Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

29 de nov. de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DIREITO DE FAMÍLIA

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CASAMENTO REFERENCIADOS PELO NOVO CÓDIGO CIVEL

1) o que muda a respeito do casamento?

O novo Código dispõe que o casamento é "comunhão plena de vida", com mesmos direitos para os cônjuges, seguindo a disposição constitucional segundo a qual "os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher".

2) O que dispõe o novo Código a respeito da possibilidade de casamento apenas no religioso?

O novo Código disciplinou a questão conforme a Lei de Registros Públicos, sendo facultado aos nubentes o casamento apenas no religioso, mas para que tenha efeitos civis, é necessário ser registrado no Registro competente até 90 dias após a cerimônia (e não mais 30 dias).

3) O marido pode adotar o sobrenome da mulher?

O Código Civil atual estabelece que o marido poderá adotar o sobrenome da mulher, o que não era previsto no Código anterior, exceto com pedido e autorização judicial. Anteriormente, apenas a mulher tinha a possibilidade de adotar o sobrenome do marido.

4) O que muda a respeito do regime de bens?

O regime de bens poderá ser alterado durante o casamento, com anuência de ambos os cônjuges e por pedido motivado para autoridade judicial. Os três principais regimes de bens permaneceram:
Comunhão Universal de Bens, Comunhão Parcial de Bens e Separação de Bens, sendo que na ausência de pacto antenupcial vigora o Regime da Comunhão Parcial de Bens. Foi criado um novo regime, o da Participação final nos Aqüestos.

5)Como funciona o novo regime de bens?

O regime da Participação Final nos Aqüestos (bens adquiridos durante o casamento) se assemelha ao regime da comunhão parcial de bens, só que os bens adquiridos na constância do casamento não entram de imediato para a comunhão, constituem patrimônio individual de cada cônjuge. Quando da dissolução da sociedade, os bens adquiridos por um e por outro a título oneroso durante o casamento são divididos em partes iguais. Os bens anteriores ao casamento não se comunicam.

62 comentários:

  1. Dra.Gisele,me sclareça por favor:Sou filha do priemiro casamento de meu pai,ele no segundo casamento adquiriu uma casa e essa casa depois de paga o financiamento foi passada pro nome da sua segunda mulher á pedido da mesma.Na morte de meu pai terei direito a aguma porcentagem dessa casa, mesmo estando só em nome da sua segunda mulher?Ele é casado comunhão parcial de bens.obrigada me esclareça por favor.
    ceninha1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    Você é herdeira dieta de seu pai.

    Vc precisa apenas comprovar que o bem foi adquirido pelo seu pai,junto com sua madastra, durante o casamento dos dois.

    Mesmo que o bem tenha sido registrado apenas no nome dela, com uma ação judicial, você consegue requerer sua parte da casa.

    Qualquer dúvida estou disponível.
    Att,

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Doutora e parabens pelo seu blog.
    Tenho uma duvida,
    estou com uma mulher a 20 anos vivendo juntos e com o tempo adquirimos um apartamento que na escritura coloquei 50% no meu nome e 50% no nome dela e agora estou com receio porque ela tem 2 filhos do seu primeiro marido então gostaria de saber se quando ela(minha mulher) falecer terei que sair do meu apartamento por causa de seus 2 filhos do primeiro casamento que são seus herdeiros e tambem quanto de porcentagem do apartamento é meu depois que ele falecer e se terei que pagar alguma porcentagem pros filhos para continuar morando no apartamento porque não tenho outro lugar para morar.

    OBS: os filhos dela tem varios imoveis e eu só tenho esse apartamento para morar, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ola Dr.Gisele. Bom sera que poderia me ajudar? É que estou cm 27 Anos e ainda não tenho o nome do meu pai no meu registro pois agora resolvi.Dai Fui em um advogado e isso já se faz um ano, já fizemos o DNA e ate hj nada? Não tenho muito envolvimento com o meu pai porque o filho dele do primeiro casamento não aceita nós dois como pai e filha por motivo de bens e o ameaça. Mas enfim,todas as vezes q falo com o advogado ele diz q foi mandado a intimação para o meu pai e é só agardar..afinal eu quero o meu registro e o que é meu por ser filha tambem! O que você me aconselha pois estou impaciente com tudo isso porque de tanta demora??
    Obrigada boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr.Gisele. Bom sera que poderia me ajudar? É que estou cm 27 Anos e ainda não tenho o nome do meu pai no meu registro pois agora resolvi.Dai Fui em um advogado e isso já se faz um ano, já fizemos o DNA e ate hj nada? Não tenho muito envolvimento com o meu pai porque o filho dele do primeiro casamento não aceita nós dois como pai e filha por motivo de bens e o ameaça. Mas enfim,todas as vezes q falo com o advogado ele diz q foi mandado a intimação para o meu pai e é só agardar..afinal eu quero o meu registro e o que é meu por ser filha tambem! O que você me aconselha pois estou impaciente com tudo isso porque de tanta demora??
    Obrigada boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Dra gisele, quais sao meus direitos como esposa, estou morando com ele ja tem 14 anos temos um filho de 5 anos, e agora vamos separar, nao temos casa propria. Moramos de alugyel. Eu tenho direito a que e o meu filho?

    ResponderExcluir
  7. Dr. Gisele. Estou com um problema. Minha tia tem um apartamento e alugou um quarto neste apartamento onde ela mora também. Tem mais de 6 anos. Esta mulher paga aluguel mas minha tia não fez nenhum tecido que comprove. Só tem um documento feito de um contrato de locação assinado por esta mulher. No AP minha tia paga todas as despesas e essa mulher usufrui de tudo. Essa mulher faz as coisas pra minha tia como comida e lava as roupas. Esta mulher agora esta falando q quer receber por tudo que ela fez pra minha tia. Esta ate amassando falando que não sabe do que ela é capaz. Só que minha tia esta apovorada pois já é de idade. Este AP esta registrado em nome de três sobrinhos. Esta mulher pode reinvidicar alguma coisa ou entrar na justiça e querer alguma coisa?
    Desde já muito obrigado. Celso

    ResponderExcluir
  8. Dr. Gisele. Estou com um problema. Minha tia tem um apartamento e alugou um quarto neste apartamento onde ela mora também. Tem mais de 6 anos. Esta mulher paga aluguel mas minha tia não fez nenhum tecido que comprove. Só tem um documento feito de um contrato de locação assinado por esta mulher. No AP minha tia paga todas as despesas e essa mulher usufrui de tudo. Essa mulher faz as coisas pra minha tia como comida e lava as roupas. Esta mulher agora esta falando q quer receber por tudo que ela fez pra minha tia. Esta ate amassando falando que não sabe do que ela é capaz. Só que minha tia esta apovorada pois já é de idade. Este AP esta registrado em nome de três sobrinhos. Esta mulher pode reinvidicar alguma coisa ou entrar na justiça e querer alguma coisa?
    Desde já muito obrigado. Celso

    ResponderExcluir
  9. Doutora Gisele gostaria de esclarecer uma questão. Quando eu era de menor, minha guarda foi dada aos meus avós materno, hj sou de mair e casada, sendo que os dois já estão falecido tenho algum direito na herança????

    ResponderExcluir
  10. Comprei uma casa e botei em nome de minha mãe , tenho como provar que o dinheiro era meu... Agora quero dividir em partes iguais e ela não quer ! Quais são meus direitos?

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei uma casa e passei para nome da minha mãe , agora quero dividir em partes iguais e ela tá dificultando ! Tenho como prova que o dinheiro usado na compra era meu ! Qual são meus direitos?

    ResponderExcluir
  12. Doutora meu pai comprou uma casa para a mãe dele sem o consentimento da minha vida mãe e agora meus pais iram se separar minha mãe pode exigir que ele venda a casa da mãe dele ?

    ResponderExcluir
  13. Ola..
    Minha avó esta passando por uma situaçao muito ruim ela morou com o marido dela ah 19 anos mais ou mesnos..
    Nao sao casados no papel e eles nao tem filhos Entre eles, diz ele que conversou com uma advogada e ela o aconçelhou a sair da casa e levar as coisas dele. Agora que ele ja nao mora mais com ela ele ta a precionando a vender a casa porque ele diz ter direito a ela depois de abandonala digamos assim ou ele quer dois comodos pra ele alugar ou ate vir morar com ela mais sem eles voltarem..
    A casa esta no nome da minha avó e dos filhos que ela teve antes de conhecer ele.
    Ela nao aceita ele ali e nem vender a casa o que ela poderia estar fazendo?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Moramos em um terreno a mais de 50 anos, temos documentos de compra do terreno, documentos antigos, mas a escritura não tem, agora o proprietário do terreno ao lado está elegando que nosso terreno e dele, o mesmo fica mandando intimação de uma delegacia e na mesma alega que invadimos o terreno dele, sendo que moramos ali no endereço antes do terreno ser dele, o que fazer nesse caso? E ele vai e fica gritando na rua que vai colocar a gente pra fora da casa. Meus pais ficam nervosos com toda essa situação.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dotora eu estou morando com uma pessoa há 5 anos em União estavel temos um filho ele recebeu uma erança dos pais k ja são falecidos e também recebeu uma indenização por ter amputado a perna dele des k ele recebeu esse dinheiro so fica me maltratando ele diz k não tenho direito ha nada eu queria saber e meu direito de esposa

    ResponderExcluir
  16. Eu moro com uma pessoa há 5anos em União estável ele recebeu um erança dos pais k ja faleceram e uma indenização por te perdido a perna des k ele recebeu ele so fica me omihando ele fala k não tenho direito de nada nos temos um filho juntos eu gostaria de saber se tenho direitos ou não. Des de ja obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia!
    Tenho uma dúvida e gostaria que me esclarecesse.
    Tenho dous filhos pequenos um de 4 e um de 1 ano moro com meus pais desde que ganhei meu primeiro filho. Eles me ajudaram demais e me apoiaram financeiramente.
    Voltei com o pai das crianças nunca moramos juntos ele já teve problemas com drogas mas ja esteve em tratamento e agora já tem até um serviço e tem profissão.
    Vamos morar junto no meio de novembro mas meus pais são contra e disseram que não permitem que tiro as crianças daqui de casa. Quero saber quais são os direitos deles e se eles tem o poder perante a justiça de me impedir nessa ocasião?
    E quais providências devo tomar.
    Muito obrigada aguardo retorno

    16 de setembro de 2015 08:34

    ResponderExcluir
  18. Oi adv gisele tudo bem?
    Estou com um grande problema
    Minha mãe tem um companheiro a 7 anos.
    E estes 7 anos ele faz de tudo para me distanciar da minha mae, minha mae tem uma ferragem e ele toma conta de todo o dinheiro e quando ela quer me dar algum dinheiro ele faz chantagem com ela para ela nao me dar.
    Me tirou de casa e agora estou pagando aluguel estou casada
    Eu tenho o direito de morar com meu marido na minha casa ? Se a minha mae concorda?
    Ele tem direito de faZer tudo isso e nao deixar minha mae tocar no dinheiro
    Eu quero dar um basta nisso tudo
    Ele tem uma menina com minha mae mas acho que ele só fez para ter direito na casa e me correr de la
    Como eu recorro ? Posso fazer alguma coisa ?
    Me ajudaa abrigado desde ja
    *ele naao é meu pai.

    ResponderExcluir
  19. Olá,sou Divorciada a 3 anos eu vir morar numa casa ke meu pai me deu pra morar ,mas ai quando eu estava morando. Na casa com meus 3 filhos eu conhecir uma pessoa ai comecei namora ,quando o meu pai descobriu me colocou pra escolher ,pra mim larga ele se nao ele tiraria eu da casa ,quando ele viu ke eu nao ia larga o meu namorado. Ele me colocou eu pra fora .ai eu tive ke ir mora com a mãe. Do meu namorado,ate eu alugar uma casa ,isso ke meu pai fez foi certo ,agora eu estou morando de aluguel. Tendo uma casa pra morar.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde dr gisele! Tenho 17 anos,falta um mês para mim fazer 18 anos,meu pai e falecido,minha mãe se mudou para Bahia com meu padrasto e lá eles não tem emprego,e moram de aluguel,agora ela quer me levar de qualquer jeito pra morar com eles,mas eu não quero,quero continuar morando no e.s posso sair de casa? Ou se eu sair eles podem me buscar de novo?

    ResponderExcluir
  21. Ola dr.Gisele , gostaria d uma orientação, ano passado, dia 25/05 minha mae me bateu e fui morar com aminha vó, porque já não estava aguentando mais o modo em que ela me tratava, ela e meu pai são casados, mais ele teve um AVC, e ela que é responsável por ele, recebe por ele e tudo mAis,ela não trabalha.desde que sai da casa dos meus pais ela não me pagou pensão, e dizia que não tinha direitos pelo fato dela e meu pai não serem separados, tenho 15 anos, não tenho condições de manter e minha vó me ajuda no que pode, oque deve ser feito? Alias tenho direito de ganhar pensão?

    ResponderExcluir
  22. Ola dr.Gisele, tenho 15 anos e moro com a minha avó, sai da casa dos meus país vai fazer um ano, porque minha mae brigava muito comigo e me agrediu, meu pai teve um AVC então ela que recebe por ele, e toma conta de tudo, minha mae nunca me deu pensão, minha vó me ajuda no que pode não tenho como me manter, já pedi ajuda para minha mae e ela diz que não tenho direitos porque ela e meu pai dão casados e só teria direito se eles fossem separados ,oque posso fazer nessa situação, tenho meus direitos ou não?

    ResponderExcluir
  23. Ola dr.Gisele , gostaria d uma orientação, ano passado, dia 25/05 minha mae me bateu e fui morar com aminha vó, porque já não estava aguentando mais o modo em que ela me tratava, ela e meu pai são casados, mais ele teve um AVC, e ela que é responsável por ele, recebe por ele e tudo mAis,ela não trabalha.desde que sai da casa dos meus pais ela não me pagou pensão, e dizia que não tinha direitos pelo fato dela e meu pai não serem separados, tenho 15 anos, não tenho condições de manter e minha vó me ajuda no que pode, oque deve ser feito? Alias tenho direito de ganhar pensão?

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Eu tenho 15 anos meu namorado tem 21 eu estou grávida e pretendemos ir morar juntos com a permissão dos meu país e casar no Civil tem alguma coisa q pode nois impedir a isso perante a lei???

    ResponderExcluir
  25. Uma mãe tem 86 anos e dez filhos como ocorre desmembramento de um imóvel? Ela mesmo pode fazer, os filhos tem q assinar halgo como é isso?

    ResponderExcluir
  26. Emprestei um banheiro pro meu vizinho ha 25 anos agora ele nao que me devolver .o que eu faço?

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Tenho um sobrinho que minha mãe tem a guarda dele, mas ela não tem condições de criar ele, pois não trabalha, eu que ajudo ela, a mãe dele trabalha e tem condições de criar ele mas não quer, queria saber se posso entrar com um processo contra ela, para pedir uma pensão para ele. Isso é possível? Como faço isso?

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Tenho um sobrinho que minha mãe tem a guarda dele, mas ela não tem condições de criar ele, pois não trabalha, eu que ajudo ela, a mãe dele trabalha e tem condições de criar ele mas não quer, queria saber se posso entrar com um processo contra ela, para pedir uma pensão para ele. Isso é possível? Como faço isso?

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma irma que foi adotada quando eu tinha 9 anos... Como eu era criança nao tinha como eu impedir isso e nunca mais a vi.... Isso ja tem mais de 20 anos.... A lei me permite saber onde ela esta?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,Queria tirar uma dúvida,Tenho 16 anos e Fui embora de casa não moro mais com meus pais,por motivos de ameaças e espancamentos e sim com meus tios... Eu tenho direito a receber alguma renda ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,Queria tirar uma dúvida,Tenho 16 anos e Fui embora de casa não moro mais com meus pais,por motivos de ameaças e espancamentos e sim com meus tios... Eu tenho direito a receber alguma renda ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  32. Dra. Gisele, boa tarde! O meu pai tem mais de 70 anos e há quase 10 anos emprestou uma casa verbalmente, sem contratos e/ou assinaturas para a minha irmã e o meu genro morarem, eles NUNCA pagaram aluguéis e nem IPTU, tampouco fizeram benfeitorias na casa, pelo contrário só destroem e não consertam nada. Essa casa está localizada em um corredor e a escritura da mesma inclui mais duas casas, essas duas casas sempre estiveram alugadas, e conforme alegações dos inquilinos, acabaram deixando os imóveis devido o mal comportamento e atitudes provocadas pelo meu genro. O meu pai já pediu a desocupação do imóvel, mas eles (meu genro e minha irmã) se recusam a sair. (Há 6 meses o meu genro levou a mãe dele para morar com eles, que também tem um filho de 12 anos).
    Dúvida1: Como recuperar o imóvel, para que o meu pai possa colocar tudo a venda, reformar ou alugar, pois já que a escrituras incluem as 3 casas ele está de mãos atadas para fazer os procedimentos que bem entender. O meu pai está passando dificuldades financeiras e depende dos aluguéis para seu sustento, pois ele recebe menos que um salário mínimo de aposentadoria! Dúvida 2: Caso precise entrar com um processo judicial, o meu pai teria prioridade devido a sua idade, para agilizar o processo?
    Por favor preciso de orientações urgente!! Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  33. Oi gostaria de saber como faco para sair de um processo meus irmaos estao me processando por q eu vendi a nossa casa mais so q eu comprei outra casa isso pode dar processo faz 4 anos q nenhum deles moram na casa e eu moro la faz 8 anos e reformei ela isso pode me prejudicar obrigado

    ResponderExcluir
  34. Minha mãe deixou meu pai é eu tava morando na casa dela agora estou morando com minha irmã tenho 16 anos queria saber quem tem o direito de ganhar a pensão eu ou minha mãe?

    ResponderExcluir
  35. Ola,D.gisele minha situacao e o seguinte minha faleceu a um mes e ela recebia a pensao por morte do seu pai
    E foi dignosticada com uma deficiencia mental e incapaz de atividades eu tenho direito a pensao ou nao

    ResponderExcluir
  36. Minha mãe faleceu vai fazer 8 anos quando eu tinha 11 anos de idade era a única menor, só q meu pai não era casado com minha mãe desde quando tinha 1 aninho só q são casados no papel ele nunca me deu pensão e quando minha mãe faleceu ele não quis dá minha guarda para minha irmã pois fiquei com ela ele recebia o dinheiro e só mandava 200 reais acabei vindo mora com ele aos 14 anos não deu certo acabei casando tendo um filho com 16 anos e desde então quando vim mora com ele ele nunca me deu dinheiro algum e agr queria saber se tenho direito a metade com 18 anos estando casada ?

    ResponderExcluir
  37. Oi minha irmã tem 17 anos fez em abril desse ano e se casou o mes passado com um rapas que tem 19 anos eles não estão se entendendo por causa da família dele que se mete muito... ele quer se separar... ela por ser menor ele tem que pagar pensão a ela ... e outra ela pode pedir anulação do casameno ele fez um mes de casado com ele e casou virgem qie direito ela tem?

    ResponderExcluir
  38. Oi boa noite sou casada a 13 anos em comunhão parcial, ele quer vender um bem nosso, sendo que não concordo ,ele pode fazer sem minha autorização?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite doutora Gisele!meu nome e Bruna há seis anos conheci um pessoa e recentemente descobri que ele é casado, e ele está com esposa não quero mais ele.gostaria de saber quais meus direitos..

    ResponderExcluir
  40. Olá bom dia tenho uma duvida em fevereiro de 2015 eu e mais quatro pessoas compramos um imóvel no valor total de cento e dois mil divididos em 120 parcelas porém estamos em duvidas sobre a intercaladas que vem aumentando a cada ano .a minha pergunta é tenho obrigação de pagar sobre aumento Dr matéria prima , milho , soja , minério , pois vem discriminando sobre aumento desses índices citado acima referindo no valor da intercalada agradeço desde já

    ResponderExcluir
  41. Olá Doutora, meu nome é Lorene, sou casada e moro a 4 anos com o meu marido. Moramos em uma parte do terreno da minha sogra, gostaríamos de passar essa parte pro nome do meu marido. Minha sogra lúcida está de acordo, mas meu marido tem mais 5 irmãos, todos já casados. É possível fazer esse documento sem precisar de assinatura dos irmãos? E minha sogra de acordo? por favor responda, é muito importante. lolitaravany@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. E possível deixar a herança para um dos cônjuge, quando do falecimento de um sem que os filho entrem nesta divisão da herança

    ResponderExcluir
  43. É possível deixar a herança para um dos cônjuge quando do falecimento de um, sem que os filhos entre na divisão no primeiro momento

    ResponderExcluir
  44. Prefiro que meu questionamento seja anônimo

    ResponderExcluir
  45. Olá Dra.Gisele.
    Meu nome é Iuri, tenho 18 anos e estudo em escola técnica e moro nela só que em outro estado, ou seja não moro como meus pais, gostaria de saber se há algo na lei que obrigue meu pai a pagar pensão ou uma ajuda de custo para me manter lá? Visto que não é faculdade mas também é integral.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Doutora Gisele
    O meu caso é o seguinte, morei junto com a minha ex a 7 anos e comprei uma casa, mais está no nome de nós dois e tenho 2 filhos com ela, mais ela casou e botou o cara pra dentro dá casa e não quer dá a minha parte dá casa. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite vou entrar na justiça contra meu pedindo pensa ele vai vender um imovel quero saber se tenho direito de pedir pensão sobre esse imovel

    ResponderExcluir
  48. Tenho 15 anos meu namorado 22 , quero ir morar cm Ele por problemas AK em CSA , minha familia pode fazer alguma coisa ? Chamar a policia sla ? Pelo fato dele ter 22 anos

    ResponderExcluir
  49. O que tenho que fazer para deixar os bens para meu marido em caso de minha morte ele que trabalhou pra adquirir

    ResponderExcluir
  50. Moro com um rapaz a um ano ele trouxe a filha dele de 3 anos pra morar agente,antes de eu vim morar com ele já tinha a casa só foram comprados móveis na nossa convivência,só que estou proibida a fazer muitas coisas como trabalhar,academia ele me proíbe praticamente de tudo .Quero saber quais são os meus direitos se me separar

    ResponderExcluir
  51. Tenho um ano que moro com um rapaz com dois meses de nossa convivência ele trouxe a filha de 3 pra me cuidar,onde hj não posso trabalhar,fazer uma academia vivo pra eles .Antes da gente morar juntos ele já tinha a casa só foram comprados móveis na nossa convivência quero saber meus direitos se eu me separar pq eu não estou aguentando mais a nossa convivência eu pareço um animal trancada em uma jaula ele me proíbe de tudo.

    ResponderExcluir
  52. Estou com uma pessoa a 13anos e ela está grávida e moramos juntos.
    Minha família toda sabe até mesmo minha legima esposa mas não nos separamos nunca deixei de fazer mn parte como marido e pai...me refiro desamparar etc....oq terminou foi o casamento quem tem direito eu sei q é a mn esposa e filhos ..
    Mas quanto a outra como ela ..e o nene ficam nessa situação

    ResponderExcluir
  53. Dra. Minha mãe divorciou e voltou com nome de solteira. Pretendo tirar passaporte, porém minha id consta o nome dela de casada. Devo requerer outra id? Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Dra. Gisele. Por favor me ajude, minha mãe divorciou e voltou com documentos de solteira. Pretendo tirar passaporte, porém minha id consta nome dela de casada. Devo requerer nova id?

    ResponderExcluir
  55. Olá, tenho 19 anos, bom fui abandonada pela minha mãe quando um tinha 1 ano de vida, desde então meu pai sempre cuidou de mim, minha guarda está com ele, ela nunca participou da minha infância e agora minha mãe esta querendo minha guarda definitiva... Ela pode conseguir?

    ResponderExcluir
  56. Ola meu nome minha mae e meu padrasto adotou uma menina que hj tem11 anos mas ela tem o registro no nome dos pais biológicos a cerca de um ano minha mae faleceu e ela foi morar com ele mas já eram separados a 4 anos minha mae no registro civil é viúva e agora ele quer entrar na justiça pra mim entregar documentos da minha mae pra ele pedir pensão por morte sendo que é uma pessoa saudável constituiu familia e trabalha ele tem esse direito??
    Alem do que ele não deixa a menina ter qualquer tipo de contato cmg e nem com qualquer pessoa que minha mãe tinha amizade como devo proceder nesse caso?

    ResponderExcluir
  57. Olá bom dia Dra. Gostaria de uma informação. Minha sogra tinha uma casa de seu usufruto mas em nome dos 3 filhos. Ela arrumou um novo companheiro e foi morar com ele e por vontade própria tirou o seu usufruto do imóvel. Uma das filhas depois disso se viu desesperada em perder sua casa e quis a venda do imóvel em nome dela e dos irmãos a irmã comprou a sua parte. Hoje eles podem vender o imóvel sem autorização da minha sogra? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  58. Olá bom dia Dra. Gostaria de uma informação. Minha sogra tinha uma casa de seu usufruto mas em nome dos 3 filhos. Ela arrumou um novo companheiro e foi morar com ele e por vontade própria tirou o seu usufruto do imóvel. Uma das filhas depois disso se viu desesperada em perder sua casa e quis a venda do imóvel em nome dela e dos irmãos a irmã comprou a sua parte. Hoje eles podem vender o imóvel sem autorização da minha sogra? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  59. Olá boa tarde gostaria de uma informação!
    Eu e meu irmão erdamos a casa do meu pai só que meu irmão não mora lá a anos e eu moro lá já a muitos anos e agora quero reformala só que tenho medo de reforma e depois meu irmão querer tomar a casa de mim é possível isso ? Sendo que o território não foi desmembrado ele tem duas casa a da minha irmã nos fundos filha do meu pai com outra mulher é a casa da frente minha e do meu irmão e eu pretendo desmembrada será que se eu fizer isso meu irmão pode querer tomar a casa de mim depois dela está desmembrada e reformada?

    ResponderExcluir
  60. Olá , Boa Tarde !

    Gizelly Eu quero saber uma Coisa , Meu Avô Ele Tem Mais de 57 Anos Casado Com a Minha vó , e Com isso minha avó crio um menina e ele ficou com ela nisso ele começou a morar com as duas , só que a mulher MSM que e casada no papel ea minha avó que tem 3 filhos dele dois morreu e ficou 1 e a amante do meu avô não tem nenhum nenhum filho com ele só dormia com ele um dia sim e outro nn e minha avó aceitou , hoje ele tem problema de Úrsula e não Anda mais , e a irmã da amante dele vem buscar dinheiro aqui Ela Tem Direito ???

    ResponderExcluir
  61. Dra Gisele,tenho uma Nota Promissória em mãos q foi emitida no dia 04/02/16 e venceu no dia 31/12/2017. Consta neste documento q "devo receber até o dia 31/12/17 um determinado valor, acrescido de juros remuneratorios correspondentes à variação acumulada de 100% do IPCA q deve ser apurado no período entre a data de emissão e o vencinento dessa Nota Promissoria". Como faço esse cálculo p/ o recebimento do valor a ser pago p/ mim? Para cada dia de atraso, qual o valor dos juros? Agradeço imensamente sua atenção.

    ResponderExcluir
  62. Olá estou querendo viajar para ir à Disney em excursões apenas com adolescentes ou seja sem a minha mãe acompanhando ela permite porém não conheço meu pai biológico e meu padrasto considero como pai desde os meus 3 anos de idade nem sei como é o rosto do meu pai biológico para falar a verdade não quero saber mas para eu poder ir viajar é necessário de não só teorização da minha mãe mas a dele também só que mora em uma cidade pequena e provavelmente ele deve estar aqui só que ele não é uma pessoa de muito juízo nunca está parado em um lugar não sabemos onde ele está e nem queremos saber como eu faço para ir viajar?

    ResponderExcluir