Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

7 de dez. de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DIREITO DE FAMÍLIA

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO REFERENCIADOS PELO NOVO CÓDIGO CIVEL

a) Qual é o prazo para a separação judicial?

O Código atual possibilita a separação após um ano da realização do casamento, como já previa a Lei do divórcio.

b) E o prazo para o divórcio?

O prazo estabelecido para o divórcio é de dois anos depois da separação de fato (casal não vive mais junto), um ano após o trânsito em julgado da sentença de separação judicial, ou ainda um ano da decisão que concede a medida cautelar (preventiva) de separação de corpos. Outra disposição nova é a possibilidade da realização do divórcio antes do término da partilha dos bens, que era vedado.

c) O homem pode receber pensão alimentícia?

Pelo Código atual, parentes, cônjuges ou conviventes podem pleitear alimentos quando necessitarem. A grande novidade é a possibilidade do homem também requerê-los, não somente a esposa/companheira. Inclusive, havendo a possibilidade de prestação dos alimentos ao cônjuge culpado na dissolução do casamento.

d) Como fica a guarda dos filhos?

O Código atual disciplina que não havendo acordo quanto à guarda dos filhos, na separação ou no divórcio, a guarda ficará com quem possuir melhores condições para exercê-la, estas de caráter não meramente econômico. Também, não há mais a presunção de que a guarda é da mãe.

e) O que estabelece o Código atual quanto à união estável?

O novo Código reconhece a união estável como entidade familiar, sendo possível a conversão em casamento mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no registro civil. Também dispõe que não havendo contrato escrito entre os conviventes, vigorará quanto aos bens o regime de comunhão parcial de bens. É importante, portanto, a formalização de Contrato Antenupcial entre as partes para prevenção e garantia dos mesmos. É preciso mencionar também que União Estável é aquela que homem e mulher, desempedidos de casar, se unem com o objetivo de constituir família.

f) Como fica a herança?

A principal alteração foi o acréscimo do cônjuge (esposa/esposo) no rol dos herdeiros necessários. Em primeiro lugar na ordem de sucessão estão os descendentes do falecido, depois os ascendentes e após o cônjuge sobrevivente. E em último lugar temos os colaterais até quarto grau. Não havendo descendentes, ascendentes, cônjuge sobrevivente nem colaterais até o quarto grau, a herança se tranfere para o Poder Público. O cônjuge, além de ser herdeiro, tem direito à meação, dependendo do regime de bens escolhido.

g) Como fica o direito sucessório do convivente/companheiro (a)?

A Lei dá tratamento diferente ao do cônjuge, havendo um retrocesso, pois havia anteriormente uma equiparação no que diz respeito ao direito sucessório. 0 Código atual dispõe que o companheiro (a) participará na sucessão do outro somente no que se refere aos bens adquiridos onerosamente no período da união estável.

935 comentários:

  1. Alessandra Araújodomingo, 07 março, 2010

    Olá,
    Meu pai "namorou" uma mulher por quase 20 anos, isso contando as "indas e vindas". Ela tem 3 filhos de uma união anterior e ele possui 4 filhas de outras uniões.
    Eles habitaram a mesma casa por 1 ano e meio apenas (vendo que era inviável morarem juntos).
    Ela possui um emprego federal e ele tbém.
    Ela possui imóveis (comprados por ela) e ele tbém. Não têm filhos em comum.
    Quero saber qual a melhor forma jurídica de dissolver essa união, sem pensão nem partilha, já que eles não têm patrimônio em comum, nem filhos, além de terem subsistências próprias.
    Grata,
    Alessandra Melo Montenegro de Araújo

    ResponderExcluir
  2. Dra, boa noite,,estou no ultimo ano de direito e só tomo bomba em (familia e sucessões), não aprendo nem com reza brava,,
    existe pegadinhas nisto?
    qual é a fonte para não ir mal na prova?pode me ajudar?
    email,,
    salve.montecastello@hotmail.com
    Alexande.

    Desde-já obrigado...
    Alexandre Alves

    ResponderExcluir
  3. Prezada Alessandra, pode ser feito um contrato de dissolução dessa união estável. lembre-se que, qualquer bem adquirido na constância da união estável, é comum ao casal. Qualquer dúvida estou a disposição. Att, Drª Gisele Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dooutora Gisele , eu tenho 17 anos e fui morar com meu pai aos 8 meus pais são separados a muito tempo e eu fiquei morando com meu pai sendo qe minha mãe nunca me deu nenhuma assistencia . E meu pai depois qe eu fiz 15 anos ele ficou me prendendo muito , tudo que eu fazia eu era questionada tanto certa ou errada , tudo qe acontecia era eu , eu ia no portão ele ia atras e ficava escutando as conversas com minhas amigas , pegava meu celular escondido me batia . Ate que um dia eu fui passar as férias com minha mãe em Dezembro e eu não quiz mais voltar seno qe eu fiz umas provas e passei para um curso de assistente administrativo no sesi senai São Gonçalo e não queria perder essa oportunidade . Minha tia Jaqueline que é casada tem dois filhos , irmã da minha mãe me chamou para que eu fosse morar com ele e tal . Eu quiz , sendo que meu pai nem minha mãe me deram assistencia inanceira de3 nada ate hoje , nem carinhosa minha tia quer a minha guarda e fui ao forum ver isso e a minha audiencia estar marcada para dia 5 de juho de 2013 , 13:00 hr . To com muito medo não quero ir morar com nenhum dos dois oqe eu faço?

      Excluir
  4. Prezado Alexandre,
    Realmente existem alguma matérias em que demoramos mais para aprender, que outras. Eu por exemplo era um fracasso em Direito Administrativo, não conseguia aprender por nada! Mas não existe nenhuma pegadinha em direito de família e sucessões. A dica é tentar "entender" e não apenas "decorar". Quando se entende, se aprende! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só entrar em contato aqui pelo blog. Abraços. Dr. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  5. OI DRA. GISELE, estou comprando um imovel(casa)nova com toda documentação em ordem, mas o construtor não consegue fazer o registro no cartorio, por ter uma clausula de restrição referente à companhia city de 2008.(desdobro de lote)sendo que todos os vizinhos são desmembrados e a prefeitura autorizou a construção, o desdobro e o registro no cartório que se nega à fazer ? O JURÍDICO DA PREFEITURA TEM O PODER DE EXIGIR O REGISTRO OU ENTRO EM JUIZO..CONTRA QUEM ? OBRIGADO , NO AGUARDO...

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso, o Sr. precisa dar baixa nessa restrição. Primeiro, vá ao cartório e pergunte qual órgão inseriu essa restrição no terreno, provavelmente foi a prefeitura, mas procure ter certeza. Logo depois, junte toda documentação do desmembramento do terreno, leve a prefeitura e exija algum documento que comprove que já houve o desmenbramento. Novamente, retorne ao cartório, com o documento da prefeitura, afirmando o desmembramento, e peça para retirar a restrição. Se após todo esse tramite, o sr. continuar tendo o seu direito de registro de imóveis sendo negado, o sr. pode e deve entrar na justiça contra a prefeitura. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  7. oi dra.gisele bom dia, namoro a 1 ano um rapaz q ainda nao ser divorciou mais ele nao conviver c/ a ex;mulher ja faz quase 25 anos,ser ele dar entrada nos papeis vai demorar muito pra sair o divorcio obrigada.

    ResponderExcluir
  8. dra gisela, quando meu ex marido morreu estava começando a partilhar nossos bens...que eu pedi bloqueio, qdo iniciei o processo. temos um hotel e nesse hotel tem uma casa destinada a empregada. meu ex marido teve um caso com a funcionaria, que morava nessa casa. treis meses antes de falecer, ele declarou ela como companheira no intuito dela receber a pensao dele, ele estava com cancer, e logo faleceu.
    ele correu e abriu inventario, num foro que era onde ele residia, que foi contestado e julgado foro incompetente. eles nao construiram nada juntos e ela nao comprovou que ele residir na casa onde ela esta, que é a casa do caseiro. essa casa esta na partilha, foi construida na nossa uniao. como fica essa situçao. ela ganhou um liminar provisoria para permancer nesse imovel, mas quem esta pagando as contas de luz sou eu....eu sou obrigada a pagar a luz dessa mulher e a casa ela tem direito ao bens que eu tenho o direito a metade.

    ResponderExcluir
  9. O seu companheiro, caso não tenha filhos menores de idade, pode se divorciar diretamente no cartório em que se casou. Esse tipo de divórcio levar apenas algumas horas para se efetuado. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá: pelo seu relato você já havia iniciado um processo de divórcio, onde já havia, até, iniciado a partilha de bens, sendo assim, a outra pode se prevalecer e tentar ludibriar o Juiz. Se isso acontecer, ela herdará toda a parte do seu esposo. Você precisa provar que o seu esposo era amante dela, e não companheiro, para isso seria bom você ter testemunhas. Agora, você não precisa pagar a conta de luz dela, muito pelo contrário, ela que precisa se manter. Você precisa descaracterizar a condição de companheira, só assim, ela não terá direito a metade dos bens. Att, Drª Gisele Arantes.

    ResponderExcluir
  11. Dra gisele. Meu caso é o seguinte... em 88 emprestei meu sítio para minha mãe morar com minhas duas irmãs mais novas pois a casa que minha mãe morava era de pau a pique e estava prestes a desabar, na época meu marido deu um outro terreno para meu pai fazer uma casa para minha familia mora e assim poder sair do sítio, os anos foram passando e meu pai foi ficando lá, só que sem a nossa aprovação,minha mãe já esta separada de corpos do meu pai a 18 anos, ele sempre foi muito violento dentro de casa com todos nós, tive que sair de casa aos 13 anos, ele nunca registrou nenhuma das 4 filhas que ele tem com minha mãe, nunca nos deu casa, escola, roupas, calçado, proteção, carinho e muito menos amor, até a comida era "chorada". Ele sempre fez chantagem comigo e com meu marido para ir ficando no nosso sítio. Tenho todos os IPTUS pagos, sempre cota única, tenho tambem o documento de compra do terreno,tem registro na prefeitura, tenho tudo, o problema é que me divorciei e fiquei com o sítio, ele quando soube disso, me ameaçou de morte e emeaçou tambem a minha mãe, tive que tirar ela de lá, ela tem 65 anos, cuida da minha irmã mais nova que tem deficiencia do lado esquerdo do corpo devido a violência do meu pai com a minha mãe antes de minha irmã nascer. Ele deu entarda na justiça querendo me tirar o único bem que eu tenho e que recebi depois do meu divórcio, e ele tem um terreno muito bom e já com casa construida perto do meu, só que ele tambem quer o meu sítio, estou morando de alugeul pois ele se recusa a sair, ele nunca plantou nada lá, nunca fez obras na casa, a casa esta num estado lastimavel, ele mandou tirar a luz que estava em nome dele e passar para o nome da minha mãe, depois ele mesmo foi e mandou colocar a luz no nome de denovo, mandou trocar as fechaduras, trancou as portas, não fica na casa e me proibiu de entar lá, se eu entrar ele disse que me mata com uma foice. O que eu posso fazer, me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
  12. Prezada, seu caso é muito delicado, exige bastante atenção. Você está envolvida com vários assuntos ao mesmo tempo: violência, separação, maus tratos e um pai que não merece qualquer comentário. Porém, o sítio é seu! Independente de seu pai residir por lá. Você pode e deve entrar com uma ação possesória, e reaver o que é seu, por direito! Qualquer dúvida, estou a disposição. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  13. Me sento muito feliz com sua resposta,estou mais segura e confiante com a sua ajuda! Já tenho advogado, ele vai resolver isso para mim. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. depois de 21 anos de casamento, me divorciei, sempre fui dependente do meu marido, nunca trabalhei na vida e depois do divórcio ele não me disse que tinha colocado nos papéis do divórcio para eu assina ema clasula em que eu abria mão da pensão de alimentos, agora ele só me manda todo 400 reais para poder viver! Como vou pagar aluguel, luz, água, comida e me vestir com 400 reais? Dos béns que nós tinhamos ele até agora não me deu nada, estou com problemas de saúde devido a isso tudo, já não aguento mais esperar pela boa vontade dele! Ele não me deu nen uma xeróx do documento da partilha, não tenho nada! tive que pegar roupa de fora para lavar para poder pelo menos garantir o dinheiro da água e da luz. Me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  15. sempre fui dependente dele no inss, tambem temos uma filha que já é maior de idade.
    Ele nunca pagou o meu inss separado do dele, hoje me sinto abandonada por ele!

    ResponderExcluir
  16. OI DRA.,BOA TARDE!
    OLHA EU CONVIVO COM MEU MARIDO A 22 ANOS SEM AMA-LO,HOJE EM DIA NAO ESTOU MAIS SASTIFEITA COM ELE OU SEJA NAO SOU FELIZ AO LADO DELE,QUERO ME SEPARAR DELE JA A TEMPO MAS OS FILHO NOS SEGURAVA,TENHO 4 FILHOS SENDO QUE 2 SÃO MENORES,QUAIS OS NOSSOS DIREITO?
    BJS

    ResponderExcluir
  17. Dr Gisele. Se depois do divórcio uma das partes não cumprir com o que ficou escrito, o que acontece, no caso de eu não depositar o dinheiro da outra parte?

    ResponderExcluir
  18. Se uma das partes não cumpre o acordo ou a sentença, seja de divórcio ou de qualquer outro assunto, a outra parte deve entrar com uma execução da sentença. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  19. Senhora, se você e seu marido tiverem bens, esses bens são divididos. Você também tem direito a receber a pensão de seus filhos menores. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  20. Dr Gisele. Me casei em Portugal e me divorciei tambem em Portugal, meu ex-marido até agora não cumpriu com o que ficou acertado com relação aos meus direitos e aos bens,vai fazer em dezembro um ano que me divorciei e até agora ele não depositou NADA na minha conta e tambem não me mandou todos os documentos, ele só me mandou a inicial do divórcio, faltou o termino do divórcio,e relação de bens! Porque é que ele não me enviou isso? Tenho motivos para me preocupar?O que posso fazer para que ele cumpra com o acordado? Quero procurar a justiça mas, não sei qual a melhor forma de o fazer. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma afilhada que morou comigo dos 3 aos 9 anos porque a mãe me pediu ajuda na época. Agora a mãe quer a menina e a levou a força porque ela não queria ir. No último final de semana a criança fugiu da casa da mãe e me procurou. Ela está doente, mal cuidada e passando fome e fica sozinha o dia inteiro. Eu me apeguei a criança e quero ajudá-la e, se possível, continuar criando ela. O que posso fazer a respeito?

    ResponderExcluir
  22. Dr Gisele, quando acontece de uma pessoa não querer entregar o imóvel que foi emprestado, qual é a primeira atitude que uma pessoa deve tomar dentro da lei para retirar a pessoa da casa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Dr Gisele, meu divórcio foi feito só em Portugal, no Brasil continuo como casada.
    Devo continuar usando o nome de casada ou, uso o meu nome de solteira?
    Na minha carteira de identidade meu estado sivíl continua solteira, estou confuasa!Meu ex-marido vive em Portugal, eu estou vivendo no Brasil, ele deposita na minha conta todo mês 600 reais sendo que desses 600 pago 400 de aluguel, fico com 200 reais para viver, não consigo trabalho! tenho 36 anos e nunca estudei, primeiro porque meu pai não me matriculou em nenhuma escola quando era pequena e depois meu marido, agora meu ex-marido tambem não me deixou estudar! estou passando por sérias dificuldades financeiras. Meu ex-marido até agora não depositou em minha conta nada da minha parte em dinheiro que eu tenho para receber e quando ligo para ele para falar sobre isso ele diz que quando tiver a minha parte ele deposita. Ele esta vivendo com outra pessoa no apartamento que foi nosso, tem todo o conforto, tem do bom e do melhor ele é empresário da construçaõ civíl, nossa filha tem 22 anos e já se formou em jornalismo, não estou entendendo o motivo de tanta demora para me dar o que é meu! Tento não pedir nada para ninguem e nem posso fazer dividas, se fizer,sei que minha situação vai ficar ainda pior do que esta, muitas vezes tenho que deixar de comer para pagar a água, luz e ainda tento ajudar a minha mãe! Só eu e DEUS é que sabemos o que eu paço! Suas respostas tem me ajudado muito Dr. Muito obrigada por tudo e parabéns por suas orientaçãoes. Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Dr Gisele, se no brasil ele continua sendo meu marido, como fica a responsabilidade dele com relação a minha pessoa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Olá, pelo seu relato percebo que você não está mais em Portugal, não é? Você deverá entrar com uma execução, para que o Juiz force o seu ex esposo a cumprir o acordado na sentença de divórcio. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  26. O que você fazer, para ajudar essa criança, é denunciar o abandono e maus tratos ao conselho tutelar. Depois, informe o interesse em adotar legalmente essa criança. Se for constatado que a mãe não possui condições psicológicas e financeiras para criar essa criança, você possui grandes possibilidades de conseguir a guarda da sua afilhada. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  27. Dr Gisele. trabalho com meu namorado na loja dele, vai fazer 1 ano. No inicio, ele me disse que só poderia me pagar metade do salário e eu tabalharia só metade do dia mas, ele teve que fazer uma operação de urgência e eu passei a abrir a loja e a trabalhar das 09:00 da manhã as 18:00 e mesmo assim ele se nega a fazer um contrato comigo, a assinar minha carteira e a me pagar um salário. Tambem investi 2500 reais na loja dele, ele me disse que vai me pagar mas, toda vez que toco no assunto ele desconversa, o que posso fazer para que ele me paguem mas, sem perdas para o nosso relacionamento? Já conversei com a mãe dele sobre o assunto, ela tambem é dona da loja e ela me aconselhou a conversar com ele de novo, se ele mesmo assim desconversar, é para eu passar a retirar do dinheiro que entrar no caixa, posso fazer isso? É legal?É justo? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. DRªGISELE, É O SEGUINTE: NO MEU CASO JA HOUVE A SEPARAÇÃO JUDICIAL E FOI DETERMINADO A DIVISÃO DOS BENS, SÓ QUE NO DIA DA AUDIENCIA NEM MEU ADVOGADO NEM O DA MINHA EX ENTROU EM DETALHE QUANTO A DIVISÃO DOS MÓVEIS, AGORA ESTOU REQUERENDO JUNTO AO CONSELHO TUTELAR OS PERTENCES DO MEU FILHO, POIS ELE MORA COMIGO POR OPÇÃO DELE DESDE O DIA EM QUE SAI DE CASA, HOJE ELE TEM 13 ANOS, ISSO A PRATICAMENTE 3 ANOS, SÓ QUE ELA NÃO QUER ENTREGAR, QUANTO A RESIDENCIA DO CASAL, FICOU PARA OS FILHOS E ELA QUEM RESIDE NA CASA COM A OUTRA FILHA, ONDE FICOU DETRMINADO QUE ELA PAGUE AS PRESTAÇÕES, POIS SE TRATA DE UM IMÓVEL DA CDHU, ATUALMENTE ELA ESTA DESEMPREGADA SÓ QUE ELA JA RESIDE NA CASA A PRATICAMENTE 1 ANO E MEIO COM OUTRO HOMEM, CITEI ISSO NA AUDIENCIA, MAS A JUIZA DISSE QUE EU PRCISAVA DE PROVAS. DOU A PENSÃO ALIMENTICIA DA MENINA, E ELA NÃO DA NADA PARA O MENINO, TERIA EU DIREITO ASSISTIDO, DO MEU FILHO D ENTRAR NA JUSTIÇA PEDINDO UMA PENSÃO E UM ALUGUEL DA CASA, POR A CASA SER DELE E ELE NÃO USUFRUIR? SÓ ESCLARECENDO QUE ELA ESTA SEM EMPREGO FORMAL, MAS TENHO COMO PROVAR QUE ELA TEM EMPREGO INFORMAL. AGRADEÇO DESDE JA A SUA AJUDA

    ResponderExcluir
  29. Respondendo a pergunta de 30 de setembro de 2010 13:38 - Prezada, primeiro quero dar um conselho para você e para meus amigos leitores: JAMAIS empreste um imóvel sem qualquer contrato! Faça sempre um contrato de locação e cobre um aluguel fictício, baixo, mas que fique caracterizado que é ALUGUEL não EMPRÉSTIMO!!! tem gente que nós ajudamos e depois dá nisso!! Você precisa entrar com uma ação possesória, requerendo seu imóvel de volta! Faça isso o mais breve possível. Espero ter ajudado. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  30. Prezada, fique comovida com sua história de vida, mas você precisa tomar uma atitude! Você deve entrar com uma execução da sentença de divórcio, obrigando seu ex marido a cumprir o que ficou decidido no divórcio. Ele deve depositar sua parte, pois a falta do dinheiro vem lhe trazendo sérios transtornos. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  31. Dr Gisele, meu ex-marido mais uma vez se negou a me mandar a xeróx da relação de bens, ele fez isso pela 4ª vez, mesmo sem essa xeróx da relação de bens, eu posso procurar a defensoria pública da minha cidade e entrar com o pedido de execução da sentença? Ele só me mandou a inicial e o término do divórcio.Quando fui para portugal para assinar os papéis do divórcio, não fui instruida por ninguem e nem tive advogado,só tenho a 4ª série, não entendo de leis.Acho que fui muito ingenua mas isso tem concerto? Obrigada pela ajuda, você tem me esclarecido sobre muitas coisas que eu não sabia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. meu pai faleceu e deixou dois imoveis um reside minha mãe outro eu que sou casado e minha esposa esta gravida, minha mãe pode me retirar do imovel que resido a qualquer momento?

    ResponderExcluir
  33. Prezado, você também é herdeiro, correto? Então, não tem como ela simplesmente te tirar de sua casa. Deverá ser feito o inventário e a divisão dos bens. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  34. Respondendo a pergunta de 5 de outubro de 2010 13:45 - Com certeza você tem direito a requerer pensão alimentícia para seu filho. Porém, quanto a casa, preciso saber se está no nome do seu filho, mas em usufruto da sua esposa, para poder te auxiliar melhor. No aguardo. Att, Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  35. Respondendo a pergunta de 5 de outubro de 2010 12:48 - Prezada, misturar relacionamento com trabalho sempre dá em algum problema, um lado sempre sai prejudicado, não tem jeito! Mas em hipótese nenhuma, nunca mesmo, pegue o dinheiro do caixa: isso é crime de roubo! Você poderá ser presa e processada criminalmente. Você deverá entrar com uma ação trabalhista e uma ação de cobrança e com isso reaver seus direitos trabalhista e seu dinheiro, porém, com toda certeza perderá o namorado. Sendo assim, a melhor solução para você é uma boa conversa. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  36. Gisele tenho uma duvida no que se refere a capacidade civil dos analfabetos ,sao eles relativamente incapazes ou absolutamente incapazes ,compreedo a nescessidade da existencia de procuração publica na assinatura de contratos no que se refere a esse contratos os analfabetos são tratados como incapazes ou relativamente incapazes.

    ResponderExcluir
  37. Doutora Gisele, meu ex-marido me enviou de portugal todos os documentos do nosso divórcio mas,continua se recusando a mandar o formal da partilha, o que faço? Ele até hoje não me deu nada da parte que ficou para mim na partilha dos bens. O que faço? Posso entrar com a execução da sentença,mesmo sem ter o formal da partilha? Como devo proceder ao chegar na defensoria de minha cidade? Na defensoria eles podem se recusar a entrar com a execução da sentença por falta do formal da partilha, ou não? Muito obrigada Dr.

    ResponderExcluir
  38. Doutora Gisele, estou com medo de que meu ex-marido tenha apenas se aproveitado de mim e de minha falta de estudo para me tirar tudo que é meu por direito, já enviei várias cartas registradas para portugal mas, até agora ele não me mandou a partilha dos bens! Já estou ficando muito preocupada com tudo isso. Em portugal tinhamos muitos bens, e não só a casa de morada de familia como ele esta dando a entender num dos papéis que ele me enviou, echei isso muito estranho! Ele realmente tem como me passar para trás e me roubar??? Pelo amor de DEUS dr, me dê uma boa noticía! Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Confuso..
    Moro na casa de herança de meu pai, ele faleceu em 1999 e deixou cinco filhos..todos casados.
    Moro na casa que meu pai deixou, mas pago aluguel, minha mãe me cobra desde vim pra cá...ela é juntada com um senhor q dá tudo á ela, ela é pencionista de papai ganha 1.500.00..
    Ela pode me cobrar?..pode me tirar do imóvel?
    Meu irmão mora sobre esta que moro e minha mãe disse que é dele, que ela deu pra ele..pode?
    Obrigado por me responder.

    ResponderExcluir
  40. para ajudar na rsposta do dia 05 de Outubro das 13:45.
    É o seguinte Drª Gisele, a casa é um imóvel da CDHU onde tinhamos somente os direitos, mas é nossa sim. Na sentença, para não ser vendida e entrar na divisão, entramos em acordo e deixamos para os dois filhos, sem usofruto para ela e tambem para mim, ficando somente para os dois filhos? Portanto quero saber se ele tem direito de um aluguel?

    ResponderExcluir
  41. Meu companheiro esta separado de fato a mais de um ano, a casa dele esta num terreno de herança da mãe, e ele não tem documentos que comprovem que seja dele,e não pode ser feito invent´rio, pois a mãe dele ganhou o terreno de doação(posse) e a 6 meses ele comprou um carro, são os unicos bens que ele possui, no divórcio a ex esposa terá direitos? e no período em que estavam juntos ela abandonou a casa por várias vezes. E hoje ela mora em uma casa no terreno da mãe dela, onde o casal também conviveram juntos e ele fez obras, ele terá direitos no divórcio?
    quais os direitos de ambos no divórcio??

    ResponderExcluir
  42. Cara doutora, uma pessoa absolutamente incapaz, sem irmão,sem avós, com 4 tios, recebeu de herança dos pais, uma casa. Sua tutora e também tia, precisa vender o imóvel para mudarem de cidade,porém o imóvel está em inventário. Quero comprar o imóvel, mas tenho receio de está entrando em uma fria. O que preciso saber para não me prejudicar.
    Grata.

    ResponderExcluir
  43. Doutora Gisele, meu ex marido me enviou de portugal 2 procurações, 1 para passar um sítio que temos e outra para passar o carro que esta comigo para o meu nome, esse sítio e esse carro não constão na relação de bens feita em portugal. Quais são os passos que devo dar para passar esse sítio e esse carro para o meu nome? Quais despesas tenho que pagar e quais meu ex marido deve pagar? Ele ainda não me enviou a partilha dos béns, mesmo depois de todos os pedidos por escrito que fiz, só me enviou as procurações.

    ResponderExcluir
  44. Doutora gisele, para entrar com a execução da sentença, tenho que ter o formal da partilha comigo? E quis são os outros documentos que devo apresentar na defensoria de minha cidade? Fui na defensoria para me informar sobre como deveria proceder para dar entrada com a execução da sentença mas,me disseram que eu teria que ter o formal da partilha! Como vou apresentar um documento que meu ex-marido se recusa a me dar para não me dar o que é meu? Posso entrar com esse processo mesmo sem o formal da partilha? Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Tenho um filho de 4 anos, aos dois anos de idade descobrimos que ele passou a ter um sério problema de saúde , o pai nunca vem visitá-lo também nunca fez questão já que os avós paternos permanentemente ficam com a criança. Após um anos por não honrar com acordo feito para pagamento de pensão alimentícia, este fora preso porém após acerto passou a efetuar os pagamentos regularmente porém mesmo tendo o filho diversas internações o pai nunca se importou em acompanhar os tratamentos, o revezamento em hospitais etc... a dois meses deixou de . pagar a pensão do bebe. Segundo informações ele casou e mora atualmente com uma mulher que tem 3 filhos que não são dele.
    Fico muito indignada pelo meu ex-marido sustentar filhos que não são dele, e sequer dar a atenção devida ao seu próprio que especialmente sendo uma criança acometida de sérios problemas de saúde.
    O que devo fazer para que ele repare estes danos, além é claro que cobrar o pagamento de pensão? Posso solicitar alguma indenização por abandono de incapaz, moral,intelectual de saude? A atual mulher dele pode ser responsabilizada também para o pagamento destas reparações já que ela foi o pivor de minha separação ou seja foi com ela que fui taida? Fico muito triste pois vivi tantos anos e só conheci o meu ex marido depois que me separei.Mas hoje penso apenas na saúde de meu filho porém, tem sido muito difícil deixar as vezes meu trabalho uma vez que freqüentemente preciso levá-lo ao médico e realizar seus tratamentos.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  46. minha ex me colocou na justiça. não tenho como provar q pagava a pensão ao meu filho. vou ter q pagar tudo denovo.

    ResponderExcluir
  47. Doutora me ajude a tirar uma duvida,sou viuva e recebo a pensão por morte do falecido e moro com meu companheiro a oito anos.Tenho dele adicional do cartão de credito,cartão de des conto saude onde ele e titular e eu dependente,conta de telefone no nome dele e cartas do inss dele e minhas no mesmo domicilio,com issoeu consigo provar união estavel ao insspara trocar a pensaõ do lecido que e 595,00 pela do atual companheiro que e 1.600,00?

    ResponderExcluir
  48. bom dia doutora ,gostaria de saber se agente faz um emprestimo por telefone e a osa do outro lado dis pra gente deposita uma certa quantia e agenta deposita sera que colocando na justiça teremos nosso dinheiro de vollta

    ResponderExcluir
  49. tive um companheiro por 12 anos e tivemos 2 filhos agora com 5 e 6 anos, a 2 anos decidi me separar, meu ex nao aceitou a separacao, houveram ameacas e agressoes fisicas por parte dele pelas quais decidi sair da cidade deixando meus fihos e tudo q contruimos juntos durante esse tempo, agora vivo no exterior, ele nao me deixa sequer falar por telefone com minhas filhas e ameaca a mudarse de cidade ,deixando-os longe dos avos e tios pois sao o unico vinculo q possuo para saber noticias sobre eles, cada vez q le digo q entrarei na justica para requerer meus direitos, nao ha dialogo entre nos, quais sao meus direitos e o q devo fazer???? por favor obrigado

    ResponderExcluir
  50. Meu nome é Rosa,
    Doutora Gisele, construi uma casa no terreno de meus pais a pedido deles, pois o terreno fica ao lado de sua casa. Acontece que os dois são separados mais vivem na mesma casa. Quero saber como proceder para passar o terreno para o meu nome. Somos em três irmãs e mais um irmão fora, que foi reconhecido a poucos meses judicialmente. As irmãs sabem de tudo, pois fizemos um acordo para no futuro eu pagar as partes, o problema é só esse irmão de fora. O que eu posso fazer de certo para não ter problemas futuros? Já fui no cartório com o meu pai (que tem o documento do terreno)e a moça pediu para pagar o IPTU atrasado e depois voltar lá para regularizar, pois estamos fazendo uma transição de venda. Se meu pai é separado e vamos ao cartório para a transição de venda para mim, a minha mãe tem que assinar? E as minhas irmãs? E esse irmão fora? Meu pai vai completar 62 anos e minha mãe 58 anos.

    ResponderExcluir
  51. Drª Gisele, bom dia! Tive um relacionamento que dourou 17 anos entre namoro e casamento, nesses 17 anos construimos uma casa adquirimos 2 veículos e construimos uma empresa (um atacado de peças de bicicletas) com o prédio próprio. Em julho de 2007 eu quis me separar, entramos num acordo verbal onde eu ficaria com a casa e um dos veículos e ele ficaria com a empresa e outro veículo! Só que o problema é que eu sempre trabalhei com ele e não era registrada, e não possuo registro algum na carteira, e também tenho um problema de coluna 2 érnias de disco e sofro muito com isso, ele então estabeleceu que me dária uma quantia de 1000, 00 reais mensal, mas todo o mês ele fica me ameaçando dizendo que não irá mais me dar esse dinheiro! Gostaria de saber quais os direitos que tenho? pois já se passaram 3 anos e meio que estamos separados! posso entrar com o processo para que seja estabelecida uma quantia justa de penssão? Por favor me ajude, pois não aguento mais essa situação!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Dr Gisele,eu não sou registrado no nome do meu pai,mais ele paga minha faculdade,mim reconhece como filho, mais não mim registrou. Eu queria saber se aconteçe um imprevisto e ele falece. Se eu tenho direto a erança? Tenho 26 anos e 10 que moro mais ele sempre arcou com minhas despeça. Ele tem outro filho de outro casamento e eu. Atualmente ele esta só namorando. Queria saber se eu sou erdeiro? brigado xau.

    ResponderExcluir
  53. Dr Gisele estou morando meu companheiro ha 6 meses ele tem casas carro mas tudo que ele tem esta no nome de seu sobrinho se ele nao tiver nada em seu nome em caso de uma separaçao como posso provar que a casa que moramos e dele mesmo e se ele se recusar a passar os bens para seu nome como posso me previnir de ajuda-lo a adquirir mais bens e depois ficar sem nada

    ResponderExcluir
  54. DR Gisele, eu e meu esposo nao somos casado, mais possuimos a certidao de união estável, e no momento estou pensando em me separa, mais possuimos um terreno que esta só com alicerce de dois comodo pronto, quem pago o terreno foi ele, mais com o pouco que eu ganho eu ajudei a manter dentro de casa e agora tenho direito há alguma coisa, o que fazer.

    ResponderExcluir
  55. Dra. Gisele, minha ex mulher levou meu filho a um psquiatra, sem o meu conhecimento que le receitou um remedio traquilizante de tarja preta, fiquei sabendo pela professora da escola, pedir a mesma a receita medica para eu receitar nos 15 dias da guarda que meu filho fica comigo! e ela se negou dizendo que eu devia procurar a medica e fazer uma consulta de $250.00 sendo que ela tem a receita em maos! e prejudicando os estudos do meu filho e a saúde dele pela falta do remedioñão posso fazer a consulta por que já pagou as custas pensão alimenticias carissima acima do que ganho, o que faço para requerer essa receita com a minha ex-mulher!?
    obrigado DRa.

    ResponderExcluir
  56. sou junta a mais de dois anos dessa união nasceu minha finha de dois anos mim juntei gravida quero mim separa ele tem direito de levar tudo de dentro de casa moro em uma casa que é da minha mãe e no momento estou desempregada sei que posso entra na justiça pra receber a pensao mas as coisas que temos dentro de casa foi ele que comprou tudo tenho direito pois não queria voltar a morar com minha mãe e não posso comprar tudo de uma hora pra uotra

    ResponderExcluir
  57. Meus pais deixaram uma casa para mim. O inventário já terminou pela defensoria pública como devo fazer para passar a casa para o meu nome? Aguado resposta . Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. EM PRIMEIRO LUGAR ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO, PARABÉNS! CARISSIMA EU GOSTARIA DE EXPOR A SEGUINTE SITUAÇÃO: ESTOU COM UMA DÍVIDA JUNTO A UMA FINANCEIRA( EMPRÉSTIMO CONSIGNÁVEL ), COMO ESTOU PAGANDO PENSÃO ALIMENTICIA, AMINHA MARGEM PARA DESCONTO NÃO FOI LIBERADA E O BANCO NÃO CONSEGE MAS DESCONTAR. ELES ENTRARAM COM CITAÇÃO, PENHORA E AVALIAÇÃO E RECEBI O OFICIAL DE JUSTIÇA EM MINHA CASA PARA EU SALDAR A DIVIDA EM 3 DIAS, CASO CONTRÁRIO SERÁ EXECUTADO. DE BEM SÓ TENHO UMA CASA QUE HÁBITO, QUE ESTÁ REGISTRADO SOMENTE COMO TERRENO MAS EXISTE ESTA CASA NA QUAL EU MORO, EU SOU PASSIVO DE PENHORA? SENDO UM ÚNICO BEM?

    ResponderExcluir
  59. estou com um processo cívil,minha advogada me deu o numero do processo,mais a carta do dia da Audiencia ainda nao chegou.gostaria de saber se demora muito chegar a carta.Pois tem 4 meses que dei entrada e 3 meses que estou com o numero do processo.Esse Processso é contra minha sobrinha que esta no espolio de meu Pai.Queremos que ela sai Ela minha Sobrinha saia do espolio de meu Pai.Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. meus pais faleceram ele morava no norte meu tio que pegava a aposentadoria dele e guardava o dinheiro dele tem as terras como faço para ter direito nas coisas que foi dele eles vão dizer que o meu pai não tinha nada o que eu faço me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  61. Vendemos nosso apto em 1986 o novo proprietário não passou p/ o nome dele, em , 1997 meu marido descobriu que tinha uma doença muito grave , alertei o proprietário sobre isso , pedi que passasse o apto para o nome dele...enfim...em 1999 meu marido faleceu , sem que ele o fizesse....Agora temos que fazer inventario...quem fica responsável pelo custo do inventário ?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  62. Prezada doutora. Tenho uma filha que foi adotada pela avó. Meu nome não consta da certidão. Agora ela teve um filho, mas não quer o nome do pai biológico na certidão. Eu poderia dar meu nome como pai desta criança numa certidão de nascimento? Quais as implicações legais? Agradeço qualquer orientação.

    ResponderExcluir
  63. eu moro numa casa que fica num terreno de prefeitura e estao dizendo que vao indenizar so que eu to fazendo dois quartos em cima quando eu for indenizada eu perco ou vao avaliar tambem emcima

    ResponderExcluir
  64. posso colocar um imóvel pertencente a mim e a meu esposo no nome da nossa filha menor de idade ainda em vida, com a concordância de ambos?

    ResponderExcluir
  65. Minha filha tem no registro de nascimento o meu nome de solteira, pois na época que ela nasceu eu ainda não tinha me casado no civil hoje eu posso mudar isso no registro dela como faço? muito obrigada Marcilene

    ResponderExcluir
  66. fui registrada pelo meu pai com 5 anos ele procurou minha mãe e falou que queria ajudar, os dois foram ao cartório de registro e fizeram meu registro, hoje com 20 anos fui surprendida, com uma ação anulatória de paternidade, + pedido de DNA, pois na inicial dele consta wque ouviu boatos de que não seria sua filha, imagine levou 5 anos para me registrar e agora passado 15 quer me tirar o registro de nascimento, mas na verdade sei que é pelo 300,00 de pensão, é possivel esta ação que ele impetrou e somente baseada em rumores como ele alega? me ajude por favor

    ResponderExcluir
  67. Gostaria que me esclareça uma duvida, tenho um filho com minha ex companheira e em abril deste ano consegui a guarda provisória dele por uma ocorrencia de um suposto abuso e negligencia comprovada da mãe que mantinha o menor sozinho durante a manhã inteira com o suposto abusador, tenho comprovado a negligencia escolar e o abandono, pois foi pego em flagrante, tenho laudo pscologico favoravel, e tenho um laudo psicologico por parte do forum em duvida, mas tenho um laudo assistencial por parte do forum também favoravel, e ela tem por meio de fraude um laudo a ser impugnado feito pelo conselho tutelar de cabo frio,tendo em vista que o conselheiro foi afastado por uso de substancia entorpecente e a pessoa que falou em seu nome foi exonerada por erros administrativos sucessivos, tenho provas até de que foi negligente com o pedido vindo do colégio, e que o seu companheiro é quem ia as reunioes estudantis por total anbandono desta, e que eu ainda paguei a pensão até um mês depois a busca e apreensão, agora te faço minhas perguntas.

    1º Esta correta a atitude desta em executar as penções posteriores a busca e apreensão do menor?

    2º Esta buscou o Conselho Tutelar e o CMDCA (para exonerar a pscologa que deu o meu laudo favoravel) com as provas do processo, mesmo sabendo de tal impugnação, esta atitude não fere o segredo de justiça ?

    3º quais são as minhas reais probabilidades de sair vitorioso, tendo em vista, o deferimento de minha antecipação de tutela?

    ResponderExcluir
  68. Sou divorciada e meu atual companheiro também. Eu não tenho filhos, mas ele tem uma menina. A questão é a seguinte: Vamos nos casar, e antecipei com recursos próprios a construção / ampliação do imóvel que é dele, ou seja, tudo o que eu tinha em espécie, reverti em benfeitorias e ampliação da casa. Qual o regime que devo me casar, levando em consideração que ele tem uma filha e sua ex-mulher e viciada em dinheiro? Tenho receio que ela queira se aproveitar da situação e tirar proveito.

    ResponderExcluir
  69. Sou casada há 17 anos, descobri que meu marido tem contato com outra pessoa, sempre faz ligações através do celular dele. Gostaria de saber se detalhamento de uma conta de celular serve como prova para anexar em documentos de separação?

    ResponderExcluir
  70. Dr Gisele gostaria de saber se tenho direito ´´a 15 anos me separei ,,regime separaçao judicial consenssual , tinhamos 28 Alqueres de terra, nestas terras avia casa ,curral,vacas ,carro ,moto,galinhas,mas na separaçao ele so deu pra mim 5 alqueres e mais nada nem uma ajuda ,se eu entra com pedido de divorcio ainda posso requere direito ou ja nao tenho mas ;;.Pois ele me umilhou muito na separaçao ,e depois de vinte dias que tinha se separado de mimlevo a amante para morar com ele na mesma casa que eu vivia com ele e com meus moveis tudo que era meu, E com meu Filho que tinha 12 anos e minha filha de 15 anos na epoca quando eu falava de trazelos para morar comigo ele ameassava me matar e dizia para meus filhos que eu avia traido ele coisa que eu nunca o fiz por que eu tinha a saude muito fragil tava passando por momento de recuperaçao por uma cirurgia no utero ...,,,bom obrigado

    ResponderExcluir
  71. dra gizele boa tarde queria prdir uma ajuda e que a ex do meu marido me pediu que eu mandace xerox dos meus documento eu acho que para divorcio direto no cartorio nao precisa de xerox estou com medo de manda ela disse que a advogada dela que pediu aque eu faço

    ResponderExcluir
  72. oi boa tarde doutora preciso muito de uma ajuda minha mae morou 5 ou 6 anos com uma homem nesse periudo minha mae ficou tres anos sem trabalho formal mas e ele ajuadava na caso so que agoro depois da separação ele esta cobrando tudo que ele ajudou a fazer na casa sendo que tudo minha mae ajudava a pagar e ele esta com um processo na justiça e devido a um serio problema. e ele acusa a mim e meu narorado de ter armado para ele e de minha mãe ter acobertado e devido a isso que ele sta com esse processo e fica nos pertubando querendo que paguemos esse dinheiro sendo que não temos como e eu estou ficando doente com isso so de falar o nome dele eu começo a chora pois ele tacou uma garrafa de vidro em cima de mim e de minha irmão gostaria de um jeito de afastar ele de nos e ele realmente pode pedir isso .
    a minha mae tem provas de tudo que ela ajudou a pagar o que devemos fazer.

    ResponderExcluir
  73. Dra. Gisele, boa noite, tenho uma dúvida sobre o recurso jurídico conhecido como interdição. Gostaria que me esclarecesse se um dos filhos de uma família de 5 irmãos, pode pedir interdição dos pais idosos, ou de um deles na ausência do outro, sem a autorização ou aval dos outros filhos. No caso em questão, o pai tem 79 anos e a mãe, 76. Sendo pessoas de saúde frágil. O motivo da pergunta deve-se ao fato de temermos que um dos irmãos, o mais velho, venha a pedir intervenção de nossos pais ou de um deles na ausência do outro. Isso deve-se ao fato de que esse irmão tem uma dificuldade ortopédica, mas que não o impede de trabalhar e produzir. A questão é que depois de perder o último emprego, a cerca de 20 anos atrás, nunca mais trabalhou, mesmo tendo surgido várias oportunidades. E desde então, se aproveita dessa pseudo condição de deficiente físico e fica na dependência de nossos pais, embora tenha rendimentos do aluguel de um imóvel que possui e de aposentadoria. Nosso receio é que agora aos 52 anos e sabedor das dificuldades de saúde de nossos pais, esse irmão queira se aproveitar dessa situação para manter-se residindo na casa deles, passando a estabelecer controle de vida de nossos pais e para isso se utilize desse procedimento. Meu argumento está baseado em vários fatos ocorridos recentemente que tem compravado essa suspeita. Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir
  74. moro com minha bisavo ha muito tempo tenho direito da casa ou os dois filhos?

    ResponderExcluir
  75. cara doutora
    tenho uma irmã que vive a 10 anos com o mesmo homem e com ele tem três filhos pequenos. ele é uma pessoa de temperamento dificil, a agride verbalmente, não só a ela como também as crianças. trata os filhos mal, bate nas crianças principalmente no menino mais novo, que por ele aborrecer demais a minha irmã durante a gestação trata-se de uma criança nervosa e agresiva. a minha irmã quer se separar, mais ele diz que não sai de casa e quer que ela deixe a casa com as crianças, mais ela não tem para onde ir e não pode pagar um aluguel de uma casa para morar com os filhos. o que podemos fazer?

    ResponderExcluir
  76. bom dia Dr Gisele....bom vou resumir um pouco da minha situaçao atual pois preciso exclarecer algumas duvidas sobre minha separaçao...fui casada durante 17 anos..e a uns 3 meses me separei...por varios motivos agressoes verbais da parte dele e algumas vezes chegando ate a agresao fisica!tenho duas filhas com ele uma de 14 anos e a outra tem 10..e nessa nossa uniao..adiquirimos juntos alguns bens como imovel e terreno..eu estou na casa com minhas duas filhas de menores!casa q eu o ajudei comprar durante esses anos de casamento , ms q ele colocou só no nome dele o documento de posse nao tem escritura ainda! e no momento nao tenho emprego fixo registrado trabalho como diarista! para o sustento de minhas filhas, gastos como alimentaçao , material escolar remedios e etc ..temos um terreno tbm ao qual abri mao deixando para ele,,,ms com ele nao tem acordo pois ele des de nos separamos fica com ameaças ! diz q vai vender a casa! p pagar dividas dele! sendo assim me deixando sem moradia ! deixando as filhas sem moradia!ele atualmente tem endereço fixo! trabalha REGISTRADO A 10 ANOS!tem o sALARIO MENSAL E REMUNERAÇOES A PARTE..ele nao paga aluguel nem luz e agua..e com 1 mes q estavamos separados ele colocou uma mulher com dois filhos para morar com ele!e alem dele me ameaçar de vender a casa ! ele ainda agredi pisicologicamente as filhas !tratando essas crianças filhos da sua atual mulher como filhos dele! e nao comprindo com o pael dele de pai perante as filhas legitimas ! e faz isso na presença delas sem se iomportar com o emnocional das filhas ! e isso vem me trazendo muitos problemas pois minhas filhas estao abaladas d + emocionalmente !chegando ao ponto de eu ter q gastar com pisicologos!queria saber quais saO OS DIREITOS DE MINHAS FILHAS! E SE ELE PODE VIM A VENDER A CASA Q MORO COM NOSSAS FILHAS MENORES SEM Q EU CONCORDE COM ISSO ! AGUARDO RESPOSTA ESTOU DESESPERADA! POIS NAO TENHO MS NADA A NAO SER ESSA CASA P MORAR COM MINHAS FILHAS !URGENTE!DES DE JA LHE AGRADEÇO MUITO...MARCIA! ME AJUDEM ! URGENTE!

    ResponderExcluir
  77. olá Dr Gisele ....Gostaria de saber no que eu tenho direito eu e meu marido estamos separados a 4 meses mais nao entrei com pedido de separação ...somos casados com comunhão parcial de bems ...tenho um filho menor de idade e ele saiu da casa por que quis, simplismente pq descobri q ele estava me traindo... agora me ajuda apenas com 400 reais por mes gostaria de saber quais são os meu direitos quando me separar dele? moramos em uma casa que esta financiada pela caixa economica ,eu nunca trabalhei fora com carteira fichada tenho direito a pensão dele em caso de separação?

    ResponderExcluir
  78. Gostaria de saber se detalhamento de uma conta de celular serve como prova para anexar em documentos de separação?

    ResponderExcluir
  79. Boa noite, estou me separando de uma união estável que durou 6 anos, temos uma filha em comum de 5 anos e tenho uma filha de 13 anos de um primeiro relacionamento. Durante esses seis anos compramos uma casa para morarmos, o dinheiro foi todo dele, ou seja ele já tinha o dinheiro antes de nos relacionarmos. Compramos a casa de uma prima minha que por ser minha parente me vendeu a casa por um valor menor que o mercado oferecia, mas a casa estava em péssimo estado e reformamos antes de irmos morar lá, ajudei financeiramente na reforma pouco mas ajudei e tbém comprei alguns móveis, a maioria foram comprados por ele, descobri que ele estava me traindo e sai de casa com minhas filhas, gostaria de saber tenho direito na casa?

    ResponderExcluir
  80. FUI CASADA COM REGIME PARCIAL DE BENS JÁ ME DIVORCIEI E CASEI COM OUTRA PESSOA QUERO SABER SE TENHO DIREITO A INDENIZAÇÃO TRABALHISTA DO MEU EX MARIDO POIS O PROCESSO CORRIA ENQUANTO ESTAVOS CASADOS

    ResponderExcluir
  81. Meu nome é Sandra Mara:
    Minha prima construiu uma casa no terreno de seus pais,onde vive com seu esposo e filhos há 20 anos, sua mae ficou viúva há 15 anos e possui uma casa no mesmo terreno. Hoje a viuva tem 83 anos e descobriram que ela não tem o registro do imóvel, somente um recibo dado pelo primeiro dono que tambem não tinha registro e ja faleceu. Eles teem os comprovantes do IPTU pagos em nome da viúva desde a compra pelo marido. A viuva está muito doente e a filha quer saber se tem direto ao pedaço do terreno que construiu e vive hà vinte anos ou se a mae (a viuva)falecer ela perde o direito e tudo sera dividido entre seus irmãos?

    ResponderExcluir
  82. Eu comprei minha casa so que minha mae mora junto comigo,e ela tem uma parte do terreno da herança dela, se ela morre a casa e minha por direito ou tenho que dividir com meus irmao? Mas se eu quiser eu posso compra essa parte dela?

    ResponderExcluir
  83. TENHO UM TERRENO, E VIVE UM CASEIRO LA A 3ANOS E SEIS MESES, QUERO IDENIZA-LO COM UMA PARTE DO MEU TERRENO, COMO FAÇO UM DOCUMENTO PARA FAZER ESTA INDENIZAÇÃO? ME AJUDE POR FAVOR

    ResponderExcluir
  84. Dr Giseli-vivo com meu mrido á 13 anos e devido ele beber todos os dias e me afgredir com palavras resolvir me separa nossa união é estavel, temos um filho de 13anos, a primeira casa ele vendeu e nada medeu ja a casa que estamos morando hoje esta construida no terreno do meu pai eu fiz um acordo na empresa em que eu trabalhava para construir acasa. lhe pergunto ele tem direito a casa.

    ResponderExcluir
  85. casei com comunhão parcial de bens, nada foi comprado depois, estou desempregada e sofrendo maus tratos diários, não tenho para onde ir, meu marido tem um comportamento duvidoso, vivo um inferno, vou ficar na miséria é? ele pode comprar uma passagem e me mandar para casa de parentes? eu não quero ir pq sei q não vou ser bem recebida, casamos a um ano e meio.

    ResponderExcluir
  86. Vcs. podem me ajudar: Recebi EM DOAÇÃO quando casada PELO REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS no curso da Lei 6.515/77 - UM TERENO ESSE TERRENO - vendi A UMA CONSTRUTORA PARA SER INCORPORADO EM UM EMPREENDIMENTO(CONDOMINIO DE CASAS). A CONSTRUTORA DEU COMO DAÇÃO EM PAGAMENTO CASAS. Estou me DIVORCIANDO meu MARIDO TEM DIREITO A ESSAS CASAS na Partilha

    ResponderExcluir
  87. Olá Dr. Eu tenho 19 anos qnd tinha cinco anos o meu pai faleceu ele era casado com a minha mãe a muito tempo por volta de 22 anos, era filha unicaa por parte de m~e , mas meu pai teve outros tres filos em um casamento anterior , dois anos depois da morte do meu pai minha mãe tambem faleceu e eles moravam em uma casa do Cdhu , eu tinha apenas 7 anos e fiquei morando com um tio meu irmão da minha mãe que me criou e que deixou um outro tio morando nesta casa (a que meus pais viviam costruiram juntos) meus irmãos tem algum direito? Ou será que posso fazer algum tipo de acordo com eles e vender este imóvel ?

    ResponderExcluir
  88. boa tarde estou passando por uma separaçao e tenho muitas duvidas,meu ex comprou com o dinheiro de heranca um lote de 400m e depois de casados construimos uma casa e adquirimos um carro.Gostaria de saber como sera feita essa separacao de bens,tem como avaliar a casa separada do lote.por favor me respondam com urgencia

    ResponderExcluir
  89. Dra. quando casei meu marido já pagava uma carta de crédito do Itaú no valor de 50.000.00 para futuramente comprar um imóvel. Estou casada a quase três anos e regime é comunhão parcial de bens.Ele já pagou mais da metade da carta e automaticamente o banco libera o crédito para comprar o imóvel, compramos um apartamento de 78 mil, ele deu 28 mil em dinheiro a imobiliária, sendo que esses 28 mil ele tinha guardado, mas não tinha os 28 mil guardado no antes do casamento, ele juntou tbm durante o matrimônio.Antes de entrarmos no imóvel fizemos uma reforma e eu o ajudei durante um bom tempo financeiramente. Agora ele está decidido que não me quer mais e falou que não tenho direito a nada, que eu fosse morar com minha mãe.Que ele pagava antes a carta e tinha todo dinheiro guardado. Gostaria que a senhora me ajudasse me dando uma orientação.

    ResponderExcluir
  90. estou casada a tres anos temos um filho de tres ,sai de casa e levei meu filho ,com o consentimento do pai mesmo assim ele pode alegar algo para me prejudicar?

    ResponderExcluir
  91. Bom Dia, Dr@ Gisele.
    Fiz um negocio com minha irmã, comprei uma casa da praia q era dela, mais esta no nome do marido só q não fizemos contrato pois moro fora do País. Mais todos os meses tenho pago e dei de entrada para eles 4 mil quando ela me ofereceu a casa. Agora mandei fazer o muro da casa e ele veio com uma istoria que queria vender a casa e desfazer o negocio e eu já paguei 14.111 reais. O valor total da casa é 30 mil no caso já paguei a metade do combinado. O marido da minha irmã não tem escritura publica da casa apenas um contrato particular. eu não aceitei que ele venda a casa, mais eu nào tenho nenhuma escritura em mãos q comprove a compra a não ser os recibos de pagamentos q faço todos os meses para eles pelo banco. Posso entra com uma ação caso ele venda a casa sem minha permissão e sem meu conhecimento? gostaria que vc me ajudasse e me esclarece-se os meus direitos caso isso venha acontecer. Ass: Esther Maia agradeço desde de já sua atenção.
    Meu email é Estrela0021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Bom Dia, Dr@ Gisele.
    Fiz um negocio com minha irmã, comprei uma casa da praia q era dela, mais esta no nome do marido só q não fizemos contrato pois moro fora do País. Mais todos os meses tenho pago e dei de entrada para eles 4 mil quando ela me ofereceu a casa. Agora mandei fazer o muro da casa e ele veio com uma istoria que queria vender a casa e desfazer o negocio e eu já paguei 14.111 reais. O valor total da casa é 30 mil no caso já paguei a metade do combinado. O marido da minha irmã não tem escritura publica da casa apenas um contrato particular. eu não aceitei que ele venda a casa, mais eu nào tenho nenhuma escritura em mãos q comprove a compra a não ser os recibos de pagamentos q faço todos os meses para eles pelo banco. Posso entra com uma ação caso ele venda a casa sem minha permissão e sem meu conhecimento? gostaria que vc me ajudasse e me esclarece-se os meus direitos caso isso venha acontecer. Ass: Esther Maia agradeço desde de já sua atenção.
    Meu email é Estrela0021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. boa noite dr tenho uma duvida sou amasiado 10 tenho duas filhas sendo uma de 8 anos e uma de 2 meses. moro na casa em que meu pai me deixou com ele faleseu a 6 anos só que é em area livre sendo favela. e estou me separando da minha companheira ela tem direito no imovel que meu me deixou...

    ResponderExcluir
  94. Dª moro com meu companheiro a 6 anos quando vim morar com ele ele ja tinha a casa so que eu ajudei a paga algumas reformas na casa e compramos um carro juntos so que paguei bem menos que ele ele vem me traindo e temos uma filha de 8 meses se eu me separar dele tenho direito de ficar na casa? obs : ele tbm tem uma filha do primeiro casamento por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber se tenho alguma possibidade neste caso: Entrei com pedido de exoneração há dois anos a trás, e na época meu filho não fazia nada(nada mesmo), mas intimado correu logo e se matriculou na facul particular e ingressou num curso superior e com isso conseguiu manter a pensão (esse processo levou 1 ano). Passado o processo, depois de um ano no curso superior q ingressou às pressas, ele mundou de curso e curso mais longo que o primeiro. O prmeiro curso, no qual conseguiu a permanencia da pensão, terminaria daqui a seis meses, quando tambem faria 24 anos dois meses depois. Já com a troca do curso ele terminará quando tiver quase 27 anos. Neste caso eu poderia entrar novamente com a exoneração de pensão na época que seria o termino da primeira faculdade que o ajudou a manter o beneficio e que conscidentemente fica próxima dos 24 anos? Terei eu chance de exonera-lo nestas condições, visto que ele trocou de faculdade por sua conta e risco? O juiz levaria em conta que o alimentado poderia já estar formado senão tivesse interrompido o primeiro curso? O alimentado pode ganhar esta ação mesmo tendo mudado de curso e curso mais longo que ultrapassaria a idede 24 anos? Na sentença consta o nome da primeira graduação q ele entrou. O juiz entenderá que assim como ele entrou numa faculdade de ultima hora pra manter o beneficio, tambem trocou por um curso mais longo para prolongar o tempo de recebimento da pensão alimentícia? Diantes desses fatos, eu poderia entrar um exoneração com tutela antecipada?

    ResponderExcluir
  96. Ola Dra. , fui casada durante 16 anos em regime parcial de bens, durante o nosso casamento fomos sorteados com uma casa do CDHU, que teve posteriormente 50% do seu valor quitado devido a aposentadoria por invalidez do meu ex. Hoje estou separada judicialmente ha 02 anos e no nosso processo náo consta partilha de bens, e o meu ex hoje esta desaposentado. Gostaria de saber se tenho esse direito e como faco para retirar o nome dele do contrato, visto que moro na casa com as minhas duas filhas e ele ja esta casado com outra pessoa.Grata pela atencáo.

    ResponderExcluir
  97. Drª Gisele boa tarde!

    Moro junto há dois anos e três meses, meu marido é casado legalmente com outra pessoa e não pediu o divórcio ainda... acontece que eles tem um filho menor com isso ela quer me proibir de vê a criança, nunca o distratei, nem falei mal da mãe, tenho como provar que eu e o menor nos damos muitíssimo bem, tenho fotos juntos somente nos dois além do apoio da família dele. Isso pode acontecer? pode ter medida cautelar para isso? temos residencia fixa e testemunhas que provam nossa união, e minha boa conduta...ela tem direitos, tudo o que temos é no meu nome...
    Obrigada, boa tarde.

    ResponderExcluir
  98. Tenho uma filha deficiente maior que já foi casada hoje e separada sem meios de sustentar-se na minha falta o que devo fazer pra que ela fique com a minha pensão?

    ResponderExcluir
  99. tenho 14 anos e estou gravida a minha mãe não me aceita em casa e meu namorado tem 19 anos, recebo uma penção todo mes pois o meu pai era encostado pelo inss recebo essa penção por morte. Gostaria de saber como faço pra ir mora com o meu namorado e continuar a recebendo essa penssão. Ass:natasha
    meu e-mail e natasha.leandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. minha filha tirou identidade no detran a certidao de nascimento o nome da mae esta de solteira,mostramos documentos q ja somos casados e nao quizeram colocar o nome da mae de casado,esta certo? ass: luis fernando.meu e-mail é luisfernando196250@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  101. Drª Gisele, queria tirar uma duvida meu pai tem um filho fora do casamento,ele e minha mae são casados so que ela tem terrenos no nome dela e ele tem terrenos no nome dele,se acaso minha mae vier a falecer primeiro q meu pai esse filho dele terá direito a parte dos bens que foram da minha mãe?

    ResponderExcluir
  102. BOA NOITE DR GISELE TUDO BEM?
    MINHA SITUAÇÃO É BEM COMPLICADA SOU DIABETICA ESTOU ME SENTINDO MUITO MAU FAZEM 7 MESES QUE MEU MARIDO FALECEU FOI TUDO MUITO DERREPENTE INFARTOU P MIM FOI A PIOR COISA QUE PODERIA ACONTECER HOJE ME ENCONTRO NUMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL NA QUAL NAÕ SEI MAIS QUE FAÇO.
    TINHAMOS UNIAÕ ESTAVEL A 16 ANOS COM ESSA UNIAÕ ELE ABRIU UMA EMPRESA EM MEU NOME ONDE HOJE SOU DEVEDORA DA RECEITA FEDERAL MAS QUEM ASSINAVA ERA ELE ALEM DISSO FIQUEI COM MUITAS DIVIDAS JA NAÕ SEI MAS QUE FAÇO.
    BOM AI COMEÇOU A DAR PROBLEMA ELE ABRIU OUTRA EMPRESA COMEÇOU DAR PROBLEMA O DONO DO ESCRITORIO MANDA ABRIR OUTRA EMPRESA NO QUAL MINHA FILHA É SOCIA DELE LOGO VEIO A FALECER FUNCIONARIOS LEVOU ELE NA JUSTIÇA MAS COM SEU FALECIMENTO TIVE QUE ASSUMIR
    GOSTARIA DE SABER A CASA ESTA SO EM MEU NOME TIVEMOS DESSA UNIAÕ UM TERRENO QUAL VENDI NAÕ ESTAVA IMPENHORADA NO CARTORIO MAS DEPOIS DE VINTE DIAS VEIO A IMPENHORABILIDADE MAS O RAPAS JA TINHA REGISTRADO EM SEU NOME VENDI PARA PAGAR DIVIDAS DO FALECIDO.
    TENHO 2 CASAS QUAL DOEI PARA MINHAS FILHAS QUE ESTAÕ IMPENHORADAS GOSTARIA DE SABER SE PODERIA ESTAR VENDENDO ESTA PARA VER SE CONSIGO PAGAR A RECEITA ESTA NAÕ ESTA IMPENHORADA É A CASA ONDE MORO.
    JA ESTA SENDO FEITO O INVENTARIO MAS EXISTE HERDEIROS DA OUTRA PARTE ONDE SAÕ TODOS MAIORES VENDER AS MAQUINAS E FAZER UM ACORDO COM OS FUNCIONARIOS POIS NAÕ QUERO CONTINUAR COM A EMPRESA.
    PRESTE ATENÇAÕ.
    HERDEIRO MAIOR FOI REVOGADO NO INVENTARIO POR TER AGIDO DE MÁ FE COM O JUIZ MEU MARIDO ERA CASADO NO PAPEL AINDA MAS TINHA PEDIDO O DIVORCIO SO NAÕ FOI CONSUMADO POR SEU FALECIMENTO ENTAÕ SEU FILHO USANDO ESSE PAPEL FES AS DOCUMENTAÇÕES ONDE O JUIZ DEU O DIREITO P ELE FAZER AS COISAS ONDE FOI NO BANCO E RETIROU VALOR GRANDE DEIXANDO OS FUNCIONARIOS E DIVIDAS EM CIMA DE MIM POR SER REVOGADO E NAÕ TER PAGO.
    ENTREI NA JUSTIÇA COM UNIAÕ ESTAVEL GANHANDO TODOS OS PROBLEMAS MEU ADVOGADO TA MUITO DE VAGAR PENSEI EM PROCURAR UM PROMOTOR EXPLICAR MINHA SITUAÇÃO DIRETO A ELE COMO POSSO FAZER JA TA SENDO FEITO O INVENTARIO MAS ELES TEM DIREITOS ?SOMENTE EU PAGO AS DIVIDAS SOZINHA QUE FAÇO DA MINHA VIDA COM QSE 50 ANOS.
    QUANDO VIEMOS VIVER JUNTOS NAÕ TINHAMOS NADA TRABALHEI JUNTO COM ELE SUA FAMILIA NAÕ QUERIA SABER DELE PARECIA UM MENDIGO DEPOIS QUE FUI FAZENDO ELE UM HOMEM DE NOVO VIERAM DE OUTRA CIDADE ME PERTUBAR EXPLORAR NOS ESSE FILHO DELE TEM 43 ANOS VIVIA NAS CUSTAS DO PAI HOJE SOU AFIADORA DELE E NEM SEI QUE FAÇO JA FALEI COM O DONO DA CASA MAS HOMEM NAÕ QUER ME TIRAR DESSA SITUAÇÃO.
    QUE POSSO FAZER ME DE UMA SOLUÇAÕ QUE POSSO FAZER ESTOU DESESPERADA COM MEDO DE NAÕ ME SOBRAR NEM UM TETO PARA MIM VIVER.

    OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA.

    NO CASO DA MINHA CASA VOU PRESA SE EU VENDER SENDO QUE ELE JA PEGOU O DINHEIRO MUITO DINHEIRO ME DEIXOU SEM NADA E NAÕ ASSUMIU OS COMPROMISSOS.


    ResponderExcluir
  103. dra gisele me separei do meu marido mais ainda nao dei entrada nos papeis mais quero comprar um imovel como faço para meu ex nao tomar parte deste

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde minha mãe morreu á 14 meses, vivo quase na miséria, o meu pai nao me quer dar as partilhas que me pertencem pois sou filha unica.pedi à seg. social uma advogada, já lhe entrguei todas as declarações que me pediu e á 2 meses que não me diz nada. Estou desesperada pois já não tenho dinheiro para comer e pagar as minhas contas. O que me aconselha a faze?
    atenciosamente.
    Alda Pinto

    ResponderExcluir
  105. Boa noite Dra! Bom meu caso é complicado,Moro com um rapaz Há 2 anos só agora descobrí que ele tem 5 filhos de outro casamento. Ele diz não ter me contado antes por medo da minha reação já que não tenho filhos. Tenho uma casa com o documento de compra e venda em meu nome e um carro que também é meu. Eu já possuia estes bens antes dele vir morar comigo. Gostaria de saber o que eu poderia fazer para evitar no futuro que estes filhos dele venham a querer brigar por uma coisa que não os pertencem pois comprei e paguei sozinha.Uma vez que ele não tem bens para deixar para eles. Tem algum documento que eu possa fazer? Teria eu que colocar minha casa em nome de minha mãe qdo fizer a escritura definitiva? Me dê uma luz dra! obrigado!!! Eliana de lima

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde.Quando me divorciei de minha ex-esposa, o aluguel da casa onde morávamos estava em meu nome. Na audiência de divórcio foi citado que ela retirasse todas as contas da casa do meu nome e passasse para o nome dela, se ela quisesse continuar no mesmo imóvel. Porém, depois de um ano e meio descobri que o aluguel e as demais contas ainda constam e meu nome, pois chegaram cobranças. Como posso acioná-la judicialmente? É possível alguma indenizaçao? Obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite????

    Estou com um problema e se puderem me esclarecer vou agradecer....

    Meu companheiro foi casado e separou judicialmente a uns 10 anos atras, na epoca ele era casado em comunhao parcial de bens e tinha uma casa que foi adquirida antes do casamento, como ele tinha um filho o juiz que fez a separação pediu que ele vendesse o imovel e pagasse na epoca a quantia de R$ 8000,00 em beneficio do filho para que fosse comprado uma casa para o menino.

    Eu que na epoca era a namorada dele comprei a casa e financiei pela CEF e hoje a casa é no meu nome e pagamos em deposito judicial a quantia estabelecida.Tenho comigo todos os documentos, da separação judicial e o deposito judicial

    No final do ano passado meu campanheiro faleceu e agora a ex mulher dele tem parte na minha casa, sendo que quando ocorreu a separação judicial este imovel foi vendido para que pagasse ao filho o valor estipulado e a mulher nao teve direito devido a comunhao parcial de bens.

    E eu nao fui casada com ele e nem tive contrato de união estavel

    Por favor me ajudem!!!!

    Obrigada

    Carolina

    ResponderExcluir
  108. boa noite, DRA,

    fui adotada nos primeiros dias de vida..., porem
    so consta na minha certidao o nome da minha mae..., quando eu tinha 12 anos meu pai faleceu..., minha irma disse que eu nao tinha direito pois nao tinha do meu pai na certidao..., e a 3 meses minha mae faleceu e ela me disse que a casa que esta em nome de minha mae e 50% dela pois na epoca em que meu pai morreu nao foi dividido..., lembrando que minha mae vivia em uniao estavel....minha irma esta correta??? outra coisa minha mae financiou um imovel de valor alto em nome de minha irma por ela ter renda alta e aprovaçao facil para aquisiçao...minha irma me deixa entender que se eu entrar na justiça ela fica com esse imovel que ja esta quitado....oque posso fazer....???estou desesperada nao tenho mais ningume na minha vida e tenho dois filhos pequenos para criar.....me ajude por favor....

    ResponderExcluir
  109. estou casada a 9 anos e já tinha comprado uma casa antes de me casar, casei em comunhão parcial de bens, depois do casamento foram feitas muitas melhorias no imóvel e eu estou pagando sozinha pois meu marido diz que por não ter direito não vai me ajudar. Em caso de divórcio tenho medo que ele queira reclamar algum direito e depois de tanto tempo pagando tudo sozinha eu ainda tenha que dividir a casa com ele, e o pior é que ele já tinha uma filha do primeiro casamento e em caso de morte dele eu tenho medo de ter que dividir a casa com ela. Gostaria de saber o que eu posso fazer para garantir que no futuro eu não venha ter que dividir a casa nem com ele nem com a filha dele e ela possa ser herança apenas do meu filho que tive com ele assim como qualquer outro bem que eu venha a adquirir.

    ResponderExcluir
  110. Sou funcionaria publica federal aposentada e, tenho uma filha adotiva de 13 anos. Gostaria de saber se existe uma ajuda financeira do governo federal, pois sou solteira e, atualmente, as coisas estão se tornando dificeis para mim, pois o ganho como funcionaria publica, está muito devasado. Existe um amparo legal para quem cria filhos adotivos de pais irresponsaveis? Agradeço se algum advogado me responder a este comentário.

    ResponderExcluir
  111. dra gisele,boa noite, tive uma uniao estavel por 19 anos,tivemos varios bens, nos separamos e nao deu tempo para a partilha pois ele morreu, o que conseguimos fazer foi um contrato de gaveta,agora foi aberto o inventario,no qual fui excluida,o que fazer

    ResponderExcluir
  112. Boa noite dra. Me divorciei a 5 meses consensual, porem o terreno que ele tem em MG era herança do pai dele,e nao entrou na partilha de bens. Estavamos casados a 2 anos quando o pai faleceu, porem depois de um tempo foi dividido o terreno em 2 partes sendo umda do meu ex-marido e outra do irmao, passou uns meses fomos ao cartorio em MG para assinar a escritura dessas terras eu e meu ex-marido. Hoje meu nome e o nome dele esta nessas terras como proprietarios. Minha pergunta é: Tenho direito a essas terras mesmo sendo herança, uma fez que a escritura esta em meu nome e nome dele? Obs: Somos casados em comunhao parcial de bens...Meu e-mail: psicologa2012@uol.com.br

    ResponderExcluir
  113. Minha mãe faleceu em 1994 e os pais dela, ainda eram vivos. Meu pai também. Eram casados pelo regime de comunhão de bens (1971). Depois, meus avós faleceram (ele 1998, ela 2008). Agora, meu pai está brigando pela parte da minha mãe na herança dos meus avós, mas eu entendo que ele não tem direito, pois o casamento terminou (com o óbito dela) sem que ela tivesse se tornado herdeira!! Estou errada?!

    ResponderExcluir
  114. morei com uma pessoa a seis anos e meio ele veio a falecer a quatro anos estou com um processo de união estavel na justiça eles só estão esperando pois tem q ter a presença dos outros dois erdeiros filhos de casamentos anteriores uma menor e uma maior ,e uma tarceira comigo ñ sei o endereço deles para intimação já tentei entrar em contato por facebook e ñ me respondem .preciso resolver isso como devo proceder ? e mesmo ñ tendo saido ainda essa união posso vir a casar de novo agora no papel isso invalidaria o processo em andamento ? como devo proceder email:viviferreira84@gmail.com

    ResponderExcluir
  115. Sou Angelica. Bom dia Dra. Estou vivendo ha quatro anos com um viuvo , porem não me divorciei do primeiro casamento. O que tenho direito ou o que devo fazer para me assegurar?

    ResponderExcluir
  116. boa tarde eu sou juntada a 5 anos e tenho dois filhos quanto ele tem de pagar de pensão ele recebe um salario

    ResponderExcluir
  117. Ola..morava sozinha e um namorado veio mora comigo..ficamos uns 7 meses juntos..tirei um carro pra ele e um som..e outras coisas..Ai brigamos e ele levo tudo..oq posso fazer...Eu tenho algum direito..

    ResponderExcluir
  118. ola eu quero me separar do meu marido pois não esta mais dando certo só que temos uma filha e ele trabalha em uma empresa que ele recebe na carteira o valor de mil reais só que na verdade ele ganha dois mil e duzentos e ele mora na minha casa que foi deixada de herança do meu pai que faleceu eu fiz enventário com meu irmão pois no lote a 2 casas uma minha e outra do meu irmão só que nós não desmembramos o lote e nem colocamos no nosso nome e eu procurei um advogado e ele me disse que ele tem direito na metade da minha casa oque devo fazer pois eu quando me juntei com ele eu ja tinha a casa e eu queria que ele me pagasse o valor de pensão certa pelo o que ele ganha só que como ele tem outra filha e ele paga 250.00 ele quer pagar o mesmo só que não acho justo tanto pra minha filha quanto pra outra filha que ele tem com a ex mulher dele o que devo fazer por favor me ajude pois não da mais pra ficar nesta situação e ele ainda me falo que queria ficar com a menina e ainda me pagava a pensão de 250.00 só que eu jamais vo dar minha filha pra ele eu sou mãe e não abro mão disso nunca me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  119. Bom dia Dra.Gisele.
    Eu vivo com uma pessoa à 30 anos e temos um filhos dessa união com 28 anos.
    Há 10 anos atrás foi comprado um imóvel, o qual ele agora quer que eu saia alegando eu não ter nenhum direito, e me ameaça falando que se eu sair para visitar parentes ou ir a um lugar (teatro, cinema, etc.), ele trocará a fechadura da porta impedindo a minha entrada, fora as agressões verbais dirigidas a mim e a minha família e referente a minha situação financeira, pois o meu salário não daria para pagar um aluguel.
    Preciso de uma orientação.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  120. Sou casado a quase 16 anos tenho uma filha de 14 anos. Minha mulher é desequilibrada faz tratamento do qual não esta surtindo muito efeito. Faz cinco dias que ela saiu de casa, juntou as roupas sapatos e alguma outra coisa colou num saco e saiu, fica com amigos em comum do casal morando de favor e me defamando. Minha filha diz que quer ficar comigo. Tenho medo em uma decisão judicial essa mulher querer ficar em casa, embora separada, o que ela pode fazer comigo ou minha filha ou mesmo com ela poderia alguem dizer que fui eu. Ela possui todos esses historicos na ficha de tratamento dela. A situação se tornou insustentavel nem eu nem a filha quer mais ela.Como devo agir?

    ResponderExcluir
  121. vivi com um homem 20 anos, me separe com avvogado, ele assinou passando por cento dos bns p mim, depois e anos ele entrou na justiça fazendo rescisão de contrato. como faco pra receber o q é meu

    ResponderExcluir
  122. meu nome é ana ,eu vivi 10anos com meu companheiro,nos construirmos a casa junto,e esta no nome dele,só que nos casamos agora em comunião parcial de bens,caso aconteça uma separação,eu tenho direito na casa ?tenho dos filhos.

    ResponderExcluir
  123. Olá Dra,
    Gostaria de uma orientação sobre como proceder na minha situação. Tenho 19 anos recém completados, sou filha de pais separados, curso uma graduação de medicina em outro estado, minha guarda ainda está no nome da minha mãe e minha pensão está mantida com consentimento do meu pai e minha mãe há 07 meses não conversa mais comigo, não repassa o valor total da minha pensão e não há motivos para isso, não houve conflito de nenhuma natureza. Ela apenas ignorou minha existência como sempre disse que faria após eu completar meus 18 anos, pois minha mãe sempre me culpou por eu ter atrapalhado a vida dela já que ela engravidou cedo de mim. Hoje, estou com laudo de depressão e passando dificuldades financeiras pela não contribuição da minha mãe. O processo de transferência da pensão para meu nome está em andamento, porém apenas com minha pensão paterna não consigo suprir minhas despesas básicas. O que posso fazer? Tenho direito assegurado de receber alguma pensão da minha mãe?

    ResponderExcluir
  124. Dra Gisele fui casado durante 19 anos com minha primeira esposa e fiz uma separação amigável. Casei-me novamente. Trabalhei durante 31 anos em uma empresa e tenho uma ação trabalhista a receber. Minha 2a esposa tem direito a receber parte desta indenízaçâo? Durante o periodo em que trabalhei e que estou com ela, foram 01 ano e 04 meses que fiquei na empresa. A 1a esposa ficou 19 anos comigo, como devo proceder neste caso?

    ResponderExcluir
  125. ola gisele,estou com uma duvida cruel.tenho 19 anos e mais ou menos uns 6 anos recebo uma pensão que meu pai deixou quando morreu,sendo que minha mae que recebe no nome dela pois era de menor.hoje minha mae esta com 61 anos e fico preocupada se ela perdera essa pensão pelo inss quando eu completar 21 anos,estou noiva e quero casar logo sendo que quero casar no civil.mais fico sentida por casar e minha mae perde essa pensao pois e a unica renda dela o que eu faço me de uma luz...obrigado

    ResponderExcluir
  126. Bom dia Drª
    Quero lhe fazer uma pergunta.
    Eu tive um filho de um rapaz que depois de 2 anos me deixou nós não eramos casados, ele sumiu e agora recentemente o descobri no Facebook, pois bem ele nunca me ajudou em nada com meu filho eu tinha medo de ir atras dele e perder a guarda de meu filho. Ele soube e viu o nosso filho pelas fotos mas nunca nem se importou meu filho vem tentando, fazer faculdade ja trancou varias vezes por falta de condições será que a justiça poderia obriga-lo a ajudar já que não o fez a vida toda, meu filho hoje tem 24 anos, e tem uma filha. Quais são os direitos do meu filho, por onde eu começo.
    Desde já agradeço.

    Márcia.

    ResponderExcluir
  127. Ola meu nome é Matheus Ajala,e tenho uma duvida, minha mãe é ajuntada com o meu pai a 25 anos, meu pai bebe muito, bate nela, ela esta infeliz com ele, durante esses 25 anos juntos eles tiveram 3 filhos contando comigo hoje todos são maior de idade, ela quer se separar mas tem medo, pois não sabe o que fazer, ela têm direitos? quais?

    ResponderExcluir
  128. eu minha tia irmã de meu pai e meu irmão moramos em um terreno que esta no nome de meu avó por parte de pai na questão da casa quais são os meus direitos se avó e tia viierem á entrar em óbito
    todos nós moramos cada um em sua casa se cso minha tia fique muito doente quais são as Obriço~esga
    perante ela

    ResponderExcluir
  129. moro com uma mulher a 05 anos não fizemos nen um documento em cartório e não tenho filhos com niguem, no caso se eu falecer quem fica com os meus bens. segue meu E-mail jose.paiva@br.nestle.com.

    ResponderExcluir
  130. bom dia, moro com meu companheiro a 6 anos, mas ele ja foi casado uma vez há 20 anos, ele nao se divorciou só se separarao, temos 1 filho de 3 anos, e com o primeiro casamento ele tem 3 filhos com a ex. Gostaria e saber se pelo fato dele ser só separado, isso pode me prejudicar futuramente nos bens dele, se a ex ainda podera ter direito em algo msm estando casados ainda no papel? desde ja grata!

    ResponderExcluir
  131. Sou casada 19 anos nesse periodo adquirimos varios bens em 2006 nos casamos em comunhao Patrick de bens adquirimos 2 duas casas ,tinhamos uma terra depois o pai deu mais uma area que se tornou muito maior gastamos muito dinheiro dentro dela,hoje temos 3.000 cabeças de boi,varios bens dois carros.um debito no banco.no nosso nome tivemos que tirar alguns bens do nome dele,estou separando como faco pra partilhos dos bens.urgente

    ResponderExcluir
  132. Doutora Gisele.
    Moro á quase 21 anos com meu companheiro mas não nos casamos.
    Moramos à quase 16 anos em apartamento da CDHU e há poucos meses descobri que ele teve uma filha com outra mulher.
    A criança está com quase 5 meses de idade.
    Se acaso ele me largar pra morar sozinho ou com a mãe da filha dele,futuramente a criança terá parte no nosso apartamento que adquirimos juntos?
    Eu posso exigir a pensão para meus filhos e pra mim se acaso ele me largar?

    ResponderExcluir
  133. Olá doutora sou casado a 17 anos e dia 04/03 minha esposa saiu de casa alegando não me amar mais e levou nossa filha de 12 anos com ela. Já meu filho de 17 anos se recusou a ir junto.
    Já tentei falar com ela e reatar mas ela esta decidida a não voltar.
    Devo registrar o abandono do lar?
    E quais os meus direitos?

    ResponderExcluir
  134. Olá...
    Tenho 43 anos e nunca casei nem saí de casa, meu pai já é falecido, hoje cuido de minha mãe de 80 anos sei que sou um bom filho com todos defeitos que possa ter, o que me deixa chateado é que minhas irmãs sempre que discute comigo elas dizem que eu nao mando na casa que a mesma é só dos meus pais, que todos tem direitos iguais etc.(SEI QUE EM RELAÇÃO A HERANÇA ISSO É VERDADE E NEM ME INTEREÇO POR ELA, QUERO É MINHA MÃE VIVA), Mas ficar dizendo essas coisas me deixa muito chateado, elas tem razão quando diz que eu nao mando em nada? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  135. Doutora Gisele, gostaria de saber qual providencia posso tomar diante da seguinte situação: Minha mãe tem 57 anos e vive com meu pai a mais de 27 anos, contudo agora descobrimos que ele começou a traí-la, depois que ele começou a ter esse caso, ele tem humilhado e ignorado minha mãe, além de receber um beneficios e não pagar as contas em casa, ele tem 52 anos e só vive gastando o dinheiro dele com essa mulher em bar e minha mãe se matando de trabalhar para pagar o apartamento que é da CDHU, as brigas estão ficando cada vez pior, porque ele diz não vai sair da casa, chegou até pegar uma faca para ameaçá-la, como posso fazer pra que eles se separem e ele saia do apartamento?

    ResponderExcluir
  136. meu pai vendeu um terreno que ele adquiriu antes de forma união estavel com minha mae, esse dinheiro ficou guardado no banco, ele faleceu, minha mae tem direito a 50% desse dinheiro?

    ResponderExcluir
  137. O ex-casal realiza acordo em audiência de conciliação referente pensão da prole, em ato imediatamente seguinte, há o restabelecimento da união estável (reconciliação), tal situação perdura por mais 4 anos, findo novamente a união estável, é possível a execução de alimentos desses referidos 4 anos?

    ResponderExcluir
  138. Oi Dra.Gisele.
    Eu tenho 21 anos sou casada, eu crio a 4 anos a minha afilha, a mae ñ tem condições financeiras e nem responsabilidade para criar ela , ela me chama de mãe e chama meu marido de pai, o pai dela nunca ligou para a menina se conhece so por fotos.
    Como eu faço para pegar a guarda dela? Me ajude por favor! estou louca para resolver isso legalmente .
    Preciso muito da sua orientação.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  139. eu moro em baixo da casa da minha mãe,ela fez pra morar pq pagava aluguel e me juntei cedo com o pai do meu filho tive ele com 15 pra 16 anos,meu pai me registrou com 15anos ai como era de menor quem recebia a pensao era minha mae,ai ela fez essa casinha pra mim em baixo da dela so q ela sempre joga na minha cara q a casa e dela e q me tira daq quando ela quiser. queria saber se tenho direito em ficar na casa sem pertubaçao?

    ResponderExcluir
  140. Dr. Gisele, gostaria de saber se há como reverter o usufruto vitalicio( que está em nome da mãe dos meus filhos), para vender o apartamento e pagar os estudos e tratamento médico de um dos nossos filhos que é um tratamento muito caro e uma doença sem cura e tratamento psiquiatrico dele também, pois a mesma o maltratou muito quando nos separamos, o deixando traumatizado, já que o eu não possuo renda e estou incapaz de realizar atividades remuneradas no momento.

    ResponderExcluir
  141. Boa Noite Dra
    Conheci meu ex marido e fui embora para França encontrar com ele, moramos lá por um ano e viemos embora ele é brasileiro, tivemos um filho lá, chegamos ao Brasil com uma mão na frente e outra atras, tinhamos dinheiro apenas para comprar o carro que é usado até hj na empresa em que montamos juntos, cada tijolo. apóso retorno dificil pois ele ficou doente, compramos mais um carro, alguns moveis e montamos a marcenaria que hoje rende frutos. nos separamos e ele nao quer me dar nada, nem o carro de passeio quis deixar comigo já que temos um filho pequeno de 4 anos. eu entrando com a separação tenho direito aos lucros da empresa? e posso colocar um funcionario de minha confiança para trabalhar e me deixar informada sobre todos os trabalhos realizados? ja que sou funcionaria publica e nao posso estar lá todos os dias? Não sei mais o que fazer, pois meu filho estava acostumado com uma vida que eu não tenho condições de prosseguir, nao ganho bem no estado e me sinto incompetente por nao poder dar a ele o que precisa, acabei aceitando meio salario minimo de pensão, pois o pai queria vir trazer 3 maças, 4 bananas e coisas do tipo por mês. como se estivesse dizendo isso é o sufciente para ele e nao é para ninguem comer! faz 2 meses que teve audiencia,e toda vez que ele vai para casa do pai, acredito que o pai fa a cabecinha dele, pois volta dizendo meu pai tem carro, mamae vc nao tem! meu pai tem dinheiro vc nao tem! isso nao sairia da cabeça de uma criança de 4 anos.

    ResponderExcluir
  142. Olá Dr. Gisele, gostaria de saber os direitos que irei ter na seguinte situação, e com o meu namorado resolvemos construir, ele que está pagando o terreno que também está no nome dele, e ele que está construindo com a ajuda do pai dele, se acontecer depois de um tempo morando juntos, mais sem ser casados nos se separar, eu tenho parte na casa ? Posso recorrer em alguma situação ?

    ResponderExcluir
  143. Ola gostaria que me tirasse uma duvida me chamo diego sou casado e me separei tinhamus ganhado um apartamento do minha casa minha vida pois morava em uma aria verde mais agora ela dis que eu não tenho parte em nada tenho dois filhos com ela não tenho mesmo direto ??

    ResponderExcluir
  144. Bom dia fui caada hj sou separada e vivo a 8 anos uma união estavel por não ter me separado judicialmente tenho medo que isso implique em erro da minha parte.por favor poderias me esclarecer sobre o assunto?obrigada

    ResponderExcluir
  145. Boa noite doutora,
    Por gentileza gostaria de sua opinião.
    Meus pais estão se divorciando, minha mãe sofria agressões fisicas e psicologicas...ela ja esteve em clinicia psiquiatrica por depressao e ano passado operou um cancer...a saude dela é fragil..tera que fazer acompanhamento medico por muitos anos.
    o conjuge alem de nao apoiar em nenhum momento ainda a agredia e ameaça tirar o plano de saude que ela é dependente.
    ele nao quer pagar pensao nem nada.
    nao foi a juiz..mas ja se desfizeram do carro pq minha mae foi pressionada pelo advogado dele com busca e apreensao..ele ja catou as coisas dele e agora quer vender a casa o quanto antes.
    esta no processo q minha mae tem conições pois contratou um advogado particular..e não pe bem verdade..ela teve no forum..pediu defesoria publica..ela foi super mal atendida..mandaram ir em outros advogados q falaram q atenderiam so depois das ferias..e assim foi e a mae recebendo ligacoes praticamente diarias da advogada da outra parte..amealando com busca e apreensao..e pressionando.. minha mae recorreu..mesmo sem ter dinheiro..a um advogado particular..por medo...

    acredito que tudo deve ser feito em audiencia..e o juiz decidir a partilha de bens. nao a advogada pressionar com busca e apreensao de bens que tambem sao de minha mae..
    minha mae poderia ficar com a casa? o regime do casamento foi de partilha parcial de bens..ela foi muito maltrata e manipulada por conta do plano de saude que era de vital importancia pra ela.

    porém ela se encontra fragil e sem condições fisicas, psicologicas e financeiras de sair de casa.

    o que pode ser feito?

    grata.

    ResponderExcluir
  146. Bom dia dra, não fui casado não fiz união estável e morei junto com uma mulher por 3 anos tivemos uma filha que hoje tem 1 e 5 meses, me separei dela tem 4 meses, saí de casa e deixei tudo para ela e para minha filha, pago a pensão, assumi eu papel de homem, e quando ainda morava com ela adquiri u automóvel, ela me ligou ontem e disse que me colocou na justiça para separação de bens porque ela não satisfeita com a minha saída da casa quer a metade do carro. Estou com um novo relacionamento e me casarei em agosto. Gostaria de saber se de fato ela teria direito a metade do carro ?

    ResponderExcluir
  147. o meu pai era casado e tinha uma filha de 6 anos , eu e meu irmao somos de outro casamento ele morreu , nos temos uma casa que ele nos deu antes de se casa mas antes de morre ele fez uma procuraçao e essa filha foi incluida e ele tinha uma outra casa com essa sua mulher quais nossos direitos

    ResponderExcluir
  148. bom dia dr.eu tenho um contrato de uniao estavel com um militar a mais ou menos um ano eu tenho um bebe de oito meses q nasceu e por um erro medico ele ficou deficiente,nao quero mais ficar com meu marido qro me separar so q eu nao tenho dinheiro p pagar aluguel e tbm nao recebo pensao para o meu filho ,preciso q vc me diga o q posso fazer quanto a guarda do meu filho e a pensao do pai com porcentagem e se meu filho tem direito a pensao do governo pois somente eu fui treinada p cuidar do bebe e meu marido

    ResponderExcluir
  149. tenho uma filha de 5 meses sou amasiada com o pai ela.ele funcionário publico paga pensão para o filho de 12 do primeiro casamento.eu não tenho união estável nem sou casada posso requere pensão ?

    ResponderExcluir
  150. Meu pai nunca pagou pensão para mim e nem para minha irmã, ele sempre foi ausente, eu preciso saber se futuramente ele(meu pai), quando estiver mais idoso, tem direito de cobrar pensão de min e da minha irmã?

    ResponderExcluir
  151. Meu pai nunca pagou pensão alimentícia para mim e para a minha irmã, sempre foi ausente, eu preciso saber se ele, agora depois de idoso, tem direito de me cobrar pensão?

    ResponderExcluir
  152. dra. tenho que fazer a escritura de um imovel com 50% para meu filho cujo qual é interditado e 50% sendo minha parte tenho direito de fazer a escritura pulblica gratuita ou nao?

    desde já obrigado meu email.
    daniel_martins_barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  153. Dra, Gisele boa noite, por favor me tire unas dúvidas: meu marido morreu a ano, mais antes ele já tinha sido casado e tem da 1ª mulher 3 filhos, só que ela morreu a 22 anos, e logo que ele ficou viúvo eu me juntei com ele, fomos no cartório e fizemos união estável, vivi com ele 21 anos e nunca eles fizeram o inventário da 1ª esposa, ele deixou três imóveis, sendo que um eu moro a 22 anos, mais tudo que ele construiu foi no 1º relaciomamento, sei que meus dois filhos tem direito, e eu? gostaria de saber as seguintes resposta; 1º- eu tenho algum direito a essa herança? 2º como será esse inventario já que não fizeram logo que a mãe dos outros herdeiro morreu? Caso eu não tenha direito, como fica minha situação se não trabalho e ele só deixou uma pensão de um salário mimino pra mim.

    ResponderExcluir
  154. Dr.Gisele
    Na minha separação judicial em 2009, fizemos as divisões dos nossos bens, mais não entrou o inventario do meu pai que havia falecido em 2005,
    Agora minha mae faleceu gostaria de saber se meu ex marido terá direito nos bens deixados pelo meus pais, pois casamos em comunhão total.
    Estou preocupada porque ele tem uma companheira há 6 anos, ela herdara a metade dele.
    Não divorciamos ainda, o que posso fazer pra mudar isso, tem solução?

    ResponderExcluir
  155. Doutora!
    Em minha cidade foi feito o sorteio para as casas do cdhu.Os ganhadores estão morando à um mês!Uma moradora me ofereceu a casa,me pedindo apenas 10 mil e assumindo a conta!Posso comprar?Quais os riscos que eu corro?Me ajude por favor,o mais rapido possivel!
    Amanda

    ResponderExcluir
  156. Dr. Gisele eu fui casada por 14 anos,deste casamento tive um filho,que hoje ele tem 16 anos,mas infelizmente meu casamento acabou,e para o meu ex pagar pensão tive que ir no conselho tutelar perante a advogada assinar a guarda e negociar a pensão pois o mesmo não queria pagar nada,assim firmamos em papel perante o advogado o valor.Depois de 3 anos meu ex marido ficou doente com câncer e ele parou de pagar a pensão,ele pode fazer isso?Ele trabalha de carteira assinada,tem casa de aluguel,e mais uma loja de roupas com a sua mulher de agora...o que faço?

    ResponderExcluir
  157. Boa Noite!
    Comprei uma casa com meu pai, mas ele não contribuiu com nada só coloquei meu pai na jogada para ficar mais fácil de conseguir o financiamento do imóvel, mas meu pai é juntado com uma pessoa que não me dou bem com ela gostaria de saber se ela tem direito na casa

    ResponderExcluir
  158. Dr. Gisele, gostaria de saber se ha como rucuperar a paternidade da minha mae, ela e filha legitima, de Santos Carvalho, so que ele morreu sem resgitrar ela, por isso perdemos toda sua herança para um filho dele apenas de criaçao por favor precisamos da sua ajuda. sao luis do maranhao

    ResponderExcluir
  159. ainda tem mais esse irmao dela procurou ela pegou xerox de seus documentos para dar entrada no processo de divisao dos bem e sumui e mais apareceu

    ResponderExcluir
  160. eu moro com meu irmao e minha mae e a mulher de moramos na mesma casa ,, mais minha tia mora com um homen e eles pagam o ja fas algun tempo ;;;;
    mais o terreno é erança da minha avó ,, tem como esse homen que mora com a minha tia mandar agente embora do terreno ?

    ResponderExcluir
  161. meu pai faleceu em 2012 ,deixou 3 filhos , sendo eu de maior e 2 de menor , gostaria de saber se posso comprar a parte dos meus irmaos que sao menores de idade?? e que estao sobre guarda de minha tia , ou se tenho que aguardar eles terem 18 anos??? eu consigo comprar mesmo sem autorizaçao de minha tia??? a area esta avaliada em R$ 21.500,00 !! eu construi uma casa no fundo e como devo agir???? por favor me responda urgente ....... desde ja Agradeço

    ResponderExcluir
  162. Ola bom dia! Meu caso e o seguinte sou casada a quase 5 anos e a mais ou menos 1 ano e pouco atras nos separamos e voltamos de novo e agora estamos construindo e eu moro com a minha mae e ele com a mae dele nesse periodo mais de 1 ano ele nao mim ajudou com nada enquanto estou morando com minha mae e quero terminar com ele quero saber se a casa que estamos fazendo como vai ficar e se tenho algum direito a receber dele pois fiquei esse tempo todo morando cada um com sua mae e ele nao ter mim ajudado.Aguardo sua resposta bjus

    ResponderExcluir
  163. DR GISELE TENHO UM FILHO DE 11 ANOS DE IDADE E QUEM PAGA A PENSÃO DE E AVÓ PATERNA POIS ELA TINHA MEDO QUE SEU FILHO FOSSE PRESO. O POBLEMA E QUE EU FIQUEI SABENDO QUE ELA ESTA BASTANTE DOENTE E COMEDO DE ACONTECER O PIOR QUERO SABER SE MEU FILHO AUNDA VAI CONTINUAR RECEBENDO A PENSÃO DELE QUE E DESCONTADA A DOIS ANOS DIRETO DO BENEFICIO DELA DO INSS OU EU VOU TER QUE ENTRA NA JUSTIÇA OUTRA VEZ CONTRA O PAI DELE.A E QUANDO EU E ELA FISSEMOS ESTEV ACORDO ELE ESTAVA DEVENDO QUASSE 9.000 MIL REAIS DE PENSÃO ATRASADA EU POSO TENTAR RECEBER ESTE DINHEIRO DELE DE ALGUMA FORMA.

    ResponderExcluir
  164. Boa tarde. Sou amasiada com uma pessoa há 09 anos e não temos filhos juntos ainda. Ele já tem filhos de um relacionamento anterior. O fato é que eu ganho bem melhor que ele e tenho vontade de fazer investimentos com o meu dinheiro como imóveis, mas tenho medo de um dia ele falecer e eu ter que dividir com os filhos dele meu patrimônio que passei anos trabalhando para construir. O que adquirimos juntos eu tenho plena consciência de que eles tem direitos, mas o que compro somente com o meu dinheiro não gostaria de dividir, já que trabalho tanto para adquirir. Como posso proceder nesse caso? Tenho alguma forma de proteger meus bens? Mesmo estando só no meu nome tenho que dividir com eles?

    ResponderExcluir
  165. Dr Gisele sou homosexual tenho namorado a 6 anos q estamos juntos, assumi para minha familia mas ele não quiz assumir para a dele, ele me ajudou a pagar faculdade, auto-escola, meu deu um moto, máquina de lavar roupa etc, ele me ajuda em muitas coisas. Aí vem a pergunta: se ele terminar o relacionamento comigo ou falecer eu tenho algum direito d receber algo dele

    ResponderExcluir
  166. Dra Gisele Bom Dia!

    Meu Pai morou nos Estados Unidos como ilegal por 10 anos e adquiriu algumas propriedades (um pequeno sítio, uma casa e um carro, nunca tivemos muito contato, mas ao que sei ele era ilegal lá, recebi uma ligação informando que o mesmo faleceu a mais ou menos um mês, eu assinei os documentos necessários para a cremação (custeada pelo governo), não recebi nenhum atestado de óbito e tenho dúvidas se possuo direito aos bens que ele adiquiriu lá e como posso recuperar estes bens.
    Sou filho único e como meu pai não era casado provavelmente sou o único herdeiro.

    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  167. Bom Dia, gostaria de saber o seguinte... Meu pai é viuvo, e a quase um ano esta namorando uma mulher, eles nao tem uniao estavel, nada....Ela tem dois filhos de outro casamento.... Por um acaso ela tem direito a herança ou alguma parte do que meu pai tem? Porque meu pai tem eu e minha irma de filha, e com ela nenhum filho... Teremos que dividir tudo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  168. Boa tarde Drª Gisele, estou namorando a 2 anos e vou me casar no final do ano, eu ja fui casada e o meu namorado também, temos 02 filhos do 1º casamento. A 6 meses decidimos comprar uma casa, estamos pagando a entrada em 12 meses e todas as prestações foram pagas com os meus cheques, porém o financiamento saiu somente no nome dele, minha duvida é: se Deus me livre de acontecer alguma coisa com ele eu vou ter direito ao imovel mesmo ainda não estando casada no papel?

    ResponderExcluir
  169. Sai do Brasil em 2010 mas tive que passar a guarda da minha filha pros avos paternos mas agora estou querendo buscala pra passear aqui e se gostar morar mas ela so tem 7 anos. Como posso fazer pra pegar a guarda dela novamente e trazer ela pra morar comigo? Isso demora quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou daiane estou separada a 1ano e meio tenho ainda direito de recorrer a divisão de bens.

      Excluir
  170. Bom dia. Eu e meu companheiro gostaríamos de saber como fazer para deixar a casa que é no nome dele (já era dele antes de casar comigo) apenas para mim (esposa) ou para os nossos filhos filhos.

    ResponderExcluir
  171. Boa tarde Drª Gisele, eu comprei um apartamento no nome da minha irmã, pagos as prestações tudo certinho,o financiamento foi a logo prazo,hoje ela é solteira,será que eu vou ter problema se eu deixar esse apartamento no nome dela quando ela casar? devo fazer algum documento que comprove que eu sou o dono desse imóvel para não ter problemas futuros? como devo proceder.
    Att

    ResponderExcluir
  172. dr gisele
    eu fiquei 3 anos com uma pessoa que namorava outra pessoa e agora não estamos mais juntos , queriia a metade de tudo que ele tem isso e possivel

    ResponderExcluir
  173. Boa tarde
    Estou na seguinte situação: minha mãe faleceu em 1990 deixando eu e minha irma mais velha, o terreno está no nome do pai e da mãe. Três anos depois meu pai levou uma mulher pra morar com ele lá ms só casaram na igreja e tiveram uma filha. Em 2010 o pai faleceu. Vamos inventariar, a outra mulher entra na partilha ou será 50% da parte da mae entre eu minha irma mais velha e outros 50% entre eu, minha irma mais velha e a meia irmã?

    ResponderExcluir
  174. Boa Tarde, Dra.
    meu irmão ´tem mal de Parkinson há mais de 5 anos e há um ano ele conheceu uma mulher ( vigarista ) no facebook onde por ela virou a cabeça e abandonou pediu divórcio á esposa. A conselho da família e dos filhos ele ainda não se divorciou e prometeu não fazê-lo,pois a esposa legitma é doente , não trabalha por conta da idade e porque passou mais de trinta anos cuidando dos filhos e da casa. Por causa da separação ela teve uma piora, e pegou uma profunda depressão que teve que tomar medicamentos, oque acontece até hoje. Ele mora com meus pais mas vai a casa da outra só nos finais de semana e na quarta. Ela tem filhos adultos de outras uniões e um neto onde tirou da casa do filho e levou pra dentro de casa pra meu irmão assumir e se apegar ao menino. Numa ocasião ela foi flagrada discutindo com ele mandando ele pedir o divórcio e deixar minha cunhada sem nada, incluindo o plano de saúde pra passar pra ela. Existe um meio de minhas sobrinhas impedir que ela, a outra,faça meu irmão assinar algum papel passando o ben da família pro nome dela ou do neto? no caso dela deixar ele sem o dinheiro para os medicamentos dele que é permanente até morrer, minha sobrinha pode entrar com uma ação pra ser a procuradora dele e impedir ela de dar um golpe nele? nossa preocupação é que ela arme um jeito dele passar a casa dos filhos pra ela e o neto, assim como é a intenção dela tomar posse do salário e da pensão dele quando se aposentar
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  175. Dr Gisele, Bom Dia

    Sou filho único e meu pai é viuvo e pensionista do SPPPrev e além disto recebe pensão pela morte de minha mãe (tb pela SPPrev) que faleceu a 5 anos... Há mais ou menos hum ano ele tem um namoro com uma mulher (ainda trabalha) e gostaria de saber se na situação de falecimento dele, ela terá direito a sua aposentadoria e tb a parte de sua poupança que hj é conjunta comigo. Quanto aos outros bens, apos a morte de minha mãe ele já transferiu para o meu nome (sou filho unico) no inventário... Devo pedir para ele criar uma conta só em meu nome para administrar o dinheiro dele. Existe risco dela ter direito as economias dele?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  176. Dr Gisele, Bom Dia

    Sou filho único e meu pai é viuvo e pensionista do SPPPrev e além disto recebe pensão pela morte de minha mãe (tb pela SPPrev) que faleceu a 5 anos... Há mais ou menos hum ano ele tem um namoro com uma mulher (ainda trabalha) e gostaria de saber se na situação de falecimento dele, ela terá direito a sua aposentadoria e tb a parte de sua poupança que hj é conjunta comigo. Quanto aos outros bens, apos a morte de minha mãe ele já transferiu para o meu nome (sou filho unico) no inventário... Devo pedir para ele criar uma conta só em meu nome para administrar o dinheiro dele. Existe risco dela ter direito as economias dele?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  177. Ola Drª Gisele gostaria de tirar uma dúvida estou casada mas pretendo me divorciar mas temos apenas uma documentação de união estável que foi feita depois de estarmos morando juntos, antes de morarmos juntos ele tinha uma quantia em dinheiro e recebeu este dinheiro depois de estarmos morando junto dessa quantia ele comprou um terreno mas ja depois da gente morar junto queria saber se tenho direito da metade do terreno? Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  178. Dr Gisele bom dia, meu caso é o seguinte há exatamente 24 anos atrás minha mãe entrou em um terreno para morar, no tempo havia 4 casas todas abandonadas somente com a paredes levantadas, com isso outros conhecidos dela foram entrando pra morar também, enfim depois de alguns anos a dona do Imóvel apareceu com a escritura e toda documentação do local. Assim se reuniram as 4 famílias para entrar em um acordo e ficaria uma base de valor para cada, só que ninguém quis, mas minha mãe comprou sozinha, ou seja, a escritura foi feita em Cartória e passada pela antiga dona para o nome da minha mãe. Gostaria de saber quais os direitos dela referente aos outros moradores..Desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
  179. Bom Dia Dra. Gisele, Sou filho único e meu pai é viuvo e pensionista do SPPPrev e além disto recebe pensão pela morte de minha mãe (tb pela SPPrev) que faleceu a 5 anos... Há mais ou menos hum ano ele tem um namoro com uma mulher (ainda trabalha) e gostaria de saber se na situação de falecimento dele, ela terá direito a sua aposentadoria e tb a parte de sua poupança que hj é conjunta comigo. Quanto aos outros bens, apos a morte de minha mãe ele já transferiu para o meu nome (sou filho unico) no inventário... Devo pedir para ele criar uma conta só em meu nome para administrar o dinheiro dele. Existe risco dela ter direito as economias dele?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  180. Boa tarde!
    Gostaria de saber se quando há separação do casal e a esposa fica com a guarda dos filhos; com quem fica a casa de praia, sendo que é o único bem do casal.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  181. OI TENHO 17 ANOS E NAMORO QUERO SAIR DE CASA PRA MORAR COM MEU NAMORADO MAIS MEUS PAIS FICAM ME AMEAÇANDO COM O CONSELHO TUTELAR TEM COMO ELES FAZER ALGUMA COISA TIPO ME PEGAREM SEI LÁ PRECISO DE ALGUMA RESPOSTA A RESPEITO POIS NÃO AGUENTO MAIS ESSA SITUAÇÃO DESDE JA EU AGRADEÇO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  182. Vivo junto a 7 anos com meu companheiro, tenho um filho com ele, ele é separado na italia, porém aqui no Brasil ele continua casado com a primeira mulher, quero saber qual é o meu direito nesta união? t tenho direito a herança da parte dele, ou somente a primeira mulher dele.

    ResponderExcluir
  183. Olá Dra. Gisele Arantes, meu esposo comprou um imóvel de uma senhora divorciada e não sabíamos que a casa ficou para os filhos dela já que foi uma separação litigiosa e as crianças ainda serem menores. O que devo fazer pois não sabíamos dessa audiência e quem vendeu foi a responsável pelos menores. Ela pode nos tomar a casa?

    ResponderExcluir
  184. Boa tarde!
    Há 10 meses estou em uma união estável, e neste período estamos construindo uma casa, no terreno dos pais dele, sem documentação. Ele comprou um carro quando namoravamos e ainda esta pagando as prestações.

    Marcamos o casamento sob o regime comunhão parcial de bens daqui a 2 meses.

    Minha dúvida é: em caso de separação, perderei o direito sobre o investimento que realizamos juntos após a comunhão parcial, já que a construção é no terreno dos pais dele e não existe algum tipo de documentação, e, qual é o meu direito, e quais procedimentos posso realizar para não perde-los no caso de separação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde Drª Gisele, eu estou praticamente separado da minha mulher, ela não pretende o divórcio amigável, mas também não me quer deixar entrar em casa embora seja eu que estou a pagar as prestações ao banco, a conta da água e electricidade, como devo proceder perante a lei portuguesa. Será que tenho direito a permanecer em minha casa e no caso de não puder tenho que continuar a pagar?

    ResponderExcluir
  186. Ola , tive um filho a pouco tempo e minha sogra quer tomar a guarda dele de mim porque ela esta fissurada do menino ela é rica e acha que o mundo gira em torno dela, que mandar em tudo que que eu faça o que ela quer outro dia ela esperou eu sair de casa e mandou cortar o cabelo do meu filho , sem minha autorização só porque sabia que eu gosto do cabelo dele daquele jeito. Fiquei sabendo por outras pessoa que ela falou q vai tomar a guarda, tenho medo de me separar e ficar sem meu filho.Não estou aguentando essa situação , Gostaria de sabe se acaso eu vier a faltar eu posso deixar um documento registrado que quero a guarda dele com minha mãe ou minha irmã? O filho dela também não gosta das intromissões mais se caso ocorre a separação eu não seibse ele muda de lado.

    ResponderExcluir
  187. Ola , tive um filho a pouco tempo e minha sogra quer tomar a guarda dele de mim porque ela esta fissurada do menino ela é rica e acha que o mundo gira em torno dela, que mandar em tudo que que eu faça o que ela quer outro dia ela esperou eu sair de casa e mandou cortar o cabelo do meu filho , sem minha autorização só porque sabia que eu gosto do cabelo dele daquele jeito. Fiquei sabendo por outras pessoa que ela falou q vai tomar a guarda, tenho medo de me separar e ficar sem meu filho.Não estou aguentando essa situação , Gostaria de sabe se acaso eu vier a faltar eu posso deixar um documento registrado que quero a guarda dele com minha mãe ou minha irmã? O filho dela também não gosta das intromissões mais se caso ocorre a separação eu não seibse ele muda de lado.

    ResponderExcluir
  188. Dr. Gisele gostaria de saber o seguinte:
    Meu pai teve um AVC e está paraplégico e mora com minha mãe, mas assim que ela recebeu o seguro e o fgts dele ela comentou com as irmãs dele que ela não tem condição de cuidar mais dele e agora quer que elas cuidem. Diante disso pedi para minhas tias que fiquem com ele por 1 semana até eu ir buscar ele. Só que eu não converso com minha mãe por questão familiar e ela nem sabe que quero trazer ele prá cá.
    Agora a pergunta:
    Se minha mãe deixar meu pai com minhas tias eu posso trazer ele para morar comigo pois tenho mais condições, e se minha mãe terá direito de me impedir de fazer isso?

    ResponderExcluir
  189. sou casada a 30 anos e meu marido tava me traindo a 8 anos,queria saber ela tem algum direito nos bens que nos possuimos

    ResponderExcluir
  190. sou casada a 30 anos e meu marido tava me traindo a 8 anos,queria saber ela tem algum direito nos bens que nos possuimos

    ResponderExcluir
  191. Dra. Gisele, me separei judicialmente ha 2 anos e no processo colocamos que 1 imóvel seria 100% para mim e o outro 100% para minha ex-esposa. Pois bem, no meu imóvel consta o meu nome e da minha ex-esposa. Agora quero vendê-lo. Tenho que passar para o meu nome para depois vender ou se ela assinar juntamente comigo, podemos já vender diretamente para um terceiro. Nossa relação é tranquila.

    ResponderExcluir
  192. Boa tarde,

    Queria tirar uma dúvida, me casei em comunhão parcial de bens e meu esposo recebeu de doação dos pais dele um terreno, onde construímos nossa casa neste terreno doado. Tenho direito a casa que ajudei à construir, em caso de separação ou falecimento? Se sim, quantos %? Lembrando que ele tem 2 filhos fora do casamento e temos 1 filho juntos.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  193. Dra..minha advogada entrou com o processo de divorcio em março/2014 e em abril meu ex marido fez um emprestimo com o banco. No mês de outubro qdo nos encontramos na audiência, a advogada dele contestou o divórcio dizendo q eu estava ainda casada com ele e q o emprestimo teria q ser dividido entre os dois, sugerindo q eu pague a metade. Entendo q seria dividido se eu tivesse me beneficiado com o valor do emprestimo. Eu já estava separada de corpos e não usei o dinheiro...foi depositado na conta bancária dele...A minha advogada pede q eu consiga uma testemunha. Como moro em prédio sugeriu para alguém da portaria testemunhar ao meu favor dizendo q ele não morava mais comigo.Pois ele quem saiu do meu apto. É muito difícil conseguir testemunha..pq ele é militar e as pessoas tem certo receio. Tem alguma forma q posso provar q ele não estava mais comigo.

    ResponderExcluir
  194. Boa noite doutora, tenho 16 anos e gostaria de saber se preciso da permissão de meus pais para comprar um notebook com o meu dinheiro. Se sim, por que?

    ResponderExcluir
  195. Olá doutora, gostaria de saber se preciso da permissão dos meus pais pra pintar o cabelo? Tenho 16 anos.

    ResponderExcluir
  196. Dra, meu tio usou o nome do meu pai para abrir uma empresa..e depois pediu pra que ele assinasse uma documentação alegando ser dos negocios da empresa, só essa documentação era pra passar plenos poderes a ele.. sendo que o meu tio fez varios emprestimos em nome da empresa e ficou inadiplente com a justiça, meu pai nao pode se aposentar e agora meu tio tirou todos os bens do nome do meu pai. e a casa que moramos esta com auto de penhora, e minha mae continua casad c meu pai, so que em processo de separaçao!! o que devemos fazer?/

    ResponderExcluir