Dra. Gisele Arantes

Quase 20 anos trazendo soluções jurídicas nas áreas de DIREITO PREVIDENCIÁRIO (INSS), DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO TRABALHISTA, DIREITO DE FAMÍLIA. Possuímos profissionais qualificados e uma equipe dinâmica, pronta para lhe atender. Atendemos com hora marcada: Rua Dr. Feliciano Sodré, 182 - Sala 504 - Centro - São Gonçalo / RJ - CEP.: 24.440-440.

27 de set. de 2021


Essa é uma pergunta muito comum.
.
Mas, diferente do que muitas pessoas acreditam, ❌NÃO ❌é possível cobrar pensão alimentícia pelo período que não havia ação judicial.
.
📍O responsável, pode, a qualquer momento, propor uma ação de alimentos para conseguir uma pensão alimentícia em favor da criança, 👉🏻mas essa pensão só será válida daquele momento em diante 👈🏻.
.
Por exemplo: se um menor que conta hoje com 10 anos de idade, por exemplo, e o seu responsável só procurou a justiça agora para pedir pensão, NÃO poderá exigir esses 10 anos que já se passaram.
.
O direito a alimentos é irrenunciável, porém, alguns deixam de exercer esse direito. E isso acontece muito quando o pai/mãe que tem a guarda do menor possui meios financeiros suficientes para arcar com o sustento da criança/adolescente, e deixa de pedir a pensão judicialmente.
.
E depois, por alguma razão a sua situação financeira sofre alteração e precisa recorrer a ajuda do outro responsável, acreditando que poderá cobrar por todo o período em que não requereu a pensão. MAS NÃO PODE.
.
A pensão alimentícia é um 👧 DIREITO DA CRIANÇA/ADOLECENTE. Portanto, é muito importante estar atento ao exercício dos direitos do menor que estiver em sua guarda.
.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário