Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

27 de mai. de 2010

MENSALIDADE ATRASADA "SUJA" NOME?

"Estou passando por problemas financeiros e atrasei o pagamento da faculdade. A instituição de ensino pode sujar meu nome no SPC e Serasa?"

Uma polêmica foi gerada com a criação do Cadastro de Informação dos Estudades Brasileiros. Nele, as escolas, faculdades, e outras instituições de ensino mantêm os dados de lunos ou pais inadimplentes. Rapidamente o Procom reclamou desse cadastro, porque a educação é um dirieto garantido pela Constituição do país. Por isso, se você teve seus dados inseridos nessa lista ou a matrícula negada, deve procurar a Justiça. Vale lembrar ue o mesmo aluno inadimplente tem o direito de freqüentar aulas, fazer provas e receber o histórico escolar.

Dr. Gisele Arantes
Advogada

983 comentários:

  1. Muito bom saber disso! Ótima explicação! Obrigada Dr Gisele

    ResponderExcluir
  2. Você falou os nossos direitos, a provas, aulas e documentação, mas a instituição de ensino pode sujar nosso nome junto ao SPC e SERASA?

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Pois é, como foi dito acima, caso você tenha seu nome e CPF inscrito em qualquerórgão de restrição de crédito, ou em qualquer outra lista vexatória, você deve procurar a justiça, pois é extremamente proibido!!! A instituição de ensino NÃO pode sujar o nome e CPF junto ao SPC e o Serasa. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  4. Acho que não doutorinha...

    LEI No 9.870, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1999.

    Art. 6o São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.

    Laercio Santos OAB/SP

    ResponderExcluir
  5. Prezado Doutor Laercio Santos, interessante a sua postura, gosto de interagir com colegas de profissão, porém, acredito que o senhor não esteja atualizado sobre o assunto. A lei que o senhor coloca a público, é de 1999, e com certeza, muita coisa mudou, por isso, trago algumas colocações para a sua atualização e conhecimento jurídica: O aluno inadimplente não poderá sofrer sanções pedagógicas, ou seja, não pode ser impedido de freqüentar as aulas, de fazer provas, de ter acesso ao certificado de conclusão do curso e também ao histórico escolar. Não pode ser impedido de fazer transferência. A escola pode efetuar cobrança judicial e se recusar a fazer a matrícula do aluno para o ano ou semestre seguinte (no caso de cursos semestrais). No entender do Procon, a escola também NÃO pode enviar o nome do aluno aos órgãos de proteção ao crédito, POIS NÃO É ENTIDADE DE CONCESSÃO DE CRÉDITO. Espero ter ajudado e desejo ajudar mais, sempre que necessário ou requisitado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dra Gisele Arantes. Gostaria de saber se caso eu não efetue o pagamento dos débitos anteriores, a Universidade tem o direito de me impedir de efetuar a Rematricula? Isso ocorre na Universidade que estudo e estou tendo dificuldades em efetuar minha rematricula para o ultimo semestre do curso.

    Atenciosamente.

    Mariana

    ResponderExcluir
  7. Pois bem doutorinha, informe-se melhor.
    O Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 71, diz que constitui crime contra a relação de consumo ''utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer''. Se isso acontecer, recorra sim ao Procon ou a outros órgãos de defesa do consumidor e denuncie. No entanto não diz que a faculdade não pode negativar o nome do aluno. Se a dívida ultrapassar os noventa dias a instituição pode sim negativar o nome. E aí não há Procon que de jeito. Se duvida! Faça um teste vá até uma unidade do procon e diga que está inadimplente na fculdade a pelo menos 4 meses, diga que a instituição negativou o seu nome no SPC e ou no Serasa e pergunte se eles podem faze-lo, acredito que terá uma surpresa. Com relação o que a dra postou. Isso nada mais foi do que um repeteco doque eu já havia postado anteriormente à sua resposta. Mas acho que a senhora não compreendeu a minha colocação, pois realmente essas sanções e contrangimentos são ilegais e inadimissíveis, agora dizer que a instituição terá de morrer abraçada com o prejuizo aí é demais não é doutorinha? À propósito, ao contr´rio do que você disse a respeito de eu estar desatualizado foi um grande erro. O fato de o artigo ou lei ser de anos atrás não significa absolutamente nada, uma vez que, o código penal brasileiro é de 1940 e ainda rege precáriamente as regras para os criminosos do Brasil. Mas enfim eu pelo menos argumentei mostrando o códig, o artigo o que é mais contundente do que meros achismos e suposições. Em suma doutorinha, quem deve tem que pagar. Espero pode te-le orientado melhor. E se encontrar o artigo que nos prove que uma instituição de ensino não pode negativar o seu nome no pelo menos no Serasa nos informe acho que ajudará mais do que ficar passando a bola para o Procon, visto que na prática todos nós sabemos que todas as faculdades negativam os nomes dos inadimplentes com mais de quatro meses de atraso.

    Um abraço,

    Atenciosamente,

    Laercio Santos OAB-SP

    ResponderExcluir
  8. estou com uma grande problema eu não consegui pagar 5 mensalidades do semestre passado faço ead ( ensino a distancia) e nenhuma das minhas propostas de pagamento foram aceitas preciso de uma orientação pois estou vetada de acessar a materia que grande parte vem pela internet , agora nao gostaria de trancar , não sei como proceder, me ajude por favor segue meu email , alecssandral@hotmail.com. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Dra Gisele Arantes. Estive no Procon de minha cidade, conversei com o advogado de plantão e ele CONFIRMOU ser correta a sua posição sobre a proibição de inclusão do nome do inadimplente em escola em órgãos de proteção ao crédito. Ele citou exatamente os mesmos motivos que a doutora relaciona acima.
    O que a escola pode é executar o inadimplente e recusar a sua matrícula para o próximo periodo, negativar seu nome jamais.
    Rafael

    ResponderExcluir
  10. Quem bom Rafael!!!! Fico feliz que tenha ido ao Procom e tenha CONFIRMADO minha explanações! Obrigada pelo carinho e por seu comentário. Isso é bom para mostrarmos aos maus advogados o que é fazer direito, o que é militar na área e ser um advogado atualizado!!! Atenciosamente, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  11. Oi Alecsandra, infelizmente a instituição de ensino pode recusar sua matrícula, já que se encontra inadimplente. Mas uma vez digo que vale a pena uma conversa franca e uma tentativa de acordo com a instituição. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  12. Dra. Gisele peço a gentileza que me esclareça uma dúvida. Fiz curso de inglês apenas dois meses, porém só fui em duas aulas e paguei as duas mensalidades certinhas, a escola afirma que eu tenho que pagar a mensalidade em vigor para que houvesse o trancamento do curso, porém eu não paguei e a escola registrou meu nome no SPC, como já li que você postou que isso não pode acontecer, gostaria de saber se eu posso entrar com um processo de danos morais? Att. Rosimeire Costa

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra. Gisele,

    Estou com o mesmo problema de restrição numa institução educacional e gostaria de saber qual Lei confirma sua explicação.

    Willian R.

    ResponderExcluir
  14. ola dra , entao fiz acordo com a instituiçao so que nao consegui pagar tambem ,ela pode fazer uma orde de penhor ? pq fizerao isso comigo, grato.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito desse site, é um site atualizado e sana todas as dúvidas de quem pergunta.
    Diferente dos outros sites que as respostas estão desde a era dos dinossauros.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada!!São esses elogios que me incentivam a prosseguir!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, fiz um curso técnico durante um ano e meio. Tenho 2 mensalidades atrasadas. Você saberia me dizer se eu tenho direito a histórico ou até mesmo atestado das matérias que cumpri?
    Grata, Iasmine.

    ResponderExcluir
  18. Olá Dra Gisele,

    Estava vendo o blog e gostei muito, pois você se mostrou ser muito dedicada e atenciosa com as pessoas do blogue...Parabéns...

    ResponderExcluir
  19. Olá Iasmine, A razão e o Direito estão ao seu lado, independente de quaisquer pendências, mesmo que financeira, que você tenha perante a escola.

    A educação é um serviço de natureza pública, mesmo a oferecida em instituições particulares, pagas. É como a água, a energia: ainda que você pague a uma empresa privada, estes bens são serviços essenciais, de natureza pública.

    Como um serviço público e essencial (mesmo que você pague por ele), a educação deve ser ininterrupta, e é por isso que o aluno inadimplente, por exemplo, não pode ser impedido de assistir às aulas.

    De igual modo, ninguém pode colocar obstáculos, além daqueles instituídos em lei, para que o indivíduo continue a exercer seu direito à educação, que é previsto na honorável Constituição Federal.

    Sabe-se que, para mudar de escola, ou passar de um nível para outro (ensino médio para o superior, por exemplo), as instituições requerem que o novo aluno apresente seu histórico escolar. Trata-se de um documento que é seu, personalíssimo, e não propriedade da escola onde você estudava.

    O documento apenas fica na posse da instituição educacional porque ela tem o DEVER de informar sua trilha educacional, seu desempenho, mas ela não tem o direito de reter um documento que é direito subjetivo seu.

    Assim, muitas escolas, sabendo das exigências da apresentação do histórico escolar para o ingresso em outra escola, impedem o aluno de obter o documento até que esteja "quite" com as obrigações perante ela, especialmente quanto às mensalidades.

    Trata-se, in casu, de lesão grave a direito subjetivo individual seu, constitucionalmente previsto, que é o direito à educação. Se a escola se recusa ao fornecimento do seu histórico, está lhe impedindo de exercer seu direito à educação. Mesmo que haja pendências entre você e a escola, o histórico escolar não deve ser meio de cobrança ou chantagem.

    Se a escola estiver fazendo isso, você pode até mesmo entrar com uma ação de INDENIZAÇÃO por danos morais contra a escola, bem como pedir, liminarmente, que ela lhe forneça o histórico escolar. O argumento usado é certeiro: lesão a seu direito subjetivo à educação.

    Ademais, você também pode ajuizar o HABEAS DATA, que a ação mandamental competente para os casos em que as instituições retêm documentos ou informações suas, haja vista não terem o poder de negá-las, pois, repita-se, são informações relativas à SUA pessoa.

    Para pressionar, antes de ajuizar uma ação, é recomendável escrever um documento formal acerca deste direito, e da INCONSTITUCIONALIDADE da recusa de fornecer o histórico escolar, que é do aluno, e não da escola. Os meios de cobrança não abrangem este ATO ILÍCITO, o qual deve ser prontamente cessado, "sob pena de se tomar as medidas judiciais cabíveis."

    ResponderExcluir
  20. Olá dra.
    eu tive meu nome negativado junto ao serasa ,
    e ja tentei acordo e não consegui, gostaria de saber eu parei de pagar , e depois fiz uma parcelamento e não paguei será q por esse motivo a escola pode negativar meu nome ?
    helder.

    ResponderExcluir
  21. Dra. Eu cheguei assinar um contrato anual na faculdade em fevereiro, compareci a uma aula, e nao pude mais comparecer, pq meu pai que ia me ajudar a pg a faculdade nao pode mais,visto situacao financeira que foi alterada, assim no mes de marco, eu mandei uma notificacao atraves do site da faculdade dizendo o motivo da minha ausencia e por nao mas poder fazer o curso e etc, (tava em correria no trabalho, pletiando um novo cargo e nao fui pessoalmente a faculdade encerrar meu 'contrato'. No mes de agosto me enviaram uma notificacao para comparecer a pessoalmente com meus documentos visto a pendencias interenas, para negociar o valor do contrario negativariam meu nome. Tem algo na lei que tb me proteje?

    desde ja mto obrigado pelas informacoes.

    marcos
    markos_182@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Bom dia doutora,

    Parabéns pelo trabalho é muito bom saber que existem pessoas assim como vc, mas gostaria que me esclarecesse uma dúvida?

    Já terminei a faculdade e por motivos financeiros não tive como regularizar algumas mensalidades, não recebi o diploma e recentemente, soube que meu nome está negativado no SERASA. Como proceder, sendo que já terminei a faculdade?

    Atenciosamente.

    Ana Paula Gomes

    ResponderExcluir
  23. ola meu nome é daiane
    a dois anos fui orientada pela secretaria da faculdade e pelo site da facu anhanguera q pra trancar o curso era direto no site ,segui as orientaçoes e tranquei no proprio pc da facu ,desde entao nao recebi boletos e nem tive mais acesso a area do aluno.porem passou mais de cinco meses e desde entao estao cobrando agora recebi uma carta informando q meu nome vai para serasa .eles tem esse direito? ja informei q tranquei mais mesmo assim eles estão cobrando.
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  24. Olá Daiane,
    Você pode entrar com uma ação de indenização em face da faculdade... só não se esqueça de juntar todas as documentações referentes ao trancamento do curso, como por exemplo a confirmação do próprio site da faculdade... Att, dRa. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  25. Ola Dr. Gisele
    Tenho 4 mensalidades atrasadas, escola particular-ensino médio, fui chamada para uma audiência de conciliaçao e estao me cobrando R$ 477,00 de honorários arbitrais. E meu nome ja esta no SPC. Isso esta correto?
    Obrigada Sara

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia!

    Dra. Gisele, estou com 7 meses de mensalidade atrasada na faculdade, estou com restrições no nome e propus um parcelamento via boleto.
    Todo este tempo estava desempregada e apenas gora consegui um emprego, porém eles dizem que financiam mas apenas em 4 vezes, pois é a quantia que falta para encerrar o ano, só que saí muito caro o valor da parcela, quero pagar mas dessa forma vou ser obrigada a trancar, o que faço?

    Mariana Costa

    ResponderExcluir
  27. OI TO COM UM PROBLEMAO FIZ UM ANO DE FACULDADE E NAO PUDE PAGAR ESTUDEI ESTE UM ANO E COM 12 PARCELAS EM ABERTAS MAS O QUE OCORRE ESTOU COM PROBLEMA DEVIDO MEU NOME ESTA EM RESTRIÇAO ENTREI EM CONTATO COM A FACULDADE E ME ENCAMINHARAM A UM ADVOGADO QUE TOMA CONTA DISSO PARA A FACULDADE MEU DEBITO E DE 2006 VALOR DE 6.000 HOJE ESTA ME COBRANDO 8.000 A VISTA OU 12.700 A PRAZO EM 36X NAO POSSO PAGAR ISSO JA ENTREI EM CONTATO COM A FACULDADE E COM ADVOGADO DELES E TODAS PROPOSTAS SAO ABSURDAS E PRECISO DO MEU NOME LIMPO POIS MEU TRABALHO EXIGE ISSO .NA MESMA EPOCA FIZ UM CURSO DE INGLES NAO FUI EM NENHUMA AULA E TAMBEM ESTA SUJO MEU NOME LA QUE ME COBRAM 600.00 PARA RETIRAR DO SPC . NAO SEI O QUE FAZER POIS FUI NE UM ADVOGADO E ELE ME FALOU QUE ESTAO NO DIREITO PRA AJUDAR A FACULDADE ESTA ME COBRANDO 2.000 DE CUSTAS DE ADVOGADO POIS ALEGAM QUE A FACULDADE NAO TEM CONDIÇÃO DE PAGAR ELES .

    ResponderExcluir
  28. olá
    muito obrigada pelas informaçoes .
    daiane

    ResponderExcluir
  29. olá meu nome é clayton
    estudei em uma escola de informatica "microcamp" a 2 anos atraz só que devido mudança de horário na empreza que trabalho tive que mudar de horário, levei uma declaração da empreza para que eles me transfirir de horáriosó que eles alegaram que não tiha turma pro meu horário, então tranquei a matricula depois de 7 meses ele entraram em contato comigo pra mim voltar a pagar as mensalidades não paguei eles falaram que tinha que cancelar o curso, só que pra cancelar o curso tinha que pagar uma multa não paguei e nem entri em contato com eles.
    esta semana recebi uma carta de uma advogada da escola dizendo que o não atendimento ao solicitado adotaremos medial judicial cabivel, ou seja, ação de execuçao contra devedor solvente com penhora de bens.
    eles tem esta direito ?
    por favor me instrua para que possa tomar atitude certa .

    ResponderExcluir
  30. Olá Drª 1º parabens pela qualidade de seu site.
    Bem como você bem explica neste assunto é ilegal a inclusão no SPC e Serasa, o meu caso é um pouco complicado, tenho 2 filhos de um relacionamento que terminou a uns 6 anos e que moram em outro estado, todo mês religiosamente envio a pensão, para minha surpresa meu nome esta com uma pendência de 2009 no SPC cobrada por uma escola em que um de meus filhos estudou, a anos não vou neste estado e muito menos assinei qualquer documento me comprometendo com a escola,e para piorar a situação a escola foi vendida, como proceder se é em outro estado? Quem devo acionar, a atual escola, os sócios ou o CDL? Cabe indenização?

    ResponderExcluir
  31. Que legal este seu trabalho,parabéns! minha dúvida é a seguinte: minha mensalidade de set/ á dez/2009 custa em torno de 480,00(faculdade),como passou da data sobe para 950,00(isso pode?)//baseado nisso estou com abandono de matrícula,está correto a faculdade me cobrar 4600,00 por estas 4 mesalidades e para piorar só parcela com cheque(não tenho devido pendências bancárias),sem nenhuma outra opção?
    Eu posso verificar via judicial,já que fui até o financeiro e lá me disseram "sinto muito" ,tratando-se de algo tão importante que é meus estudos,eles podem fazer isso?

    outra dúvida,em 1998 paguei três mensalidades( + - 1500,00) em uma faculdade e frequentei duas semanas de aula(tranquei),eu conseguiria reaver este dinheiro?

    Muito obrigada,Monica

    ResponderExcluir
  32. Olá Dra Gisele,

    estudei em uma Universidade privada e parei de frequentar o curso sem trancá-lo, fiquei ocm um semestre pendente, mas me mudei de cidade, e quero retomar o curso em outra universidade, se eu não estiver fizer um acordo com a outra universidade , posso começar uma nova? ou meu nome pode estar negativado?

    beijos e obrigada.
    Ana

    ResponderExcluir
  33. Olá Ana, a universidade, mesmo que não faça qualquer acordo com você em relação as mensalidades, ela não pode lhe negar sua documentação. Com a documentação em mãos, você poderá se matricular na outra universidade. Quanto ao seu nome está negativado ou não, basta você tirar uma certidão de nada consta. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  34. Oi Mônica, obrigada pelo carinho!!! você precisa olhar o contrato da universidade, normalmente eles cobram um valor menor quando a mensalidade é paga até uma determinada data, e isso não é ilícito. Porém, se você se sente lesada pela faculdade, você pode ir a justiça para lutar pelos seus direitos.

    A lei permite que qualquer dívida pode ser cobrada em até 05 anos, ou seja, aquele valor pago lá em 1998 poderia ser revisto até 2003. Hoje a dívida está prescrita. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  35. Respondendo a pergunta de 25 de setembro de 2010 00:04 - Pelo que percebi, por mais que você depositasse a pensão de seus filhos, a mãe deles não efetuava o pagamento das mensalidades. Até ai, já caberia indenização pelo fato do seu nome está no SPC. Porém, no seu caso, é ainda mais grave: pelo seu relato, não houve qualquer assinatura de contrato, o que gera ainda mais danos a sua pessoa. Você deve acionar a escola, independente dela ter sido vendida, pois os atuais donos devem se responsabilizar, pois trata-se de pessoa jurídica, ou seja, o atual dono responde pela empresa. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  36. Respondendo a pergunta do clayton: O cursinho pode sim entrar com uma ação de cobrança contra você. Ele possuem o direito de tentar receber na justiça o que eles entende que lhes é devido. Eles ganharem ou não essa ação é outra coisa. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  37. Olá, Gisele, tudo bom ?

    Seguinte... um curso de idiomas colocou meu nome no SPC e eu descobri hoje. A situação é: fiz esse curso em 2008 durante 1 mês e abandonei simplesmente por não gostar. A dívida supera a casa das centenas. O mês que eu fui, eu paguei, sem falta. A moça que me atendeu disse que a dívida ficou acumulando simplesmente porquê eu não fui lá dar baixa no contrato.

    Isso pode ? Digo... eu abandonei minha faculdade da mesma forma, simplesmente parei de ir e nunca colocaram meu nome no SPC.

    Cabe eu entrar com uma ação de algum tipo ou é realmente prerrogativa do curso de idiomas colocar meu nome no SPC ? No meu entendimento, não tinha 'fidelidade' ou algo do tipo.

    Caso eu possa fazer algo, que lei que diz que eu estou certo ? (Ou que eles estão errados...)

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  38. Ola estudei na Unip farei de frequentar e fiquei com parcelas pendentes eu posso começar outro curso na unio sem pagar o antigo?

    ResponderExcluir
  39. Ola...me chamo Leandro

    Li aqui os posts e fiquei confuso, minha situacao eh parecida com a de muitos aqui, estou devendo 4 mensalidades para a universidade, porem eu fiz o trancamento e penso em iniciar outra universidade, sera q meu nome esta no spc ou serasa ? terei algum problema para ingressar em outra universidade ?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá Dr. Gisele,

    Me chamo Rosana, e primeiramente gostaria de parabenizar e ao mesmo tempo agradecer pelo seu trabalho!
    Como muitos que postaram aí encima, o meu problema também é com a faculdade.
    Eu estudei numa faculdade durante 3 semestres e era adimplente, saí de lá em junho de 2008 e solicitei o trancamento da matricula.
    Uns 3 meses depois, quando voltei para buscar as ementas para aproveitamento de matéria, fui informada que a matricula ainda estava aberta e gerando faturas, solicitei novamente o trancamento e o estorno das faturas. Assim foi feito, a minha matricula foi trancada e os débitos estornados.
    Só que agora, quase 2 anos depois, eu recebi uma carta com uma cobrança de lá, me informei e eles dizem que é referente a 2 faturas, uma que e referente a 11/2007 e a outra referente a 07/2008, sendo qeu esta primeira eu tenho o boleto q ja foi pago, só que com valor diferente e a outra eu nem estudava mais lá.
    Quando eu saí de lá eles não me informaram destes débitos e agora já recebi atá a carta de inclusão no SPC.
    Gostaria de saber se eles podem me cobrar essas faturas depois de tanto tempo, não tem um prazo para eles gerarem a cobrança?
    E eles podem cobrar duas faturas no mesmo mês? Sendo que a que eu paguei ja era no valor da mensalidade?
    Acho que se eu tivesse mesmo devendo eu não teria conseguido trancar o curso, ou teria?

    Tô seriamente pensando em recorrer a justiça!

    Att, Rosana.

    ResponderExcluir
  41. boa noite
    gostaria de esclarecer uma duvida ... cursei um ano em uma faculdade e acabei tendo problemas financeiros q me impediram de pagar 2 mensalidades. Não consegui pagar a rematricula para o proximo semestre e para trancar a faculdade eu teria q pagar as mensalidades em atraso, isso foi no começo do ano e até agora nao consegui pagar as parcelas em atraso e nao pude trancar o curso. gostaria de saber se qdo eu quitar a dívida eu posso voltar a cursar o período que eu parei ou terei de prestar vestibular novamente e fazer td de volta ?? aguardo resposta .
    muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Dra. e parabéns pelo blog.
    Minha dúvida é o seguinte terminei a faculdade mas não tive condições de paga-la, e meu nome esta no SERASA, a universidade pode protesta-lo?
    Att. Ana Gomes

    ResponderExcluir
  43. Olha, me chamo Wesley
    Pois bem, me matriculei em uma faculdade, mais nao satisfeito com o ensino prestado, resolvi cancelar a matricula mais tenhu uma mensalidade atrasada tenho que paga?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  44. Oi Leandro, para saber se seu nome está ou não com o nome no SPC, você precisa tirar uma certidão negativa. Quanto a ingressar em outra faculdade, você pode sim. Se sua antiga faculdade não liberar sua documentação, você poderá entrar com uma ação. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  45. Respondendo a pergunta de Ana Paula Gomes - 17 de setembro de 2010 11:31 - Prezada, a faculdade não pode negativar o nome do aluno, para que o seu direito a educação não fique prejudicado. No seu caso, você já terminou a faculdade, por isso, a faculdade está tratando como uma dívida comum, e não há nada que impessa a mesma de cobrar a dívida do jeito que queira. O melhor a se fazer, é um acordo. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  46. Olá Nicolas, a faculdade não vai, ou não deve, colocar seu nome no SPC porque precisa respeitar sua necessidade à educação. Sendo que o curso é uma instituição financeira, não apenas de educação. Quando você assinou o contrato, provavelmente possuia uma cláusula informando que no caso de desistência, deveria pedir o cancelamento. Quando você não o fez, sub entende-se que você não abandonou, ainda está estudando. O que você pode fazer, é tentar um acordo. Caso a dívida esteja muito alta, você pode entrar na justiça para tentar baixar a dívida. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  47. Prezado, você pode sim entrar em outra faculdade. Sua antiga faculdade não pode deixar de entrar sua documentação. Porém, ela pode sim efetuar a cobrança das mensalidades atrasadas. O que a faculdade não pode fazer, é negativar seu nome e CPF. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  48. Olá boa noite! Faço curso técnico em radiologia médica e estou tento problemas para pegar minha carta de estagio. Paguei R$30,00 pela carta, R$ 60,00 pelo dosimêtro que é exigido. A carta estava destinada para um hospital, mas por motivos internos do hospital o estagio foi suspenso levei minha carta ao curso pedindo que trocassem o endereço do hospital pois havia conseguido estagio em um outro hospital, eles ficaram com a minha carta na qual já tinha sido paga e agora estão dizendo que só vão liberar a minha carta para estagio caso eu pague mas R$120,00, caso contrario não vou fazer estagio. O curso alega que esse valor de R$120,00 é uma taxa que o hospital pede como uma "forma de agradecimento", procurei o hospital que disse desconhecer essa tal taxa de agradecimento. Bem quero saber o que faço, e se eles podem me impedir de fazer o estagio.
    Aguardo um retorno breve e desde de já obrigada .
    Luiza Aguiar

    ResponderExcluir
  49. boa noite

    No momento de parcelar uma dívida,a faculdade pode dar somente uma opçao para o acordo?(somente cheque ou á vista,ouvi dizer q é obrigatório mais de uma forma de pagto)
    Obrigada
    Monica

    ResponderExcluir
  50. Dra.Gisele Bom Dia !!

    Estou com uma grande dúvida, conclui o curso de administração o ano passado, mas fiquei devendo 5 mensalidades referente ao último semestre, tenho que apresentar o diploma eo histórico na empresa onde trabalho. tentei negociar,pois tenho interesse em continuar os estudos.eu tenho como solicitar o diploma eo histórico mesmo com este débito, ou até mesmo fazer outro curso em outra faculdade.

    Grato,

    ResponderExcluir
  51. Bom Dia Dra. Gisele Arantes !!
    Conclui o curso de administração o ano passado dez/2009, mas fiquei devendo 5 mensalidades referente ao último semestre, preciso apresentar na atual empresa onde trabalho o diploma eo histórico, mesmo com este débito eu posso solicitar estes documentos ou até mesmo me matricular em outra faculdade para dar andamento nos meus estudos ja que não consegui entrar em um acordo na faculdade.

    ResponderExcluir
  52. Olá Dra Gisele.

    Estou com uma dor de cabeça.

    Vamos lá. Sou oficialmente ainda aluno do primeiro ano de uma instituicao privada.

    Frequentei aula até um pouco mais da metade do mes de agosto.

    Possuo mensalidades em atraso (abril,maio,junho,julho e agosto)

    No começo do mes de setembro, fui a instuição para pedir desistencia. Fui empedido pois, é necessário quitar os valores em aberto.

    Ficou minha dúvida então: Enquanto não consigo arrumar uma solucao para pagar, já que são mais de 3000 reais. Ex: Se eu conseguir pagar somente em Dezembro sou obrigado a pagar meses que não frequentei aula? Uma vez que tentei desistir, mas fui impedido?

    Isso é legal?

    ResponderExcluir
  53. Olá Rozana, você pode e deve entrar na justiça! Se morasse no Rio, iria lhe indicar meu escritório, rs. Desde o momento que você solicitou o trancamento da matrícula, a faculdade não deveria falar em "parcelas em abertas". Tira uma certidão negativa, comprovando que seu CPF consta no SPC, junte todos os outros documentos e lute pelos seus direitos! E vitória certa!!! Att, Dra. Gisele Arantes.

    ResponderExcluir
  54. Prezado, não há qualquer necessidade de fazer novo vestibular em razão de inadimplência. Pode sim retornar ao período onde houve o trancamento da matrícula. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  55. Olá Ana Gomes, como você já terminou a faculdade, a regra acima não cabe para você, pois a mesma é para garantir o direito ao estudo. neste caso, vale a pena um bom acordo! Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  56. OI Wesley, se você estudou, você precisa adimplir com a obrigação. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  57. Oi Mônica, ninguém é obrigado a fornecer formas de pagamento diversificadas. SE um estabelecimento quiser vender só à vista, ele pode. A única obrigação é deixar em lugar visível que NÃO aceita outros tipos de pagamentos. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  58. Olá Tiago, como você já terminou a faculdade, a regra acima não cabe para você, pois a mesma é para garantir o direito ao estudo. neste caso, vale a pena um bom acordo! Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  59. Me chamo Tamires tenho 16 anos estudei numa escola durante 2 anos só que no segundo ano ouve um tempo que minha mãe teve dificuldade para pagar a mensalidade e durante esse tempo o valor foi aumentando por conta do juros mesmo com o acordo minha mãe ñ conseguiu pagar esse debito e valor sempre aumentado.
    E agora para me dar a tranferencia querem que minha mãe assine um termo de mensalidade mesmo depois de ter colocado o nome dela no spc. Oque deve ser feito minha mãe e obrigada a assina esse termo?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Dr. Gisele.
    A instituição de ensino a qual me formei insiste em efetuar cobranças de mensalidades que já foram pagas, a princípio a me cobravam de apenas 6 mensalidades, e hoje alegam que paguei apenas a matrícula.Incrível pois de acordo com a faculdade me formei pagando apenas a matrícula,fato que prova total desorganização.
    Gostaria de entrar com um processo contra a mesma e gostaria de receber orientação para como me proceder.

    Desde já agradeço.
    Carlos Alves

    ResponderExcluir
  61. Olá Gisele, também tenho uma pergunta!
    Meu nome é Glaucia e meu filhinho estudou em uma escolinha, e eu tive que tira-lo, justamente pq fiquei desempregada e não estava conseguindo honrar com as mensalidades. Ao todo são 5 parcelas acumuladas, estou tentando uma negociação dentro do que eu posso pagar mais creio que não vou conseguir, pois eles estão exigindo que eu pague em 3 vezes, e eu não posso.
    Eles estão me ameaçando, ou melhor alegando que se eu não pagar, eles vão negativar o meu nome, de maneira que não conseguirei matricula-lo em outra escola, pois existe um orgão que aceita esse tipo de negativação. E mesmo que eu concorde em pagar, isso deve ser feito em 3 meses, pois se for mais que isso eles negativam tb.
    Por favor, me oriente, isso pode realmente acontecer? Outra escola pode não aceitar a matricula do meu filho por eu estar negativada? E mesmo que eu force um parcelamento, que seja em 6 vezes, eles tb podem negativar?
    Por favor me ajude?

    ResponderExcluir
  62. Douglas ...

    Gisele ,

    Estou fazendo cursinho ,mas não estou com a condição financeira muito boa. Estou querendo parar mes que vem . Falei para a secretária da escola e a mesma falou que mesmo eu parando terei q pagar o mes de novembro e dezembro se não meu nome vai para o SPC ,"sujar meu nome " . Só que um amigo meu estudava no mesmo cursinho ,mais em outra sede ,ele parou faz um mes e não aconteceu nada com o nome dele . O Colégio pode fazer isso ? Eles tem esse direito ?

    PAGO O CURSO COM BOLETO !
    por favor ,aguardo resposta .
    Agradeço desde ja , Obrigado !

    ResponderExcluir
  63. Oi, meu nome é Barbara e tenho mensalidades atrasadas na minha faculdade, me mudei de cidade fui para trancar e eles se negaram devido a essas mensalidades...isso pode?e agora quero pedir transferencia em 2011 e falram que so consigo pagando todas as atrasadas, esta correto?como devo proceder?mtoo obrigada

    ResponderExcluir
  64. UMA ESCOLADE CURSO TIPO EMBELLEZE PODE SUJAR SEU NOME OU ESSA LEI SO VALE PARA ESCOLA E INSTITUTO DE ENSINOS

    ResponderExcluir
  65. Ola doutora Gisele Arantes

    entao se meu nome estiver no spc ou serasa eu posso reccorer na justica ?

    Leandro

    ResponderExcluir
  66. Dra. olhe minha situação.
    No começo do ano entrei na cagada de me matricular em uma universadidade chamada Hotec em SP, como a mulher me pressionou e eu idiota que fui, assinei a matricula e ela diz que meu nome pode ser incluido ao Serasa, mas tem o item 4 que diz que
    "a matricula só é formalizada com o pagamento da primeira mensalidades", ou seja, sou realmente obrigado a pagar?
    Porque eles ja me incluiram no Serasa.
    Fico muito indignado, eu mandei um e-mail para eles no começo das aulas aviasando que eu estava desistindo e bla bla bla, eu achava que estava tudo certo, só quando veio 3 mensalidade, cada uma 1.000 eu descobri que ainda estava com vinculo lá que eles iriam continuar me cobrando, me responda o mais breve possivel.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde Dr.

    No inicio desse ano, eu me matriculei em uma faculdade, porem não cheguei a frequentar as aulas paguei somente a matricula e tranquei o curso no mes de abril por motivo foi financeiro...
    A atendente me informou que eu deveria ter trancado o curso muito antes no começo de fevereiro ou março por causa das mensalidades que estavam em aberto para pagar ao assinar o contrato de seis meses o aluno é obrigado a pagar mesmo que desistiu do curso etc... Resultado a Unicid sujou meu nome no SPC e estão me cobrando as mensalidades dos meses de março, abril, maio, junho.
    As parcelas do curso era com desconto feito entre a faculadde e a associação educar para vida na qual eu frequentava a mesalidade com preço de 600,00 reais com desconto pela associação ficou em 360,00 agora a Unicid esta me cobrando o valor integral sobre as mesalidades dos meses correspondente ao contrato o que devo fazer?

    gostaria de saber se isso pode me impedir de ingressar em outra faculdade?
    A faculdade esta certa em ter sujado meu nome?

    Elizane Rodrigues

    ResponderExcluir
  68. Blog doutora


    Boa tarde Dr.

    No inicio desse ano, eu me matriculei em uma faculdade, porem não cheguei a frequentar as aulas paguei somente a matricula e tranquei o curso no mes de abril por motivo foi financeiro...
    A atendente me informou que eu deveria ter trancado o curso muito antes no começo de fevereiro ou março por causa das mensalidades que estavam em aberto para pagar ao assinar o contrato de seis meses o aluno é obrigado a pagar mesmo que desistiu do curso etc... Resultado a Unicid sujou meu nome no SPC e estão me cobrando as mensalidades dos meses de março, abril, maio, junho.
    As parcelas do curso era com desconto feito entre a faculadde e a associação educar para vida na qual eu frequentava a mesalidade com preço de 600,00 reais com desconto pela associação ficou em 360,00 agora a Unicid esta me cobrando o valor integral sobre as mesalidades dos meses correspondente ao contrato o que devo fazer?

    gostaria de saber se isso pode me impedir de ingressar em outra faculdade?
    A faculdade esta certa em ter sujado meu nome?

    Elizane Rodrigues

    ResponderExcluir
  69. Olá Dra Gisele,
    Começei a faculdade em agosto/2010 e o certo seria eu pagar todo mes as mensalidades, mas como meu desconto não caiu, não consigo pagar a mensalidade, eles pedem que eu ligue lá toda semana pra ver se caiu o desconto e assim que cair tenho 5 dias para pagar tudo, estamos quase em novembro e meu desconto ainda nao caiu, tive que usar meu dinheiro e agora se nao pagar meu nome vai pro SPC ? mesmo eu nao fazendo nenhum acordo?
    São tres meses, $1.400,00
    Obrigada Glaucia

    ResponderExcluir
  70. Boa Noite,

    Ano passado comecei a estudar na faculdade Uniban cheguei a pagar as 3 primeiras mensalidades mas depois por problemas financeiros tive que largar a faculdade, não tinha dinheiro nem pra condução e como precisava estar com as mensalidades em dia não ia conseguir trancar, outro detalhe, nunca cheguei a assinar o contrato com a Faculdade, eles não possuem nenhuma documentação minha, hoje eu recebi uma carta informando que meu nome foi encaminhado ao Serasa, Dra, o que a senhora me aconcelha a fazer??Devo procurar meus direitos...tentar algum acordo amigável dentro das minhas condições atuais?

    ResponderExcluir
  71. Olá. Eu tenho uma dívida de mensalidade da faculdade que terminei de cursar em 2005. As últmas 12 parcelas, por motivo do falecimento do meu pai, não foram pagas. Eu dei um cheque pra poder negociar com a fauldade, mas assim que ele morreu, tive que sustar, já que não tinha o dinheiro em conta. Agora em outrubro de 2010 recebi uma carta precatória com uma ordem de execução para que eu pague o valor da dívida. Como eu não tenho condiçoes o que eu posso fazer? Ainda não estou trabalhando e não tenho de onde tirar o dinheiro para pagar. A ordem de execução informa que podem penhorar meus bens. Eu só tenho a minha casa que é da família e está em inventário. Eles podem levar a minha casa? Eles podem retirar os bens da minha mãe? Outra coisa que gostaria de saber é se o prazo que começa contar pra preescrever a dívida é desde 2005 ou se começa a partir de outubro de 2010, quando eu recebi a intimação. Agradeço muito se puderem esclarecer as minhas dúvidas. Abraço! Me responda por e-mail por favor? anaclaudiamarilhano@bol.com.br

    ResponderExcluir
  72. terminei a faculdade a 3 anos, fiquei devendo o ultimo semestre.
    agora passei no processo seletivo da mesma faculdade, devo fazer a matricula, mesmo sendo inadimplente de outro curso dessa faculdade, será que não brecaram por causa da dívida

    ResponderExcluir
  73. Bom Dia,

    Estou com dúvida no seguinte... eu trabalhava em uma empresa que prestava serviços a uma faculdade privada... pois bem, a faculdade liberou uma bolsa de Pós-Graduação à distância para os funcionarios dessa empresa, bastava dar o nome ao nosso superior para que ele enviasse um e-mail e a matrícula seria de graça... e foi isso que eu fiz. Eu me matriculei, entreguei toda a documentação, porém o curso só iria começar meses depois. Bem antes do curso começar, essa empresa deixou de ser nossa cliente, ou seja, não existia mais a bolsa de estudo. Eu pedi a supervisão (da mesma forma que foi feito o pedido da matricula) para enviar um outro e-mail para cancelar o curso e fiquei tranquila. Isso tudo foi ha um ano atrás. Quando foi essa semana recebi um e-mail de um escritório de cobrança pedindo para eu entrar em contato ou meu nome iria para o SPC... Eles podem fazer isso??? Só um detalhe que eu acho que é muito importante... o curso era à distância e eu NUNCA acessei as aulas... estou muito preocupada, eles podem me intimidar desta forma, podem por meu nome no serviço de proteção ao crédito???? Posso ser cobrada por um curso que eu não frequentei nenhuma aula??? preciso de orientação por favor.

    Grata,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  74. Olá Fabiana, a faculdade não pode fazer isso. Primeiro você deve pedir ao seu supervisor uma cópia do e-mail onde ele faz a matrícula e o e-mail onde cancela a matrícula. Munida dessas provas, você entra na justiça contra eles. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  75. Sim, é bem provável que não deixem você fazer a matrícula do novo curso, e eles podem fazer isso. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  76. Olá Ana Claudia, eu vou responder todas as suas questões, porém, por regra só faço aqui pelo blog. Não respondo por e-mail, ok? Vamos lá o prazo de prescrição é a data de vencimento da dívida, ou seja, se a mensalidade venceu em 10/10/2005, prescreve 05 anos depois, ou seja, em 10/10/2010. Um processo de execução pode sim penhorar seus bens, porém, se seu único bem for a sua casa, esse é um bem impenhorável. Você deverá entrar com uma "impugnação" a essa execução e tentar negociar a dívida. Caso tenha outras dúvidas, estou totalmente a disposição. Att, dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  77. Verdade, toda e qualquer dívida traz muita dor de cabeça. Quase todas as faculdades usam o sistema semestral, ou seja, a cada 06 meses você precisa fazer nova matrícula. Então, provavelmente você está sendo cobrado apenas do período estudado. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  78. Prezado Carlos Alves, você deverá juntar todas os boletos pagos e toda a documentação comprobatória. Procure um advogado com toda documentação em mãos e entre com uma ação indenizatória contra a faculdade. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  79. Olá Tamires, inicialmente o colégio não deve te negar a entregar sua documentação. Isso vai a desencontro com a lei. Depois, ninguém pode obrigar a sua mãe a assinar qualquer coisa. O melhor a fazer é procurar um advogado e entrar com uma ação contra o colégio. Att, Dra. Gisele Arantes

    ResponderExcluir
  80. Olá Doutora, estou passando por esse dilema de meu nome e CPF foram negativagos aos orgãos de proteção ao credito SPC pela faculdade.
    Eu estudei 3 meses e tive de parar de estudar, no periodo que estava estudando paguei os meses de janeiro e fevereiro quando foi em março dei 3 cheques ( 2 cheques parcelados para abril e um para maio) para pagar o mês de março e abril, mas tive de para de estudar no começo de abril por problema financeiros. E tive de sustar o cheque por falta de fundos, agora fui consultar o meu nome e estava no spc pela faculdade e por causa dos cheques. Isso ta certo?? Eles tem o direito de me negativar? Por favor me ajude!!

    Camila Lacerda

    ResponderExcluir
  81. Acabei de ler o contrato da faculdade e em uma clausula diz:"Em caso de inadiplencia superior a 30 dias, poderá a faculdade... negativar o devedor em cadastro ou serviços legalmente constituidos e destinados à proteção de crédito." por lei isso pode mesmo acontecer??

    Camila Lacerda

    ResponderExcluir
  82. Dr Gisele

    Minha filha estuda no Sesi, e eu estou em atraso com duas parcelas inclusive um venceu agora dia 30/10, já atrasei antes, mais sempre regularizo, inclusive quando chega final de ano eu sempre acerto pra depois ir fazer rematricula, ela estuda lá a 4 anos, agora recebi uma cartinha assinada pela diretora falando pra mim regularizar em 48 horas ou mandarão meu nome pro SPC, eu fiquei indignada com isso, pois atrasei mais nunca deixei de pagar. Isso é possível, mandar meu nome pro SPC? Se for o caso eu posso processar a escola?

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde drª Gisele Arantes!
    Estou com um serio problema e não sei como resolver, talvez vc possa me dar uma ajudinha...
    Em 2003 eu trabalhava como bab (alias desde12 anos), foi então que uma amiga me sugueriu fazer o curso de pedagogia, fiz o vestiba e passei, só que a universidade me ligou e disse que o curso não tinha formado turma ai me passariam para o curso de letras, eu fiz o curso e no penultimo semestre atrasei a mensalidade ai tive que fazer um acordo com avalista e tudo ( coisa que para mim foi uma dificuldade danada, ja que eu trabalhava como baba/empregada e morava no serviço e a familia é pobre). Arrumei uma pessoa ai paguei 3 mensalidades de 173 reais e ainda a mensalidade do ultimo semestre, só que dai não consegui mais pagar e acabei deixando a divida crescer, quando fui me formar não pude fazer isso junto com a turma porq não tinha a carga horaria de estudos independentes, todos os cursos da universidade eram pagos( aqueles de 20h e tal) os que tinham de graça eram durante o dia e eu trabalhava o dia todo de segunda a segunda, pois morava no serviço e não tinha parente na cidade para ir no fim de semana...Ma o problema é que me formei so em 2009 sendo que era pra ser em 2007, agora a universidade colocou meu nome no spc e eu quiz negociar porq passei pra escriva no concurso e eles só querem negociar com cheque, agora eu jamais tive se quer conta em banco, e eu não tenho ninguém que possa me arrumar esses cheques...
    Estou muito preocupada, o que eu poderia faze????
    Até hj não arrumei emprego na area porq minha abilidade é com crianças e não com adultos...Atualmente dou aula de espanhol em uma escola para alunos do ensino medio so que a carga horaria é pouca e ganho 320 reais...
    HELPPPPP

    ResponderExcluir
  84. ola doutora ~será que minha mensagem chegou ate a senhora????

    ResponderExcluir
  85. Olá Dra.Gisele!
    Estudei um semestre na Unip e lá é a obrigatório a rematrícula a cada 6 meses.Paguei as 3 primeiras mensalidades e as outras ñ tive condições de pagar pois fiquei desempregada,portanto ñ pude efetuar a minha rematricula.
    Agora pretendo voltar em fevereiro/2011 em outra faculdade pois na Unip o Fies ñ cobre o curso que faço,já sei que eles não podem reter minha documentação mais e essa outra faculdade que pretendo ingressar eles podem negar minha matricula por estar pendente com a antiga faculdade?
    Desde já agradesço.

    ResponderExcluir
  86. Parabéns Doutora pelas suas respostas !

    ResponderExcluir
  87. Olá Dra. Cursei no ano de 2009 o ensino superior por um ano, não consegui pagar 6 parcelas fiz acordo e não consegui pagar Também. Acabei perdendo a vaga pois não tranquei a faculdade. A instituição me enviou uma intimação judicial fui protestada e meu nome está junto ao SPC E SERASA. Gostaria de saber o que posso fazer a esse respeito? A instituição agio corretamente? Se for ao Procon eles podem retirar meu nome do SPC e SERASA? Devo procurar um advogado? Quero pagar mas dentro das minhas condições. Posso voltar a estudar em outra universidade e concorres a bolsa de estudo?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  88. Olá, gostaria que a Senhora pudesse me esclarecer uma duvida...
    Bom, fiz matricula em um curso de estetica facil, e não tinha turma formada ainda...a pessoa falou quando formassem turma me ligariam, e se eu desistisse o contrato não vali...enfim a turma formou, mas eu não fiz o curso, agora eles estão me mandando o valor para eu acertar das mensalidades, sendo que nao frequentei nenhum dia sequer. e agora o que devo fazer? eles disseram qua vao mandar meu nome para o SCPC e o SERASA.

    ISA

    ResponderExcluir
  89. Gostaria de saber se mesmo devendo as mensalidades em determinada faculdade se posso prestar vestibular novamente em outra instituição de ensino sem que minha matricula/vaga seja barrada devido ao débito na antiga faculdade ?
    Grata

    ResponderExcluir
  90. Dra Gisele bom dia, preciso de uma ajuda minha filha no começo do ano fez matricula e pagou a primeira mensalidade em uma fculdade e como foi efetivada em um bairro muito distante nãofoi um dia sequer a faculdade e tbm por falta de tempo e por acreditar q como nunca foi não trancou a matricula e agora a faculdade quer receber tods as mensalidades do semestre sujaram o nome dela no spc e serasa e não aceitam nenhum tipo de acordo somente pagar o que eles querem q seja pago e parcelado da forma deles tambem não acho justo pois não houve a prestação de serviço dia algum, tenho que realmente pagar? e quanto ao nome sujo ele tem esse direito? conto com uma resposta sua para poder tomar a decisão mais acertada
    Grata

    ResponderExcluir
  91. boa tarde Dr, meu nome e CLeia e eu me formei na faculdade a tres anos ...apos a formacao meu nome ja constou de imediato no serasa, agora dois anos e meio depois eles me mandaram uma carta dizendo que iriam me cobrar judicialmente caso nao houvesse o pagamento, pergunto: eles poderiam colocar meu nome no serasa? quando tempo eles tem para ajuizar acao de cobranca ? por que houvi dizer que credito estudantil prescreve em 1 ano pelo codigo do consumidor ....obrigada

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Gisele, estudei 4 meses em uma universidade e fiz curso de veterinaria, as mensalidades eram bem altas e devido a uma serie de "oportunidades" dei inicio a sonhada faculdade, porem nao pude contar mais com a ajuda paa bancar as mensalidades e depois do 4º mes cancelei a matricula ficando uma divida imensa e meu nome restrito nos sitema de proteção ao credito. Enfim, li bastante a respeito e sei que a universidade nao pode incluir o nome do aluno nesses sistemas mas pode transferir para um advogado que o faça. Porem ao abrir uma conta salario no banco do Brasil vi que o Nome da faculdade estava presente nesse meu cadstro de proteção ao credito que me impedia de ter alguns beneficios do banco. Fui uma vez tentar um acordo porem nao consegui, com um advogado da faculdade e outro que também era contratado por eles, e lembro que assinei um termo que se em qualquer momento a Universidade me fizesse passar por qualquer situação embaraçosa por conta destas dividas seria descumprimento de uma determinada lei, mas nao sei qual pois nao me deram uma cópia exatamente deste termo. Então gostaria de uma orientação e saber afinal quais sao os meus direitos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Prezada Doutora Gisele, estou com problemas em relação a mensalidades e ouvi falar de uma lei que na qual a instituição de ensino realmente não pode cadastrar seu nome em alguma entidade de proteção ao credito????, embora não é de meu interesse manter-se nessa inadimplência com a instituição na qual freqüentei, o problema que a mesma não tem um atendimento pessoal em relação as condições de propor acordos somente via internet além do mais a própria cancelou o curso por falta de alunos e a mesma não informou os interessado via telegrama que o curso não seria levado adiante por tal causa, entendo que não posso voltar a mesma e escolher outro curso, porem tenho outra instituição em vista que terei beneficios e eles podem segurar meus documentos para eu poder fazer a transferência para essa nova instituição???? Obrigado, Grato Alexandre Camargo ( SP )

    ResponderExcluir
  94. Olá,
    Gostaria de saber como proceder no caso que vou relatar: o colégio em que minha filha estudava no ano de 2006, está me cobrando uma mensalidade (mês de setembro/2009). Disseram que não está paga e que eu deveria aresentar o comprovante do pagamento para eles darem baixa. Ocorre que eu não tenho os comprovantes, a minha filha estudou no citado colégio até o ano de 2007, depois pedimos transferência. Em nenhum momento fomos alertados sobre esta pendência, nem quando pegamos a documentação referente a transferência! Gostaria de saber se a cobrança após 4 anos sem uma notificação sequer é legal?
    Antecipadamente agradeço

    Jucélia Borges

    ResponderExcluir
  95. dr. estudo na FAC Campinas e sujaram meu nome porque não paguei as parcelas porque eu parcelo no final ja que não tive condições financeiras de manter essa obrigação em dia, gostaria de saber como proceder para que isso não ocorra ??
    aninhacps19@yahoo.com.br
    Ana Regiane

    ResponderExcluir
  96. Olá Gisele! PArabéns pelo blog e por sua postura profissional, gostei muito dos seus esclarecimentos e das dúvidas aqui tirada, eu também estava passando por esse problema com a faculdade que mandou meu nome para o SPC, hoje pago um acordo, não sabia que poderia pedir para eles tirarem meu nome do SPC...enfim...De qualquer forma foi ótimo eu saber e assim poderei passar essa orientação a outras pessoas.
    Um abraço e DEUS a abençoe!

    ResponderExcluir
  97. bom dia Gisele,faço faculdade na anhaguera e depois que vi sua resposta a respeito de não poder ser incluido o nome junto ao SPC liguei na faculdade e fui pela mesma que podem de acordo com lei 878/99 que eles tem no financeiro que é a antiga. Por favor voce pode informar qual é a lei nova e onde eu posso conseguir pra levar até o financeiro.

    ResponderExcluir
  98. boa tarde,
    Drª,tenho uma duvida e gostaria deaesclarecer com a senhora,estudei em uma universidade da rede anhanguera em 2007,frequentei apenas os 3 primeiros meses e paguei os 3, porem os meses de abril,maio e junho ficaram em aberto,e esse mes, tirei uma certidão de nada consta e constatei que meu nome foi negativado!isso é legal?pretendo realizar o pagamento porém com o nome sujo fica mais dificil conseguir qualquer credito.

    ResponderExcluir
  99. Oi Gisele, seguinte... me matriculei em uma escola de idiomas, em fevereiro do ano passado, fiz um mes de curso e depois liguei disendo que nao iria mais por falta de dinheiro para pagar. Concordo que deveria ter ido pessoalmente, depois de 3 meses veio uma carta do serasa dizendo pra comparecer na escola, fui até la e quiseram me cobrar 3 prestações, como se eu nao tivesse cancelado. Eu não tinha como pagar, entao tentei negociar, ficaram de me dar um retorno, mas nunca deram, e toda vez que eu ligava pra eles pra saber, eles diziam que ainda não tinham uma posição. Agora, depois de quase 1 ano me ligaram e querem me cobrar 6 prestações, q seria do semestre todo. Isso pode? Como devo proceder? obrigada, Marlize / Curitiba.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia!
    Olá Dra Gisele,

    estudei em uma Faculdades objetivo e parei de frequentar o curso sem trancá-lo, fiquei com um semestre pendente,com esse atrasos a faculdade colocou o meu nome no serasa, assinei um contrato referente ao curso. A faculde pode colocar meu nome no serasa por causa desse contrato?
    Grato, Pedro Henrique Goiânia-Go

    ResponderExcluir
  101. Olá Gisele, bom dia!

    A faculdade colocou meu nome no SPC e quando liguei lá pra reclamar eles informaram que podem fazer isso de acordo com a lei 878/99. Mas acho que essa lei é antiga. Pode me informar qual é a nova lei e o que devofazer nesse caso?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  102. olá dr Gisele td bem ??
    enfim ja tive o término da faculdade conclui em julho deste ano recebi os diplomas corretamente, porém ficaram em aberto as 3 ultimas mensalidades e eles enviaram meu nome para o serasa e ouvi dizer que isso é proibido para bens estudantis, a senhora poderia me dizer se essa posição é correta ? E se eu entrar com uma ação eu posso até ganhar a causa e ficar em efetuar o pagamento ficaria ganho ??
    Grata.

    ResponderExcluir
  103. Dra .. meus parabéns pelo conhecimento exposto nas respostas enviadas a outros internautas ... Tenho uma duvida ... Parei de frequentar a faculdade à alguns meses ... porem não voltei a mesma para encerrar meu contrato pois estou morando em outra cidade e fica dificil meu deslocamento até lá ... é mesmo necessario minha presença na faculdade ?? ou posso resolver por telefone ?? Detalhe: Qdo parei o curso havia 02 mensalidades atrasadas.

    Abraço e obrigado
    Julio - SP

    ResponderExcluir
  104. Dra. Gisele, por favor, gostaria de saber o seguinte, eu paguei o boleto de uma universidade no qual eu faria o curso à distância, só que eu desisti de fazer o curso, não enviei os documentos para efetivarem a matrícula, pensei que a matricula só seria efetivada quando eu levasse os documentos, sendo assim, começou a chegar os boletos em minha residência, depois de três meses, sem frequentar aulas, via site da universidade acabei cancelando a matricula, ou seja, isso foi no começo de 2009, agora a faculdade está me cobrando esses três meses e com juros e colocou meu nome no SPC, como devo proceder nesse caso? Me ajude por favor, e qual a lei que pode me amparar nesse caso?

    ResponderExcluir
  105. Olá boa tarde!!!

    estou com pendência em uma faculdade a distancia...fiz algumas proposta de pagamento e não foram aceita...gostaria de saber se eu mudar de instituição, ou seja, fazer vestibular em outra faculdade, posso pedir aproveitamento de matéria, ou eles so podem liberar se eu quitar a dívida.

    Att.

    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  106. Olá Dra., boa noite!

    Parabéns pelo Blog!

    Tenho uma inadimplência que estou tentando resolver com o cartão de crédito e outra que vou começar a pagar no fim deste ano, com a faculdade onde estudava.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Por este problema que tenho com o cartão de crédito, posso ser impedida de prestar vestibular e cursar a matéria que falta?

    Com este mesmo problema do cartão, poderia ser impedida por outra instituição de cursar uma pós graduação?

    Obrigada.

    Adriana.

    ResponderExcluir
  107. Boa Tarde.
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho.
    Dra fui estudante em uma universidade, na qual cursei até o segundo ano, porém fiquei com algumas pendecias e tive que abandonar o curso, entei negociar com a universidade e fui super maltratada pelo tesoreiro que me disse que pobre não pode fazer faculdade particular, enfim fiquei um ano parada e agora gostaria de negociar para retornar ao curso, procurei a universidade e me mandaram fazer novamente o vestibular, mas tenho medo que não façam a negociação e eu perca a conclusão pois o curso foi fechado só tem mais 1 turma, procurei o banco para tentar realizar um empretimo e meu nome enconta-se com restrições no SERASA devido essa divida da faculdade, infelizmente o PROCON da minha cidade não interviu na situação e também não soube me orientar. o que devo fazer ? estou desesperada pois quero pagar pra voltar mas da forma que sugerem não consigo pagar, SOU APAIXONADA pelo curso.
    Se puder me respnder ficarei grata.

    ResponderExcluir
  108. olá dra como vai me ajude por favor.

    estou inadiplente á cerca de 5 meses numa faculdade particular, a mesma pode me impedir de fazer estágio?

    ResponderExcluir
  109. Olá Bom dia , Gisele.
    Tudo bem?
    Estudo em uma universidade católica e consegui através uma bolsa reembolsável da fundação dom david , é uma fundação autonoma não pertence a faculdade, estou finalizando a faculdade e eles não querem depositar a bolda neste mes de dezembro, sendo que é o ultimo boleto para minha formação, só querem depositar se eu assinar uma confissão de divida com um valor muito alto do qual não posso pagar e que irá ser cobrado a partir de fevereiro de 2011, vou tentar pagar o boleto , pois sei que meus direitos como aluna não irei perder, mas a fundação pode sujar meu nome? caso não queiram negociar e me cobrar o valor total eu não terei como pagar.

    ResponderExcluir
  110. Gisele,

    Finalizei um curso de gradução em 2008, porem 2 anos depois a instituição negativou me nome e esta me cobrando 6 boletos. Oque ocorre é que eu ja realizei os pagamentos porem nao sei se vou encontrar os boletos pagos, pois ja fazem 2 anos. Liguei na faculdade e a mesma informou que a lei que não permitia a negativa do cliente junto a PROCON é antiga, e hoje isto ja é possivel.
    Como devo proceder ?? A instituição pode ou não negativar meu nome ??

    ResponderExcluir
  111. Prezada Dra Gisele
    Estou com meu nome no SPC/SERASA por dívidas bancárias, nada a ver com a escola.
    Minha filha teve que mudar de escola no início desse ano, pois a antiga só tinha o ensino fundamental. A nova escola, pela restrição de crédito, exigiu pagamento de todo o ano escolar de uma única vez. Como nessa época eu tinha o dinheiro e precisava matricular minha filha eu fiz o pagamento. Porém está chegando a hora de renovar a matrícula e estou preocupado de ter que pagar tudo de uma de uma só vez novamente, pois dessa vez eu não tenho o dinheiro.Ouvi dizer que pelo fato da minha filha já ser aluna do estabelecimento e de eu não ter dívidas com a escola ela não pode exigir esse pagamento do ano todo novamente, nem pode recusar a matrícula. É verdade isso? O que eu posso fazer para garantir a matrícula da minha filha pagando mês a mês como todo mundo?

    Jorge Raimundo S. de Araujo

    ResponderExcluir
  112. Prezada Dra Gisele

    Estou com meu nome no SPC/SERASA por dívidas bancárias, nada a ver com a escola..
    No início desse ano minha filha teve que mudar de escola, pois a dela só tinha o ensino fundamental. A nova escola, pela restrição de crédito, exigiu o pagamento do ano todo de uma só vez. Como eu precisava matricular minha filha e na época eu tinha o dinheiro eu fiz o pagamento total. Acontece que está chegando a hora de renovar a matrícula e estou preocupado, pois dessa vez eu não tenho o dinheiro para fazer o pagamento de uma vez do ano todo.
    Ouvi dizer , que pelo fato da minha filha já ser aluna do estabelecimento e de não ter débitos com a escola, mas sim com terceiros, a escola não pode exigir essa forma de pagamento nem pode recusar a renovação da matrícula. É verdade? Como posso fazer para garantir a matrícula da minha filha?

    Jorge Raimundo santos de Araujo

    ResponderExcluir
  113. Boa Tarde.

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho.

    Dra fui estudante em uma universidade, na qual cursei até o segundo ano, porém fiquei com algumas pendecias e tive que abandonar o curso, entei negociar com a universidade e fui super maltratada pelo tesoreiro que me disse que pobre não pode fazer faculdade particular, enfim fiquei um ano parada e agora gostaria de negociar para retornar ao curso, procurei a universidade e me mandaram fazer novamente o vestibular, mas tenho medo que não façam a negociação e eu perca a conclusão pois o curso foi fechado só tem mais 1 turma, procurei o banco para tentar realizar um empretimo e meu nome enconta-se com restrições no SERASA devido essa divida da faculdade, infelizmente o PROCON da minha cidade não interviu na situação e também não soube me orientar. o que devo fazer ? estou desesperada pois quero pagar pra voltar mas da forma que sugerem não consigo pagar, SOU APAIXONADA pelo curso.

    Se puder me respnder ficarei grata

    ResponderExcluir
  114. Olá . Drª. Gisele ,como já percebi que vc é uma profissional extremamente eficiente ,vc pode me responder meu nome é Sara , fiz tbém a faculdade a distância e concluí 2 anos , mas tive q parar por motivo de saúde , tava grávida de gemelar e tive um parto muito prematuro , expliquei minha situação para a faculdade , mas com eles não tem acordo , a não ser pagar a dívida de mais de 2000,00 a vista , não pude trancar pelas pendências , eu ainda posso pedir meu histórico das matérias q concluí ? pois concluí em 2008 . Mesmo eu mandando email , conversando e falando q fiquei em débito por motivo de saúde , tive muitos gastos , pois minha filha ficou 3 meses na UTI e a outra sobreviveu só 15 dias, então msm eu dizendo q foi por este motivo , eles não fazem nenhum acordo comigo . Vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  115. Olá,
    estou um semestre inteiro sem efetuar o pagamento da minha faculdade, por problemas financeiros. Gostaria de saber se eles podem não divulgar minhas notas, ao constatarem que não realizei o pagamento destes meses anteriores. A faculdade pode liberar as notas apenas com o pagamento, é isso?
    Obrigada,
    Andréia Guimarães

    ResponderExcluir
  116. Dr gisele no final do ano passado matriculei o meu filho em um cursinho de computação e 3 meses depois fiquei desempregada me vi sem condições de mante-lo no curso naquele momento então tranquei a matricula mais não consegui reorganizar minha vida agora um ano depois eles me mandaram uma carta de cobrança no valor de 1,450 e um aviso que meu nome ira para o spc eu pensei que enquanto a matricula estivesse trancada não averia cobrança das mensalidades
    Dr Gisele essa cobrança é devida ???eles podem sujar o meu nome mesmo tendo trancado a matricula assim que soube que não poderia pagar???? por favor tire minha duvida desde já muito obrigada Maria Helena

    ResponderExcluir
  117. Boa Noite,meu nome é Danigila,gostaria muito q vc podesse me responder algumas duvidas...
    Então,em agosto desse ano (2010) fiz minha matricula na faculdade,porém por motivos pessoais nao pude comparecer as aulas e nem pude ir a faculdade para cancelar,fui lá esse mes e me informaram q eu estou com um debido no valor de 1.500,00,nao me neguei a pagar pedi um acordo para q eu pudesse pagar pelo menos parcelado,mas não aceitarão,ou eu pago o valor total ou deixa virar uma bola de neve,pq eles so iriam cancelar o curso dps do pagamento,estou louca pois nao sei oq fazer,falaram q iriam negativar meu nome dps de 6 meses,então queria muito saber como poderei resolver isso,queria pelo menos um parcelamento sei lá,pois vc pagar 1.500,00 reais sem usar de nada,pq eu so fiz a matricula mesmo paguei a matricula e pronto nunka mais pude colocar os pes lá..

    deste de já agradeço,e espero q vc possa me responder.

    ResponderExcluir
  118. Olá Doutora tudo bom. Primeira mente parabéns pelo Site e pelas informações prestadas. Estou devendo a faculdade desde junho de 2010, hoje recebi a cartinha do SPC que a instituição está solicitando a inclusão do meu nome junto a esse órgão, porém a faculdade é anual acredito que eles não possam fazer isso, e na segunda-feira procurei a faculdade para fazer algum tipo de acordo e eles me informaram que só vão fazer acordo a partir do dia 15 de Dezembro. Bom posso mover uma ação contra a instituição? pois corro o risco de perder o financiamento do meu apartamento que está em análise.

    Desde já agradeço.

    Renan

    ResponderExcluir
  119. Boa noite, meu nome é Barbara, tenho mensalidades atrasas da Faculdade que estudava o 3º ao, e no mes de setembro fui para trancar e me nao deixaram devido essas mensalidades e agora fim do ano quero transferir pq mudei de cidade, a duvida é: eles podem me impedir novamente devido as mensalidades atrasadas?? ou consigo transferir mesmo com os atrasos?Grata...

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde doutora, estou no 4 semestre de direito, e pretendo mudar de cidade, mas primeiro tenho que analisar as grades curriculares para ver se elas batem. Mas isso demora 10 dias, a faculdade entra em recesso e so volta dia 03, e eu vou estar viajando, vou deixar uma procuracao para uma prima minha pegar. Pois só volto em fevereiro.
    Mas tenho 2 duvidas:
    1: Eu posso esperar todo esse tempo, e depois pedir o trancamento ou transferencia se der certo na outra cidade em fevereiro sem eles me cobrarem a rematricula ou qualquer outra taxa?

    2: Eu to querendo pedi o trancamento do 4, e eles falam que eu so posso pedir o trancamento se eu me matricular no 5 semestre, e pagar a rematricula se nao eu perco todo o 4 semestre que eu ja paguei e já passei em todas as materias. isso é certo?
    Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde doutora, estou no 4 semestre de direito, e pretendo mudar de cidade, mas primeiro tenho que analisar as grades curriculares para ver se elas batem. Mas isso demora 10 dias, a faculdade entra em recesso e so volta dia 03, e eu vou estar viajando, vou deixar uma procuracao para uma prima minha pegar. Pois só volto em fevereiro.
    Mas tenho 2 duvidas:
    1: Eu posso esperar todo esse tempo, e depois pedir o trancamento ou transferencia se der certo na outra cidade em fevereiro sem eles me cobrarem a rematricula ou qualquer outra taxa?

    2: Eu to querendo pedi o trancamento do 4, e eles falam que eu so posso pedir o trancamento se eu me matricular no 5 semestre, e pagar a rematricula se nao eu perco todo o 4 semestre que eu ja paguei e já passei em todas as materias. isso é certo?
    Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  122. Olá Dra Gisela, primeiramente gostaria de parabenizá-la pela iniciativa do blog.Estamos precisando mesmo de pessoas como você, que ajudam outras sem fins lucrativos,pois nesse país, não se dá informação sem cobrar por isso. Bom, minha dúvida é a seguinte: Minha irmã foi tentar matricular meu sobrinho em uma escola particular, e recusaram a matricula pois ela, como responsável por ele, esta com uma restrição no CPF, restrição essa decorrente do desfalque de um dos sócios da empresa, a qual ela faz parte. Ela informou a secretária da escola, que meu sobrinho vinha de uma outra escola particular, onde estudou durante 12 anos, e ela nunca teve problemas de inadimplência desse colégio, inclusive que ela poderia estar apresentando uma declaração dessa escola, que atestava a sua pontualidade de pagamentos. Mas mesmo assim eles recusaram. Pergunta: A escola pode fazer isso? Ela tem esse direito, ou existe algo baseado no código de defesa do consumidor que favoreça minha irmã. Desde já agradeço pela atenção. Meu nome é Ana Claudia.Abços

    ResponderExcluir
  123. Olá doutoura. Eu gostaria de saber se para trancar um curso de graduação é obrigatório o pagamento de uma mensalidade extra?

    ResponderExcluir
  124. Doutora,

    Isso é o que está na lei, mas muitas escolas na prática se recusam a fornecer o historico escolar por inadimplencia. Quando isso acontece o que temos que fazer ?

    Andressa

    ResponderExcluir
  125. Boa noite,eu ascinei um contrato de um curço que vou começar a fazer na all net, mas a minha mãe ia me ajudar e agora ela precisa viajar e não pode mais e não tem omo eu nem ao menoa começar a faze-lo sem a ajuda dela ...então pensei em cancelar mais eles estão me cobrando um absurdo pelo cancelamento do contarto e não parcelam esse valor então não paguei e meu nome esta sujo no sps e serasa .. eles poderiam mesmo fazer isso ?
    att lindy :)
    e-mail: lindy_bandetinni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Boa noite!
    Meu nome é Karen, tenho duas mensalidades atrasadas desde o ano de 2006 e tive meu nome incluso no SPC SERASA pela Universidade. Solicito por gentileza uma orientação..caso procure o Procom, consigo retirar meu nome da lista de inadimplentes?A divida "caducaria" em Agosto de 2011, ou seja, quase 5 anos, conseguiria de alguma forma responsabilizar a Universidade pelo transtorno que me foi causado neste periodo?
    Att..

    ResponderExcluir
  127. Olá Dra., bom dia!

    Estou com restrições com meu cpf e gostaria de saber se em caso de mudança para outra cidade, a nova escola onde vou matricular minha filha pode negar sua matrícula porque estou com restrições com o cpf.

    Agradeço desde já os esclarecimentos

    Att

    Ana

    ResponderExcluir
  128. Olá,meu nome é Larissa e estudo em uma instituição em que a mensalidade seria em 10x de 60 reais e outra em 10x de 63 reais,porém preferir pagar em 6x 200 reais os dois cursos...paguei dois meses de mensalidade,mas so frequentei um mes,tive q viajar e fiquei ausente por 2 meses.Agora quero trancar matrícula e queria saber se sou obrigada a pagar 2 mensalidades em aberto ou se eu ja poderia ser considerada desistente?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  129. oi gostaria de saber se com duas parcelas atrasadas de um finenciamento de uma moto suja o nome e outra pergunhta se com faturas em lojas atrasadas tb suja o nome depois de quanto tempo?

    ResponderExcluir
  130. Olá Doutora, recebi hoje um mandado de citação e penhora, fui executado pela escola que meu filho estudou em 2007. Estão cobrando todas as mensalidades deste ano, sendo que tenho recibos que paguei mais da metade, isso gera cobrança indevida?

    Desde ja agradeço pelo retorno.

    Charles

    ResponderExcluir
  131. Adriano Guedes
    Olá Doutora fui bolsista integral do prouni em uma universidade de Salvador e cheguei a cursar quase todo o curso no ultimo semestre perdi a bolsa, pois passei na universidade federal e fiquei nas duas. como faltava um semestre apenas continuei e tentei pagar as mensalidades, mas como eram caras e eu realmente não tinha condições, pois pago aluguel e meu salário é pouco acabei atrasando alguns meses por conta da dificuldade. acabei deixando o trabalho final para o semestre seguinte e quando fui me matricular no tcc a universidade informou que teria que pagar as mensalidades atrasadas tentei negociar e até pagar metade do valor e parcelar o restante, porém me disseram que a universidade só aceitaria o pagamento total e apenas com cheque ou cartão de crédito. Eu não tinha cheques e meu cartão não tem limite alto. na época as mensalidades eram R$ 526,00 e eu devia uns R$ 3.600,00 reais e não tinha como pagar esse valor todo. Sai da instituição bastante arrasado e acabei largando o curso com apenas o TCC para entregar. Essa semana recei uma carta dizendo que meu nome iria para o SPC e CERASA, fiquei desesperado, pois não tenho como levantar esse valor mais os juros para pagar. E ainda assim todo o meu investimento foi por água abaixo pois não me deixaram concluir o curso. Me ajude e me oriente o que devo fazer e onde devo ir aqui em Salvador para procurar apoio judicial.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  132. Olá Drº Gisele, parabéns um excelente trabalho vc está fazendo neste blog, gostaria q meu tira se uma duvida estou inadimplente com a Faculdade terminei o curso vou fazer minha colação tenho um PRA como se fosse um exame de uma matéria que fui mal só que estou com o semestre inteiro em divida no casso 5 parcelas, gostaria de saber por quanto tempo posso deixar está divida e o que a instituição pode fazer comigo no caso com meu nome, infelizmente estou desempregado e não sei como vou pagar isso agora e tenho medo de me prejudicar mais se ela sujar meu nome ou coisa assim.

    Obrigado e parabéns !!!

    ResponderExcluir
  133. somos estudantes da ulbra a distancia estamos inadimplentes mas devido a problemas com a univesrdidade,ela nao nos cedeu copia do contrato de prestaçao de serviço na verdade nao temos nenhum contrato conosco foram assinados e nao nos enviaram copias.ficamos sem aula entre intervalos que somam 5 meses em 1 ano e meio sempre tentando resolver pois este tempo ficamos sem tutora enviamos varios e-mail mas eles dizem que nao tem como nós provarmos esta falta de tutor lembrado que estes meses foram pagos.estamos em debito com 2 mensalidades pois no inicio eles nao nos enviaram e o mes de dezembro que vence como faremos devemos paga-las mesmo em debito eles tem que aceitar o trancamento da matricula?

    ResponderExcluir
  134. olá dr gisele por favor me ajude estou com uma situação meio inconfortavel na escola do meu filho , e que entrei com uma ação judicial contra essa dita escola por cobrança indevida na ajenda escolar do meu filho todas as cobranças eram feitas na ajenda dele , ai depois que quitei o debito com a escola , agora estando totalmente quitada com a escola fui a mesma fazer a matricula do meu filho ai veio a surpresa , a coordenadora me informou que eu não irei poder fazer a matricula do meu filho pois o diretor quer falar primeiro comigo sobre o processo , o que faço ? pois as aulas ja iram começar dia 07/01/2011 e ele quer falar comigo dia 7/01/2011 sendo que meu filho ja ira começar o ano sem esta matriculado e se for matriculado ira começar tendo falta logo no primeiro dia de aula! me ajude pois a minha audiencia com a escola so esta marcada dia 17 /02/2011 e ate lá o meu filho vai ficar sem se matricular ? isso é certo?! meu email é : roseane_sants@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Devo meu colegio desde fevereiro á dezembro, o valor da mensalidade é de 326,00 reais e o colédio tem como cobrança 2% de multa e 1% de juro ao mês, e a atualização monetária pela IGPM/FGV, ou seja eles estão me cobrando um total de 4.319,00.Esta forma de cobrança esta correta?

    ResponderExcluir
  136. Olá Dra adorei seu blog vc é otima parabéns.

    ResponderExcluir
  137. Parabéns Gisele pelo trabalho!!
    Muito bom saber que tem gente por ai como vc!
    Tenho uma duvida, tenho uma divida há 5 anos com uma universidade pois acabei me mudando de cidade porque eu não tinha dinheiro para me manter neste local.
    Apos cinco anos minha vida melhorou e eu gostaria de tentar estudar novamente.Essa mesma universidade poderia me rejeitar como aluna??
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  138. boa noite!!!! eu estava fazendo um curso on-line de ingles as devido a falta de tempo ou até falta de insentivo para continuar acabei nem fazendo mais as aulas e apenas paguei a primeira mensalidade, se eu não pagar mais o curso corro risco de ter "nome sujo" desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  139. Olá Dr., parabéns pelo site!!
    Bom, desisti da faculdade em novembro e nao paguei a mensalidade de dezembro. Fui até a faculdade para ver como estava minha situação e o dito pela mulher da cobrança foi "Infelizmente se você não pagar seu nome vai pro SPC e não caduca! Fica lá até um dia você pagar!" Isso pode acontecer? Ela também me disse que a faculdade pode "me por no pau", e ai, o que faço? Como devo proceder? Me ajude

    Obrigada

    Caroline

    ResponderExcluir
  140. Olá Dra Gisele,Meu nome é Felipe

    Antes de tudo queria agradecer a ajuda que a Dra vêm prestando em seu blog.Não só para os pais e alunos que estão acompanhando, mas principalmente com estudantes que se encontra com dificuldades em permanecer em algum curso por questão financeira.Minha duvida é a seguinte:
    Sou estudante do ensino superior mas estou indo morar em outra cidade.Porém terei que transferir meu curso para outra universidade, mas a universidade antiga não quer negociar de forma alguma o valor pendente que eu tinha com ela, e a outra Universidade que estou querendo minha transferencia disse que só irá aceitar fazer minha matricula se eu acertar minha divida pendente que tenho com a Universidade antiga.Essa Universidade para onde eu quero a transferência pode exigir o meu pagamento na Universidade antiga?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  141. Boa tarde Drª Gisele !

    Deixei em aberto o último ano de faculdade e gostaria de saber qual o prazo máximo que eu posso voltar a estudar sem perder o anos que eu fiz? Se depois de 8 anos jubila? Acradeço desde já!

    ResponderExcluir
  142. Gisele,
    Estou com um problema eles alegam que no contrato consta que eles podem sim incluir meu nome no SPC/SERASA, isso realmente procede?

    Desde já Obrigada

    ResponderExcluir
  143. Boa tarde, Dra. Gisele tudo bem? Por favor fiz a inscrição em um curso de Pós graduação ,agora vou levar a documentação para realizar a matricula,estou com uma restrição no meu mome que estou negociando com a instituição credora por desacordo de juros cobrado. Gostaria de saber se esse problema pode afetar a minha matricula no curso que vou fazer? Desde de já, Obrigado pela atenção.

    Abraço.

    Alexandre Barbosa Santos

    ResponderExcluir
  144. Bom dia sou silvia Arantes gilz,gostaria de uma orientação.Minha filha no ano de 2008 trabalhou como menor aprendiz no colégio que estudava,seu contrato era de dois anos.Foi despedida com cinco meses logo depois de ter suspeita de estar com caxumba e tendenite.Paguei um ano de colégio ,sendo que pela convenção das escolas particulares ela tinha direito a bolsa integral, e mesmo que fosse demitida tinha direito a continuar cursando sem o pagamento.Gostaria de saber onde posso estar recorendo.GRATA silviagilz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  145. Boa tarde!

    Meu nome é Wilson, fiz minha rematricula e por força maior não tive condições de frenquentar nenhuma aula... tenho que pagar? posso voltar o curso normalmente?

    ResponderExcluir
  146. Boa noite, meu nome é Felipe e encontrei um outro site onde estavam tratando desse assunto e umas dessas perguntas foram respondidas da seguinte forma:

    Caros colegas,

    Não sei de onde foram tiradas tais conclusões absurdas, as Instituições de Ensino podem sim protestar os inadimplentes. Não é porque eles não tem fins lucrativos que eles têm que sair no prejuízo, simplesmente não tem sentido.

    Vejam bem, conforme a lei 8.170 "Art. 3° No caso de celebração de contratos de prestação de serviços educacionais, os mesmos deverão obedecer o disposto na Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor)."

    "a jurisprudência iterativa dos tribunais sedimentou o entendimento de que a existência de débitos não constitui empecilho para a renovação de matrícula, pois cabe à instituição de ensino promover a cobrança da dívida pelos meios legais" -Relator Sérgio Arenhart TJPR - quais sejam, a execução de título extrajudicial (que também inscreve no serasa) e a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito.

    Também há "ENSINO - ESTABELECIMENTO PARTICULAR - REMATRÍCULA - EXIGÊNCIA DE PAGAMENTO PRÉVIO DE MENSALIDADE EM ATRASO - ARTIGO 10, PARÁGRAFO ÚNICO, DA DELIBERAÇÃO N. 10, DE 1989, DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ARTIGO 4º DA LEI FEDERAL N. 8.170, DE 1991 - ESCOLA PARTICULAR QUE SE EQUIPARA A EMPRESAS PRIVADAS, ONDE VIGORA O PRINCÍPIO DA LIVRE CONCORRÊNCIA - AUSÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO - SEGURANÇA DENEGADA APELO DESPROVIDO". Ac. 15.892, 4ª CC, rel. Des. Octávio Valeixo, DJ 18.10.1999)

    Desta forma, as Instituições de Ensino Superior são regidas pelo CDC, sendo considerado como relação de consumo e sujeitas as regras comerciais comuns, além dos direitos comuns, pois se equiparam a empresas privadas. Ou seja, podem inscrever no SERASA com pleno direito, podem Executar de pleno direito e podem Protestar de pleno direito.

    isso esta correto?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  147. Olá Dr.gostaria se possivel que me esclarece-se uma duvida cursei por um ano e meio +ou- mas por motivos financeiros nunca efetuei nenhum pagamento,e a faculdade tbm nunca mandou nenhum tipo de cobrança.Gostaria de saber se tenho direito a pegar o certificado de conclusão e ao histórico,pois a faculdade se recusa a entregar aos alunos em debito o que vc me aconselharia a fazer desde já agradeço pelo esclarecimento ...

    ResponderExcluir
  148. Olá...Terminei a faculdade em setembro de 2010...e já estamos no término do mês 01/2011...fui chamada para ocupar uma vaga de concurso no qual fui classificada,mas a faculdade esta dificultando a emissão do atestado de conclusão de curso...o que posso fazer por meus direitos?

    ResponderExcluir
  149. Ana
    Boa noite doutora, fui a falculdade trancar minha mensalidade, eu consegui uma declaração do escritorio onde trabalho que é conveniado com CRC para abater em 30% a mensalidade em relação a essa declaração disseram eu iria perder esse beneficio pois só é valido por 6 meses e tambem falaram que quando eu retornasse a faculdade que eu fizesse a solicitação de retorno eu iria ter que pagar um mensalidade inteira e só na 2° parcela da mensalidade se eu levar uma outra declaração eu iria ter a mensalidade abatida, isso é correto? grata.

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde
    Dr.Gisele
    Preciso muito de sua ajuda..
    Fiz minha matricula na faculdade no mês de dezembro de 2010 as aulas nem começaram e preciso sair da faculdade pois troquei de emprego e não tenho horario disponivel para os estudos..eles me disseram que tenho que pagar a mensalidade de janeiro para trancar a matricula isso é certo ..posso cancelar minha matricula..
    Obrigada
    Cyntyamartin@hotmail.com
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  151. Boa Noite Dra. Gisele.
    Primeiramente, parabéns pelo Blog e pela sua dedicação.

    No mês de Outubro tive que realizar transfêrencia da escola onde faço inglês para outra unidade por motivos de trabalho, porém tive alguns problemas pessoais e financeiros e não pude comparecer mais as aulas,deixando pendente a mensalidade de dezembro e Janeiro,sendo que nesses meses não participei de nenhuma aula, pois o ensino desta unidade é PÉSSIMO e por conta dos demais problemas que tive. Agora fui transferida para trabalharn na cidade onde moro e posso voltar a realizar o curso na unidade onde fazia inicialmente, porém eles me negam a transferéncia pelo fato de estas mensalidades estarem pendentes, lembrando que não compareço nas aulas desde NOVEMBRO !
    é correto eles me negarem a transferencia? pois não estou com condições de pagar estas duas mensalidades que além de tudo já estão com muito Juros.

    Ocorreu a mesma situação na minha faculdade, e não pude pagar a mensalidade de Janeiro pois o valor estava muito elevado e pedi transferencia para outra instituição, porém foi tudo completamente diferente, pois me informaram, que se eu estava transferindo não era obrigada a realizar o pagamento lá.

    O que fazer?!

    Att, Cássia Cavalcante

    ResponderExcluir
  152. dra gisele..tenho um problema. estou com 04 mensalidades do semestre passado em atraso mas quero pagar..poré a instituição só impõem duas maneiras de pagqmento; quais sejam cheque e pagamento a vista.não tenho com quem arrumar cheques e não disponho do montante total. minha matrícula está trancada e não consigo me matricular. quero parcelar a dívida com boleto e a instituição não aceita.o que posso fazer para poder estudar? estou no oitavo semestre e não quero parar agora.por favor me ajude!!!

    obrigada

    simone

    ResponderExcluir
  153. Boa noite, Dra! Primeiro, parabéns pelo site! Tenho uma dúvida. Em 2010,fiz um acordo com uma universidade em SP para quitar minhas dívida e matrícula para estudar, mas fiquei desempregada e não consegui quitar o acordo nem as mensalidades, meu nome foi para o Serasa e eu queria trancar a matrícula, mas dizem que eu tenho que fazer outro acordo antes com uma entrada de mais de R$ 2.000,00 e não tenho essa quantia. O que eu faço? Obrigada!

    ResponderExcluir
  154. Dra,Bom dia.
    Faço direito e estou no 5º periodo, porém meu pai foi transferido pra uma outra cidade e quando fui a faculdade solicitar minha transferencia fui informado que tenho que fazer uma nova matricula e paga 10,00 por cada ementa de disciplina cursada.Isso tem fundamentação legal?
    Grata

    ResponderExcluir
  155. A escola que minha filha estudava no ano de 2009( na epoca da crise mundial), protestou meu nome pq não paguei os juros e alegam que tudo que paguei foi a mensalidade até o mês de abril porem ainda falta pagar parte dos livros adquiridos na ocasião e juros, embora eu supliquei que eles repassasem esses livros ja que minha filha não ia usar, porem disseram me que não podia fazer nada pq ja tinha sido feito o pedido no entanto hoje estou com meu nome protestado por falta de acordo pois cada dia que passa o juros fica muito mais alto impedindo de liquidar a divida, parecem que querem ter a gente nas mãos deles. O que faço nesse caso até pq o que entendi é que escolas não são instituiçoes finaceiras e por esse motivo não podem protestar. é verdade isso??

    ResponderExcluir
  156. Olá, Drª Gisele. Me chamo Michele e gostaria de saber se pode me tirar uma dúvida. Terminei um curso na faculdade agora, no 2º semestre de 2010, porém eu não paguei as mensalidades do 2º semestre de 2010 e por enquanto não tenho como pagar. Minha dúvida é, a faculdade pode "sujar" meu nome e também me negar o diploma?
    Att
    Michele

    ResponderExcluir
  157. Dra.

    Estava cursando o 5 período na faculdade, mas não consegui concluir o curso devido ao acúnulo de mensalidades. Parei de frequentar as aulas em Janeiro de 2010. Só que eu tenho o fies e desde quando eu parei de ir na faculdade (pois não consegui fazer a matrícula por motivo de débitos) o meu fies ainda está ativo. Pois tive medo de cancelar o fies e depois não consegui de novo! A minha dúvida é a seguinte: em relação a esse tempo que o fies esteve ativo mesmo eu não frequentando as aulas, eu teria algum direito em abatimento no meu débito com a faculdade??? Eu gostaria muito voltar a estudar...

    ResponderExcluir
  158. Boa noite! Doutora!

    Sou estudante da Puc Minas e não consegui pagar as mensalidades do semestre passado, a instituição não aceita negociação dos valores ou parcelamento do débito para que eu volte a estudar ainda esse semestre, apenas posso fazer minha matrícula quando quitar o que está pendente. Pergunto: existe alguma possibilidade, mesmo que remota de solcitar uma liminar requerendo o direito de voltar a estudar mesmo com essas parcelas em aberto, uma vez que a educação é um direito previsto e garantido pela Constituição? Obrigada. Karine

    ResponderExcluir
  159. Boa noite, Doutora!

    Sou estudante da Puc Minas e não consegui pagar as mensalidades do semestre passado, a instituição não aceita negociação dos valores ou parcelamento do débito para que eu volte a estudar ainda esse semestre, apenas posso fazer minha matrícula quando quitar o que está pendente. Pergunto: existe alguma possibilidade, mesmo que remota de solcitar uma liminar requerendo o direito de voltar a estudar mesmo com essas parcelas em aberto, uma vez que a educação é um direito previsto e garantido pela Constituição? Desde já agradeço a atenção. Karine

    ResponderExcluir
  160. ola, dra gisele
    em primeiro lugar, eu gostaria de utilizar o meu 'pobre' vocabulario para elogia_la com todos os adjetivos que conheço, e agradecer pelo serviço que vsa pessoa faz para pessoas que nao conhecem
    e em segundo., gostaria de lhe perguntar:
    estou + ou - igual a maioria deste blog.
    a questao é...
    qual o numero da lei ( ou lei, artigo, paragrafo ) que ''ajuda alunos inadimplentes como eu e a maioria''?
    gostaria de saber pois eu ja procurei dois advogados que alegaram o desconhecimento desta lei, e se possivel, eu gostaria de levar para eles uma referencia para que eles pudessem encontrar esta lei. e até mesmo eu gostaria de ve-la
    provavelmente vc le o seu blog quase todos os dias, mais talvez nao consiga tempo para me ajudar, mas mesmo assim, agradeço peli que vossa pessoa ja auxiliou os outros e agradeçeria mais uma vez se tivesse a sua ajuda.
    magno
    (fiz tecnico em mecatronica no colegio cepet mt )
    mais uma vez lhe agradeço...

    ResponderExcluir
  161. Prezada Dra. Gisele,
    fiz a minha matrícula em uma instituição de Ensino Superior, paguei o valor da matrícula, porém por caso pessoal, não pude nem começar o curso, a faculdade pode se negar a cancelar a minha matrícula me obrigando a fazer o semestre sem eu ter as devidas condições financeiras de custiar o semestre. Isso é legall? Ou a faculdade está agindo de má fé? Por favor, não deixe de responder.
    Att,
    Nathália Araújo.

    ResponderExcluir
  162. Estou no 10º semestre, paguei a matricula deste, mas nao tenho $$ de pagar o restante das mensalidades ate o final do curso. Se parar de pagar, poderei me formar, resgatar o diploma, colação....? E depois se não pagar, a instituição poderá fazer o que? levando em consideração que já estarei formado.
    Grato!

    ResponderExcluir
  163. outra dúvida.

    Entrei na universidade no meio do ano (06/2006) e logo no inicio do outro semestre (01/2007) houve um reajuste na mensalidade.
    Gostaria de saber se a lei aprova o reajuste 6 meses após a matricula, 1 ano, ou independente do ingresso o aumento é anual?

    Fui informado na Faculdade que o 10º semestre será on-line, sendo assim disseram que teriamos um desconto de 30% na mensalidade, entretanto as duas primeiras parcelas terá valor integral com o aumento anual. Antes (2010) pagava um valor de R$ 849,09 (valor já com um desconto de 30%), atualmente(2011) o valor da mensalidade é de R$ 1035,90. (com 30% também). É correto por parte da universidade tal aumento durante os dois primeiros meses pra posteriormente conceder o desconto por ser um semestre On-line?


    Me parece que de acordo com a lei a Universidade deve colocar num local de fácil acesso um documento demonstrando o porque do aumento 45 dias antes, na minha universidade não encontrei tal documento. Gostaria de saber se este documento é relacionados aos custos da Universidade, do curso ou da turma? Caso não tenha sido fixado em nenhum local, onde devo reclamar? como posso provar?

    ResponderExcluir
  164. BOA TARDE MEU NOME É GERSON TENHO 2 FILHOS NO ANO DE 2009 FIQUEI DEVENDO O COLEGIO DELES, FIZ UM ACORDO FIQUEI DEVENDO 1.120,00 PARA PAGAR NO DE 2010, NÃO TIVE COMO PAGAR, E NO ANO DE 2010 FIQUEI DEVENDO 480,00. O COLEGIO NÃO QUER DAR A TRANSFERENÇIA E DECLARAÇÃO PARA MATRICULAR EM UMA ESCOLA PUBLICA. NÃO SEI COMO FAZER OBRIGADO.OBS. ESTOU DESEMPREGADO!!

    ResponderExcluir
  165. ola...bom estou em atraso com minha facul,pois fiquei desempregada,gostaria de saber se tenho direito a pegar meu historico e ementas para fazer trasferencia para outra unidade de ensino?

    ResponderExcluir
  166. ola! parabens pelas respostas! tao precisas e claras!!
    drª tenho um grnade problema e gostaria de saber se vc poderia me orientar...
    estudei em uma universidade fiz 5 periodos,meu curso era de 8 periodos, entao deixei de frequentar fui viajar pro exterior e resolvi ficar por la ... so que isso foi em 2004. entao agora voltei, e gostaria de terminar meus curso!! sei tem o caso da jubilaçao. mas gostaria de uma orientaçao se posso voltare continuar de onde parei... ou se perdi tudo! ou se poderei solicitar transferencia... por favor me de uma orientaçao!!! desde já muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  167. Olá,consegui 50% de bolsa no prouni,tenho o nome registrado no SPC,a faculdade pode me impedir de matricular?

    ResponderExcluir
  168. Olá Dra. Tudo bem?
    Estudei os três primeiros meses de um semestre em uma faculdade do ABC. Hoje fui consultar um processo do meu pai q por sinal tem o mesmo nome q eu e fiquei sabendo q tem um processo desta instituição em meu nome para pagar um divida em um determinado valor, gostaria de saber se isso pode ocorrer normalmente, o meu maior erro foi Nao ter trancado a matricula. Mas estou surpreso e confesso que com um pouco de medo deste processo. Por favor Me ajude, Me Oriente. Muito obrigado e I'm abraço. Jr

    ResponderExcluir
  169. Olá Gisele, estou transferindo minhas filhas de um colégio particular para o outro. Porem a mensalidade edo colégio está vencendo. Preciso pagar referente ao mês de fevereiro se estarei tirando-as desta escola?
    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  170. Ola, tudo bem? um aluno de escola tecnica pode ser impedido de assistir aulas por nao apresentar o historico escolar, ou seja, apenas com a declaração parcial de conclusao do ensino médio?

    ResponderExcluir
  171. Olá Dra Gisele, meu curso tecnico de administração o curso tinha duração de 13 meses como iniciei uma faculdade, deixei de comparecer as aulas desde outubro, Só que não tranquei minha matricula tenho que pagar essas mensalidades mesmo não tendo participado das aulas nem pego o diploma,hj tem 5 mensalidades em aberto? Obrigada, aguardo.

    ResponderExcluir
  172. Boa noite, meu nome é Maria.
    Comecei um curso técnico de radiologia fui só dois dias e parei.Fui cancelar a matrícula e me falaram que pra cancelar eu tenho que estar pagando uma mensalidade mesmo tendo estudado só dois dias, pois senão meu nome irá pro serasa,...gostaria de saber se é verdade se eu tenho que pagar msm e se eles podem sujar meu nome por ter ido só dois dias nas aulas

    Agradeço desde de já
    Maria

    ResponderExcluir
  173. NOSSA DOUTORA GISELE! TUDO DE BOM ESSE ESPAÇO CRIADO POR VC! ATITUDE 1000! PARABÉNS, AGORA COM RELAÇÃO A ESTE POST GOSTARIA DE SABER, TIREI MINHA FILHA DE UMA ESCOLA NO FINAL DE OUTUBRO 2010 E ELES ME MANDARAM A MENSALIDADE NOVEMBRO/DEZEMBRO QUE EU NÃO PAGUEI É CLARO, PQ ELA NÃO IA MAIS, HJ ELES ME LIGARAM COBRANDO E DISSERAM QUE SE NÃO FOR EFETUADO O PGTO MEU NOME VAI PRA PROTESTO JUNTO AO BANCO DO BRASIL, ISSO PODE OCORRER REALMENTE???
    OBRIGADA E + UMA VEZ PARABÉNS PELO TRABALHO!

    ResponderExcluir
  174. olá.... minha filha estudou muitos anos em uma escola particular ... no 3 colegial passei por dificuldade financeiras e não paguei de abril a dezembro.
    ela tinha bolsa de 45% no entanto agora estão me executando sem descontar esse valor....acontece que no contrato não consta nada sobre perder a bolsa e nem o desconto que ela tinha.
    o único lugar que aparece sobre o desconto é em uma planilha de atualização do débito que a própria escola me passou..... com valor bem menor que na ação monitária justamente por causa do desconto....
    o que devo fazer
    está correto perder a bolsa

    obrigada!

    ResponderExcluir
  175. ola Doutora.. estou com um problemao referente as mensalidades na universidade. tenho uma divida de 10mil e estou no ultimo periodo com apenas o Tcc para apresentar, mas fui até a universidade realizar uma negociação e eles nao aceitaram minha proposta e o tempo esta se esgotando para realizar a rematricula.. nao sei op que faço para conseguir.. referente a sujar o cpf a instituição protestou minhas negociaçoes anteriores em cartório e estou com o cpf sujo.. isso é legal perante a lei??
    abrços

    ResponderExcluir
  176. Boa noite Dra.Gisele,

    Fiz uma pós graduação e tive meu nome negativado no SPC sem terem me comunicado e só fiquei sabendo quando fui retirar meu certificado para apresentá-lo na prova de titulos em concurso para professor substituto e para uma vaga de emprego em uma faculdade particular,fui informada que estava devendo algumas parcelas (total 1600) mas com o juros ficava em 2600, além disso, eles se recusaram a fornecer o certificado e tive que abrir mão da vaga pois era necessario comprovação de que eu tinha feito pos graduação.Fiz uma proposta para reduzirem os juros e parcelarem a divida, a divida prescreve em Fevereiro de 2012.A universidade não aceitou.Acabei perdendo as duas oportunidades de emprego. O que devo fazer? agradeço sua atençao.

    ResponderExcluir
  177. Drª eu estou com nome sujo junto ao SPC, pois a instituição de ensino em que estudo colocou meu nome junto a esse orgão, eu ainda não efetuei a rematricula, pois com o nome sujo não consigo nem um crédito para pagar o que devo, minha carteirinha está travada na catraca, estou sendoimpedida de entrar, isso pode proceder?, também tenho uma amiga da minha sala que o ano passado ela fez o ano inteiro fez tods as provas, mas não efetuou a rematricula, pois eese ano ela está proibida de estuadar e eles querem que ela volte a fazer o semestre passado, ou comece o curso novamente.
    Como devo proceder, qual area da justiça devo procurar para retirada do meu nome no SPC, e por isso ser proibido tem como entrar com uma ação indenizatória por danos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  178. Olá Drª Gisele, o meu problema é o seguinte: Fiz prova de vestibular em uma certa faculdade aqui em minha cidade no mês de setembro de 2010, passei na prova para o curso de enfermagem e o início das aulas estavão previstos para novembro, etão e novembro asaram que ã tinhaordurma para curs por não haver nº suficiente de inscritos e pediram para aguardar um novo processo seletivo em novembro pra o preenchimento da turma que começaria em fevereiro, assim o fiz, aguardei, quando retornei me disseram que a turma estava completa,porem meu nome não constava na turma, depois de muito vai-e-vem me incluiram, mudei meu turno de trabalho que era o dia todo, passando a trabalhar 06 horas por dia em um emprego e a noite em outro para poder pagar o curso, tendo agora que trabalhar aos finais de semana e feriados para compensar o restante da horas, tudo isso para poder estudar a tarde no curso, isso já em fevereiro. Fui a aula inaugural, que durou uma semana só de apresentação do prédio, dos professores, das regras da escola, quando chegou a hora de conhecer a sala que iríamos estudar descobri qua não havia novamente turma à tarde para o meu curso, por não terem completado novamente o nº mínimo de alunos, sendo que em momento algum fui informada disso. Conclindo, esperei mais um processo, perdi oportunidades de outras universidades,e agora já em fevereiro depois de outro vestibular, não formaram turma novamente, estou muito triste por ter perdido tanto tempo, angústiada por não ter disponibilidade de outra faculdade no momento, terei que fazer um novo processo em outra faculdade somente no próximo semestre. Ainda gastei dinheiro na matrícula desta faculdade. Então. O que devo fazer? Estou muito muito aborrecida com isso, um misto de sentimentos ruin em volta disso, pois envolve outros tipos de constrangimentos, e para mim, agora não me interessa mais somente a devoluçao do dinheiro da matrícula, quero algo mais. Drª por favor me ajude. O que devo fazer? Suzana.

    ResponderExcluir
  179. A DRA. DESISTIU DE VOCE.. HEUHEUHEU NUNCA MAIS RESPONDEU A COMENTARIOS, QUE PALHA EM GISELE...

    ResponderExcluir
  180. Olá Dra,tudo bem?
    Bem fiz minha matricula na faculdade,só que ainda não começou as aulas,acabei ficando desempregada,não tenho pai e nem mãe,e não tenho como pagar as mensalidades.
    No ato na matricula já recebi a primeira mensalidade sem nem ainda ter começado as aulas,posso cancelar a matricula,sem precisar pagar essa mensalidade que já chegou?
    Att.
    Renata.

    ResponderExcluir
  181. Olá eu gostaria de saber uma coisa ! eu me matriculei na faculdade e tenho q pagar o mes de janeiro e fevereiro adiantado entao conversei com o finaceiro e deixaram eu dar dois cheques ...só q estou em duvida se a faculdade pode pesquisar a minha conta bancaria pois estou com um problema de um cheuqe sem fundo q ja esta em andamento e sendo quitado ! a faculdade pode analisar o meu cheque antes de aceita lo ou nao?

    ResponderExcluir
  182. Doutora Gisele,sou acadêmico de geografia,tenho dificuldades financeiras tenho 51anos faz tempo que estou lutando para me formar já tranquei quatro vezes a faculdade agora acho que vou ter que trancar denovo,a insituição,parece não colaborar mesmo sendo filantrópica minha matricula esta trancada por atraso 2meses isso é certo? Sergio André(Sergioacapaverde@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  183. ola doutora otimo seu trabalho aqui no blog!
    Minha duvida é o seguinte,estou com boletos atrasdos na faculdade,quero cancelar minha matricula deste semestre pois não tenho condições de continuar estudando no momento para não gerar novas dividas,antes quero quitar as anteriores,solicitei o cancelamento da matricula ao qual foi negado, ainda me informaram que mesmo que não frequente as aulas minha matricula ficará aberta gerando novos boletos isso é correto?

    Eliana

    ResponderExcluir
  184. Boa noite Dra. Gisele
    Em 2005 estive em curso em uma universidade privada. Por esse ano, efetuei todos os pagamentos normalmente. No inicio de 2006, fiz a minha rematricula e cheguei a pagar os meses de janeiro e fevereiro. No inicio de Março, por questões financeiras, precisei trancar a matrícula. Fiz todo o o procedimento de praxe e para mim o caso estava encerrado. Em 2007, quando fui comprar um carro, descobri que meu nome estava "sujo" e para minha maior surpresa, foi a faculdade quem o fez. Entrei em contato com o setor de cobrança, expliquei que havia trancado a matricula e eles exigiram que eu apresentasse o comprovante. O problema é que as informações estavam todas apagadas porque haviam sido impressas naquele papel semelhante aos extratos bancários. Eles me alegaram que não tem nada no sistema e que a dívida está rolando. Agora em Março completará 5 anos que essa divida indevida está rolando e não consigo sair do lugar para resolvê-la. Hoje veio até a minha residência um oficial de justiça e trouxe uma notificação "Despacho" e não sei como devo proceder. Depois disso, eu estou até pensando em pagar esse débito indevido, apesar de não achar justo, visto que não usufrui da universidade. Estou muito preocupado com essa situação. Como devo proceder?
    Obrigado. Rodrigo.

    ResponderExcluir
  185. Olá... gostaria de saber se o aluno que não renova sua matricula (concluindo 2010.2 e não renovando 2011.1, sem dever nada a faculdade), pode ter o nome incluso no spc??? aguardo resposta... agradeço!

    ResponderExcluir
  186. DRª GISELE ARANTE, BOA NOITE!!! GOSTARIA DE UMA AJUDA , POIS EM 2005 ENTREI EM UMA UNIVERSIDADE E NO PRIMEIRO PERIODO FIQUEI DESEMPREGADA E Ñ TINHA COMO PAGAR E Ñ TINHA DINHEIRO PARA ASSISTIR AS AULAS, COM ISSO PAREI DE IR Á FACULDADE NO MESMO PERIODO, MAS Ñ FUI Á FACULDADE PARA TRANCAR A MATRICULA MESMO PQ Ñ TINHA DINHEIRO PARA FAZER O PAGAMENTO, PASSOU MUITO TEMPO 6 ANOS, HJ DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2011 A MESMA ENVIOU UMA NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL Q SE EU Ñ ENTRAR EM CONTATO NO PRAZO DE 72 HORAS, PELO ART 652 E 659 CPC, VAI PENHOR MEUS BENS, A PERGUNTA E DEPOIS DE 6 ANOS A FACULDADE PODE COBRAR ISSO? MEU NOME ELA PODE COLOCAR NO SPC E SERASA? PQ ESSE PAPEL NA NOTIFICAÇÃO NOTA Q ELA E FILIADO AO CDL, ELA PODE FAZER TAL COISA? FIQUEI ASSUSTADA, SE ELA FAZER POSSO PROUCURAR O PROCON NÉ? E LÁ ENTRAR COM UMA AÇÃO? FICO MUITO GRATA SE PUDER ME RESPONDER.

    ResponderExcluir
  187. Olá doutora...estudei na Fumec em 2008 mas ñ cursei todo o periodo...ñ fui + , abandonei...agora me colocaram no SPC, como devo agir...?

    ResponderExcluir
  188. Oi Dr Gisele meu nome é rafa e estou com uma grande duvida meu nome está no serasa, e pretendo cursar uma faculdade particular, isso me prejudica? impede que eu possa ingressar na faculdade?? estou muiiiito confusa em relação a isso! desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  189. Bom dia Drª gisele
    Gostaria de tirar uma dúvida, estudava na faculdade anhanguera e tranquei meu curso no dia 23/02/2011 pageui todas as mensalidades, porém eles querem me cobrar a mensalidade do mês de março de 2011, porém como eles podem cobrar um mês em que não estou estududando e tranquei a mensalida no mes de fevereiro de 2011....gostaria que me tirasse essa dúvida....obg

    ResponderExcluir
  190. Olá Dra.Gisele, muito bom o seu blog, adorei!
    Bom é o seguinte...
    Eu comecei uma curso de graduação em uma faculdade privada, paguei uns meses do primeiro semestre, atrasei algumas, negociei e consegui fazer minha rematrícula para o semestre seguinte, porém, atrasei novamente os meses posteriores, por motivos de problemas financeiros em casa, resolvi abandonar o curso, não procurei saber na faculdade o que fazer. Gostaria de saber se posso fazer um outro curso nesta mesma instituição, renegociando a dívida ou não.

    grata,

    Érika

    OBS: Se puder enviar a cópia da resposta para o meu email eu agradeço.(htalora@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  191. Bom dia doutora Giseli.Meu nome é Carlos e faço faculdade de Ciências Biológicas,estou no ultimo ano e por motivos financeiros estou com duas mensalidades e uma dp atrasada desde agosto e setembro de 2010.Ganhei bolsa escola da familia que trabalha dia de sabado e domingo,mas estou preocupado porque meu nomenão consta na chamada e procurei a secretaria e fui informado que tenho que pagar as mensalidades para continuar a frequentar as aulas.
    Gostaria de saber se eu perco a bolsa escola da familia por não ter pago as mensalidades no prazo determinado.
    Estive por varias vezes na secretaria para informar que so posso acertar em março agora de 2011,estou desempregado e minha mãe vai fazer um emprestimo para me ajudar a pagar a divida.Por favor como faço para solucionar esse problema que estou passando,preciso muito de sua orientação.
    Agradeço desde já e o meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  192. Dra gisele, boa noite por favor me tire uma dúvida. Fiz minha matricula na unisuam, até ai tudo bem, mas depois de rever meus gastos ficou mas claro que água, que eu não disponho ainda dessa dispesa extra com a universidade pelo menos nesse ano, pois estou muito apertada com outras contas. Posso trancar minha matricula?
    me de uma luz por favor.
    um abraço Monica Campos

    ResponderExcluir
  193. meu filho foi sortiado em um curso de manutençao de computador fui ate a escola me disseram que ele sairia de la desmontando e montando um computador e que se ele nao tivesse notas ruims as empresas buscariam ele na escola nada disso aconteceu meu filho chegou em casa disse que eles tinham tirado o professor profissional e colocaram um aluno que se formou la mesmo para dar aulas tinha coisas que os alunos sabiam mais que o professor fui reclamar para a diretora ela disse que iria frequentar uma aula dele mas nao foi foi eu e outra mae que reclamemos chegou aos ouvidos do professor ele disse em aula que algumas maes tinham reclamado das aulas dele e era para eles disser em casa que ele dava aulas conforme o salario dele fui denovo no colegio e a diretora nao acreditou nisso dai eu disse para ela que queria cancelar o curso ela disse que eu nao poderia porque o curso estava no fim mas nao deixei meu filho ir mais no curso agora ela ta me cobrando 20% de multa e mais 20% das parcelas nao pagas coloquei nas pequenas causas mas o comciliador ficou a favor dela me disse a senhora assinou tem que pagar eu nunca trabalhei fizeram a matricula com o salario do meu esposo so que agora ele tambem esta desempregado o que devo fazer foi margada nova audiencia o que devo falar la pois o conciliador nem quis olhar as carteiras nao tenho como pagar o que devo fazer meu nome e eliane meu email e eliane_anacleto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  194. OLA DOUTORA, DEI INICIO AO CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO COMEÇO DESTE ANO DE 2011. INFELISMENTO NAO TENHO MAIS CONDIÇOES FINANCEIRAS DE PAGAR O VALOR DO CURSO POIS MEU PAI QUE ME AJUDARIA A PAGAR NAO PODERA ME AJUDAR. JA ESTOU PARA MUDAR DE PERIODO. ELES PODEM ME IMPEDIR DE PROSSEGUIR PARA O PROXIMO PERIODO ??
    DESDE JA GRATO. PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  195. Olá Doutora, meu nome é Eduardo e minha ex-companheira recebeu uma intimação e cobrança da faculdade aonde a mesma já se formou mas não conseguiu pagar o último semestre. A Intituição de ensino enviou cartas dizendo que ela deveria pagar uma quantia Altissima e arcar com despesas referentes a ações judiciais (advogados). Ela tentou contato para acordo e a faculdade recusou por várias vezes. Indo ao Procon, ela pode conseguir um acordo mais flexível? O nome dela também foi incluso nos órgãos de proteção ao crédito. Agradeço pela ajuda desde já e parabenizo pelo Blog excelente e de muitos esclarecimentos!! (eduardocancissu@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  196. dr gisele arantes parabens pelo seu site exelente.

    ResponderExcluir
  197. Ola DR° Gisele adorei o seu trabalho.

    Tenho uma Duvida,Tem uma amiga que precisa De um Emprego,e encontrou um estagio, porem antes de ela encontra um estagio,ele foi na faculdade ,converso com um dos donos as condiçoes de desempregada dela,ele disse pra ela continuar indo e pedi para que os professores acrecentace o nome dela na lista ,e quando arrumace emprego ,ela poderia acerta, porem o emprego que ela arrumou foi estagio ..e agora a empresa quer a assinatura do diretor para comprovar que ela é matriculada,e a universidade nao quer assinar, pq ela deve 3 mensalidade e 1 rematricula e ainda por cima nao tem notas dos dias que estdou...o que pode ser feito? ela ainda nao conversou com o dono da universidade ainda, sobre A assinaura ,que ela precisa..so converso com um dos funcionario, mas se nao entra em acordo oque ela deve fazer? ela tem algum direito?

    ResponderExcluir
  198. dra. Gisele sai da faculdadeem setembro de 2008 paguei o mes de outubro e nunca mais fui, eu nao sabia que tinha que trancar a matricula, porq fiquei apenas 2 meses na faculdade, eles podem sujar meu nome?

    ResponderExcluir