dos prazos, o que é errado. O intuito da lei é que, NO TOTAL, o prazo na assistência não passe de 30 dias. Passado esse prazo, eles têm que devolver o dinheiro ou trocar por um novo, a critério do consumidor. Esse procedimento de deixar 3 vezes na assistência não tem qualquer amparo legal. O prazo de 30 dias não é "zerado" a cada entrada do produto na assistência. Transcrevo a seguir entendimento da doutrina sobre o tema:

    “O fornecedor não pode beneficiar-se da recontagem do prazo de 30 dias toda vez que o produto retorna com o mesmo vício. Se isso fosse permitido o fornecedor poderia na prática, manipulando o serviço de conserto, sempre prolongar indefinidamente a resposta efetiva de saneamento. Bastaria fazer um conserto ‘cosmético’, superficial, que levasse o consumidor a acreditar na solução do problema, e aguardar sua volta, quando, então, mais 30 dias ter-se-iam para pensar e tentar solução (...) Quando muito e essa é também nossa opinião, o prazo de 30 dias é o limite máximo que pode ser atingido pela soma dos períodos mais curtos utilizados. Explicamos: se o produto foi devolvido a primeira vez no décimo dia, depois retornou com o mesmo vício e se gastaram nessa segunda tentativa de conserto mais 15 dias , na terceira vez em que o produto voltar o fornecedor somente terá mais 5 dias para solucionar definitivamente o problema, pois anteriormente despendeu 25 dias, sem ter levado o produto à adequação esperada. (NUNES, Rizzatto. Curso de direito do Consumidor, Ed. Saraiva. 2005, p.184-185). – gf. nosso.

    ResponderExcluir
  63. boa noite .
    comprei um home samsung e foi 3 vezes na assitencia tecnica contratada por mais um ano , e nas ultimas 2 vezes volto com o mesmo defeito e colocaram uma peça nao original .
    Qual é o meu direito , e o que devo fazer .

    ResponderExcluir
  64. Comprei um notebook e apresentou defeitos duas vezes, todas as vezes levei para a assistência técnica e agora deu defeito novamente. É um transtorno ficar indo sempre assistência técnica uma vezes que não moro na mesma cidade e ficar sem computador é um atraso para meus trabalhos serem concluídos. Posso entrar com um pedido de indenização contra a empresa?

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,

    quantas vezes e qual prazo de cada uma o fabricante tem por direito para consertar uma mercadoria que esta na garantia?

    ResponderExcluir
  66. Gisele BOa tarde
    comprei recentemente um ar condicionado consul, apos ser feita toda instalação o mesmo não funciona, ja tentei acionar a assistentia mais o tecnico nao comparece, eu ainda consigo trocar na loja?
    comprei dia 21/12 e hoje é 03/01
    suellen

    ResponderExcluir
  67. olá,

    Comprei um notebook em uma loja virtual e recebi-o dia 07 de dezembro de 2012, alguns dias depois sua webcam apresentou um defeito, já tentei solucioná-lo das formas cabíveis indicadas pelo suporte da marca, mas não obtive êxito... O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. comprei um DVD funcionou apenas em 3 dias no quarto dia deu defeito fui ate loja trocar o produto, eles me informaram que nao poderia trocar o DVD tenho que levar a assistencia tecnica, esse procedimento é correto? apenas 4 dias nao aceitar mais a troca e o pior que a assistencia tecninca é em outra cidade

    ResponderExcluir
  69. se o meu produto da loja deu defeito eu tenho direito a outro até conserto do mesmo?

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, estou comprando uma motocicleta sem ABS em um revendedor autorizado, fechei o negócio em R$29.900,00, como não havia em estoque este modelo, disseram que realizariam o pedido à fabrica. Foi assinado um contrato onde consta o modelo da motocicleta e o valor de entrada como garantia do negócio. Dias depois fui informado pelo revendedor que o modelo da moto que queria não fabricam mais, e que somente tinham o mesmo modelo porém com ABS, o que significa mais R$ 4.000,00. Esta difença eu devo pagar ou exigir o bem que custa mais caro pelo valor assinado no contrato?

    ResponderExcluir
  71. Gisele,tenho uma duvida, eu tinha uma mini geladeira da black and decker, a mesma apresentou defeito 5 dias antes do termino da garantia e eu a levei na assistencia tecnica e após 35 dias a assistencia fez a troca,a mesma não me deu documento algum referente a troca do produto e me informou que o novo produto não estaria na garantia,porque eu a levei faltando apenas dois dias para acabar o periodo de garantia e por isso a black and decker não daria garantia do produto trocado,isso procede?

    ResponderExcluir
  72. Olá Dra. comprei um sapato no site da loja melissa em outubro de 2012, porém quando chegou me deparei com outro sapato, sem ser o que estava a venda no site. tentei ligar para a loja nunca conseguia, então diz uma solicitação no Procon online, na qual pedia meu dinheiro revolta ou o sapato que realmente comprei e escolhi na internet e sem devolver o sapato que recebi, como uma forma de indenização pelo descaso e propaganda enganosa da loja. O Procon me mandou um email dizendo que o caso foi passado a loja, isso no ano . Quando foi quarta feira 13/02 as loja melodia me liga, dizendo que nao seria, possível mandar o que eu comprei pois eles erraram e nao existe mais, ao acabei recolhendo outro e eles me mandaram um cor para enviar essa que recebi errada devolva. minha dúvida e, preciso mesmo devolver o sapato errado após 4 meses que a loja nem deu sinal?. Pois quero ficar com ele como uma forma de punição.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Gisele,

    Estou com algumas dúvidas..
    Comprei meu notebook a 1 ano e antes da garantia acabar ele apresentou alguns problemas e no tempo que ele está na assistencia a garantia acabou e ja se passaram 30 dias. Ainda tenho direito a devolver o produto e receber outro ou o dinheiro pelo qual paguei?
    Outra dúvida é que comprei na Magazine Luiza Online (site) eu devo ir na loja e efetuar a troca?

    ResponderExcluir
  74. Olá, boa tarde! comprei um aparelho celular no dia 27/02, e no dia 01/03 ele apresentou defeitos, levei na loja no dia 02/03 e o gerente me disse que meu aparelho estava em perfeito estado, se apresentasse problemas para me voltar, falei com ele em relação ao prazo de troca pela loja de ser 72 horas e naquele dia estava completando o prazo ele me disse que não havia problemas, mas no dia 04/03 o aparelho apresentou diversos problemas, fui na loja e ele ficou mexendo no aparelho por mais de 1 hora e me disse que iria abrir chamada para a outra loja, que eu deveria voltar depois no outro dia, assim foi feito, quando voltei ele ficou novamente mexendo no aparelho por mais uns 30 minutos, e me informou que iria mandar para a assistência da loja, eu disse que não, pois voltei na loja antes do prazo vencer e já tinha dito isso, que não queria que o aparelho fosse para a assistência pois apresentou defeito em menos de 24 horas, ele disse então vá lá e escolha outro aparelho porque do mesmo não tenho na loja, mas na loja não tem mais nenhum aparelho que me agradou, ele foi super grosseiro e gritou em voz alta que era o que ele poderia fazer por me, quando eu falei que procuraria meus direitos ele falou como minha compra foi feita com cartão de créditos ele iria pedir o cancelamento da compra mas como minha fatura já havia sido fechada que eu pagaria umas 2 parcelas do cartão, mas não quero aceitar porque vou ficar sem celular e ainda pagando uma coisa que não estou usando e impedida de fazer outra compra em outra loja. Gostaria de saber quais são os meu direitos?

    ResponderExcluir
  75. Olá Drª,
    Comprei um vestido,tipo saia acoplada a uma blusa, três dias depois o usei para trabalhar. Acontece que no caminho para o trabalho me senti muito incomodada, pois o vestido subia. Resolvi ir à loja na hora do meu almoço e efetuar a troca por outro tamanho. As vendedoras se recusaram a trocar,alegando que eu estava vestida. Pergunto, nesse caso não houve um vício de inadequação do produto. Não consigo usar o vestido e nem trocar. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  76. o Gisele,comprei um armário de cozinha,porém o gaveteiro veio quebrado e o armário de canto veio de outro modelo. Reclamei pedindo a troca dos produtos mas não tomaram nenhuma iniciativa,já tem 15 dias desde a compra.Oque faço?

    ResponderExcluir
  77. boa noite! gostaria de saber quando um produto vem com defeito, e não existe assintencia tecnica para esse produto, mandaram eu resolver o problema, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  78. Olá Gisele estou desorientado e preciso da sua ajuda .
    Comprei uma TV Sansung 32 polegadas , com garantia de 2 anos, quando deu 9 meses ela apresentou um defeito, levei na loja pra trocar (sendo que estava na garantia) e o vendedor pediu pra eu levar na Autorizada aqui de Macaé-RJ , levei na autorizada e a tv ficou lá 3 mêses , pois eles falavam que a peça nao havia chegado esse tempo todo . Quando a peça chegou eles alegaram mau uso do consumidor e tive que pagar o concerto 550 reias, pois bem, paguei . Eles deram garantia de 1 mês do concerto e faltando 5 dias para completar 1 mês ela apresentou o mesmo problema, levei pra autorizada novamente ( Celula&Cia) e agora a TV ja tem 2 meses que esta lá, e sempre quando meu pai vai lá eles falam que esta no teste, o que posso fazer pra resolver logo esse problema ? minha tv passa mais tempo na autorizada do que em casa !!
    agradeço desde já, me de uma luz .

    ResponderExcluir
  79. Dra. Gisele no caso do consumidor ter perdido a nota fiscal e ter apenas o comprovante do cartão de débito, o produto estar com defeitó, o comerciante deve efetuar a troca ou devolver o valor pago? agradeço antecipadamente a atenção e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Gisele,
    levei um cordão de ouro a uma joalheria,( a peça nao foi adquirida la)para conserto de solda. voltei varias vezes na loja e nao achavam o cordão e nem a vendedora que me atendeu estava, deixei contato e ainda assim não tinha resposta. De inicio nem me preocupei, porque estava com o canhoto para buscar e era uma loja conceituada.
    hoje encontrei a vendedora na loja e ela me disse que o cordão ja havia sido entregue. questionei como seria entregue sem o canhoto do pedido, e ela disse que ainda assim foi entregue e que a pessoa ate pagou o conserto.
    Ainda foi ironica ao dizer que a pça não era da loja e ela havia feito um favor...
    Como devo proceder nesse caso?Quais os meus direitos?
    Maria

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Dra
    Comprei um notebook hoje nas Casas Bahia e assim que cheguei em casa percebi que o mesmo estava com aparência de um computador usado e já apresentando defeito.
    Amanha irei nas Casas Bahia, precisam me dar um outro ou esta no direito deles encaminhar para assistencia mesmo eu nem ter usado e nem fazendo 20 horas que tirei da loja.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia

    Meu micro system apresentou um vicio, levei ate a assistencia tecnica que diz ter sanado o vicio. Agora com menos de dois meses o micro sytem voltou a apresentar o mesmo vicio. Tem algo que posso fazer tendo em vista que a assitencia tecnica mais proxima da minha residencia é quase 18 km de distancia. Obrigado

    ResponderExcluir
  83. boa tarde,gostaria de saber quanto devo pagar de juros,a um cliente que me comprou um produto danificado,ele quer a devolução do dinheiro com juros,em que artigo do código do consumidor me informa o valor dos juros neste caso

    ResponderExcluir
  84. Boa Noite Gisele.

    Comprei um notebook, há 7 meses e este já foi para a assistência duas vezes, agora deu problema pela terceira vez,
    posso pedir troca do produto?

    Peço que me responda, por favor.
    Obrigada desde já!!!

    ResponderExcluir
  85. Olá Gisele, gostaria que você me esclarecesse uma dúvida. Comprei um computador pelo site da magazineluiza.com.br, porém o mesmo veio com vício(nem se quer ligou), solicitei a troca pelos canais de atendimento, e fui informado que poucas peças do meu produto foram distribuídas e esgotou-se no centro de distribuições da loja, me pediram que escolhesse outro produto, e que se o valor fosse maior , a diferença seria cobrada, porém ao pesquisar no site por outro produto, encontrei o MESMO computador, porém custando mais. O que devo fazer? Me disseram que eu posso optar por não querer a devolução do dinheiro e sim um outro produto com mesmas especificações, ou mesmo querer um outro computador disponivel que tenha especificações iguais ou superiores(desde que disponivel) sem cobrança adicional? isso é verdade?

    ResponderExcluir
  86. Ola Gisele tudo bem? eu comprei um produto e antes de 30 dias ele apresentou defeito. gostaria de saber se eu tenho o direito de pedir troca do produto imediata. pois fique sabendo que se o produto apresentar de feito dentro de trinta dias de uso a loja tem que fazer a troca deste e eu não precisarei esperar o concerto, mas sim pegar um produto novo. isto é verdade ou eu tenho que esperar mesmo?

    ResponderExcluir
  87. ola bom dia levei meu aparelho com de feito a assistência técnica pela garantia e com 29 dias ele me devolveram o aparelho com o mesmo defeito
    no dia seguinte levei aparelho novamente la e já tem 7 dias quais são os meus direitos e o que faço.

    ResponderExcluir
  88. Minha tv lg 32 lcd apresentou um problema na tela , ainda bem que estava na garantia estendida. foi para autorizada trocaram a tela 832 reais . usei 4 dias apresentou outro problema na tela, eles concertaram ,pelo código do consumidor eu tenho direito de de outra tv ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia Dona Gisele, primeiramente parabéns pelo blog. Por favor estou com um grande problema espero que possa me ajudar. Comprei um celular no extra (pela internet) fazem 6 meses, porém o mesmo apresenta um defeito de reiniciar sozinho e não entra em modo de funcionamento já enviei 2 vezes para assistencia (por minha conta) cada vez demorou em torno de 30 dias para voltar e agora apresentou o mesmo defeito e eles me informaram que tenho que enviar novamente, comprei o telefone para usar no trabalho pois viajo muito e necessito receber e enviar e-mail. O que devo fazer para sanar este problema? Muito obrigado.

    Marcel

    ResponderExcluir
  90. olá gisele comprei uma tv lcd 40"da marca semp toshiba e apresentou 2 defeitos em menos de 1 ano como eu procedo eu peço devolução do dinheiro, levo na autorizada, ou contato com a empresa responsável no caso a semp toshiba me ajude por favor

    ResponderExcluir
  91. Comprei uma Chuteira,veio com defeito, acionei a loja que após uns 10 dias me informou que poderia pegar um produto igual ou outro de minha escolh dentro de 30 dias, duvidas: Posso solicitar o dinheiro, pois comprei outra chuteira. Caso não possa, tenho somente 30 dias?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  92. Gisele adorei seu blog, agradeço seus esclarecimentos.
    Gostaria de saber se uma mercadoria em garantia permancer 29 dias corridos na assistência autorizada e voltar com o mesmo problema, eu terei que esperar mais 30 dias para poder solicitar meu dinheiro de volta? Ou mais 1 dia na autorizada completa os 30 e já tenho esse direito?
    Existe número de vezes máximo que o produto pode ir para conserto, não sendo resolvido, quando que posso pegar meu dinheiro de volta?
    Espero que possas me ajudar, grande abraço

    ResponderExcluir
  93. olá! bom dia. por gentileza, poderia me sanar uma duvida? - fiz uma compra de uma maquina de costura em uma loja física. com 5 dias úteis a mesma apresentou um vicio (travando), levei a loja e o gerente disse-me que tinha apenas quatro dias para a troca ser feita na propria loja, e que a partir de então teria de acionar a garantia do fabricante e contatar um técnico para avaliar o produto.
    fica as duvidas:
    -qual o prazo para uma loja fisica trocar um produto viciado (imediatamente)sem considerar o uso de tecnicos?
    -sou obirgado a receber este produto consertado, sendo que tem apenas 4 dias de (pouco)uso?
    desde já agradeço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  94. sou comerciante, vendi uma bateria de moto para o cliente que 3 meses depois voltou reclamando garantia de vicio, logo que detectei o vicio, imediatamente fiz a reposiçao de uma nova bateria. contudo , na hora de preencher a garantia da nova bateria, o cliente questionou a data, pois coloquei a data como reza no certificado(a data da garantia do novo produto prevalece a data do primeiro produto) ou seja, produto novo, com garantia ja em andamento(comprou em 03/01/13, fez a substituiçao 03/02/13.garantia de seis meses(bateria), menos um mes.),preenchi a garantia com data de 03/01/13. expliquei pra ele, que logo reclamou e chamou esposa que estava no carro. ela, identificou-se como advogada e solicito que a garantia fosse preenchida com novo prazo(seis meses), imediatamente expliquei que quem da a garantia é o fabricante, eu como comerciante, so cumpro a garantia ofertada por eles(fabricante). em seguida retrucou groceiramente dizendo cozo eu nao fizesse o que ela pedia, iriamos nos encontrar diante da justiça. em seguida, educadamente resposti : no que me cabe, creio que estou fazendo minha parte, dsculpe entao.
    pergunta: meu procedimeto foi correto ou naõ. o modo como a esposa falou comigo, me causou certo constangimento, se isso procede?

    ResponderExcluir
  95. ola Gisele comprei um pc hiper mercado extra dia 1/12/12no dia 2/12´/12 pc não ligo mais deu de feito, fui a loja no prazo72 horas da nota fiscal eles não tinha outro para trocar, eles não fez estorno do meu dinheiro que tinha pagado estou pagando ele ate hoje sem ter produto, gerente falo que vai fazer cancelamento da compra eu vou ter que continuar pagando compra que meu dinheiro vai ficar como credito no meu cartão que grupo não vai devolver meu dinheiro vai ficar em credito eu tenho um aparecer que eles me garante a troca do produto mas ate agora nada tem 6 mês de espera , me da um luz ai agradeço

    ResponderExcluir
  96. Olá Gisele Boa Noite,

    Tenho um Slimbook da Philco com "vício", levei á assistencia e não foi sanado o problema ainda, já faz mais de 30 dias, tenho ciência de que posso optar por um novo, porém gostaria de saber qual o procedimento á ser adotado. Ligo para quem, informo isso á quem, á quem devo recorrer?

    Desde já Muito Obrigado...
    Att. Lenniê Matos

    ResponderExcluir
  97. Olá Dra. Gisele !!

    comprei um aparelho iphone 4 numa loja da Tim. Paguei o aparelho em dinheiro e ele apresentou um defeito. Voltei a loja no dia seguinte a compra e eles aceitaram devolver o valor pago. De acordo com o código do consumidor e pelo fato de eu ter pago em espécie, qual é o prazo máximo prá que eles devolvam o valor pago ? Ou pelo fato de eu ter pago em dinheiro eles deveriam devolver o dinheiro no ato da devolução ? Até porque fiquei sem o aparelho novo, sem o meu número, pois o mesmo foi transferido para um microship e o meu celular só aceita o ship normal e fiquei sem o dinheiro. O problema é que se aparecer uma promoção de outro tipo de smartphone que eu estava interessada não poderei comprar pq a moça do caixa disse que a devolução do dinheiro é feita em 10 dias úteis ou seja quase 15 dias corridos. Enquanto isso como é´que eu fico ? tive que comprar um outro ship e só dá prá avisar algumas pessoas, não dá prá comunicar prá todo mundo.

    ResponderExcluir
  98. Olá, comprei um sofá só que o mesmo não passa na minha porta e não existe a possibilidade de içar o lojista não quer devolver o meu dinheiro já me aborreci muito o que devo fazer??? obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  99. Olá comprei um sofá que não passa na minha porta e não tem como içar pedi a devolução do meu dinheiro ao lojista que se nega a fazer, já me aborreci muito, o que devo fazer? Obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  100. Olá, comprei um sofá só que o mesmo não passa na minha porta e não existe a possibilidade de içar o lojista não quer devolver o meu dinheiro já me aborreci muito o que devo fazer??? obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  101. Comprei o celular Samsung Galaxy SDUOS dia 10/12/2012, primeira entrada na assistencia foi dia 08/03/2013, me entregaram dia 28/03/2013, segunda entrada na assistencia dia 05/06/2013 e dessa vez me entregarm dia 17/06/2013 mas para minha infelicidade ele continua dando defeito, o q faço? Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  102. Olá, comprei uma tv 32" semp toshiba em outubro de 2012 , e dentro de 2 meses apresentou defeito, ficou na assistência por 40 dias,quando chegou estava toda arranhada, a loja trocou por outra da mesma marca. Só que esta outra com poucos meses apresentou problema também ficou na assistência por quase 30 dias, chegou e com poucos minutos de uso apresentou o mesmo defeito que estava.Gostaria de saber quais são os meus direitos?

    ResponderExcluir
  103. E quando acaba a garantia, quanto tempo a assistência técnica autorizada tem pra reparar o defeito? Se enquadra nos mesmo 30 dias do art. 18 do CDC ou este é só para os casos de produto com garantia? se for assim pode ficar o produto lá a vida toda?

    ResponderExcluir
  104. Olá boa tarde, eu gostaria de pedir-lhe uma ajuda...
    Comprei uma câmera semiprofissional em um site na internet, um site muito conhecido e com lojas próprias. Quando recebi o produto constatei o defeito e ví que a troca não poderia ser feita na loja. Pedi a troca pelo site um dia depois e eles me deram um prazo até o dia 5/07 (hoje) para vir buscar e até o dia 16 para me trazer um novo. Hoje reclamei e eles me disseram q o prazo é até dia 16. Mas o informado foi dia 5 e tenho todos os e-mails salvos... ou seja eu tenho como provar.. E mandei um e-mail hj dizendo q após o dia 5 eu não iria entregar o produto p eles e iria ver quais os meus direitos....
    A pergunta é, o que devo fazer.. como proceder? devo procurar o Procon? Devo aceitar que eles levem a mercadoria depois de hoje? Obrigado e um excelente dia p vc!

    ResponderExcluir
  105. olá, comprei um vestido de quadrilha para mimnha filha dançar durante o evento o vestido descosturou todinho, fui até a loja para trocar não trocram e nem devolveram o dinheiro posso entrar com uma ação de dano morais

    ResponderExcluir
  106. olá comprei um Notebook e ele aparentou um vicio de fica ligando e desligando,levei para a assistência e ele voltou com o mesmo problema. isso sendo a terceira vez que eu levo.posso pedir a troca do produto e não mais querer levar na assistência?necessito de uma resposta urgente.

    ResponderExcluir
  107. ola boa noite , eu comprei um celular faz 7 meses , no decorrer deste tempo ele apresentou um problema, mandei para a autorizada da nokia , o problema foi resolvido , mas agora ele apresentou um outro problema , sendo assim eu posso exigir um aparelho novo ..ja que a nokia fala que o aparelho tem que ir 3 vezes para a autorizada para dar um aparelho novo. pode isso?? obrigado aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  108. Ola, comprei um vestido em uma loja so quando fui usar o ziper ficava se abrindao , nao pq o tamanho estava errado , pois o vetsido ficava perfeito.. no dia da compra estava apressada e nao experimentei mais assim q cheguei em casa experimentei estava tudo certo , so que quando fui vestir para ir a um aniversario o vestido ficava se abrindo o ziper fechado e se abrindo em baixo , foi ai que meu namorado tentou fechar o vestido e o ziper estava solto , e caiu.. fiz a reclamação depois dos 30 dias .. e estao vendo como vao fazer para trocar .. preciso saber.. como se pasosu os 30 dias .. e eu agora q fiz a reclamação sendo q o vestido nunca foi usado .. ele se encaixa nos produtos de bens duraveis ? sendo entao 90 dias para reclamar ate q apareça algum defeito ? entrei em contato com a loja pelo SAC . e ela me disse q eu encontrasse a nota fiscal , pra ver se tinha os 30 dias pois caso nao tivesse nao seria feito a troca.. quais os meus direitos ?

    ResponderExcluir
  109. Comprei um produto de uma pessoa física, quero fazer a troca, porém não tem do mesmo produto e nem outro de valor igual, posso trocar por outro produto da mesma especie, porém de valor superior?

    ResponderExcluir
  110. Ola, eu comprei uma placa de video que apresentou um problema, levei para a loja para pedir meu dinheiro de volta pois nao apresentava todo o potencial desejado, tendo em vista o meu pedido a loja disse que teria que TESTAR a peça.
    Apos o tempo de teste eles avisaram que a placa estava funionando normal(eu nao estava presente na hora para conferir mas tenho gravaçoes em video mostrando que o mesmo nao esta funcionando corretamente).

    Quais são os meus direitos ?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde Dra. Gisele em 12/2012 comprei um refrigerador, em abril/2013 apresentou o primeiro defeito, nao refrigerava, a parir desta ja foram fazer manutenção mais tres veses, duas com troca de peças, e ainda o problema nao foi resolvido, fui ate a loja onde adquiri, entrou em contato com o fornecedor, e me pediu um dia util para que eles respondam o que pode ser feito. Mais agora estou em duvida, se no minimo me oferecerem a troca posso negar e pedir o ressarcimento do valor, pois não confio mais, só foi dor de cabeça ate agora, e refrigerador é tão util na nossa vida. Se puder me ajudar com sua orientação fico grata!

    ResponderExcluir
  112. Dr. comprei uma esteira ano passado e veio com defeito, solicitei a troca e com 30 dias foi efetuada o problema é que a transportadora não coletou o produto avariado, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  113. DRA. 11 ANOS DE LUTA NA JUSTIÇA. CONSEQUI A SUBSTITUIÇAO DE UM APTO COM VICIOS POR OUTRO PELO CDC ARTIGO18 .DUVIDA A JUIZA TRANSFORMOU EM LIQUIDAÇAO DE SENTENÇA JA QUE A CONSTRUTORA NAO TEM OUTRO E MANDOU AVALIAR O MEU COM VICIOS .E CLARO QUE ESTA DESVALORIZADO. TEM ALGUMA JURISPRUDENCIA QUE DIZ QUE DEVO RECEBER O EQUIVALENTE A UM APTO NOVO? OU DEVO RECEBER O QUE ELES QUEREM ME DAR PELO MEU DESVALORIZADO? POR FAVOR ME AJUDE TENHO 10 DIAS PARA RESPONDER COM MEU ADVOGADO

    ResponderExcluir
  114. Geraldo Rodrigues Marquesquinta-feira, 05 setembro, 2013

    Ola Dra Giseli,comprei uma impressora de grande porte de uma empresa,porém,esta enviou a mas não mandou um técnico para instalação,alegando que não havia necessidade que fariam por telefone.Acontece que levaram alguns dias para instalar,tudo que faziam não dava certo,com muito a impressora começou a funcionar,mas com menos de uma semana começou apresentar defeito na impressão e já faz 5 meses inda não conseguiram consertar,tenho em mãos todas cópias dos e-mail que são muitos e telefonemas solicitando uma solução,que até hoje não resolveram,que providencia devo tomar.Aguardo e obrigado.geraldo.05-09-2013.

    ResponderExcluir
  115. meu ar condicionado tem 10 meses e não está gelando só ventila ainda ta na garantia tenho direito a um novo ar condicionado !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  116. bom dia dra gisele..tenho uma tv que comprei dia 05 de agosto e percebi hoje dia 19 de setembro que estava com defeito..passei 20 dias viajando entao realmente so fui usar a tv agora..liguei para a autorizada e mandaram levar na assistencia..queria trocar na loja, é possivel?

    ResponderExcluir
  117. Oi drª, eu comprei uma ventoinha de carro e dois dias depois voltei a loja para trocar-la pq apresentou defeito e ainda me deu prejuízos pq deu curto circuito. Eu pedi pro eletricista ver e foi comfirmado o problema, mas o vendedor disse que n tinha o mesmo e tinha que levar a autorizada para analize. Isso esta certo, ja que preciso viajar sabado dia 28.09 ele falou que so depois de 15 á20 dias?

    ResponderExcluir
  118. Eu gostaria de sua informaçao,por favor?
    Se eu comprei um produto na loja, e levarei para troca,porem ira para a fabrica, eu deverei continuar pagando,ou pagarei quando o produto retornar? Obriado,agradeço desd ja?

    ResponderExcluir
  119. ola bom dia comprei um pc a 6 meses e o mesmo nesses 6 meses ja foi para a autorizada 3 vezes ficando la mais de 1 mes e meio o que devo fazer

    ResponderExcluir
  120. Gisele, boa noite! Preciso de uma orientação, hoje passei por um constrangimento, fiquei muito chateada.

    Comprei uma balança da Black & Decker, via internet, compra feita no dia 16/08 mercadoria recebida no dia 22/08. Fiz uso do produto duas vezes, no dia 28/08 apresentou problemas. No dia 31/08 levei a uma assistência técnica, foi feito a ordem de serviço e pediu para aguardar que eles entraria em contato. Não fizeram contato, se tornando constante as minhas buscas atrás de informações. Ligo quase toda semana e vou na assistência as sexta-feira, e sempre tenho as mesmas respostas (tem que aguardar, o técnico ainda não veio ver o produto ou não tem peça). Hoje dia 27/09 fui até a assistência (como de costume) e perguntei semana que vem vou retirar a balança ou ter uma nova. Eles falaram tem que esperar, não chegou peça, as coisas não são assim. Questionei: "vai fazer 30 dias, sempre que veio aqui ou ligou vocês não sabem me dá uma informação exata". Eles responderam:" tem que aguardar os 30 dias e depois mais 10 dias para trocar a peça." Questionei fiquei mais desorientada com a informação, e perguntei porque tanto tempo se o prazo pelo Procon é de 30 dias. Eles responderam "nossa demanda é muito grande, você pensa que só tem sua balança para ser verificada." Fiquei mais indignada pela resposta e falei "vocês deveriam ter informado isso antes, que eu tinha procurado outra assistência." Por sua vez a menina que trabalha no local respondeu: "pega sua bosta e leva em outra assistência" Eu fiquei nervosa e respondi bosta é vocês como vocês trata um cliente, não tem nenhuma ética, vocês estão aqui para orientar e tentar solucionar os problemas e não tratar as coisas como descaso. Falei que ia atrás dos meus direitos, que eles tem um nome a zelar e deveriam fazer um curso de como tratar um cliente. Eles responderam que estão morrendo de medo, tiraram um barato da minha cara e conversaram entre eles para bloquear minha mercadoria. Fiquei muito horrorizada com a situação e não o que devo fazer. Por favor se puder me orientar.Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  121. bom dia , meu nome e erivan,
    comprei um som no dia 12/10/2013
    nas casas bahia e veio com defeito, e o aparelho e muito caro , então mim desanimei na hora , perdi o tessão pelo mesmo , eu posso devolver e cancelar a compra, preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  122. ola aluguei uma casa faz 10 dias quando aluguei avisei que tinha duas cachorras ate ai foi tudo bem agora o visinho nao aceita minhas cachorras eu quero sair para nao causar problemas tenho que pagar a multa ja que faz menos de trinta dias ou a lei me garante a saida agradeço desde ja obrigada JOAO

    ResponderExcluir
  123. ola aluguei uma casa faz 10 dias quando aluguei avisei que tinha duas cachorras ate ai foi tudo bem agora o visinho nao aceita minhas cachorras eu quero sair para nao causar problemas tenho que pagar a multa ja que faz menos de trinta dias ou a lei me garante a saida agradeço desde ja obrigada JOAO

    ResponderExcluir
  124. Ola bom dia ...comprei um tablet ha cinco mese atras..ontem fui por para carregar escutei um estralo nele e um forte cheiro de queimado e ainda esta na garantia ....oque devo fazer mandar a assistência ou ir na loja fazer rclamacao?

    ResponderExcluir
  125. Olá, boa noite Dra. Gisele! comprei uma tv numa loja que me garantiu que se o produto desse defeito eles levariam para assistência técnica. dentro de um prazo de um ano de garantia, após 6 meses da compra o produto deu defeito e a loja se negou a levar para a autorizada, disse que eu quem deveria levar para autorizada, só que não há autorizada em meu município e eu teria custos em transporte. EU TENHO ESSA OBRIGAÇÃO E A LOJA NÃO TEM NENHUM DEVER? Ficarei grata pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  126. Muito Bom seu Blog Dra. PARABENS!
    Att,
    Ana Fonseca,
    Advogada/São Luís MA

    ResponderExcluir
  127. Olá Gisele! Comprei um carro usado numa loja faz oito dias, o único percurso que ele fez foi p oficina e lá encontrou-se outros problemas que lá não resolvia e vai p outra oficina daqui a pouco. Estou decepcionado com o carro que no ato da compra me garantiram estar em perfeitas condições. Posso devolver e pegar o dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
  128. Boa Noite Drª Gisele
    Comprei um dvd para meu carro em Abril e agora estamos em Novembro o dvd esta na garantia e fui conversar com o gerente da loja onde comprei o produto ele me informou que eu tinha que entrar em contato com o fabricante para fazer o repar do produto ou então leva-lo a outra cidade onde existe a autorizada mas a minha duvida é isto é Obrigação do consumidor ou da loja onde efetuei a compra?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  129. Ola Dr. Gisele! Comprei um estofado e horas depois fui ate a loja tentar o cancelamento do produto, pois vi que era menor que o meu e ficaria pequeno para minha familia de quatro pessoas. Eles disseram que so poderia trocar por outro modelo, mas nenhum foi domeu interesse, tanto que recebi o mesmo produto. O pessoal da montagem da loja vieram fazer a colocacao dos rodizios, mas eles nao entraram de jeito nenhum... o sofa esta com defeito. pediram para eu voltar a lija para ver o que fazer. Minha duvida, agora posso pedir o cancelamento da compra e devolucao do valor? Faz so cinco dias que comprei o produto. Favor, gostaria de uma orientacao, pois pretendo voltar a loja logo, antes de fechar os 7dias. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  130. Olá, comprei um celular há um ano e dois meses.. hj ele apresentou defeito, posso entrar na justiça defendendo o direito de vida util do produto e pedir o dinheiro de volta? levei ele a assistencia outras duas vezes dentro do prazo mais não quiseram fazer a troca justificando que eram defeitos diferentes.. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  131. Olá me chamo pablo então adquiri um galaxy s3 em 06 de novembro do ano passado sendo que ja passou o prazo de garantia esses dias teve um problema conhecido como morte súbita que seria um problema no chip de memória interna sendo assim um defeito oculto
    O que eu poderia fazer nesse caso ?

    ResponderExcluir
  132. Olá Gisele tudo bem, gostaria de uma orientação sua, é a primeira vez que acesso seu blog, queria saber pois fiz uma compra pela internet de um sofá, o mesmo apresentou defeito, e a empresa trocou pra mim, porém deixou o outro sofá em meu apartamento, como não tenho espaço para guardar dois sofás, já entrei em contato porém o retorno está demorado, oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  133. Olá Drª Gisele Arantes
    ha mais de um ano venho sofrendo com um produto da marca Consul refrigerador que vem dando defeito ,o mesmo inciou a dar defeito a menos de um ano de uso estando na garantia, informei a empresa e que me enviou o caso para assistencial que veio realizar o concerto do produto mas o produto continuou dando defeito ,solicitei a troca do produto ao fabricante e a mesma exigiu uma nova avaliação da assistencia ,pois a mesma informou que não sabia mais o que fazer com o produto pois tudo que deveria ser realizado ja tinha sido feito, e mesmo assim o fabricante do produto deseja uma nova avaliação ,porém o produto esta funcionando e da defeito teporaio ou seja tem dias que funciona perfeito e outro ele descongela mesmo estando ligado na energia ,exigiu a troca do produto por outro mas o fabricante não aceitou o que devo fazaer aguardo sua orientação

    ResponderExcluir
  134. ola comprei um ar condicionado e depois de dois dias mandei instalar, e o ar deu problema nao gelou e deu erro, eu sei q em 7 dias eles tem q trocar o produto ne? mas e os 320 reais q eu paguei pra ser instalado o ar eles não tem q me reembolsar?? pq vou ter q pagar de novo pelo serviço, pode me tirar essa duvida??

    ResponderExcluir
  135. Olá. Eu comprei uma câmera fotográfica e em menos de um mês pude perceber que havia vício. Entrei em contato com a loja, que pediu que eu enviasse através do correio o produto para a assistência. Quando o prazo de 30 dias expirou, liguei para a assistência (que ainda não havia enviado o produto de volta) e pedi uma câmera nova. 35 dias após eu ter enviado a câmera para a assistência, enfim recebo-a em casa, mas o pedido que eu havia feito de uma câmera nova foi simplesmente ignorado pela assistência, que me enviou o primeiro produto q havia apresentado o problema. Eu gostaria de confirmar quantos dias a loja ou assistência tem para me enviar a câmera nova que eu havia pedido.

    ResponderExcluir
  136. bom dia! coloquei um aparelho celular na assistência e ficou mais de 30 dias corridos, onde o fabricante mim ofereceu outro aparelho com o valor inferior ao meu, então eu aptei em receber meu dinheiro de volta agora eu não sei o que faço, Eu não tenho conta corrente.

    ResponderExcluir
  137. ola boa noite ! me chamo alex! gostaria de saber se desde o momento q vc aciona a assistência tec de um produto(tv) já esta valendo o prazo de 30 dias?, pos já acionei a assistência e ate o momento o produto ainda não foi retirado da minha residência pra avaliação!

    ResponderExcluir
  138. Ola Gisele! Comprei um Notebook e apresentou um defeito na tela e enviei para assistência próximo do fim da garantia do fornecedor porem ao receber meu aparelho o mesmo já havia encerrado a garantia do fornecedor e imediatamente apresentou outro defeito ,no ato da entrega, que antes de ser enviado para assistência não havia no mesmo, porem fui informado que este novo defeito poderia não ser coberto pelo fabricante por a garantia ja havia sido encerrada.
    O que devo fazer ??

    ResponderExcluir
  139. Quem eu procuro para entrar com o processo de devolução do meu dinheiro ou pela troca de produtos quando j passou pela assistência e continuou a apresentar VÍCIO?

    ResponderExcluir
  140. Quem eu procuro para dar entrada no processo de devolução do produto, quando o produto já passou pela assistência e voltou com o mesmo defeito?

    ResponderExcluir
  141. Quem eu procuro para dar entrada no processo de devolução do dinheiro ou troca do produto? Quando o produto já foi para assistência e voltou com o mesmo problema?

    ResponderExcluir
  142. olá comprei uma televisão com garantia de um ano faltando apenas 10 dias para acabar a garantia a tv ficou com varios risco na tela, verde e vermelho, onde levei na loja e eles mandaram para assistência, entrei em varios forum de disussão e vi que muita gente teve o mesmo problema com a mesma tv, e que foi para a assistencia e tempos depois o problema aparecia novamente, eu gostaria de saber se posso trocar este produto por outra tv de outra marca tenho esse direito? obrigado

    ResponderExcluir
  143. Gisele, tenho uma duvida. Quando um produto, nesse caso uma motocicleta apresenta um vicio que é sanado pela a assistencia e outros vicios aparecem, até quantas vezes posso levar a assistencia antes de exige a troca?

    ResponderExcluir
  144. oi gisele,comprei uma tv ele deu defeito 20 dias apos a garantia de i ano oque devo fazer tenho algum direto pois parece que ela só esperou a garantia acabar para dar defeito.

    ResponderExcluir
  145. Boa noite Dra. Gisele!
    Comprei um aparelho telefônico e este apresentou um defeito, enviei para a assistência técnica, voltou com outro defeito, reenviei e voltou com outro defeito distinto. Tenho direito à danos morais, visto que tive muito desgaste emocional, era um presente de Natal que dei para minha mãe. Obrigada

    ResponderExcluir
  146. Paguei antecipado por um vestido para o casamento da minha irmã (a empresa exigiu pagamento antecipado), a loja já tinha vestidos prontos e prometia reformar do gosto e de acordo com o corpo do cliente. O serviço contratado e prometido no primeiro contato foi: 1) deixar o vestido confortável para o corpo da cliente; 2) o vestido tinha uma única alça então se prometeu colocar uma manga transparente de ambos os lados, com sobreposição de aplicações com a mesma delicadeza da alça anterior para cobrir a alça da cinta; 3)preservar as aplicações originais com o mesmo desenho; 4) colocar aplicações no punho; 5) fazer a bainha tanto de dentro como de fora. TODAVIA, o decote foi alterando em relação ao caimento original, visto que o subiram demais para não ter que fazer a bainha do vestido. Subiram demais à cintura - também ficou parecendo que para não precisar fazer a bainha. As aplicações nas alças ficaram extremamente desiguais, perdendo inclusive a delicadeza. Por subir demais a cintura comprometeu-se o desenho das aplicações nas costas na região da cintura – restando em um dos lados apenas uma estreitíssima aplicação. Resultado: o serviço primou pelas facilidades em prol da loja e não do cliente, não correspondendo ao contratado. Pergunta-se posso solicitar o dinheiro de volta?! O casamento da minha irmã será daqui a duas semanas e não tenho o vestido, estou sem conseguir dormir e sentindo-me lesada. O CDC me reguarda desse transtorno e da devolução do meu dinheiro?! Como posso ficar com uma roupa que sequer me deixa respirar direito?! QUAL A SOLUÇÃO?!

    ResponderExcluir
  147. Comprei um celular aos 3 meses de uso dei problema e ele já foi para a garantia duas vezes e voltou . Mas a loja não me forneceu outro aparelho para ir usando e ja faz mais de um mês sem meu celular . Quais são os meus direitos em questão a isso .

    ResponderExcluir
  148. bom dia,comprei uma geladeira e logo após um ano de uso ela deu defeito,nesse caso eu teria direito aos tres messes de garantia pelo cdc?ai ficaria os tres meses do cdc mais a garantia de 01 ano da loja,ou não exixte iso

    ResponderExcluir
  149. ola olha to com um probleminha fui a uma loja destas de 1.99 dias anteriores antes de efetuar a compra ae pedi se aceitava cartao.a dona disse que sim .ai olhei 2 produtos e pedi o valor a dona ela dise custa x.ai fui pra casa 2 dias depois pela manha voltei a loja e efetuei a compra dos produtos x.a dona nao se encontrava no momento so a vendedora,paguei um produto no cartao e o outro no dinheiro.isto pela manha,ai a tarde voltei la pra adquirir outro produto do mesmo valor x.quando passei no caixa a dona disse nao esse nao e o valor o valor e outro vc ta me devendo iso e oportunismo ae eu disse entao vou ate minha casa e vou devolver a mercadoria e quero meu dinheiro de volta.. ae ela me devolveu o dinheiro de uma mercadoria,mas a da outra eu nem falei pq nem nota fiscal ela me deu..oque devo fazer..me senti lesado em relaçao a iso comstrangedor...

    ResponderExcluir
  150. boa tarde
    nao sei se tem como mas tenho umas duvidas
    comprei um celular de um rapaz, nao tinha nota nem garantia, acordo verbal mesmo no valor de 400 reais.
    testei o aparelho na hora como touch e cartao de memoria para ver se reconhecia e aparentemente estava blz
    mas no outroo dia o touch estava com dificulfdades para uso e ao receber uma ligaçao reparei que so conseguiria ouvir alguma coisa pelo viva voz
    pedi meu dinheiro de volta
    mas o individuo alega ter entregue o aparelho em perfeitas condiçoes.
    nao sei como posso proceder com relaçao a esse problema
    se puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  151. boa tarde
    nao sei se tem como mas tenho umas duvidas
    comprei um celular de um rapaz, nao tinha nota nem garantia, acordo verbal mesmo no valor de 400 reais.
    testei o aparelho na hora como touch e cartao de memoria para ver se reconhecia e aparentemente estava blz
    mas no outroo dia o touch estava com dificulfdades para uso e ao receber uma ligaçao reparei que so conseguiria ouvir alguma coisa pelo viva voz
    pedi meu dinheiro de volta
    mas o individuo alega ter entregue o aparelho em perfeitas condiçoes.
    nao sei como posso proceder com relaçao a esse problema
    se puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  152. Boa noite.
    Compri uma estante há mais de tres meses e a mesma veio com defeito. Procurei a loja e a mesma fez a troca e a montagem mas não removel a estante danificada. Gostaria de saber o prazo que a loja tem de remover a mercadoria danificada pois estou querendo dar um fim nela.

    ResponderExcluir
  153. Como saber qual seria o valor monetariamente corrigido em caso de devolução?

    ResponderExcluir
  154. Olá Dra. Gisele gostaria de uma orientação, comprei uma tv da marca Samsung e a mesma tem somente 2 anos de uso e apresentou um problema na tela não houve queda, pois levei na assistência tecnica autorizada da Samsung e a mesma relatou que esse tipo de problema é comum nesse modelo da Samsung e não queriam ficar com a tv pq não teriam a peça para trocar e tbm já me passaram que esse conserto ficaria em 1.300,00. Então diante dessas informações negativas por parte da assistencia tecnica liguei na Samsung e expliquei o problema a atendente .A mesma me orientou levar a tv novamente na Assistencia tecnica e abrir uma ordem de serviço pq sem a mesma não teria como iniciar qualquer reparo por parte deles dizendo a possível troca do aparelho pois era muito novo.
    Pois bem levei novamente a assistencia tecnica abri a ordem de serviço liguei na Samsung e a mesma me pediu pra ir novamente a assistencia tecnica e pedir um laudo tecnico dizendo que não tinham a peça para troca e uma ordem de serviço com o valor do orçamento e ligar pra samsung novamente, então fui eu novamente ligar na samsung pq a assistencia tecnica disse ter achado a peça e passou o valor do serviço que só veio a confirmar 1.300,00 .Ou seja qdo liguei novamente pela ultima vez na Samsung me fizeram de palhaça dizendo que era só eu autorizar a troca pois a peça já estava disponível e eu que iria pagar e não eles.
    Queria saber se eles estão corretos em dizer q um produto como uma tv led 40"smart full hd no valor pago de 1.899,00 compra efetuada no dia 30/01/2012 pode apresentar um problema na tela (parece que tem uma persiana branca vertical na tela pela metade) pois bem me senti comprando um frango estragado , esse produto tem essa durabilidade mesmo? Pois em lugar algum vi que correria esse risco comprar uma tv que dure apenas 2 anos por esse valor.
    Preciso de uma orientação.
    Tem algum lugar que posso recorrer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  155. Boa noite. meu pai de 70 anos velou o relógio que tinha apresentado defeito na loja em que ele avia comprado. Fiquei sabendo do acontecido a pois o relógio está na loja a mais de 2 meses gostaria de saber o que posso fazer para exigir os direitos do meu pai.

    ResponderExcluir
  156. Ola doutora, comprei um smart tv, samsung pela televenda recebi dia 26/05, ao abria a caixa e ligar a tv para minha surpresa tem um mancha preta e a tela esta trincada, entrei em contato de imediato com a loja informando do ocorrido, perguntaram se a caixa estava intacta informei que sim mais o tv não, mim passaram o protocolo e mim informaram que dia 25/06 passariam para recolher o produto, passado acho que dois dias entrei em contato solicitando o cancelamento da compra mim enviaram um email informando que a compra havia sido cancelada, mais que irão recolher ate o dia 30/06/2014 o tv, gostaria de saber da senhora se estão corretos e se tem algum coisa que posso fazer, agurado resposta,

    ResponderExcluir
  157. Olá! Dei entrada do produto na autorizada dia 16/maio. A empresa me informou que irá realizar a troca do computador, porque não tem conserto. Quantos dias ela tem para me entregar um produto novo? 30?

    ResponderExcluir
  158. Oi Gisele bom dia,
    Comprei uma geladeira e dentro da garantia a mesma apresentou vicio, solicitei a assistência técnica para resolução do problema, mas o problema ainda persiste dentro do prazo de 30 dias que o fornecedor tem para sanar o problema. Já posso solicitar a troca do produto ou ressarcimento do dinheiro? Ou devo aguardar o prazo de 30 dias?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  159. dra. comprei alguns mtrs de piso.em menos de um mês apresentou vício, fui até a loja que comprei fiz uma reclamação mais ainda não obtive resposta. o devo fazer?

    ResponderExcluir
  160. Enviei meu aparelho três vezes para assistência tanto física quanto pelos correios. N a última vez orientada a enviar o aparelho pela QUARTA VEZ e solicitar restituição. ENviei o aparelho através do código de posta 488308143 e solicitei o reembolso. Recebi uma ligação no dia 11-07-2014 informando que seria realizada a troca do aparelho e hoje 16-07-2014 eu recebo novamente o mesmo aparelho com defeito.

    Se já foi autorizada a troca porque estão me enviando o mesmo aparelho?
    Eu não tenho tempo hábil para ir trezentas mil vezes aos Correios fazer autorização de postagens.

    Falta de respeito total com o consumidor.

    Falta de comunicação da empresa com os setores ao saber que a troca por um novo aparelho foi autorizada e meu aparelho antigo retornou.

    Eu já postei o meu aparelho com defeito não solucionado para que não houvesse reenvio. Se o aparelho novo não chegar no prazo estipulado que será até 21-07-2014 irei ao PROCON E TOMAREI AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

    o CONSUMIDOR não tem que perder dia e horário de trabalho com autorizações de postagem por falta de comunicação (serviço eficiente).


    Eu fiz todas as solicitações dentro do prazo, porém está para vencer a garantia dia 29-07-2014. Eu terei o mesmo direito, ou seja, ele continuará valendo? Por já ter feito as solicitações?

    ResponderExcluir
  161. Olá Gisele! comprei uma bolsa na promoção onde a vendedora me informou que não trocava o produto, olhei a bolsa toda não identifiquei nenhum problema, depois de 5 dias de uso parte a alça. Tenho direito á garantia?

    ResponderExcluir
  162. Olá Doutora! Eu comprei um refrigerador e com um mês ele apresentou viciu, passou 45 dias para chegar a peça, depois de consertado , após dois dias apresentou o mesmo viciu, chamei novamente a assistencia, hoje consertaram e hoje mesmo apresentou o mesmo viciu, o que faço? Desde já meu muito obrigado. Fredison.

    ResponderExcluir
  163. Bom dia ! DR Gisele
    Meu not book de defeito 3 dias antes do prazo de garantia do fabricante terminar Pois bem ! demorei uns dias pra levar a um técnico achando ser um problema simples foi então que me alertou se tratar de um problema de fabricação e que a data do defeito havia ocorrido dentro da garantia nesse tempo espirou a garantia de 1 ano quando me diriji ao fabricante ele me disse que a garantia havia terminado e que a data em que havia ocorrido o defeito não importava
    Ta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o laudo com o tecnico pois defeitos de fabricação sao de responsabilidade do fabricante. Mas vc tera de provar neste caso que o defeito realmente e de fábrica isso no procon e resolvido facilmente

      Excluir
  164. Gisele, boa tarde! Comprei uma camiseta do meu time e mandei personalizar com meu nome e número por mim escolhido. O produto chegou sem defeito, porém, na 1º lavagem, a camisa soltou tinta e manchou a personalização. Nesse caso, posso exigir a troca do produto ? A loja quer refazer a personalização e devolver o produto. Como já aconteceu uma vez, fico com receio de acontecer de novo (soltar tinta) e manchar até mesmo outras roupas. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  165. Ola gisele , tudo bem?
    Gostaria de saber qual artigo no CDC está a responsabilidade do fornecedor em receber o produto e ele mesmo enviar para assistência quando esta se encontra outra cidade.

    ResponderExcluir
  166. Olá Gisele
    Queria uma orientação sua.Fiz a compra de um mp4 e o mesmo venho com defeito,quando fui na loja fazer a troca o valor do produto já havia aumentado e a atendente me informou que eu teria que dar a diferença do valor isso está correto ????

    ResponderExcluir
  167. boa noite! comprei um celular motorola modelo defy plus, nao me lembro ao certo qual foi a loja, mas foi pela internet nessas grandes lojas que tem, só que este apresentou problema tecnico na placa, mandei pra garantia, resultado foi constatado o defeito e noa tinha concerto, me mandaram um celular de outro modelo em substituiçao, no caso um (rzr d3 xt920) pois o defy nao estava mais sendo fabricado, até ai tudo tranquilo, só que com o passar dos dias, esse mesmo celular que a motorola me mandou apresentou defeito também, menos de 2 meses de uso, mandei pra assistência e concertaram, fiquei mas de 1 mês sem celular, blza, ai novamente deu problema mais 1 mês sem celular, mandei denovo e por ultimo mais uma vez problema, e mais de 1 mês sem celular denovo, resultado preciso dele pra trabalhar. entrei em contato com a motorola e eles me ofereceram outro modelo agora no caso o moto G , só que eu nao quero mais celular motorola, e eles tao me obrigando a ficar com ele, ai solicitei ressarcimento do meu dinheiro de volta e foi negado. to usando um nokia lanterninha pra quebrar um galho, a minha pergunta, tenho esse direito de pegar meu dinheiro de volta? sou obrigado a aceitar o que eles estao me oferecendo contra minha vontade? se eu entrar no pequenas causas , eu ganho? pois fui muito prejudicado, sem contar com os estres, danos e constrangimentos, os gastos de combustivel, transito e tempo perdido. fico no aguardo da ajuda, obrigado minha querida e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  168. Minha duvida e com garantia estendida comprei um pc e ele deu defeito na garantia do fabricante, nao sanado o defeito ele me devolveu o dinheiro e comprei um novo de outra marca.
    O que acontece com a garantia estendida.

    ResponderExcluir
  169. Olá Gisele! tenho uma peuena boutique e uma cliente comprou 3 vestidos sendo que experimentou e não estavam danificados isto tem aproximadamente 30 dias, agora ela voltou para devolve-los pq algumas costuras abriram e ela acha que eu tenho que aceitar, sendo que os vestidos foram usados e estão com cheiros de perfumes, me ajude, fico aguardando. Grata

    ResponderExcluir
  170. Olá! sou dona de uma boutique e uma cliente comprou 3 vestidos aproximadamente 30 dias e agora depois de ter usado-os quer quer devover pq algumas costuras abriram e os vestidos estão com cheiro de perfume,me ajude! Grata

    ResponderExcluir
  171. ola comprei uma escova giratoria ela deu defeito 2 ves o q devo fazer eles trocaram uma vez

    ResponderExcluir
  172. Bom dia Gisele,
    Comprei um estofado faz 4 meses e o mesmo apresentou um defeito em sua estrutura de madeira, uma delas rachou, e não por mal-uso, mas sim por ruindade mesmo! Gostaria de saber se existe alguma maneira de a empresa que o fabricou ou a que vendeu arcar com o conserto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  173. Ola Gisele . Fiz uma compra de um fogão no valor de 1.300 reais, paguei a vista e tive um desconto de 200 reais. o produto apresentou defeito e a garantia autorizou a troca. Quero saber qual o valor real ao ser feita a troca, 1.300 reais ou 1.100 reais? Aguardo resposta. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  174. Ola, gostei muito da sua pagina.Está de parabésn!
    vejo q esclareceu muitas dúvidas, e ajudou em muitos casos.
    A minha história é a seguinte. na véspera do casamento da minha filha, fui até uma loja de calçados, e adquiri uma sandália. Calçado esse q USUARÍA!! no casamento. Só q para minha surpresa, decepção, frustração e constrangimento. Está com defeito. Umas das tiras q prende ao tornozelo, é mais curta. Ou seja: não fechou. HOJE FAZEM 23 DIAS, AINDA NÃO PROCUREI A LJ. pois não quero apenas trocar as sandálias. Como devo me proceder

    ResponderExcluir
  175. Olá Doutora. Parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Gostaria de umas orientações...
    Comprei um teclado no valor de R$ 5.000, com menos de 90 dias o mesmo apresentou defeitos. Levei-o até assistência técnica. Porém o produto voltou apresentar problemas, e mais uma vez levei-o a assistência técnica, e pela terceira vez o problema persistiu. A loja não quer trocar o produto, assistência técnica quer resolver o problema mais uma vez, dessa feita querem levar o produto para outro estado e querem que eu arque com as despesas de transportar o produto. Todavia, eu quero a substituição do teclado, afinal ele já foi pra assistência duas vezes, e não obtivemos sucesso. Nesse caso, eu tenho direito a substituição do produto? E quem é o responsável por essa substituição, loja ou assistência.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  176. Boa noite

    Quero te parabenizer pelo trabalho que voce faz pelas pessoas, que Deus continue a te iluminar...

    Quero tambem tirar a minha duvida, se possivel peço para que me responda em meu Face assim ficaria mas facil lidar com esta situação na segunda(https://www.facebook.com/claudio.machado.1428)

    Comprei uma Tv a 3 messes e hoje foi a 3 vez que ela deu o mesmo problema, estou pagando suas prestações sem problemas, porem foi retirada pela minha vó, mas eu que as pago, continuando, gostaria de saber se agora posso troca-la por outra TV de outra marca? tem que ser com as mesma especificações da primeira Tv esta troca? se eu escolher uma TV que não há na loja a loja tem que me arrumar uma ou posso pegar meu dinhero já pago? se eu escolher uma TV maior tenho de pagar a diferença do valor? posso acrecentar este valor nas parcelas? pode ser eu a pessoa a ir resolver este problema ou tem de ser a minha vó?

    ResponderExcluir
  177. Dra Gisele comprei um Smartphone há mais de um ano e meio e nem tenho mais a nota. O aparelho apresentou um vicio de fabricação, comprovado pelo fabricante. O mesmo me disse que não tem o aparelho em estoque, mas que poderia fazer o ressarcimento, desde que eu apresente a nota. Não tenho ais a nota, e nem consegui a segunda via. A caixa do produto tem todas as especificações da compra, etc. O fato de não ter mais a nota me fez perder o aparelho?

    ResponderExcluir
  178. dr. gisele

    uma cliente comprou uma saia que deu defeito, voltou a loja para a troca e a mesma foi autorizada pelo estabelecimento, mas a cliente disse nao gostar de nada da loja e que voltaria depois ,voltou depois de quase 2 anos, a loja é obrigada a realizar essa troca???

    ResponderExcluir
  179. OLA, MANDEI FABRICAR UMA MAQUINA EM OUTRA CIDADE, E VEIO COM DEFEITO, POREM DURANTE AS NEGOCIAÇOES A EMPRESA APRESENTOU VARIOS PROBLEMAS, QUE NOS DEIXARAM SEM CONFIANÇA, AGORA ELES QUEREM LEVAR A MAQUINA NA FABRICA PARA CONCERTO, POREM NAO CONFIO MAIS NO SERVIÇO DELES, POIS ANALISEI COM OUTROS TECNICOS E ME ALERTARAM QUE AS SOLUÇOES APRESENTADAS PELA FABRICA NAO RESOLVERIAM O PROBLEMA.
    PASSEI OUTRO ORÇAMENTO A ELES COM UM EMPRESA DE MINHA CIDADE PARA ELES PAGAREM , MAS NAO ACEITARAM .
    O QUE POSSO FAZER NESSE CASO ?

    ResponderExcluir
  180. POSSO FICAR COM O PRODUTO MESMO A ASSISTENCIA ME PEDINDO DE VOLTA?

    ResponderExcluir
  181. estava aguardando peças para minha geladeira que ainda estava na garantia, mais esperei por 5 meses e nada, procurei o PROCON e só então consegui o ressarcimento do meu produto, e agora a autorizada quer vir buscar a geladeira, quero saber tenho o direito de não devolver se eu quiser?

    ResponderExcluir
  182. seguinte, estou totalmente insatisfeito com a tv que comprei, da marca philips, desde o inicio começou a dar inumeros defeitos, enfim, levei na assistencia, 2 semanas depois eles me ligam e disseram que nao havia conserto e que a philips ja providenciou uma tv nova e mais moderna para mim, porem, eu disse que queria o dinheiro de volta que eu quero é comprar outra marca, eles disseram que nao devolvem dinheiro, e agora, eu quero saber, estou no meu direito de requerer o dinheiro de volta ? dizem que o prazo para sanar o defeito é de 30 dias e que apos este prazo eles podem sim devolver o dinheiro a escolha do cliente porem meu caso foi o seguinte, em 14 dias eles ja deram perda total na tv, ou seja, se ja nao posso ter minha tv consertada de volta, eu ainda assim tenho direito de exigir o dinheiro de volta ?

    ResponderExcluir
  183. Olá boa tarde Dr. comprei uma TV, e deu defeito, veio o técnico e arrumou, ela apresentou o mesmo problema novamente, a loja recolheu a TV e faz mais de 30 dias e não me deram um retorno, minha dúvida é continuo pagando a TV ou não. Penso em entrar com uma ação no Juizado, sem advogado, mas tenho medo de parar de pagar, até o mês de novembro paguei certinho, inclusive, paguei a mais para ter garantia estendida.

    ResponderExcluir
  184. olá comprei um celular e já foi 2 vezes para a assistência técnica, gostaria de saber se posso pedir a troca ou o valor pago pelo produto?

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde, comprei uma calça numa loja e na pressa eu não provei na hora, em casa quando fui provar, vi que a calça não ficou legal no corpo e guardei para trocar, conservei a etiqueta, quando cheguei na loja a vendedora constatou que o zíper tinha caído, eu não tinha percebido, ela disse que o dono não autorizava a troca, mesmo que eu achasse o zíper e levasse. Gostaria de saber se a postura da loja é correta ou eu tenho direito a troca? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  186. oie, comprei uma tv só q ela veio com defeito, fui fazer a troca na loja e a loja informou q nao tinha + a tv e quer devolver o dinheiro, posso exigir q só aceito a msm tv??

    ResponderExcluir
  187. Bom dia Gisele! Comprei um carro seminovos na loja Localiza, e no dia seguinte descobri que o carro tem vício -vazamento do óleo do motor. Já levei na loja e eles me encaminharam para o reparo 3x. E da última vez deixei o carro na loja e me recusei a continuar com ele, pois o vício é nítido. Solicitei a troca do produto, mas o gerente disse que não trocaria e que nem devolveria o dinheiro. Como devo proceder?
    (Ingrid Ramos)

    ResponderExcluir
  188. boa tarde, comprei um ar-condicionado na loja casas Bhaia a 38 dias hj, o tecnico veio para instalar e constatou que nao tinha nenhum gaz, paguei para colocar gaz, nao durou uma semana, voltei a loja falaram que nao faziam troca de produto co defeito,ai foi pedido o tecnico para vim ver o vicio, pediram 5 dias uteis esperei e nada, voltei a loja e pediram mais 5 dias uteis e nada do tecnico aparecer voltei mais 3 vezes e esperei e nada ate agora venceu o ultimo prazo ja faz 4 dias, oque devo fazer ja que o tecnico responsavel nao apareceu ,me ajudem estou desesperada, desde ja obrigado. Eliane

    ResponderExcluir
  189. Olá, Doutora Gisele! Gostaria de uma informação, adquiri uma televisão e a garantia está terminando neste mês, aproximadamente sessenta dias, estou falando com fornecedore e o mesmo não resolve o problema, uma vez que não tem assistência na minha cidade ele alega que não é problema dele. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  190. ola gisele, boa noite. comprei uma geladeira da marca electrolux no ato da compra adquiri garantia estendida que vai vencer em 2016, mas depois de 2 anos de uso ela deu problema e procurei a loja. a assistencia tecnica veio em minha casa e constatou que era defeito de fabrica entao propos trocar algumas peças. no dia sequinte ele enviou o valor para a loja e ela recusou em arrumar disse que era para eu pegar outra geladeira, chegando la a mesma geladeira custa 1.950,00 e na garantia o valor da indenização é de 1.324,00, se eu fosse pegar a mesma geladeira tinha de pagar diferença, o que eu faço nesta situação?? Por favor me ajude!!! Não sei o que faço!!

    ResponderExcluir
  191. Quando vence a garantia legal de 90 dias de um móvel, o lojista pode cobrar taxa para abertura de assistência técnica. Existe algum artigo do CDC que fale sobre a legalidade dessa cobrança?

    ResponderExcluir
  192. Olá, comprei um purificador e veio com defeito e no dia seguinte quiz cancelar e o gerente aceitou a troca, entao troquei por uma geladeira brastemp ative e tambem veio com defeito agora quero cancelar e ele quiz fazer a troca sendo que vira a minha casa ele mesmo, entao nao aceitei, ele mandou a assistencia tecnica e nao me avisou entao nao tinha ninguem em casa e agora falou que passou o prazo de 5 dias para o cancelamento e colocou assistencia tecnica denovo o que fazer? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  193. Comprei uma lavadora de alta pressão a mesma veio com defeito. Levei na assistência técnica. O mesmo disse que não tinha conserto, forneceu-me um laudo condenatório. Mas não me devolveu a lavadora. É correto isso?

    ResponderExcluir
  194. Ola comprei um celular modelo motoG2..a menos de sete dias e apresentou vicio...eu posso desistir Da compra...nao posso esperar ir para a assistência tecnica..e já nao quero mais desse modelo pelo problema apresentado.. Aguardo...obrigada.

    ResponderExcluir
  195. Boa Noite, comprei um notebook pela internet no dia 03/01/2015 e chegou no dia 13/01/2015, e no dia 17/01/2014 percebi que o notebook esta presentando alguns defeito, posso solicitar a troca do aparelho ou tenho que procura a assistência técnica do produto.

    ResponderExcluir
  196. oi gisele,olha comprei uma geladeira fazem dois anos e no decorrer desse tempo ja deu defeito 5 vezes ,comodevo proceder para trocar o produto?

    ResponderExcluir
  197. meu CD Player deu defeito, enviei para uma loja especializada para consertá-lo, recebi o produto porém, o mesmo apresentou defeito ao ligá-lo e como estava no prazo de garantia ficou para fazer novos reparos. Passados longos 70 dias o mesmo retornou para realizar novo reparos pois apresentou o mesmo defeito. Foi realizada a substituição da peça que apresentava o defeito que se encontrava na garantia, porém o técnico teve que substituir outras para que a mesma funcionasse perfeitamente. Pergunta-se: Essas novas peças substituídas devem estar na garantia? No caso de recusa de entrega de nota pelo técnico quais providências devo tomar?

    ResponderExcluir
  198. Ola! Gostaria de saber se um produto durável dar defeito no prazo da garantia e passar por varios cncertos e o problema persistir. posso exigir a troca do produto. Sendo que não esta no prazo dos 90 dias, e sim da garantia de 1 ano?

    ResponderExcluir
  199. Comprei um celular há 10 dias, ele veio com defeito de fábrica , ele não lê o micro SD, fui a loja para fazerem a troca e o gerente me exigiu que eu fosse a uma assistência técnica para que eles me desse um parecer técnico informando o defeito, só que liguei e eles não dão este parecer que o gerente da me exigindo para troca. Ele pode fazer essa exigência sendo que tem apenas 10 dias que comprei o produto?

    ResponderExcluir