Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

25 de fev. de 2021

SEMANA DOS DIREITOS DAS MÃES: Direitos da mãe adotante.


 #SemanaDosDireitosDasMães


Amar um filho é diferente de parir um filho. Não é a gravidez que te faz mãe (se fosse, não teriam tantas crianças abandonadas), é o amor que te transforma em mãe. 

.

E sem citar nomes, posso te garantir que conheço uma mãe adotiva que ama sua filha com todo amor do mundo; e vemos relatos de mulheres que “jogam fora”, descartam como objeto filhos que acabaram de parir. 

.

Mas, hoje estamos aqui para falar que as mulheres (que possuem carteira assinada ou são seguradas do INSS) que fazem (a linda) opção pela adoção, possuem alguns direitos assegurados. 

.

DIREITOS DA MÃE ADOTANTE:

- Licença-maternidade: é equiparado o tempo de 120 dias à empregada gestante e à empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente (arts. 392 e 392-A da CLT).


- Salário-maternidade: Ao segurado ou à segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança também é devido salário-maternidade pelo período de 120 dias (art. 71-A da Lei 8.213/1991).


- Estabilidade provisória: ao empregado adotante ao qual tenha sido concedida guarda provisória para fins de adoção, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, lhe é garantido estabilidade no emprego (Art. 391-A - Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário